03.12
2017

Hogmanay em Edimburgo 2017

Faz tempo que quero escrever um post atualizado com todas as principais informações pra quem estiver com planos ou indo passar o Ano Novo na Escócia. Como nos anos anteriores eu sempre perdia o “time”, dessa vez eu não deixei a oportunidade passar.

Hogmanay é a comemoração do Ano Novo na Escócia. Até alguns anos atrás, essa comemoração durava 5 dias, depois passou para 4 dias e atualmente, são 3 dias de festa. Esse ano os eventos do Hogmanay vão começar no dia 30 de dezembro e vão até o dia 01 de janeiro de 2018.

Hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Com o passar dos anos começaram a aparecer diversas novidades relacionadas ao Ano Novo em Edimburgo, eu achei que seria interessante escrever um post atualizando tudo. E claro, também aproveito a oportunidade pra fazer um comunicado: eu vou passar o Hogmanay em Edimburgo esse ano!! Não to me aguentando de felicidade! :D :D :D :D

Maaaaas.. Vamos ao que interessa: 

→ A programação

Dia 30/12 (sábado):

Torchlight Procession: é o evento que abre as comemorações, onde uma procissão percorre as ruas de Edimburgo carregando tochas de fogo. Esse ano o trajeto mudou! Ele terá 3 pontos de inicio: North Bridge, St Giles Street e South Bridge (eu comprei meu ticket partindo da St Giles Street, pq era a opção mais central, não sei se é ou não a melhor opção – depois eu conto!). E o trajeto percorrido será a partir da Royal Mile, sentido Holyrood Park. Imagino que o motivo de terminar a procissão no Holyrood Park ao invés do Calton Hill se deve ao aumento do numero de pessoas que a cada ano estão participando do evento.

hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Os tickets podem ser comprados pela internet e existem 2 tipos: Ticket + Torch por 13,00 libras ou Ticket Only. Na verdade, se você estiver sozinho, você precisa ter o Ticket + Torch e se estiver em um grupo maior, a cada 4 pessoas, pelo menos uma deve ter o Ticket + Torch e os demais podem comprar o Ticket Only (caso as outras 3 pessoas não queiram carregar a tocha). Será que deu pra entender? :D O evento está marcado para começar as 19:00, mas aconselho a chegar com pelo menos uns 30 minutos de antecedencia para se situar e ter tempo de fazer tudo com calma.

Dia 31/12 (domingo):

Bairns Afore: Como o proprio nome já indica, é um evento para crianças (na Escócia, bairn significa criança). É uma comemoração do Ano Novo antecipada para que pais com filhos pequenos possam aproveitar. O evento está marcado para começar as 17:00.

Hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Street Party: É a festa de Ano Novo de Edimburgo propriamente dita. As pessoas tem acesso a Princes Street a partir das 19:00. A cada hora tem uma pequena queima de fogos. Ao longo da rua estão algumas barraquinhas vendendo comida e bebida (ao menos era assim antigamente). E ai é só aguardar a grande queima de fogos de artificios que acontece no Castelo de Edimburgo. Imperdível! Inicio desse envento está marcado para as 19:00.

Hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Candlelit Concert: São apresentações de corais com musicas natalinas. O grande destaque desse ano será um homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante. Ele acontece as 19:30 na Catedral de St Giles, na Royal Mile.

Hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Ceilidh under the Castle: Esse evento é pra quem quer conhecer um pouco mais da cultura escocesa. Ceilidh é uma dança tipica da Escócia. Esse evento vai acontecer aos pés do Castelo de Edimburgo. O inicio está marcado para as 20:00.

hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Concert in the Gardens: É o grande show do Hogmanay. Esse ano o principal destaque é Rag’n’Bone Man (nunca tinha ouvido falar! haha). Esse evento acontece no Princes Street Gardens. O evento abre as portas as 20:00, mas está marcado para começar as 21:00. Não será permitida entrada apos as 22:30, fique ligado!

Hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Dia 01/01 (segunda-feira):

Loony Dook: O evento mais louco do Hogmanay é exatamente esse aqui, mas ele é só para os corajosos. Dizem que a melhor maneira de curar a ressaca da noite anterior é tomar um banho nas águas geladíssimas no rio Forth, em South Queensferry, um vilarejo localizado pertinho de Edimburgo. A parada pela High Street de South Queensferry está marcada para começar as 10:30 e depois vem o mergulho perto das iconicas Forth Bridges!

Hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Message from the Skies: é mais um evento novo adicionado as comemorações do Ano Novo em Edimburgo. Está sendo definido como New Year’s Resurrection. Pelo que entendi, por Edimburgo ser considerada a primeira Unesco City of Literature, haverão projeções pela cidade. Terá um trajeto a ser seguido, que só será revelado em dezembro. Esse evento não precisa de ticket, a participação é gratuita. Inicio a partir das 17:30 até as 22:00, todos os dias de 01 a 25 de janeiro de 2018.

Hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

→ Importante 

1) Quem comprar o ticket para o Street Party só tem acesso ao Street Party. O mesmo vale para quem comprar o ticket para o Ceilidh under the Castle, só tem acesso a esse evento. Já quem comprar o ticket para o Concert in the Gardens tem acesso ao Street Party. Ok? Parece meio complexo, mas é simples de entender!

2) Quem tiver menos de 16 anos deve estar acompanhado de um adulto com idade superior a 21 anos.

3) Não é permitido entrar com bebidas alcoolicas ou garrafas de champagne. Tudo o que for consumido, bebidas e comidas, deve ser comprado dentro do evento. Existem banheiros em toda a extensão da Princes Street, assim como existem algumas barraquinhas vendendo comidas e bebidas.

4) Lembre de usar roupas termicas e confortáveis. Leve capa de chuva (acredito que guarda chuva não serão permitidos, ao menos nos eventos dos Festivais de verão eles nunca deixam entrar com guarda chuva).

HERO_Street_Party_cr_Imaginar_533x300

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

5) Pra quem comprar os tickets pelo site, eles estarão disponiveis pra serem coletados no Ticket Office do Hogmanay a partir do dia 20 de novembro. Não esqueça de levar o voucher e o cartão de crédito usado na compra. Sem isso, os ingressos não são entregues. Edinburgh’s Hogmanay Ticket Office fica na George Street, em frente ao The Dome. Horários: até dia 30 de dezembro das 10:00 as 22:00 e no dia 31 de dezembro das 10:00 as 20:00.

6) Por medida de segurança, todas as pessoas serão revistadas. Se puder, nao leve bolsas ou mochilas. Se levar, elas serão revistadas também.

7) Pessoas visivelmente bebadas serão proibidas de entrar em qualquer um dos eventos do Hogmanay. Portanto, manere na bebida antes da grande queima dos fogos a meia noite! :D

8) Ah, e nao esqueça de decorar a música Auld Lang Syne do poeta escoces Robert Burns, essa música toca em todos os lugares do país durante essa época do ano! A versão é tipo essa, bem animada! Você pode ver a letra da musica clicando aqui.

→ Dicas

Dia 30 de dezembro: todas as atrações, restaurantes, bares, pubs, lojas, enfim, tudo, funciona normalmente.

Dia 31 de dezembro: a maioria das atrações turisticas abrem, mas algumas com horário reduzido e pouquíssimas fecham. Recomendo sempre checar o site oficial de cada atração pra evitar surpresas. Bares, pubs e cafes costumam abrir normalmente e restaurantes geralmente operam com horários reduzidos ou com reserva antecipada. As lojas costumam abrir normalmente, exceto as da Princes Street e Royal Mile, que podem ter horários reduzidos ou fechar antes por causa das comemorações do Ano Novo.

Hogmanay_HQ_image_medium_800x600

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Dia 01 de janeiro: A maioria das atrações não abrem, exceto algumas poucas que operam com horário reduzido. A grande maioria dos restaurantes, pubs e bares voltam a funcionar normalmente, mas iniciam os trabalhos um pouco mais tarde do que o normal. Algumas poucas lojas abrem, geralmente as de souvenirs.

Transporte publico (tram, onibus e trem): Operam normalmente nos dias 30 e 31 de dezembro. Dia 01 de janeiro costumam operar, mas com opções de horários reduzidos. Se precisar de táxi para o aeroporto em algum desses dias, recomendo agendar com antecedência. Melhor garantir, né?!

Aqui vai o trailer do Edinburgh’s Hogmanay 2018 (ouça o video até o final se quiser ouvir como é a pronuncia de Edinburgh lá na Escócia)…

Então é isso! Espero que tenha ajudado de alguma forma! Quem estiver em Edi durante o Hogmanay, deixa um comentário ai! Quem sabe nos vemos lá!!!!

Lang may yer lum reek! Happy New Year!! :D

** Solicite um roteiro personalizado para Escócia aqui.

** Reserve seu hotel na Escócia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Hogmanay
Booking.com
  1. Diógenes 04/12/2017 | 10:34

    Que legal. A queima de fogos no castelo é de arrepiar. Ano passado teve projeção da contagem regressiva. Fui ao Candlelit Concert e, sinceramente, não gostei. Cheguei cedo para pegar uma cadeira na frente (não há lugares marcados). Esperei em fila sob uma neblina. É um concerto de músicas eruditas. Terminou a apresentação, saí da igreja e fui pra Street Party. Não consegui ingresso para o Concert in the Gardens. Depois da queima de fogos, tem um pouco mais de música e encerra a festa. Eu esperava que os DJ’s tocassem até o dia amanhecer, o que não aconteceu.

    • Contando as Horas 05/12/2017 | 09:15

      Oi, Diógenes

      Siiim!! É de arrepiar mesmo!! :D

      Ah é? Bom saber q nao tem lugares marcados! Eu nunca consegui ir, quero ir dessa vez pra saber como é.

      A festa nao se prolonga muito mesmo, tem hoteis e residencias perto, deve ser por esse motivo. Sem falar nos bebados, que ficam gritando e cantando. Quanto antes terminar, acho que eles pensam que é melhor hehehe

      Obrigada por relatar tua experiência! :D

Deixe o seu comentário...