20.10
2017

Ushuaia: Navegação pelo Canal de Beagle no Inverno

Um dos passeios mais procurados por quem vai a Ushuaia é fazer a Navegação pelo Canal de Beagle. E, realmente, esse passeio é imperdível!

navegacao canal de beagle (1)

Eu já tive a oportunidade de fazer esse passeio 2 vezes: uma no verão e outra no inverno. Apesar de ser mais ou menos o mesmo roteiro, existem algumas diferenças. 

** Quem quiser ver como foi o passeio no verão, clique aqui: Ushuaia: Navegação pelo Canal de Beagle.

navegacao canal de beagle (2)

O Canal de Beagle liga os oceanos Pacifico ao Atlântico (as águas correm sempre nesse sentido) ao longo dos seus 240 km de comprimento e 5 km separa a província de Tierra del Fuego, que pertence a Argentina, da ilha Navarino, que pertence ao Chile.

navegacao canal de beagle (21)

Obviamente o passeio não navega tudo isso, o passeio é feito apenas em uma pequena parte do Canal de Beagle.

navegacao canal de beagle (3)

Esse foi o barco que eu fiz o passeio

O passeio começa no Porto de Ushuaia, mas antes disso, é necessário ir até o escritório da Rumbo Sur localizada no Porto e trocar o voucher pelo ticket de acesso ao barco. Logo ao lado da Rumbo Sur fica a entrada do Porto de Ushuaia. A taxa portuária deve ser paga ali, minutos antes do passeio começar. Confira no voucher o horário que você deve estar lá, pra garantir que vai ter tempo suficiente de fazer tudo isso antes do passeio propriamente dito começar.

navegacao canal de beagle (30)

Ao contrario do outro passeio que eu fiz no verão, essa navegação pelo Canal de Beagle aconteceu em um barco maior. Esse barco tinha 3 andares. A maioria das pessoas entram no barco enlouquecidas pra pegar um lugar na janela. Eu já adianto: não há necessidade pra isso. Eu explico: Todo mundo tem visão privilegiada de tudo, em qualquer parte do barco. Pra quem quer fotografar as atrações do caminho, é difícil fazer isso de dentro do barco, por dois motivos: reflexo do vidro e o numero de pessoas que vão para o lado de fora do barco, bloqueando a visão de quem está na janela. Portanto, quem quiser fotografar, vai precisar ir pra deck toda vez que o barco chegar perto de uma atração.

navegacao canal de beagle (5)Ushuaia vista do porto

Depois de escolher o teu lugar dentro do barco, fique sentado. O barco só parte quando todos estiverem acomodados em seus lugares. Por questão de segurança, todos devem estar dentro do barco e sentados na hora da partida. Preste atenção nas orientações dada pela guia do passeio através dos auto-falantes e também preste atenção em todas as informações que ela vai falando ao longo do passeio, isso deixa tudo mais interessante.

navegacao canal de beagle (6)

Ao contrario do outro passeio que fiz no verão, esse barco deu uma navegada perto do porto. Nesse momento a guia vai contanto um pouco sobre a história do porto, como ele foi construído e tudo o que pode ser visto a partir de lá, como por exemplo, o nome das montanhas que ficam ao fundo de Ushuaia, o nome de algumas praças, entre outras coisas.

navegacao canal de beagle (8)

Os intervalos de navegações entre uma atração e outra é relativamente grandinho, algo em torno de uns 20 minutos, mais ou menos. Tanto no verão como no inverno, é impossível ficar o tempo todo do lado de fora do barco. O vento é super forte e é muuuuito frio. Recomendo ficar sentado perto das portas de acesso ao deck, facilita bastante o entra e sai para a as fotos.

navegacao canal de beagle (11)

1 parada: Isla de los Pájaros (Ilha dos Pássaros): A maioria das pessoas vão achar que essa ilha está cheia de Pinguins, mas não. Essa ilha tem esse nome por causa do grande numero de aves chamadas Cormoranes. Elas lembram muito pinguins quando vistas de longe, mas são aves. O tempo de parada perto da ilha é de uns 10 minutos. O barco fica parado no mesmo lugar e vai girando pra que todas as pessoas consigam ver, não ha necessidade de sair correndo para a parte da frente do barco.

navegacao canal de beagle (29)

navegacao canal de beagle (12)

navegacao canal de beagle (9)

2 parada: Isla de los Lobos (Ilha dos Leões Marinhos): Prepare algo para cobrir o nariz. hahahaha Juro, você vai precisar. Esses bichos são muito fedidos. Além disso, não se assuste, pq eles fazem uns barulhos muito estranhos. Repare que vão existir leões marinhos maiores e menores. Os maiores são os machos e as menores são as fêmeas. Um fato curiosos é que a fêmea passa quase o ano inteiro gravida, pq a gestação dura quase todo esse tempo (11 meses).

navegacao canal de beagle (16)

navegacao canal de beagle (13)

navegacao canal de beagle (15)

navegacao canal de beagle (14)

3 parada: Faro Les Eclaireurs (Farol Les Eclaireurs): E por fim, a ultima parada desse passeio é na ilha onde está o “famoso Farol do Fim do Mundo”. Na verdade, esse não é o verdadeiro Farol do Fim do Mundo, já que o verdadeiro se encontra na Isla de los Estados, um pouco mais adiante, mais no fim do mundo ainda!

navegacao canal de beagle (17)

navegacao canal de beagle (18)

Obs.: Pra quem faz esse passeio no verão, existe uma 4 parada, nas Islas Bridge. Essa é a única ilha onde é permitida o desembarque de turistas. Se quiser ver como é essa parte do passeio, eu já contei em outro post. Clique aqui: Ushuaia: Navegação pelo Canal de Beagle no verão.

navegacao canal de beagle (19)

Esse tour tem pela manhã e outro a tarde. Tem duração de 2 horas e 30 minutos. Eu fiz o meu passeio a tarde, ele tinha partida as 14:30, mas eu tive que chegar no porto as 14:00 para fazer todas aquelas etapas que descrevi no inicio desse post (trocar o voucher pelo ingresso e pagar a taxa portuária). Se alguém quiser fazer esse passeio pela manhã, ele tem inicio as 09:00 nos meses de inverno.

navegacao canal de beagle (10)

navegacao canal de beagle (26)

→ Dicas

– Existem diversas empresas que fazem esse passeio. Existem barcos grandes (com capacidade pra várias pessoas) e barcos menores (com capacidade limitada com pouquíssimas pessoas). E claro, o valor de cada passeio é diferente por esse motivo. Na primeira viagem a Ushuaia eu fiz esse passeio em um barco menor (lá no outro post eu conto qual foi a empresa que escolhi) e nessa viagem eu fiz o passeio em um barco maior, com a Rumbo Sur.

navegacao canal de beagle (25)

– Tente marcar esse passeio para o inicio da viagem, pois ele depende de condições climáticas e marítimas favoráveis para acontecer. Se possível, tente marcar esse passeio logo para o primeiro dia, pq se caso as condições não forem favoráveis, dá tempo de ir tentando nos dias seguintes.

navegacao canal de beagle (23)

– A guia dentro do barco passa as informações em espanhol e em inglês.

– Existe um bar dentro do barco que vende lanches rápidos e bebidas.

navegacao canal de beagle (31)

– Como sempre pedem, esse passeio custa 1000,00 pesos argentinos (180,00 reais) + 20,00 pesos argentinos de taxa portuária (3,60 reais). Valor total: 1020,00 pesos argentinos ou 183,60 reais. Os valores em reais são aproximados e referentes a setembro de 2017. A taxa portuária só pode ser paga em dinheiro e em pesos argentinos.

* Esse passeio foi uma cortesia da Secretária de Turismo de Ushuaia, porém nesse post eu relato exatamente como foi a minha experiência.

** O blog Contando as Horas também é uma Agência de Viagens. Se você se interessou por fazer esse mesmo passeio, mande um email para brunab@contandoashorasviagens.com pedindo um orçamento. Eu te envio as datas, horários e valores atualizados.

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagonia Argentina aqui.

** Reserve seu hotel em Ushuaia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Buenos Aires

Todos os posts sobre Bariloche

Todos os posts sobre El Calafate

Todos os posts sobre Ushuaia

Todos os posts sobre Villa la Angostura

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Argentina, Ushuaia
Booking.com
Deixe o seu comentário...