05.03
2018

Ushuaia: Tour no Parque Nacional Tierra del Fuego

Outro passeio muito procurado por quem vai a Ushuaia é o tour no Parque Nacional Tierra del Fuego.

Esse parque está localizado a 11 km do centro da cidade e a melhor forma de conhecê-lo é com um guia de alguma agência local. Essa é a segunda vez que faço esse passeio com a empresa Tierra Turismo.

Para quem gosta de tours mais personalizados, esse tour em especifico é uma boa opção, afinal, ele tem capacidade para no máximo 6 pessoas e é possível conhecer bastante coisa no parque caminhando.

O Parque Nacional Tierra del Fuego é gigaaante, mas apenas uma pequena parte é autorizada a receber visitantes. Quem quiser conhecer apenas as principais atrações, esse tour é uma boa opção. 

→ Laguna Verde

A Laguna Verde é uma das primeiras atrações que vamos conhecer no parque. Ela é de fácil acesso, com uma caminhada bem curtinha a partir do estacionamento. Tem um mirante, que garante uma visão panorâmica da laguna e das montanhas. Se tiver sol, a paisagem fica ainda mais bonita!

→ Baia Lapataia e Turbais

Esse parte do tour é percorrida caminhando, são aproximadamente 2 horas de caminhada. A caminhada começa em um Bosque de Lengas. Aqui é possível ver duas (dos três) tipos de arvores encontradas nessa região da Patagônia, o guia explica algumas diferenças e curiosidades entre elas.

Dois tipos de árvores de lengas

A trilha segue até chegar ao mirante com vista para a Baia Lapataia, das montanhas e do Lago Lapataia. Aqui tem uma parada para fotos.

E o trajeto segue mata a dentro, até chegar na Baia Lapataia. É aqui onde está a famosa placa indicando o fim da Ruta Nacional 3, uma estrada que cruza toda a Argentina e que faz parte da rodovia Panamericana, que liga a Ilha da Terra do Fogo ao Alaska.

Continuando a trilha pelos Bosques de Lengas, logo chegamos a uma grande área de turbal, que tem uma composição esponjosa resultado da decomposição de planta que foram se depositando ao longo dos ultimos tempos em locais onde antigamente costumavam existir lagos.

Turbal

→ Lago Acigami

Localizado aos pés do Cerro Condor, o Lago Acigami (também conhecido por Lago Roca) é um lago de origem glacial. Esse lago é dividido entre Argentina e Chile, sendo que a menor parte dele pertence aos argentinos. Nas margens desse lago foi o local escolhido para a pausa para um lanchinho (bolachinhas tipicas da região acompanhado de chá e café).

→ Cascata Rio Pipo e Castoreiras

Essa foi a minha terceira vez no Parque Nacional Tierra del Fuego e foi a primeira vez que tive oportunidade de conhecer esse lugar. Para chegar até a Cascata Rio Pipo, existe uma pequena trilha (com duração de uns 10 a 15 minutos) em meio a montanhas enoooormes, áreas com castoreiras e bosque de lengas (aqui é possível ver em maior quantidade o terceiro tipo de árvore que estava faltando). As paisagens pelo caminho são muito bonitas.

Chegando perto da cascata, existe um mirante, mas o legal mesmo é seguir um pouquinho mais adiante para chegar as margens do rio e ver a cachoeira mais de perto. Agora no final de fevereiro, as primeiras cores do outono já estavam dando as caras, o que deixou a paisagem ainda mais bonita (imagine no final de março/inicio de abril, as cores do outono vão estar ainda mais presentes, deixando ainda mais boniiito)!!

→ Baia Zaratiegui, Isla Redonda e o Correio mais austral do mundo

A partir da Baia Zaratiegui é possível ver a Isla Redonda (Na primeira viagem eu fiz um passeio de barco até lá, mas infelizmente agora esse passeio não está mais sendo feito. Pelo que fiquei sabendo, apareceram umas algas na baia e por esse motivo, o passeio esta suspenso). Também é possível ver as ilhas que pertencem ao Chile, atras da Isla Redonda. E pra quem se interessar, é aqui onde fica o Correio mais austral do mundo (dá pra pegar um carimbo no passaporte e até mandar uma cartinha ou um cartão postal para algum conhecido).

→ Importante

Esse passeio foi feito com a empresa Tierra Turismo, em fevereiro de 2018. Tem duas saídas diárias, uma pela manhã (as 08:00) e outra a tarde (as 15:00). O passeio tem duração total de 5 a 6 horas. O valor do tour no Parque Nacional Tierra del Fuego é de 70,00 dólares ou 228,00 reais (valores referentes a fevereiro de 2018). Além disso, é necessário pagar a taxa de entrada no parque, para brasileiros apresentando o passaporte, o valor é de 350,00 pesos argentinos (aceitam dinheiro, somente pesos argentinos ou cartão de credito ou debito, somente visa e master).

Como sempre perguntam, você pode usar calça de academia, calça jeans ou calça impermeável, dependendo de como tiver o clima. Acho interessante levar boné ou uma faixa para proteger a cabeça e orelhas. Dá pra fazer as trilhas com tenis de trekking (o mais recomendado) ou de galochas (caso o tempo esteja chuvoso, é a melhor opção nesse caso).

** Esse tour foi uma cortesia da empresa Tierra Turismo, porém eu relato nesse post exatamente como foi minha experiência.

** O blog Contando as Horas também é uma Agência de Viagens. Se você se interessou por fazer esse mesmo passeio, mande um email para brunab@contandoashorasviagens.com pedindo um orçamento. Eu te envio as datas, horários e valores atualizados.

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagonia Argentina aqui.

** Reserve seu hotel em Ushuaia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Buenos Aires

Todos os posts sobre Bariloche

Todos os posts sobre El Calafate

Todos os posts sobre Ushuaia

Todos os posts sobre Villa la Angostura

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Argentina, Ushuaia - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
1 comentário em "Ushuaia: Tour no Parque Nacional Tierra del Fuego"
  1. Eros   11/02/19 • 21h37

    Também estou contando as horas para a Patagônia e foi uma grata surpresa encontrar o seu relato de passeio. A partir da semana que vem caio na estrada e torço para que o clima contribua para minha estadia de 20 dias por lá. Parabéns pelo blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas