13.11
2017

Natal em Edimburgo em 2017

Eu já passei duas vezes o Natal em Edimburgo e posso dizer duas coisas: cada ano que passa a estrutura tem melhorado bastante e tenho certeza que quem for, não vai se arrepender.

Depois de tanto tempo (meu ultimo Natal em Edi foi em 2011!!!!), esse ano eu resolvi passar o Natal lá para conferir as novidades ao vivo e a cores. E por esse motivo, eu quis fazer esse post introdução!

natal edimburgo 2017 (6)

Foto Edinburgh’s Christmas – Divulgação

Os eventos do Edinburgh’s Christmas fazem parte do Winter Festivals, que iniciam no dia 30 de novembro, com o St Andrew’s Day e vão até o dia 25 de janeiro, quando acontece o Burn’s Night. Já os eventos de Natal em Edimburgo estão marcados para iniciar em 17 de novembro até 06 de janeiro de 2018. 

Quem estiver em Edimburgo no proximo domingo (19 de novembro), vai poder acompanhar a inauguração das luzes de Natal pela cidade, no evento chamado de Light Night (fique até o final, se quiser ver os fogos de artificio). Esse é um evento gratuito com inicio as 15:00, na George Street, rua paralela a Princes Street, sentido New Town.

natal edimburgo 2017 (4)

Foto Edinburgh’s Christmas – Divulgação

→ Mercadinhos de Natal

Quando eu morava em Edimburgo, havia apenas um mercadinho de Natal, no Princes Street Gardens / The Mound. Ao longo dos anos foram aparecendo outros mercadinhos e agora em 2017, vão ter:

1) Christmas Market no Princes Street Gardens: esse é mercadinho de Natal mais popular de Edimburgo. Além das barraquinhas de comidas e bebidas tipicas que são montadas no The Mound, existe uma série de atrações na parte East do Princes Street Gardens (na parte onde tem o Scott Monument). Entre as principais atrações estão: Santa Land (onde fica a Christmas Tree Maze, o Santa Train, Ice Wall, entre outros), The Forth 1 Big Wheel e a Star Flyer.

Abre de 18 de novembro a 06 de janeiro de 2018, das 10:00 as 22:00, exceto no dia 18 de novembro (abre a partir das 13:00), no 24 de dezembro (fecha as 20:00), no dia 25 de dezembro (não abre) e nos dias 26 de dezembro e 01 de janeiro (abre a partir das 12:00).

natal edimburgo 2017 (9)

Foto Edinburgh’s Christmas – Divulgação

2) Christmas Market na George Street: se não me falha a memória, essa é a primeira vez que vai ter um mercadinho de Natal nesse lugar. Vai ser uma feirinha tipica de Natal, com artesanato, produtos tipicos, além de muita comida e bebida tipica também.

Abre de 17 de  novembro a 24 dezembro. Os horários não foram divulgados, mas imagino que sejam os mesmos que o Mercadinho de Natal do Princes Street Gardens.

natal edimburgo 2017 (10)

Foto Edinburgh’s Christmas – Divulgação

3) Christmas Market na St Andrew Square: de uns anos pra cá, outra região usada com finalidades natalinas era essa praça. Esse ano, na verdade, ainda vão existir algumas barraquinhas por ali, mas a principal atração da praça continuará sendo a Pista de Patinação no Gelo.

Abre de 17 de novembro a 06 de janeiro de 2018. Acredito que os horários também sejam os mesmos do Mercadinho de Natal do Princes Street Gardens. Dá pra comprar ticket online para um dia e horário especifico. Valor de 5,00 libras para 30 minutos de patinação na pista. Confira as idades e as regrinhas para participar.

natal edimburgo 2017 (8)

Foto Edinburgh’s Christmas – Divulgação

→ Outros eventos

Além dos Mercadinhos de Natal, vão existir vários outros eventos pela cidade, mas 2 deles me chamaram muito atenção (são esses que vou visitar, já inclui no meu roteiro):

1) Edinburgh’s Giant Advent Calendar: É um evento novo na cidade, estréia esse ano! Sabe aquele calendário de Natal que cada dia você preenche com alguma coisa ou desvenda alguma coisa? É isso, só que como o proprio nome indica, versão gigante. Esse calendário estará projetado no edificio da General Register House (em frente ao Hotel Balmoral, na Princes Street) e cada dia entre 01 e 25 de dezembro, será revelado algumas imagens relacionadas ao Inverno em Edimburgo em anos anteriores.

Quem tiver interesse em ver como vai ser (espero que seja legal!), obviamente, ele vai acontecer de 01 a 25 de dezembro e de tempos em tempos será apresentada a projeção do dia, entre 17:30 e 22:00. Evento gratuito. É só aparecer ali e esperar!

natal edimburgo 2017 (1)

Foto Edinburgh’s Christmas – Divulgação

2) Ice Adventure: A journey through fronzen Scotland: Outro evento novo na cidade! Pelo que eu li, vai ser tipo um espaço super gelado, com temperaturas em torno de -10 graus, onde será possivel ver diversas esculturas de gelo relacionadas a Escócia, como por exemplo, a Nessie, o Thistle, as vaquinhas cabeludas da Highlands, o Greyfriars Bobby, a ovelha Dolly, além de algumas Personalidades Escocesas (Queen Mary, Robert The Bruce), entre outros. Achei super interessante! To louca pra ir ver tudo isso de perto!

Esse evento vai de 17 de novembro a 24 de dezembro, no Mercadinho de Natal na George Street. Valor do ticket 7,00 libras. Dá pra comprar o ticket pela internet com data e horário marcado.

natal edimburgo 2017 (2)

Foto Edinburgh’s Christmas – Divulgação

→ Dicas:

– Ao contrario do que acontece aqui no Brasil, na Escócia, o Natal é comemorado com um almoço no dia 25 de dezembro.

– Dia 24 de dezembro: A maioria das atrações turisticas abrem normalmente, pouquissimas atrações abrem com horário reduzido. Confira no site oficial de cada uma das atrações que você quer visitar os horários para esse dia. O mesmo vale para as lojas, a maioria abre normalmente nesse dia, poucas fecham mais cedo. Já os restaurantes e pubs costumam abrir normalmente (poucos fecham ou trabalham com horários reduzidos). Aconselho a fazer reserva principalmente para o jantar. O transporte publico funciona normalmente em todo o país (trens e onibus), já o transporte interno de Edimburgo funciona com horário reduzido, a partir do final da tarde.

– Dia 25 de dezembro: Se programe para não fazer “nada” nesse dia. Aproveite pra dormir até tarde, tome um bom café da manhã e saia bater perna pela cidade em atrações ao ar livre (eu sei, vai tá frio, mas é a unica opção!). Nesse dia n-a-d-a funciona. Nenhuma atração abre. Lojas estão todas fechadas, exceto algumas lojinhas de souvenirs na Princes Street e Royal Mile. A maioria dos restaurantes fecham e os que abrem, geralmente é oferecido alguma menu especial de Natal e deve ser reservado com antecedencia. Transporte publico não funciona. Se precisar de taxi (para o aeroporto ou estação de trem), reserve com antecedência.

– Dia 26 de dezembro: Boxing Day (Dia das Liquidações), praticamente 90% das atrações turisticas, lojas, restaurantes, pubs e transporte publico funcionam normalmente. Apenas tenha paciencia se resolver ir as compras, pq as lojas costumam ficar lotadas por causa das queimas de estoque de inverno.

Ahhh!! E pra finalizar esse post… Não deixe de ver a árvore de Natal na Jenners, a principal loja de departamento de Edimburgo, a árvore de Natal no The Mound e as decorações das vitrines nas lojas da Princes Street e na Royal Mile e arredores!!

natal edimburgo 2017 (5)

Foto Edinburgh’s Christmas – Divulgação

Se você estiver em Edimburgo nessa época, use a #helloescocia no Instagram, assim eu posso acompanhar a tua viagem e como estão os eventos. Se você não estiver indo pra Edimburgo nesse Natal, acompanhe as redes sociais: Instagram @brunabartolamei ou Instagram @helloescocia. Eu vou mostrar tudo lá nos Stories! Nos vemos lá (ao vivo ou no stories)! :D

Se quiser ir entrando no clima, aqui vai um videozinho sobre o Natal em Edimburgo..

Merry Christmas!!! ou em gaélico escocês.. Nollaig Chridheil (nól-léc crrrrri-alllll)!!

** Solicite um roteiro personalizado para Escócia aqui.

** Reserve seu hotel em Edimburgo aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Natal - , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
10 comentários em "Natal em Edimburgo em 2017"
  1. Diógenes   13/11/17 • 22h01

    Esse brinquedo da 3° foto eu fiquei tonto só de olhar pra cima. Dois colegas foram e queriam que eu fosse. Nunca! Na roda gigante, se não me falha a memória, paguei 4 libras(preço de estudante). :D:D:D No inverno inglês/escocês, fica escuro às 16:00. O principal mercado (o que fica ao lado da estação) é bem animado. Também vi essa pista circular de patinação. Não me aventurei. Ficaria mais no chão que sob as lâminas de metal. Chocolate quente com marshmallow tomei todas as noites. Uma bebida pra provar? O chocolate quente com laranja do Costa. Quero voltar ao UK. Quem sabe no Natal/Réveillon 2019.

    Bruna, tem Boxing Day na Escócia?

    • Contando as Horas   13/11/17 • 22h09

      Oi, Diógenes

      A Star Flyer? hahaha Eu tbm acho que ficaria tonta só de olhar e também não sei se tenho coragem. Vamos ver lá na hora! Mas na roda gigante eu quero andar! Deve ser legal ter a chance de tirar uma foto com todos os monumentos da cidade.

      Verdade, escuresce super cedo. Por do sol começa lá por 15:40, 16:00 já é noite. Bem lembrado!

      Dica anotada! Também quero tomar muito mulled wine e chocolate quente (e comer gingerbread, salsichas alemãs, tortinhas de berries)! :D #chegalogodezembro :D

      Tem sim, já atualizei o post. Tanta info pra escrever, esqueci completamente. Bem lembrado!

      Obrigada pelo comentário! :D

  2. Nick   16/11/17 • 16h51

    Oi Bruna, tudo bem ? Já te escrevi faz um tempão lá no seu e-mail mas vc não respondeu, sobre as dicas da Provence, lembra ? De qualquer forma, espero que essa sua nova ida a Edimburgo seja muito prazerosa…aguardo os novos posts de lá !!!! Abraços….

    • Contando as Horas   22/11/17 • 23h03

      Oi, Nick

      Eu viiiii o teu email sim, obrigada! Eu tava esperando terminar o roteiro pra te escrever. Acredito q termino tudo nesse fds. Muito obrigada pelas dicas. Eu nao esqueci de te responder. Só tava esperando ficar mais familiarizada com a regiao, pra nao ficar pedindo um monte de coisa desnecessária. :D

  3. JANE CHRISTIAN STOPANOVSKI   12/12/17 • 17h18

    Ola!
    estamos indo para Edinburgo , chegaremos la em 15/dez!
    Agradeço antecipadamente as dicas do site. Me guei muito nele para saber desde montar a mala como reserva de hotel.
    Obrigada!

  4. Camila Peron   19/12/17 • 13h15

    Oi Bruna! Estou indo passar o Natal em Edimburgo esse ano sozinha e adorei o seu post, já quero visitar todos esses lugares! Também já estou te seguindo no instagram, poste bastante stories! Beijo

    • Contando as Horas   09/01/18 • 14h59

      Oi, Camila

      Que legal!!! E ai, gostou de passar o Natal lá? Eu achei que os mercadinhos de Natal estava super legais. Nos dias e horários que fui, tinha gente, tava beeem tranquilo. Postei o maximo de informações e imagens nos stories, espero que tenha dado pra companhar direito a viagem (únicos dias que ficaram ruins de fazer stories foi quando choveu literalmente o dia todo, no dia de Culloden e no dia de Inveraray, mas enfim.. o clima na Escócia nem sempre ajuda haha).

      Obrigada pelo comentário. Excelente ano de 2018 pra você! :D

  5. Gilda   13/06/19 • 06h43

    Ola :)
    Obrigada pelas dicas sobre o Mercado Natal em Edimburgo, estou a pensar ir este ano, mas só tenho disponibilidade de 23 a 26 de Novembro. Será que nessa altura os mercados já estão abertos?

    Obrigada :)

    • Contando as Horas   21/06/19 • 21h21

      Oi, Gilda

      Sim, os mercados de natal em Edimburgo começam na metade do mês de novembro.

      :D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas