08.08
2017

Romênia: Constanta, a cidade a beira do Mar Negro

Depois de conhecer a Transilvânia, um dos lugares que eu mais queria conhecer na Romênia era o Mar Negro, mas não sabia bem ao certo como faria isso. Pesquisando na internet, acabei achando a solução para o meu problema: resolvi incluir a cidade de Constanta no roteiro como um bate-volta a partir de Bucareste.

mar negro

Caso nunca tenha ouvido falar nessa cidade (eu tbm nunca tinha ouvido falar até fazer essa viagem!), Constanța (esse ț tem som de ç, portanto, o nome da cidade se fala assim: Constança) é uma das melhores opções de cidades pra bate-volta (ou até mesmo pra se hospedar) as margens do Mar Negro. 

Constanta já foi uma cidade muito disputada, ela já foi colonizada por gregos,por romanos, os turcos também já passaram por ali. Tinha uma posição estratégica, afinal, fica as margens do Mar Negro e a partir dali tem fácil acesso a vários outros países que também estão as margens do Mar Negro. Hoje em dia a cidade ainda tem uma posição de destaque na Romenia e na Europa, afinal, é o maior porto do país e o quarto maior do continente Europeu.

constanta romenia (2)

Além do porto, Constanta se destaca por ser um destino de verão. Na região de Mamaia, uma estreita faixa de terra localizada entre o Lacul Siutghiol e o Mar Negro é onde ficam vários hotéis, que lotam entre os meses de junho até final de setembro. Eu até tinha cogitado me hospedar uma noite aqui pra ver como era o clima dessa região, mas acabei desistindo pq seria muito empenho ficar andando com a mala quase todo santo dia na Romênia (caso fosse me hospedar lá, eu teria ficado no New Splendid Hotel & Spa).

constanta romenia (1)

Turisticamente falando, Constanta é uma cidade pequena, fácil de ser explorada a pé, pois as principais atrações da cidade ficam todas bem proximas.

Meu roteiro começou na Praça Ovidiu, a principal da cidade. No dia que estive lá era uma sábado e tava tendo algum festival gastronomico na cidade, pq a praça tava lotada de barraquinhas.

contanta romenia (10)

Nessa praça tem uma estátua do poeta Publius Ovidius Naso e ela é cercada por outros edificios como o Museu Nacional de Historia e Arqueologia. E na quadra ao fundo, junto ao Parque Carol I fica o Edificio de Mosaico Romano, que preserva alguns achados arquelogicos no local. Ambos estão aberto para visitação, mas eu acabei não visitando.

DSC_0090_Fotor

A próxima parada foi na Grande Mesquita de Constanta, a principal da cidade. Quem tiver curiosidade de entrar em uma mesquita, ela abre pra visitação. Além de visitar a mesquita internamente, da pra subir no seu minarete que funciona como um mirante e tem uma das melhores vistas de toda a cidade, do Porto e do Mar Negro.

contanta romenia (9)

contanta romenia (5)

constanta romenia (5)

constanta romenia (1)

constanta romenia (2)

constanta romenia (3)

constanta romenia (4)

constanta romenia (6)

Depois dali nos passamos pela Casa com Leões, uma mansão histórica famosa por ter sua fachada enfeitada com esculturas de leões. Super bonita!

DSC_0083_Fotor

A uma curta caminhada dali, logo chegamos no Boulevard Elisabeta, um calçadão beeem legal localizado as margens do Mar Negro.  Durante a caminhada nos fomos conhecer a Catedral Ortodoxa Romena de São Pedro e São Paulo, que segue mais ou menos o mesmo estilo interno das igrejas russas, com vários icones e sem bancos. Em frente a igreja tem uma area em ruinas, com alguns achados arqueológicos.

contanta romenia (2)

contanta romenia (4)

contanta romenia (7)

contanta romenia (8)

contanta romenia (3)

Continuando a caminhar pelo calçadão, logo aparece a principal atração da cidade: o Cassino de Constanta. Essa construção já serviu de residencia para a familia Imperial Russa, ja foi usada como hospital e também foi um restaurante. Hoje em dia esta abandonado, o que é uma pena, pq a construção tem um estilo super bonito e uma ótima localização.

DSC_0108_Fotor

DSC_0104_Fotor

O calçadão foi renovado recentemente e se transformou no point da cidade. Todo mundo se encontra ali para caminhar, conversar, praticar exercios, entre outros. Vale a pena conhecer e aproveitar para ver o Mar Negro de pertinho e talvez, se o tempo permitir, em dias claros dá até pra ver a Turquia, a Georgia e a Rússia no outro lado.

IMG_9373_Fotor

DSC_0107_Fotor

DSC_0125_Fotor

DSC_0114_Fotor

Não muito longe do Cassino, fica uma pequena praça onde está localizado o Farol Genoves, ele tem 8 metros de altura e tem esse nome pq era ali onde os genoveses vinham vender e comprar mercadorias no porto de Constanta.

DSC_0129_Fotor

DSC_0131_Fotor

DSC_0122_Fotor

Essas são as principais atrações da cidade. Quem tiver interesse em passar as férias de verão por lá, os principais destinos são Mamaia (mais procurados por jovens e adultos) e Eforie (praias mais calmas, voltado mais para familias e crianças).

contanta romenia (1)

A melhor forma de ir até Constanta é de trem. Os 200 km são percorridos em 2 horas e 20 minutos. Mas também da pra ir de onibus ou de carro, claro. Eu optei por ir de trem. Os trens nesse trecho estavam novinhos. A viagem é super tranquila. As paisagens pelo caminho são muito bonitas (dá até pra ver o rio Danubio). Adorei!

** Solicite seu roteiro personalizado para Romênia aqui.

** Reserve seu hotel na Romênia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Romênia

Todos os posts sobre Bucareste

Todos os posts sobre Sinaia

Todos os posts sobre Brasov

Todos os posts sobre Bran

Todos os posts sobre Rasnov

Todos os posts sobre Constanta

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Constanta - Mar Negro, Romênia
Booking.com
Deixe o seu comentário...