04.09
2017

Uruguai: Informações práticas

Nos ultimos anos o Uruguai sempre tem aparecido na listinha de proxima viagem dos brasileiros. É bem verdade que lá só dá nós em todos os lugares. Ouvi tanto português por onde passei, que as vezes até achei que estava no Brasil. Juro!

uruguai (9)

Montevidéu

Essa minha viagem ao Uruguai durou exatos 10 dias e pude conhecer a capital Montevideu (e algumas vinicolas), Punta del Este, Carmelo (outras vinicolas) e Colonia del Sacramento. 

→ Localização

O Uruguai está localizado na fronteira com o estado do Rio Grande do Sul (unica fronteira terrestre do país), beeeem ao sul da América do Sul. Além disso, é cercado pelo rio Uruguai, rio da Prata e oceano Atlântico. Sua capital, como eu já escrevi acima, é Montevidéu.

uruguai (1)

→ Vistos, vacinas e seguro viagem

Brasileiros não precisam de visto para visitar o Uruguai a turismo por até 90 dias. O passaporte deve ter validade superior a 6 meses a partir da data de saida do país.

Sempre pesquiso se é necessário tomar alguma vacina para viajar a outros países. Sobre o Uruguai não achei nada. Ninguém me pediu nenhum comprovante (nem de febre amarela).

uruguai (27)

É obrigatório ter seguro viagem para ir ao Uruguai. Eu fiz o meu com a Seguros Promo, uma empresa que é parceira aqui do blog. Para fazer uma cotação, é só clicar no nome da empresa que está em vermelho nesse paragrafo. Obrigada! :D

→ Como ir até o Uruguai

Existem diversas formas de ir até o Uruguai: de carro próprio ou alugado (não esqueça de providenciar o seguro obrigatório chamado de Carta Verde), de barco (com o Buquebus que vem de Buenos Aires, na Argentina) ou de avião (a Azul, a Gol e a Latam voam pra lá).

uruguai (2)

Eu optei por ir de Azul, que tem um voo direto partindo de Porto Alegre. Os horários, tanto de ida como de volta, são otimos, sempre logo depois do almoço.

→ Imigração

Brasileiros podem chegar no Uruguai com carteira de identidade ou passaporte. Dependendo de qual documento você resolver levar, a imigração será de um tipo.

Para quem for com passaporte: existe uma fila especial pra quem chega ao Uruguai com esse documento. Só é necessário colocar o passaporte no leitor de uma máquina, confirmar as informações na tela (referentes ao voo que você acabou de chegar) e tirar uma foto. Tudo bem simples e sem enrolação!

uruguai (3)

Pra quem for com carteira de identidade: a fila pra quem estiver com esse documento leva aos guiches onde estão os oficiais de imigração. Não sei dar mais detalhes do que eles pedem, pq viajei com o meu passaporte.

→ Aeroporto Internacional de Carrasco (IATA: MVD)

Considerado o maior aeroporto do país, esse aeroporto tem uma localização otima, fica bem no meio do país (levando em consideração o litoral), a 23 km de distancia do centro de Montevideu.

uruguai (30)

Esse aeroporto foi inaugurado em 1947, mas o antigo terminal é usado para outros fins e em 2009 foi inaugurado um novo terminal, super moderno. É um aeroporto administrado pela iniciativa privada, super organizado e pasmen, é considerado um dos mais modernos da América Latina (fuén fuén pra nós com nossos aeroportos maravilhosos que deveriam ter ficado prontos pra Copa do Mundo!).

uruguai (28)

O aeroporto tem 2 andares, onde no primeiro andar ficam o desembarque, algumas lojas, um centro de infos turisticas, loja de celular, um Mc Donalds, entre outros comércios. O andar superior é onde ficam os guiches de check-in, area de embarque e algumas lojas, lanchonetes e restaurantes.

uruguai (26)

→ Como ir do aeroporto para qualquer lugar do Uruguai

Se você estiver indo para Montevidéu, as opções de transporte são: táxi (a mais cara, por volta de 1350,00 pesos), remises (é uma opção intermediária, o valor é fechado na hora de contratar o transfer), shuttles coletivos (dá pra contratar no proprio aeroporto, tem um guiche “Taxis Oficiales Aeropuerto”, localizado entre o desembarque e a loja da Antel e também é uma opção intermediária, agora em agosto, o valor era de 400,00 pesos uruguaios. Esse valor pode ser pago em reais, dolar, cartão de crédito ou pesos uruguaios, portanto, não ha necessidade de trocar dinheiro no aeroporto, já que a cotação por lá é péssima) e ônibus (a opção mais barata).

Meu primeiro destino no Uruguai foi Montevidéu e eu resolvi pegar um remis coletivo. Você paga 400 pesos uruguaios no guiche e apresenta o comprovante para o motorista da van. Ele faz o roteiro de acordo com a ordem dos hotéis de todas as pessoas que estão na van. Foi bem tranquilo, acho que levei uns 40 minutos pra chegar no hotel. Recomendo!

uruguai (4)

Já pra voltar para o aeroporto partindo do Centro de Montevideu, como eu estava em Colonia, eu fui até o Termial Tres Cruces. Lá, na parte externa do Terminal, tem um guiche onde é possivel contratar um taxi com valor tabelado para ir até o aeroporto. Agora em agosto de 2017 eu paguei 900 pesos por essa corrida. Não é barato, mas eu não tinha muito tempo pra ficar esperando um ônibus pra ir até o aeroporto.

Se você estiver indo para os lados de Punta del Este, existe a possibilidade de pegar onibus de empresas como a COT direto do aeroporto, eles sempre passam por ali.

Se você estiver indo para os lados de Carmelo e Colônia del Sacramento, é necessário ir até o Terminal Tres Cruces, localizado no centro de Montevidéu e lá pegar outro onibus em direção a essas cidades.

→ Como ir do aeroporto a qquer cidade do Uruguai

Os deslocamentos internos no Uruguai podem ser feitos de carro (próprio ou alugado) ou de ônibus. Como eu não me atrevo a dirigir fora do Brasil, eu fiz todos os meus deslocamentos usando ônibus e foi super tranquilo.

uruguai (12)

Rodoviária de Montevidéu

Depois de publicar toda a série de posts sobre Montevidéu, antes de começar os posts sobre Punta del Este, eu vou escrever um post especifico sobre esse assunto, contando quais empresas eu usei, como são os ônibus, as estradas, as rodoviárias, como foram as viagens, entre outros detalhes.

uruguai (17)

Ônibus da COT

→ Melhor época

Depende! Depende dos lugares que for visitar e o que vai fazer lá. Por exemplo, pra quem gosta de vinhos e quer ver os vinhedos com uvas, o ideal é ir na época da Vindima (ou proximo), em fevereiro. Já pra quem quer curtir as festas em Punta del Este, a melhor época é no verão. Pra quem quer sossego e zero muvuca, a melhor época é ir no inverno. Então, como falei, depende muito!

uruguai (20)

Eu peguei quase todos os dias de sol

Eu fui no final de agosto, teoricamente considerado inverno (clima anda meio louco, né?!) e gostei bastante. Tava tudo bem tranquilo, zero fila nas atrações, nada de muvuca. Adorei!

uruguai (22)

Eu peguei 1 dia inteiro com chuva, uma manha e outro final de tarde com chuva

Ah! Não posso deixar de comentar que os ventos por lá são fortissimos e achei os lados pro lado de Colonia e Carmelo (talvez pela maior proximidade com os rios) mais umido (muito umido, meeeu Deus!).

→ Idioma

Como todo mundo sabe, a lingua oficial do Uruguai é o espanhol, porém, o portunhol é muito falado por todos que estão diretamente envolvidos na área do turismo. É bem tranquilo de entender e de ser entendido.

uruguai (15)

Punta del Este

→ Dinheiro

A moeda oficial do Uruguai é o Peso Uruguaio (UYU). Atualmente, a cotação é de: 1,00 real = 9,00 pesos uruguaios e 1,00 dolar americano = 30,00 pesos uruguaios.

uruguai (23)

As melhores cotações que encontrei foram no centro de Montevidéu ou em Punta del Este, onde 1,00 real = 8,00 pesos uruguaios e 1,00 dolar americano = 29,00 pesos uruguaios.

Em Carmelo não cheguei a ver cotação, mas em Colonia del Sacramento as cotações que vi foram as piores. Pior que lá, só no aeroporto mesmo.

uruguai (14)

Os cartão de crédito também são muito bem aceitos, mas se você tiver cartão Visa, aconselho a usar ele. Ele costuma ser muito mais bem aceito em todos os lugares do que o Mastercard.

→ Diferença de fuso horário

Eu estive no Uruguai em agosto, durante o inverno e o fuso horário era exatamente o mesmo que no sul do Brasil. Acredito que no verão, possa existir diferença de fuso horário, caso eles não tenham horário de verão como nós temos aqui no sul do Brasil.

uruguai (13)

Punta del Este

→ Tomadas e adaptadores

As tomadas do Uruguai são 3 pinos redondinhos um do lado do outro (não igual a essa nova tomada do Brasil hororrosa). Se você tiver eletronicos de 2 pinos redondinhos, não precisa de adaptador. Caso contrario, todos os outros tipos de tomadas exisgem um adaptador.

uruguai (16)

→ Chip de celular

Existem 3 empresas de celulares no Uruguai: a Antel, Movistar e a Claro (que eu não vi loja em nenhum lugar, mais um seguidor no IG me mandou uma mensagem avisando). A Movistar foi a empresa que mais vi, tinha em todos os lugares. A Antel também vi em alguns lugares, mas menos.

uruguai (5)

Loja da Antel no aeroporto, em frente ao desembarque

Eu comprei meu chip de celular Antel por pura conveniencia. Tinha uma loja bem em frente ao portão de desembarque no aeroporto.

Eles tinham 2 planos para o meu caso (turista): 1 gb para 7 dias ou 15 gb para 10 dias. Como eu ia ficar 10 dias, achei que seria melhor pegar 15 gb, mesmo sabendo que essa quantidade é gigantesca e que não iria usar, talvez, nem metade disso. O valor compensava, esse chip que comprei custou 265,00 pesos uruguaios (aproximadamente uns 30,00 reais).

uruguai (6)

Na loja, é necessário apresentar apenas o passaporte e a funcionária preenche toda a papelada. Ai só é necessário assinar um contrato e pagar.

Pra colocar o chip pra funcionar é bem simples. Depois de colocar o chip no celular, eu só tive que digitar um codigo de 4 numeros que veio junto com o chip (guarde bem esse codigo, pq se a bateria do celular acabar e ele desligar, na hora de religar, tem que digitar esse codigo novamente) e mandar uma mensagem para um numero especifico que a funcionária me falou digitando “15gb”. Quando eu recebesse uma mensagem de volta, meu plano estava pronto pra ser usado. Foi super facil e tranquilo. Eu fiz tudo isso sozinha e não levei nem 3 minutos pra habilitar o chip.

uruguai (11)

Quiosque da Movistar na rodoviária de Montevidéu

Eu fiquei sabendo que existia o sistema 4G no Uruguai, mas sinceramente, a maior parte do tempo meu celular indicava 3G e pouquissimas vezes ficou no E ou sem serviço (foram rarissimas vezes, uma ou duas no máximo). Sempre funcionou super bem, incluive quando tava no meio dos vinhedos perto de Montevideu e em Carmelo. Recomendo a Antel!

→ Imposto IVA

Com a finalidade de incentivar o turismo no país, o governo Uruguaio devolve o imposto IVA aos turistas na compra de produtos nacionais ou uso de serviços (não vale para diárias em hotéis, pq turistas não pagam esse imposto), desde que a conta seja paga com cartão de crédito. Se for pago em dinheiro, não há devolução desse imposto. O valor devolvido é de 18,5%.

uruguai (19)

Carmelo

O desconto é dado diretamente na fatura do cartão de crédito. Quando você recebe o recibo do pagamento, o valor desse desconto vem sempre impresso. Fique atento!

→ Taxi

A fama de alguns taxis x exploração de turistas é sempre frequente, mas no Uruguai achei tudo bem tranquilo. Peguei taxi algumas poucas vezes, mas sempre tive a impressão de que não ficaram me enrolando e nem nada do tipo.

uruguai (18)

Uma coisa que achei estranho, ao menos vi em Montevideu, é que os táxis lá tem um vidro que separam o motorista dos passageiros (tipo tem no UK, sabe?). Nunca tinha visto isso aqui na América do Sul até então.

uruguai (7)

Outra coisa que também me chamou atenção é que, ai em todas as cidades uruguaias, o taximetro marca um numero e esse numero é confrontado com uma tabela, que dá o valor final da corrida. É meio estranho no começo, mas é isso ai!

uruguai (24)

Colonia del Sacramento

→ Os Uruguaios

Eu já conhecia alguns uruguaios da época que passava todo santo ano as férias em Floripa e sempre tive uma boa impressão. Chegando no Uruguai, a impressão só melhorou. Eles adoram os brasileiros. Sempre foram bem simpáticos e prestativos. Sério mesmo, não tenho do que reclamar.

uruguai (25)

Colonia del Sacramento

→ Segurança

Noooossa! Preciso tirar o chapéu para o Uruguai nesse quesito. Não sei se o Brasil anda surreal de mais nesse assunto ou o que, mas confeso que viajei para lá com um pé atrás. Logo nos meus primeiros dias, sempre pedia no hotel ou em qualquer lugar como era andar em determinada região, se era seguro, se podia bater foto e coisas do tipo.

uruguai (10)

Por do sol em Montevidéu

Mas logo no meu segundo dia em Montevidéu, quando fui conhecer o centro histórico a pé (e sozinha), achei suuuper tranquilo. Muito tranquilo, mesmo! Andei o tempo todo com a minha máquina no pescoço, eventualmente pegava também o celular pra tirar alguma foto ou consultar o google maps. Não tive nenhum problema.

uruguai (29)

Até breve, Uruguai!! :D

Não vi aquele bando de gente atoa nas atrações ou nos calçadões no final da tarde (em Montevideu). Vi um ou outro esmoleiro dormindo perto do Porto, em Montevideu, mas fora isso, tudo super normal e tranquilo. Segurança nota 1000! E pensar que nossos hermanos uruguayos acham que a segurança piorou muito por lá hahaha

** Solicite seu roteiro personalizado para o Uruguai aqui.

** Reserve seu hotel no Uruguai aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Montevidéu

Todos os posts sobre Punta del Este

Todos os posts sobre Carmelo

Todos os posts sobre Colônia do Sacramento

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Carmelo, Colonia del Sacramento, Montevideu, Punta del Este, Uruguai
Booking.com
Deixe o seu comentário...