28.09
2017

Escócia: Dunfermline, a antiga capital da Escócia

Todo mundo sabe que Edimburgo é a atual capital da Escócia, mas praticamente ninguém faz ideia de que o país já teve outra capital, Dunfermline (pronuncia é algo como “Dunféérrrlin, caprichem no sotaque escocês pra pronunciar isso ai! :D).

dunfermline

Dunfermline ou em gaélico escoces Dhùn Phàrlain está localizada na região de Fife, fica praticamente na mesma altura que Edimburgo, porém do outro lado do Firth of Forth. A cidade é super pequena, tem aproximadamente 50 mil habitantes e pasmén, ela é considerada a 10 maior cidade da Escócia. Dá pra acreditar nisso?? 

dunfermline

No lugar onde está a principal atração da cidade, a Dunfermline Abbey, antigamente existia uma capela, que mais tarde, durante o século 11, foi fundado um mosteiro beneditino ali pertinho, pela rainha Santa Margareth. No século seguinte, seu filho, o rei David I mandou ampliar o edificio e o elevou a categoria de abadia. Atualmente a Abadia está em ruinas, mas aparentemente está muito bem conservada (repare nos vitrais e nas pinturas no teto, tudo muito bonito).

dunfermline

dunfermline (5)

dunfermline (31)

dunfermline (10)

dunfermline (11)

dunfermline (9)

No local onde está a torre com os escritos King (Robert the) Bruce é onde está a nova igreja, chamada de Dunfermline Parish Church, construida durante o século 19. No cemitério, localizado loco atrás da igreja, estão sepultados diversos reis e rainhas da Escócia, como Malcolm III, St Margareth, entre outros. Inclusive, o unico que está enterrado dentro da igreja é o rei Robert, The Bruce (mas dizem que lá estão apenas os seus ossos, já que o seu coração está enterrado na Abadia de Melrose, na região The Borders).

dunfermline (1)

dunfermline (2)

dunfermline (4)

dunfermline (12)

dunfermline (13)

Robert, the Bruce está enterrado ai embaixo desse pulpito

Ao lado da Abadia de Dunfermline fica o Dunfermline Palace, um antigo palácio real. Esse palácio foi construido durante o século 16 e foi dado de presente pelo rei James VI para sua futura esposa, a rainha Ana da Dinamarca. Desse casamento nasceu o rei Carlos I, ultimo rei escoces a nascer na Escócia.

dunfermline (7)

dunfermline (6)

Esse palácio era bastante usado, até acontecer a união das coroas da Inglaterra e Escócia, onde o rei James VI da Escócia e I da Inglaterra se mudou para Londres. Com isso, o local ficou em abandono, depois sofreu um incendio e desde então, o palácio permanece em ruinas.

dunfermline (8)

Quem quiser, é possivel conhecer as ruinas do palácio também e saber um pouco mais sobre a sua história, os monges beneditinos, a relaçao com a rainha Ana da Dinamarca, as diversas passagens que a rainha Mary, Queen of Scots e Lord Damley fez por ali, quando estava viajando entre Stirling e Falkland, entre outros assuntos.

dunfermline (30)

Como deu pra perceber, Dunfermline sempre teve uma boa relação com a monarquia escocesa, tanto que foi um antigo royal burgh e hoje em dia a cidade reconta uma parte importante dessa história. Pra quem quiser conhecer mais detalhes sobre a monarquia escocesa, a visita é bem interessante!

dunfermline (14)

dunfermline (16)

dunfermline (15)

dunfermline (17)

Depois de visitar a Abadia e o Palácio, se o dia estiver bonito, aproveite pra caminhar pelo Pittencrieff Park, o principal parque da cidade. Uma das entrada desse parque fica bem em frente a uma das laterais da Abadia, mas se quiser entrar pela entrada principal, os portões de acesso ficam no final da High Street.

dunfermline (18)

dunfermline (19)

O parque é muito bem cuidado, tem um museu, uma estufa com plantas de diversas partes do mundo, algumas trilhas, um rio, um lago, um gramadão com vista bem legal para as torres da abadia (primeira foto desse post), além de estátuas (a mais importante é a estátua de Andrew Carnegie, dono dessa região onde está o parque atualmente), fontes, dá pra ver as Forth Bridges também (minha foto não ficou boa, pq o sol esta contra), entre outros. Vale a pena passear por lá!

dunfermline (32)

dunfermline (33)

dunfermline (20)

Se voce fizer como eu e entrar pelo portão em frente a Abadia, da pra ir caminhando até o portão principal por dentro do parque. Ao chegar lá, bem em frente fica a High Street, a principal rua de comércio da cidade. Ali estão algumas lojas, pubs, restaurantes, mercados e o Kingsgate Shopping Centre.

dunfermline (21)

High Street vista do parque

Com toda a certeza enquanto você estiver caminhando pela High Street, uma torre com o teto verde com um relógio no alto vai chamar a atenção. Ali antigamente ficava a prefeitura da cidade, mas hoje em dia abriga outras entidades.

dunfermline (22)

Na High Street também é onde fica a Mercat Cross e algumas igrejas.

dunfermline (24)

Eu estive em Dunfermline em um sábado e achei a cidade super animada. O dia tava ótimo, tava todo mundo na rua e no parque. Adorei essa cidade!

dunfermline (23)

Ah, a unica atração que não conheci foi a Abbot House Heritage Centre, considerada uma das construções mais antigas da cidade (data do século 15). Ela era residencia de Abbot Richard Bothwell e atualmente é um museu que conta a história da cidade e de toda a região de Fife. Quando passei por lá as portas estavam fechadas e depois acabei esquecendo de voltar. Mas fica a dica pra quem quiser conhecer!

dunfermline (26)

dunfermline (27)

Pra ir até lá: É bem simples! A cidade é servida por duas estações de trem, a Dunfermline Town e a Dunfermline Queen Margaret. Prefira descer na Dunfermline Town, ela fica uns 10 minutos de caminhada do centro e das principais atrações da cidade (procure por uma passagem subterranea, no final desse trajetinho tem uma placa indicando pra que direção seguir pra ir até o centro da cidade). Tambem da pra ir até lá de ônibus, a empresa que faz o trajeto é a Stagecoach.

dunfermline (28)

E por fim, só a titulo de curiosidade, Dunfermline durante o seculo 18 se destaca pela produção de linho e atualmente se destaca na produção de tinta. Além disso, é aqui onde fica o centro de distribuição da Amazon na Escócia.

dunfermline (29)

Ah! E quem quiser aproveitar bem o dia, dá pra combinar uma visita a Dunfermline com o vilarejo de Culross. Fãs de Outlander vão reconhecer alguns lugares nesse vilarejo, afinal, ali foram gravadas as cenas referentes a Cranesmuir. Para ver o post sobre Culross, clique aqui -> Escócia: Vilarejo de Culross, Cranesmuir em Outlander.

** Solicite um roteiro personalizado para Escócia aqui.

** Reserve seu hotel na Escócia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dunfermline, Escócia
Booking.com
  1. […] A Escócia é um país cheio de pequenas (e ótimas) surpresas, como por exemplo, o vilarejo de Culross (a pronuncia é algo como “Coorus”, dando uma leve escorregada no “r”, juro! Sotaque escocês, né gente! haha :D). Esse antigo royal burgh (mesmo sem nenhum rei da Escócia ter vivido aqui, esse local rendia muitos impostos a coroa e por isso foi transformado em um royal burgh) está localizado na região de Fife, de frente para o Firth of Forth, bem pertinho da cidade de Dunfermline (para ver o post clique aqui: Escócia: Dunfermline, a antiga capital da Escócia). […]

Deixe o seu comentário...