05.01
2018

Ano Novo em Edimburgo: Hogmanay 2017/2018: I Was There

O Ano Novo na Escócia é conhecido por Hogmanay. Mas na verdade, Hogmanay seria apenas ao ultimo dia do ano (New Year’s Eve). Pra simplificar tudo, o termo é usado de forma geral se referindo a esse periodo de final de ano.

Antigamente o Hogmanay tinha 5 dias de duração (em 2008 quando estive la pela primeira vez, era assim), depois passou a ter 4 dias de duração e atualmente, tem duração de 3 dias! Sinceramente? Espero que essa redução pare por ai, né?!?!

Hogmanay 2017

Esse foi meu terceiro Hogmanay (2008, 2010 e agora 2017). Nesse post vou contar como foi estar na festa de Ano Novo mais famosa da Europa!!! 

→ Como foi participar do Hogmanay  e Comprar os Tickets

O Hogmanay acontece em varias cidades da Escócia, mas a celebração em Edimburgo é a mais famosa e é a que dura mais tempo. Faz alguns anos que tem sido quase sempre da mesma forma, mas eventualmente tem alguma mudança.

Os tickets eram vendidos somente pelo site e no Box Office. Não vi nenhum outro ponto de venda espalhado pela cidade ou algo do tipo. Pra quem for em outros Hogmanays, já fica a dica: aconselho a comprar o(s) ticket(s) o quanto antes, de preferencia online, pois alguns eventos são limitados.

Hogmanay 2017 2

Depois de comprar o ticket no site, todo mundo recebe um email com o Booking reference. Salve esse email, pois ele foi necessário pra retirar os tickets no ponto de coleta, lá em Edimburgo.

Nessa minha ultima viagem a Escócia eu estive duas vezes em Edimburgo, uma antes do Natal e depois voltei pro Hogmanay. Portanto, logo que cheguei na cidade, fiz questão de ir o quanto antes retirar meus tickets do Hogmanay. Foi a melhor coisa que fiz. Zero fila. Não fiquei nem 2 minutos pra ter meus tickets em mão.

Hogmanay 2017 11

Obviamente que quem vai apenas para o Ano Novo e chega justo nos dias da festa, vai enfrentar fila. E esse ano elas estavam gigaaaantes. No dia que passei por la, logo depois do almoço no dia 31, a fila era de mais de 4 quadras. Portanto, se tiver que pegar os tickets nesses dias da festa, sugiro que vá logo pela manha, bem cedo, é melhor!

→ Dia 30 de Dezembro: Torchlight Procession

O Hogmanay é formado por varios eventos, mas o evento que abre as comemorações de Ano Novo todos os anos é sempre o Torchlight Procession. Sempre foi assim! E na minha opinião, esse é o evento mais legal do Hogmanay. Não deixe de ir!

É bem verdade que, pela primeira vez, esse ano foi diferente. Antigamente o evento começava no The Mound e seguia até o Calton Hill. Mas esse ano a coisa mudou. Essa foi a primeira vez em que o Torchlight Procession teve inicio na Royal Mile (na altura da Catedral de St Giles) e seguiu ate o Holyrood Park.

Quem participou do Torchlight Procession tinha dois tickets: um referente a participação no evento em si e outro referente a tocha.

Hogmanay 2017 3

Haviam três pontos de entrada: um na South Bridge, outro na North Bridge e outro na St Giles Street. Eu escolhi entrar pela St Giles Street, pois ficava no meio. Até agora nao sei ao certo se foi ou não a melhor escolha, mas deu tudo certo.

Hogmanay 2017 4

A fila de acesso tava bem organizada. Primeiro tive que entregar o ticket referente a particação do evento em si. Quando consegui entrar, tive que seguir para as barraquinhas onde estavam as tochas. Lá entreguei meu ticket referente a tocha e em menos de 20 segundos eu ja estava com a minha tocha em mãos.

Hogmanay 2017 5

Me encaminhei pra Royal Mile e desci até onde consegui chegar, pq queria ver os Vikibgs e ouvir as Gaitas de Fole. Deu pra ouvir um pouquinho, mas os Vikings mesmo, nao vi nada.

Hogmanay 2017 9

Aos poucos os funcionários passam acendendo as tochas. É bem tranquilo! Lembro que na primeira vez que participei fiquei meio neurotica achando que alguém ia me queimar ou tacar fogo nos meus cabelos hahaha Fiquei tensa o trajeto todo. Mas já adianto, não ha motivos pra se preocupar. É tudo bem espaçado, ninguém fica num super aglomero, nem nada do tipo. Eles tem esse cuidado, justamente por causa disso, pra que nao aconteça nenhum acidente.

Hogmanay 2017 7

O trajeto com as tochas seguiu pela Royal Mile, chegando até o Parlamento e Palácio de Holyrood até entrar no Holyrood Park.

Fiquei meio decepcionada que eles nao mativeram a tradição de queimar o barco viking , como sempre teve nos ultimos anos. Mas depois analisando melhor, o evento deixou de ser algo local, com os moradores participando e acabou se tornando algo mais “comercial”. Então, né.. Infelizmente algumas mudanças iriam acontecer, era inevitável.

Hogmanay 2017 8

Ao inves de encontrar o barco viking, vi um enorme palco montado. Além disso, ao chegar ali, vc tinha opção de seguir com as tochas por 6 caminhos. Até então, esses caminhos nao estavam fazendo muito sentido pra mim, mas logo descobri o motivo.

Eu segui o caminho 6, que era o unico onde eu nao ficaria presa dentro de uma especie de cerca de metal. Todas as outras pessoas que foram parar dentro das cerquinhas de metal fizeram a imagem da Scot Word aparecer (tava todo mundo na expectativa!!!): #Braw. Esse é o tema que será abordado no proximo ano.

Hogmanay 2017 6

#Braw projetada no Salisbury Crag

Prossivelmente vc não saiba o significado, pq Braw é uma palavra escocesa que significa, segundo o dicionário: “Very  good, pleasant, or attractive”.

Depois de desvendada a palavra, teve show de bandas típicas da Escócia (muuuita gaita de fole), uma banda de samba (hahaha juro por Deus! ninguém acreditou nisso!) e mais uma banda de rock.

O evento terminou como sempre, com fogos de artifícios. Os fogos de artifício continuaram acontecendo onde sempre acontecia: no alto do Calton Hill. Na minha opinião, comparado com as outras vezes, esses fogos foram beeeeem fraquinhos. O apresentador tinha anunciado 6 minutos de fogos, mas acho q não durou nem a metade desse tempo.

Hogmanay 2017 10

E por fim, porém não menos importante, vale dizer que, ao longo do caminho, existem varios barris onde as tochas devem ser apagadas e descartadas. Não faça como algumas pessoas que as deixaram no gramado pegando fogo. O pessoal do evento quase ficou louco pra apagar tudo!!!!

→ Dia 31 de Dezembro: Hogmanay

Esse é o dia mais movimentado do Ano Novo em Edimburgo. Existe uma série de eventos que você pode optar por participar, mas eu escolhi ir em apenas 2: Candlelit Concert, na Catedral de St Giles e no Street Party, na Princes Street.

Hogmanay 2017 17

Durante o dia, boa parte da Princes Street e do Princes Street Gardens ficaram interditadas, afinal, estavam sendo feitos os ultimos ajustes (de som, de luz, entre outros). O jeito foi apenas dar uma voltinha meio de longe pra poder ver como seria a estrutura, pq a noite, é dificil ver algo com muita clareza, né?

Depois de jantar mais cedo, meu primeiro evento da noite foi o Candlelit Concert. Ele estava marcado pra começar as 19:30, mas segundo o ticket, o acesso já poderia ser feito a partir das 18:30. Eu cheguei na Catedral de St Giles por volta desse horário, umas 18:40-18:45. Tinha uma pequena fila pra entrar. Um pouco depois o acesso foi liberado.

Hogmanay 2017 12

Haviam três fileiras de cadeiras e eu escolhi a mais a esquerda. Não foi uma boa escolha, pq a maior parte das apresentação aconteceu na fileira mais a direta. Eu não sabia desse detalhe! Ah! Haviam cadeira para todos, ninguém ficou em pé. O legal de chegar antes é bem simples, vc pode escolher onde quer sentar. Quem chega perto do horário tem que sentar onde tem lugar.

Hogmanay 2017 13

Hogmanay 2017 14

A apresentação teve duração de mais ou menos um pouco mais de 1 hora, talvez 1 hora e 15 ou 20 minutos, com um intervalo de 10 minutos no meio da apresentação. São musicas clássicas e eruditas, com apresentação de corais e solo de instrumentos. Achei super bonito!

Hogmanay 2017 16

O ambiente da igreja estava bem decorado, com muitas velas. Achei um evento legal pra repensar na vida, agradecer e pensar um pouco no futuro acompanhado de uma boa musica. O ambiente tava bem de acordo pra esse tipo de reflexão!!

Hogmanay 2017 15

Depois desse momento de tranquilidade, começou a l-o-u-c-u-r-a!! hahaha A primeira delas foi conseguir achar um portão de entrada para o Street Party. Eu tive que dar toda a volta, passando por dentro da estação de trem Waverley até conseguir o acesso via St Andrew Square. Hoje eu dou risada, mas no dia foi tenso!

Eu consegui entrar na Princes Street por volta das 22:00 (o horário limite era as 22:30). Na entrada, apenas precisei mostrar a pulseirinha de acesso (não tinha ticket, apenas essa pulseirinha). Eu tava com bolsa, mas ninguém revistou. Vi apenas mochilas sendo revistadas.

Hogmanay

Como eu vi que o aglomero de pessoas seria grande, enquanto ainda era possível se mexer com uma certa tranquilidade, eu optei por ja pegar algo pra beber e usar o banheiro. Depois disso, ja fui me encaminhando pra altura onde estava o Castelo de Edimburgo e fiquei por lá até a hora da virada. Aqui é um dos lugares mais disputados pra quem quer fotografar os fogos de artificio, portanto, se essa for tua intenção, não marque bobeira e nem perca tempo, vá direto pra lá!

A cada hora cheia tem uma mini queima de fogos de artificio, até chegar a hora da grande queima de fogos, a meia noite. Esse ano, a queima de fogos durou quase 10 minutos. Estava lindíssimo!! Eu nem acreditei que, apesar do frio, parou de chover e até a lua cheia deu o ar da graça!

Hogmanay 1

Não fiquei muito tempo no pós festa, pq como da pra imaginar, só ficam os loucos e os bebados. Vi muita gente sendo carregada, uns vomitando e coisas do tipo. Pedi para uns guardinhas se podia sair sem ir até os portoes de saida (seria a maior loucura atravessar a Princes Street no meio daquele caos) e eles vendo a nossa cara de desespero, concordaram! Enfim, cheguei no hotel sã e salva!

Hogmanay 2

→ Dia 01 de Janeiro: Loony Dook

Pra quem for corajoso, o ultimo evento do Hogmanay acontece a partir das 10:00 da manhã em South Queensferry, um vilarejo localizado pertinho de Edimburgo. Esse vilarejo fica as margens do Firth of Forth, onde estão as Forth Bridges. É nesse evento que uma série de pessoas (esse ano teve mais de 1000 participantes) encararam curar a ressaca dando um mergulho nas águas geladíssimas do rio Forth!

Nunca fui nesse evento e acredito que nunca terei coragem de participar! hahaha Mas se você foi e quiser me contar ou mandar uma foto, fique a vontade!

→ Consideração finais

Com o passar dos anos a estrutura e organização do evento vão melhorando também. Isso não dá pra negar! O evento é muito bem organizado!

O que achei que melhorou: No site tinha todas as explicações, a retirada do ingresso foi super tranquila, o acesso aos eventos, na medida do possível, foi tudo bem organizado.

Hogmanay

O que achei que poderia ser diferente: Ter menos pessoas no Street Party. Quando tava chegando perto da hora da virada, dava impressão que se eu não tivesse chegado ali cedo ou se tivesse que ir ao banheiro ou algo do tipo, eu não conseguiria me mexer. Isso, levando em consideração questões de segurança, é meio perigoso, muita gente (mas muuuita gente –  a maioria bebados) em um espaço relativamente pequeno, com dificuldade pra fazer qualquer coisa. Nos outros anos que participei do Street Party tava beeeem mais facil de se locomover, de ir nos showzinhos, no bar e até nos banheiros. Seria otimo se tivesse uma capacidade, ir entulhando gente não tornou a festa melhor (em muitos casos, ficou até pior). Outra coisa que eles precisariam rever, ao meu ver, é a saída do evento. Ter os portões de saida nas extremidades da Princes Street não ajudou em nada quem estava em sã consciência (eu!!). Quem iria ter coragem de atravessar a Princes Street com um monte de gente louca pulando, correndo e bebendo? Ninguém, né! A maioria das pessoas estavam pedido para os guardinhas liberarem a saida pelas grades de proteção entre a rua e as lojas. Foi o que eu fiz. Consegui sair dali em questão de minutos! Caso contrario, levaria umas 2 horas pra atravessar a Princes Street no meio daquele caos.

Vale dizer também que, no dia seguinte, a cidade estava limpíssima e livre de todas aquelas grades de isolamento.

No geral, eu gostei de ter participado do Hogmanay em Edimburgo. Todos os eventos que fui estavam legais. O que eu não gostei eu descrevi acima. Se vou de novo? Com certeza, só não vou mais no Street Party!

Feliz 2018 a todos! Happy Hogmanay!! :D

** Solicite um roteiro personalizado para Escócia aqui.

** Reserve seu hotel em Edimburgo aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Hogmanay
Booking.com
  1. Diógenes 11/01/2018 | 14:28

    O Candlelit Concert me deu sono. Depois de ter pego chuva na fila para entrar na catedral, o espetáculo em si não me agradou. Tá, é bonito, os cantores líricos são bons, mas não é o tipo de programa que me agrada. Fui para conhecer mesmo. Não iria novamente. Saí e fui direto para a Street Party. Entrei, comi algo e encontrei os colegas que também foram a Edimburgo passar o Ano Novo.

    • Contando as Horas 14/01/2018 | 22:20

      Oi, Diógenes

      Também não é meu tipo de “musica” preferido, mas eu gostei. Até iria novamente, mais uma vez, talvez. Já o Street Party, tres vezes já está de bom tamanho. A proxima vez que passar o Ano Novo em Edi, vou procurar um lugar alternativo pra ver os fogos.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

Deixe o seu comentário...