28.11
2017

Dicas de viagem: As novas regras de bagagem para voos nacionais

Todo mundo acompanhou durante esse ano que a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC estabeleceu novas regras para as bagagens (de mão e despachada) em voos nacionais e internacionais. As novas regras já estão sendo aplicadas desde março de 2017.

Nesse post em especifico eu vou falar apenas das regras de bagagem nos voos nacionais (em outra oportunidade posso falar dos voos internacionais), ok?

Avianca Azul Gol e Latam

Com as férias chegando, muitas pessoas ficam em duvida sobre esse assunto, então achei que seria legal ter um resumo das regras das principais cias aéreas brasileiras (Avianca, Azul, Gol e Latam) aqui blog. 

Importante: As regras descritas aqui nesse post são validas para passagens compradas depois do dia 14 de março de 2017. Caso tua passagem tenha sido comprada antes, consulte o site da cia aérea em questão para maiores detalhes.

→ Avianca

A Avianca vende 3 tipos de passagens: Promo, Economy e Flex. A principio a Avianca não cobra nada extra pelo transporte das bagagens (ao menos não por enquanto).

Bagagem despachada:

Se você comprar a passagem Promo (a mais barata), não possui franquia de bagagem, portanto, não é possivel despachar nenhuma bagagem.

Se comprar a passagem Economy você pode levar 1 mala de até 23 kg.

Se comprar uma passagem Flex, você pode levar 2 malas de até 23 kg.

Bagagem de mão:

Independente de qual tipo de passagem você comprou (Promo, Economy ou Flex), é possível levar uma bagagem de mão de 10kg + um item pessoal (exemplo: para mulheres, uma bolsa e para homens, uma pasta).

Leia mais sobre as regras na Avianca, clicando aqui -> Bagagens.

Avianca

→ Azul

A Azul vende 2 tipos de passagens: Azul e Mais Azul. Dependendo de qual tipo você escolher, a quantidade de bagagem muda.

Bagagem despachada:

Quem comprar a passagem Mais Azul, pode despachar uma bagagem de 23 kg.

Se comprar a passagem Azul, vai pagar mais barato, porém se quiser despachar malas, precisa comprar o serviço de despacho de bagagem. A compra da bagagem feita através do site custa 40,00 reais e se comprar la na hora, no aeroporto, o custo sobe para 60,00 reais.

Bagagem de mão: Independente de qual tipo de passagem foi comprada (Azul ou Mais Azul), é possível levar uma bagagem de mão de 10kg.

Leia mais sobre as regras na Azul, clicando aqui -> Bagagem.

Azul

→ Gol

A Gol vende 3 tipos de passagem: Light, Programada e a Flexível. Dependendo qual tipo de passagem você comprar, as regras de bagagens são diferentes.

Bagagem despachada:

Quem compra a passagem Light, não tem direito a despachar nenhuma bagagem.

Se comprar a passagem Programada, pode despachar uma mala de até 23 kg.

Se comprar a passagem Flexível, pode despachar também uma mala de até 23 kg.

Bagagem de mão: Todos os passageiros, independente de qual tipo de passagem comprar, pode levar uma bagagem de mão de até 10kg + um item pessoal (uma bolsa, uma pasta ou uma mochila).

Leia mais sobre as regras da Gol, clicando aqui -> Bagagem de mão e despachada.

Gol

→ Latam

A Latam vende 3 tipos de passagem: a Light, a Plus e a Top. Dependendo de qual tipo de passagem você escolher, a quantidade de bagagem despachada pode mudar.

Bagagem despachada:

Se você comprar a tarifa Light, pagará mais barato pela passagem, porém não é possível despachar bagagem. Se quiser comprar uma bagagem para despachar, o valor cobrado na internet é de 150,00 reais e se comprar no aeroporto, o valor será de 200,00 reais.

Se comprar a tarifa Plus, pagará um valor intermediário e será permitido despachar uma bagagem de até 23 kg. Se quiser comprar uma bagagem para despachar, o valor cobrado na internet é de 150,00 reais e se comprar no aeroporto, o valor será de 200,00 reais.

Se comprar a tarifa Top, poderá despachar 2 malas com até 23 kg cada uma.

Bagagem de mão: Todos os passageiros podem levar uma bagagem de 10kg + um item pessoal sem pagar nada a mais por isso, independente de qual tipo de passagem escolher.

Leia mais sobre as regras da Latam, clicando aqui: Bagagem de mão e Bagagem despachada.

Latam

Obs.: Entre todas essas cias aéreas citadas aqui, a única que não tenho costume de viajar é com a Latam, pq ela não voa para a região oeste de Santa Catarina. Assim que conseguir tirar uma foto das explicações sobre as bagagens, eu atualizo o post.

** Solicite um roteiro personalizado aqui.

** Reserve seu hotel aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no Exterir aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem
Booking.com
Deixe o seu comentário...