13.01
2018

Escócia: Aeroporto de Inverness e Como ir do aeroporto ao centro da cidade

Todo mundo que sonha conhecer a Escócia quer incluir as Highlands no roteiro. E pra facilitar a vida de todos, Inverness é considerada a principal porta de entrada dessa região do país.

Inverness 1

O Aeroporto de Inverness está localizado entre Inverness e Nairn, a mais ou menos uns 15 km de distância do centro de Inverness. Esse aeroporto é administrado pela HIAL, uma empresa que também administra outros 11 aeroportos do país, onde a maioria deles estão localizados nas Highlands ou nas grandes ilhas que compõem o território escocês. 

Aeroporto de Inverness

Nessa ultima viagem, eu fiz questão de começar meu roteiro nas Highlands, e obviamente, a melhor opção era chegar por aqui.

Inverness 2

O aeroporto de Inverness é minúsculo, tem apenas um andar. Metade do aeroporto é destinado a parte de check-in, embarque e desembarque. Uma pequena parte do aeroporto tem umas duas lanchonetes e umas três lojinhas. Também tem um ponto de informação. Tem banheiros. Como sempre me perguntam, não tem left luggage, já olhei.

Inverness 8

Como eu já estava na Europa, no sul da França, eu cheguei em Inverness vindo de uma conexão na Holanda com a KLM.

Tive que fazer imigração lá em Inverness e foi super tranquilo. A área de imigração é igualmente minúscula. Existem apenas 2 guiches, um para quem não tem passaporte europeu (meu caso) e outro para as pessoas com passaporte europeu. Como eu era a única na minha fila, fiz a imigração em 2 minutos. Foi super rápido!!

Inverness 10

A oficial me pediu apenas o motivo da viagem e se tinha família ou amigos na Escócia. Ela deu uma olhada rápida no Lading Card (se você não tiver passaporte europeu, vc deve preencher esse formulário que será entregue na hora do embarque / dentro do avião) e observou a data que eu tinha colocado que iria embora. Pediu se era naquele dia mesmo e foi só isso. Pela primeiríssima vez na vida não precisei mostrar passagem de volta (todas, t-o-d-a-s, as outras vezes sempre me pediram) e nem precisei mostrar comprovante de hospedagem (não era sempre que pediam, mas eventualmente sim). Comecei a me sentir meio uma escocesa depois dessa imigração hahaha :D

Inverness 9

Ta vendo a telinha junto ao “Information”? É ali onde estão os horários dos próximos onibus

E por fim, para ir do aeroporto ao centro da cidade ou vice-versa, existem apenas 2 opções: táxi ou ônibus. Logo ao sair do aeroporto, do lado esquerdo fica o ponto de Taxi e no lado direito fica o ponto de ônibus. Super fácil.

Inverness 4

Inverness 3

Se optar por ir ao centro de Inverness de ônibus (foi o que eu escolhi), não vá de imediato para o ponto de ônibus, pq o frio é de congelar. Observe que junto ao Centro de Informação Turistica tem uma tela onde estão os horários e o numero dos onibus que vão passar por ali nas proximas horas.

O ônibus que você deve pegar é o Jet Bus numero 11, operado pela empresa Stagecoach. Esse onibus percorre o trajeto em 30 minutos. A frequencia também é a cada 30 minutos. A parada final é na Inverness Bus Station.

Inverness 5

Pra comprar a passagem, você deve ter dinheiro (só é aceito libras, moedas ou notas) e pode comprar direto com o motorista. O valor da passagem agora em dezembro de 2017 era de 4,20 libras single e 7,20 libras return. Eu comprei o ticket single, pq depois ia seguir viagem de trem para Edimburgo.

Se estiver em mais pessoas ou com muitas malas, vale a pena pegar o taxi. Pelo que me informei no Centro de Informação Turística, o valor do taxi fica na faixa de 20,00 a 30,00 libras, dependendo em que parte da cidade você vai ficar.

Inverness 6

Ah! Esse ônibus não tem lugar especifico para as malas. E se ainda não tiver comprado chip de celular local, o aeroporto tem internet wifi ilimitada.

Dica: Dependendo de onde você estiver, você pode chegar em Inverness com a British Airways, KLM, Lufthansa, Easyjet, Flybe, Loganair, Discover Jersey, entre outras opções.

** Solicite um roteiro personalizado para Escócia aqui.

** Reserve seu hotel em Inverness aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Highlands, Inverness
Booking.com
Deixe o seu comentário...