18.01
2018

Fort Augustus: Um vilarejo localizado (literalmente) as margens do Loch Ness

Pelas Terras Altas Escocesas é muito comum encontrar diversos vilarejos lindíssimos. E um deles é Fort Augustus ou em gaélico escocês Cille Chuimein, uma cidadezinha com menos de 700 habitantes.

Uma coisa muito comum de acontecer com quem está começando a organizar um roteiro por essa região, é achar que Inverness está localizada as margens do Lago Ness, mas na verdade, não está. Inverness fica as margens do rio Ness. 

Mas em compensação, quem quiser se hospedar em um vilarejo literalmente as margens do Lago Ness, Fort Augustus é uma das melhores opções, na minha opinião.

Se você for fã (ou não) de Outlander, essa cidade tem uma pequena ligação com uma parte da história que foi contada nos livros e na série. Quem lembra das cenas da Batalha de Culloden? Pois bem, o nome dessa cidade é uma “homenagem” (de muito mal gosto, na minha opinião) ao filho mais novo do rei George II, o Principe William Augustus, que mais tarde veio a se tornar Duque de Cumberland, aquele mesmo que comandou o exercito inglês na Batalha de Culloden.

Mas enfim.. Deixando esse detalhe de lado, cada vez mais a cidade está entrando na rota de quem visita a Escócia.

A principal atração da cidade é o Lago Ness, considerado o segundo maior lago da Escócia, ficando atras apenas do Loch Lomond. Além disso, devido a sua profundidade, ele é considerado o maior lago do Reino Unido em termos de volume. E ai nessas profundezas que entra a lenda do Monstro do Lago Ness, que na Escócia, é uma monstra, mais conhecida por Nessie.

Quem quiser tentar ver a Nessie, é possível fazer um passeio de barco pelo lago. A empresa que eu fiz foi a Cruise Loch Ness. O valor do passeio agora em dezembro de 2017 custou 14,50 libras.

O barco era relativamente pequeno, com dois andares. O andar inferior tinham mesas e sofás, lanchonete e banheiros e o andar superior é aberto, mas tem bancos.

Os funcionários do barco são muito legais, inclusive, o guia desse passeio era muuuito divertido! Quem viu os videos no Stories sabe do que eu estou falando! hahaha

Se quiser saber como a Nessie apareceu na minha foto, você precisa fazer esse passeio!!

Acho importante levar em consideração que, durante os meses de verão, existem mais opções de trajetos (um deles é o trajeto completo, indo até o Urquhart Castle – ainda quero fazer esse passeio!!!), já no inverno existe uma opção só. Como eu estive lá durante o inverno (a temporada vai de novembro a março), eu fiz o passeio do único percurso que existia. Esse trajeto percorre apenas uma pequena parte do lago, mas achei que valeu a pena (quero deixar claro que eu já tinha feito em outra oportunidade o passeio via Drumnadrochit, que é onde está o Urquhart Castle)!

Apesar do dia estar nublado e frio, não tinha nada de vento e as paisagens pelo caminho estavam muito bonitas. De um lado do lago as cores do outono e do outro, as montanhas com neve.

Esse passeio tem duração de 1 hora. No inverno existem apenas dois horários: 13:00 e as 14:00. Eu comprei meu ticket la na hora, pq era inverno e não tinha taaanta gente. Pra quem for no verão, recomendo que compre pelo site, afinal, além de ter muito mais horários e rotas, com toda a certeza, deve ter muito mais gente.

Outra atração da cidade são as cinco eclusas do Caledonian Canal, que liga Inverness a Fort William, passando por quatro lagos, entre eles, obviamente, o Loch Ness. Esse canal tem 97 km de extensão e tinha sido construído com a intenção de aproximar o sul do país com o norte, mas não deu certo. Boa parte das eclusas do canal são muito estreitas e conforme os barcos foram se modernizando, eles foram sendo construídos mais largos.

Hoje em dia o Canal é usado apenas para lazer, passeios de barco. E pra quem gosta de caminhada ou andar de bike, existe uma trilha, a Great Glen Way, com 127 km. Pelo que li, quem resolve percorrer a pé, leva em media uns 6 dias e quem opta por fazer de bike, leva uns 3 dias. Deve ser um passeio legal, mas não sei se teria coragem de percorrer tudo isso caminhando. Quem sabe um dia encaro um pedaço dessa trilha!

E por causa do Caledonian Canal, a cidade vai ganhar o Caledonian Canal Visitor Centre. Quando estive lá, a construção do lugar estava a todo vapor. Pelo que li a respeito, ali será possível saber um pouco sobre a história, construção e operação do canal através de fotos, documentos e exibições. Imagino que vá ficar bem legal!

E por fim, porém não menos importante, bem em frente ao Caledonian Canal Visitor Centre fica a estátua da Nessie. Todo mundo que vai a Fort Augustus tira uma foto lá!

Pra quem tiver interesse, dá pra visitar o Clansman Centre (quando eu estive lá, estava fechado) e a Fort Augustus Abbey (eu só vi ela de longe, durante o passeio de barco).

E pra finalizar esse post, como eu já sei que vão me perguntar, quando estiver fazendo o passeio de barco pelo Lago Ness, você vai descobrir onde fica a plaquinha mais famosa da cidade (essa que está na primeira foto desse post). No trajeto de ida até lá, você pode percorrer pelas laterais do Caledonian Canal, mas na volta, se vier pela rua paralela, vai passar pela Old Bridge, uma ponte de madeira, a primeira ponte da cidade, construída pelo engenheiro escoces Thomas Telford, o mesmo que projetou o Caledonian Canal.

Para ir até lá: Eu estava em Inverness e fiz um bate-volta. A empresa que faz esse trajeto é a Scottish Citylink 919. Esse onibus tem boa frequencia, olhe no site os horários. Eu peguei o onibus das 11:05 e voltei no onibus das 16:40 (Nesse horário em especifico é operado pela empresa Shiel Buses, ônibus N19. Eu já tinha viajado com essa empresa em outra oportunidade, e gostei bastante. Nos outros horários é operado normalmente pela Scottish Citylink 919).

Esse tempo foi mais que suficiente pra conhecer toda a cidade com muuuuita calma. A passagem custa 15,10 libras ida e volta (valor referente a dezembro de 2017). Essa passagem pode ser comprada pela internet ou diretamente nos guiches da Bus Station de Inverness.

Quem tiver interesse em se hospedar em Fort Augustus, essas foram as opções que eu mais gostei. Se tivesse ficado lá uma noite, teria escolhido uma dessas opções: Whitehouse B&B e The Lovat Hotel.

** Solicite um roteiro personalizado para Escócia aqui.

** Reserve seu hotel em Fort Augustus aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Fort Augustus, Highlands - , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Contando as Horas