23.10
2017

Ushuaia: Caminhada com Pinguins na Isla Martillo durante o Inverno

Quando eu estive em Ushuaia pela primeira vez, em dezembro de 2014 (verão), um dos passeios que eu mais queria fazer era esse, ir até a Isla Martillo para ver Pinguiiiins.

isla martillo ushuaia inverno (21)

Vai dizer que não dá vontade de abraçar? :D

** Quem quiser ver como foi esse passeio no verão, clique aqui: Ushuaia: Isla Martillo, a residencia oficial dos Pinguins na Patagônia.

E qual não foi a minha surpresa enquanto eu organizava essa minha ultima viagem, durante o inverno (em setembro) e descobrir que a partir desse ano (2017), também era possivel ir até a Isla Martillo para ver pinguins!!! Fiquei eufóóóriiicaaa!!! E claro, eu não pensei nem meia vez e tratei de reservar esse passeio o mais rápido possivel. 

isla martillo ushuaia inverno (9)

O barco que percorre o Canal de Beagle

Pra quem não sabe, a Isla Martillo, também conhecida popularmente por Pinguinera, está localizada no Canal de Beagle. Essa ilha ficou muito famosa entre os turistas, pois é ali onde diversos pinguins vindos da Antártida montam residencia.

Até pouco tempo atras, uma grande quantidade de pinguins vinha a ilha somente nos meses de verão (de outubro até março), mas de uns tempos pra cá, a cada ano que passa, o numero de pinguins que tem aparecido por ali tem aumentado, tornando assim, também, possivel visitar a ilha durante os meses de inverno.

DSC_7638_Fotor

Se você também fizer muita questão de fazer esse passeio, eu já adianto, ele é super disputado, reserve o quanto antes. Além disso, ele não tem saida todos os dias, o que reduz ainda mais as possibilidades.

Agora em 2017 foi a primeira temporada desse passeio durante o inverno e o tour é um pouco diferente do que acontece no verão.

isla martillo ushuaia inverno (28)

A unica empresa autorizada a fazer esse passeio é a Piratour. Se caso você não conseguir contato com eles, a agência de viagens Brasileiros em Ushuaia revende esse passeio -> Caminhada com Pinguins + Navegação de Inverno. Eu reservei o meu passeio com eles e deu tudo certo!

Esse passeio acontece somente nas segundas, quartas e sextas e está marcado pra começar as 14:30. Eles recomendam que todos cheguem pelo menos as 14:00, pois é necessário ir até o quiosque da Piratour para pegar o crachá e depois ir até o Porto de Ushuaia pagar a taxa de embarque (20,00 pesos argentinos).

isla martillo ushuaia inverno (29)

O tour parte pontuamente as 14:30. O barco usado nesse passeio era novíssimo e não era muito grande. Se não me falha a memória, o barco tinha 6 ou 7 mesas de cada lado, com capacidade para 6 pessoas em cada mesa.

Durante o trajeto até a Isla Martillo, nos passamos pelas principais atrações no Canal de Beagle.

isla martillo ushuaia inverno (3)

A primeira parada foi numa pequena ilha para ver os Cormorones, que parecem pinguins, mas não são, são aves. O barco aproxima o maximo que pode da ilha, não ha necessidade de se desesperar, ele fica ali pelo menos uns 10 minutos e todo mundo consegue fotografar.

isla martillo ushuaia inverno (5)

isla martillo ushuaia inverno (7)

A segunda parada é em outra ilha pequena, para ver Leões Marinhos. Aqui também não tem nenhum tipo de descida do barco. O barco se aproxima também o maximo possivel e gira para que todos possam observar esse animais, não há necessidade de se amontoar na parte da frente do barco.

isla martillo ushuaia inverno (4)

isla martillo ushuaia inverno (2)

isla martillo ushuaia inverno (1)

A terceira parada é na pequena ilha onde está o Farol Les Eclaireurs, mais conhecido como Farol do Fim do Mundo. Aqui é a mesma coisa, o barco se aproxima o maximo possivel e há tempo suficiente para que todos tirem milhares de fotos.

isla martillo ushuaia inverno (6)

isla martillo ushuaia inverno (8)

Depois disso, o barco segue pelo Canal de Beagle até a Isla Martillo. Nesse trajeto não é feito mais nenhuma parada. Aproveite esse tempo para pegar algo para comer ou beber no bar do barco e escute as explicações do guia.

O guia vai contando diversas coisas sobre essa região, sobre os pinguins e sobre a relação entre Argentina e Chile, afinal, o Canal de Beagle é compartilhado pelos dois paises. O guia desse passeio era excelente, fui até lá dar os parabéns pelas explicações (tudo nos minimos detalhes e sem ser chato, sabe?) no final do passeio. Adorei!

isla martillo ushuaia inverno (11)

Ao chegar na Isla Martillo, você deve ficar atento que os crachas retirados no quiosque da Piratour tem duas cores. Essas cores servem para dividir o pessoal em dois grupos.

Enquanto um dos grupos vai até a Isla Martillo em uma lancha menor, o restante do pessoal fica em uma lanchonete e vice-versa. Como eu tenho uma super sorte, eu fiquei no grupo que ia primeiro na lanchonete e depois na Isla Martillo.

isla martillo ushuaia inverno (10)

O barco menor que leva até a Isla Martillo

Quando chegou a minha vez de ir até a ilha, depois de embarcar na lancha, nos partimos até a Isla Martillo. O trajeto é feito em 10 minutos e nos ficamos na ilha cerca de uns 30 minutos.

isla martillo ushuaia inverno (15)

isla martillo ushuaia inverno (22)

O legal de ir no final da tarde é que, nesse horário, os pinguins estão voltando do mar. Então prepare a camera para fotografar e filmar muuuito esses bichinhos simpáticos!

isla martillo ushuaia inverno (13)

isla martillo ushuaia inverno (16)

Ao contrario de quando fui no verão, agora no inverno, os pinguins que vi lá são os Papuas (em maior quantidade) e os de Magalhaes (em beeem menor quantidade). Não vi nenhum pinguim Real dessa vez. Os pinguins Papuas são beeem bonitinhos, eles tem o bico e as patas laranjas e a parte da barriga meio que parece um papel aluminio, é bem brilhante.

isla martillo ushuaia inverno (12)

isla martillo ushuaia inverno (14)

Pinguim de Magalhães

Outra coisa que é um pouco diferente agora no inverno é que não somos autorizados a fazer a pequena trilha pela ilha pra ver os pinguins mais de perto. Como eles não estão em quantidades muito grandes como no verão e nem ainda estão se reproduzindo, esse trajeto não é percorrido.

isla martillo ushuaia inverno (18)

isla martillo ushuaia inverno (17)

Pinguim Papua

O que é possivel fazer lá nesses 30 minutos é fotografar os pinguins com uma certa distancia (normalmente o guia avisa até onde da pra caminhar), observar eles no mar e esperar eles voltarem pra ilha. Eles saindo do mar em bando é a coisa mais liiinda! Quem acompanhou essa minha viagem no Instagram viu um videozinho que coloquei desse momento! :D :D

isla martillo ushuaia inverno (23)

Terminado os 30 minutos na ilha, nos voltamos ao ponto inicial dessa parte do passeio e já embarcamos no barco. O trajeto de volta é feito obviamente pelo mesmo caminho no Canal de Beagle. Aproveite pra fotografar o que não foi possivel durante o trajeto de ida (as vezes o sol atrapalha um pouco as fotos).

isla martillo ushuaia inverno (19)

isla martillo ushuaia inverno (20)

No trecho da ida eu não consegui fotografar a Ilha Navarino, onde fica o vilarejo de Puerto Williams, território Chileno. O guia falou um pouco sobre a ilha e o vilarejo, mas explicou bastante coisa o trekking aos Dientes de Navarino. Achei super interessante, nunca tinha ouvido falar. Agora to querendo fazer esse trekking ai, depois de ter encarado o trekking até o Glaciar Vinciguerra! Deve ser dificil, mas ao mesmo tempo, pelos relatos que li na internet, deve ser sensacional.

isla martillo ushuaia inverno (25)

Geralmente a parte do fundo do barco é melhor pra isso, parece ser mais estavel e com certeza vc não vai se molhar caso o mar esteja muito mexido.

Durante o trecho de volta, que dura cerca de 1 hora, é servido umas picadas (queijos, presunto, salaminhos e pães). Aproveite pra comer algo e interagir com os seus colegas de mesa.

isla martillo ushuaia inverno (26)

Dientes de Navarino

Ah! Esse barco tem 2 andares, um fechado onde estão as mesas e o bar e um segundo andar aberto (só os mais corajosos conseguem ficar lá, o frio é gigaaante). Já a lancha que vai até a Isla Martillo é pequena e coberta, a gente não se molha e nem pega vento.

Quando voltamos ao Porto de Ushuaia já era noite. Esse passeio teve duração de 5 horas e 30 minutos. Valeu cada minuto e cada centavo! Recomendo!

isla martillo ushuaia inverno (24)

Como qualquer coisa em Ushuaia, esse passeio não é nada barato. Agora em setembro de 2017 ele estava custando 500,00 reais. Estava lotado! Se fizer muita questão de fazer esse passeio, reserve com pelo menos 2 a 3 semanas de antecedência. Eu reservei o meu com uns 10 dias de antecedência e deu tudo certo!

Importante: Se você quiser fazer o passeio Navegação pelo Canal de Beagle e esse passeio Caminhada com os Pinguins durante o Inverno, escolha esse passeio com os pinguins, pq ele faz o mesmissimo trajeto que o passeio Navegação pelo Canal de Beagle. Assim, você fará dois passeios em um, ganha tempo e não perde dinheiro atoa! Ok?!?! :D

isla martillo ushuaia inverno (27)

** O blog Contando as Horas também é uma Agência de Viagens. Se você se interessou por fazer esse mesmo passeio, mande um email para brunab@contandoashorasviagens.com pedindo um orçamento. Eu te envio as datas, horários e valores atualizados.

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagonia Argentina aqui.

** Reserve seu hotel na Argentina aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Buenos Aires

Todos os posts sobre Bariloche

Todos os posts sobre El Calafate

Todos os posts sobre Ushuaia

Todos os posts sobre Villa la Angostura

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Argentina, Ushuaia
Booking.com
Deixe o seu comentário...