01.09
2017

Escócia: Um dia na cidadezinha de Stonehaven

A Escócia é cheia de cidadezinhas bonitinhas. Uma que tem sido muito visitada é Stonehaven (ou em gaélico escoces, Cala na Creige), localizada em Aberdeenshire, a 24 m ao sul de Aberdeen, na costa leste do país.

stonehaven (3)

A cidade, que tem algo em torno de 10 mil habitantes apenas, está localizada na Stonehaven Bay, de frente para o Mar do Norte. Stoney, como é chamada pelos locais, tem se destacado bastante nos ultimos anos, principalmente devido a pesca e com o turismo, muitas pessoas passam pela cidade pra conhecer o Dunnottar Castle (falarei sobre ele no próximo post!). 

stonehaven (2)

A cidade em si não tem nenhuma grande atração (exceto o Dunnottar Castle, que está ali pertinho), mas acho que vale a pena reservar umas 2 horas pra conhecer um pouco mais desse lugar.

stonehaven (6)

A principal praça da cidade é a Market Square. É ali (e nos arredores) onde estão algumas lojas, mercados, pubs, restaurantes, entre outros tipos de comércio. É fácil de identificar essa praça, pois é ali onde fica o Market Building, com a sua inconfundivel torre com um relógio.

stonehaven (4)

stonehaven (3)

Seguindo pela rua paralela com o mar, logo se chega na Stonehaven Church, uma igreja presbiteriana que faz parte da Church of Scotland. Ela está localizada as margens de um pequeno rio, o Carron Water.

stonehaven (8)

stonehaven (10)

stonehaven (9)

stonehaven (7)

Pertinho desse rio fica o Carron Fish and Chips Shop, que antigamente tinha o nome de Haven Fish Bar, conhecido por ter sido onde o Deep Fried Mars Bar foi criado. Não sabe o que é isso? Leia esse post aqui: Escócia: Comidas e Bebidas típicas.

stonehaven (2)

Seguindo um pouco mais adiante, logo se chega na principal rua da cidade, a High Street. Ela liga o centrinho de Stonehaven ao porto, a Stonehaven Harbour.

stonehaven (1)

O porto da cidade é pequeno e bem bonitinho. Vale a pena dar uma caminhada por ali. Diz que ele foi construido pela primeira vez durante o século 17, mas foi destruido por tempestades. Somente durante o século 19 que o porto recebeu melhorias significativas, feitas pelo engenheiro escoces Robert Stevenson, avô do famoso escritor Robert Louis Stevenson.

stonehaven (8)

stonehaven (2)

stonehaven (1)

No porto estão alguns pubs, B&B, o Yacht Club e o Tolbooth Museum. O local onde está sediado esse museu já foi usado para armazenamento de grãos e prisão, mas recentemente foi transformado em um museu que conta a história da cidade de Stonehaven.

stonehaven (5)

E pertinho dali fica a Stonehaven Clock House, construida durante o século 18 para ser o local onde estariam o relógio, o sino e um barometro publico. E bem em frente fica o Mercat Cross da cidade.

stonehaven (1)

A partir do Stonehaven Harbour, ainda é possivel conhecer mais duas outras atrações, mas é necessário escolher qual dos dois caminhos seguir:

1) Caminho que leva a Stonehaven Beach (lado esquerdo): uma praia giiiigaaaante, localizada de frente par ao mar, com amplo espaço pra quem quiser caminhar ou andar de bike.

stonehaven (3)

stonehaven (5)

stonehaven (4)

stonehaven (6)

stonehaven (7)

Obs.: Mais no final dessa praia é onde fica o The Bay, o restaurante mais famoso da cidade. Ele é muito conhecido por seu fish and chips. Eu fui lá conhecer e adorei. Recomendo!

IMG_2002_Fotor

IMG_2004_Fotor

2) Caminho que leva ao Dunnottar Castle (lado direito): tem uma pequena trilha que leva até uma estrada e logo aparece a entrada da estradinha que leva ao Stonehaven War Memorial e ao Dunnottar Castle. A trilha é bem tranquila e leva aproximadamente uns 40 minutos cada trecho. Vou falar mais do Dunnottar Castle no próximo post.

stonehaven (12)

Obs.: No caminho para iniciar a trilha que leva ao castelo, existe um pequeno mirante de onde da pra ver toda a cidade de Stonehaven do alto.

dunnottar castle (11)

dunnottar castle (12)

Existem alguns eventos legais que acontecem na cidade, como por exemplo: o Stonehaven Beer Festival, sempre em junho. Pra quem gosta de cerveja do tipo Ale, é um evento legal pra colocar no roteiro. Outro evento que acontece na cidade é o Highland Game, sempre em julho. E por fim, o Fireball Festival, que faz parte das comemorações do Hogmanay, o Ano Novo Escoces.

stonehaven (11)

Para ir até lá:

Stonehaven é muito bem servida por transporte publico. Dá pra chegar lá de avião (a partir do Aeroporto de Aberdeen), de trem ou de ônibus. Eu fui até lá de trem a partir de Pitlochry, o tempo de viagem era de 2 horas e 30 minutos, sendo que 30 minutos foi o tempo de conexão que tive que esperar em Perth. Também dá pra ir a partir de Edimburgo, o trajeto dura 2 horas ou de Aberdeen, onde o trajeto leva apenas 20 minutos.

IMG_1919_Fotor

A estação de trem da cidade, a Stonehaven Railway Station (STN) fica a 15 minutos de caminhada da Market Square. Por essa estação passam os trens da ScotRail (unica empresa de trem da Escócia), além dos trens da Virgin Trains East Coast e Caledonian Sleeper que vem / vão para a Inglaterra. Essa estação é super pequena, tem apenas 2 plataformas, uma em cada sentido. Quem estiver indo no sentido de Aberdeen, precisa passar por um corredor subterraneo para ter acesso a plataforma. Se o guiche para venda de passagens estiver fechado, existe uma máquina na plataforma (aceita dinheiro e cartão de crédito).

IMG_2683_Fotor

** Solicite seu roteiro personalizado para a Escócia aqui.

** Reserve seu hotel na Escócia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre Stonehaven

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Stonehaven
Booking.com
  1. Natalie 18/09/2017 | 11:13

    Oi, Bruna. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

Deixe o seu comentário...