05.03
2018

Ushuaia: Tour no Parque Nacional Tierra del Fuego

Outro passeio muito procurado por quem vai a Ushuaia é o tour no Parque Nacional Tierra del Fuego.

Esse parque está localizado a 11 km do centro da cidade e a melhor forma de conhecê-lo é com um guia de alguma agência local. Essa é a segunda vez que faço esse passeio com a empresa Tierra Turismo.

Para quem gosta de tours mais personalizados, esse tour em especifico é uma boa opção, afinal, ele tem capacidade para no máximo 6 pessoas e é possível conhecer bastante coisa no parque caminhando.

O Parque Nacional Tierra del Fuego é gigaaante, mas apenas uma pequena parte é autorizada a receber visitantes. Quem quiser conhecer apenas as principais atrações, esse tour é uma boa opção. 

→ Laguna Verde

A Laguna Verde é uma das primeiras atrações que vamos conhecer no parque. Ela é de fácil acesso, com uma caminhada bem curtinha a partir do estacionamento. Tem um mirante, que garante uma visão panorâmica da laguna e das montanhas. Se tiver sol, a paisagem fica ainda mais bonita!

→ Baia Lapataia e Turbais

Esse parte do tour é percorrida caminhando, são aproximadamente 2 horas de caminhada. A caminhada começa em um Bosque de Lengas. Aqui é possível ver duas (dos três) tipos de arvores encontradas nessa região da Patagônia, o guia explica algumas diferenças e curiosidades entre elas.

Dois tipos de árvores de lengas

A trilha segue até chegar ao mirante com vista para a Baia Lapataia, das montanhas e do Lago Lapataia. Aqui tem uma parada para fotos.

E o trajeto segue mata a dentro, até chegar na Baia Lapataia. É aqui onde está a famosa placa indicando o fim da Ruta Nacional 3, uma estrada que cruza toda a Argentina e que faz parte da rodovia Panamericana, que liga a Ilha da Terra do Fogo ao Alaska.

Continuando a trilha pelos Bosques de Lengas, logo chegamos a uma grande área de turbal, que tem uma composição esponjosa resultado da decomposição de planta que foram se depositando ao longo dos ultimos tempos em locais onde antigamente costumavam existir lagos.

Turbal

→ Lago Acigami

Localizado aos pés do Cerro Condor, o Lago Acigami (também conhecido por Lago Roca) é um lago de origem glacial. Esse lago é dividido entre Argentina e Chile, sendo que a menor parte dele pertence aos argentinos. Nas margens desse lago foi o local escolhido para a pausa para um lanchinho (bolachinhas tipicas da região acompanhado de chá e café).

→ Cascata Rio Pipo e Castoreiras

Essa foi a minha terceira vez no Parque Nacional Tierra del Fuego e foi a primeira vez que tive oportunidade de conhecer esse lugar. Para chegar até a Cascata Rio Pipo, existe uma pequena trilha (com duração de uns 10 a 15 minutos) em meio a montanhas enoooormes, áreas com castoreiras e bosque de lengas (aqui é possível ver em maior quantidade o terceiro tipo de árvore que estava faltando). As paisagens pelo caminho são muito bonitas.

Chegando perto da cascata, existe um mirante, mas o legal mesmo é seguir um pouquinho mais adiante para chegar as margens do rio e ver a cachoeira mais de perto. Agora no final de fevereiro, as primeiras cores do outono já estavam dando as caras, o que deixou a paisagem ainda mais bonita (imagine no final de março/inicio de abril, as cores do outono vão estar ainda mais presentes, deixando ainda mais boniiito)!!

→ Baia Zaratiegui, Isla Redonda e o Correio mais austral do mundo

A partir da Baia Zaratiegui é possível ver a Isla Redonda (Na primeira viagem eu fiz um passeio de barco até lá, mas infelizmente agora esse passeio não está mais sendo feito. Pelo que fiquei sabendo, apareceram umas algas na baia e por esse motivo, o passeio esta suspenso). Também é possível ver as ilhas que pertencem ao Chile, atras da Isla Redonda. E pra quem se interessar, é aqui onde fica o Correio mais austral do mundo (dá pra pegar um carimbo no passaporte e até mandar uma cartinha ou um cartão postal para algum conhecido).

→ Importante

Esse passeio foi feito com a empresa Tierra Turismo, em fevereiro de 2018. Tem duas saídas diárias, uma pela manhã (as 08:00) e outra a tarde (as 15:00). O passeio tem duração total de 5 a 6 horas. O valor do tour no Parque Nacional Tierra del Fuego é de 70,00 dólares ou 228,00 reais (valores referentes a fevereiro de 2018). Além disso, é necessário pagar a taxa de entrada no parque, para brasileiros apresentando o passaporte, o valor é de 350,00 pesos argentinos (aceitam dinheiro, somente pesos argentinos ou cartão de credito ou debito, somente visa e master).

Como sempre perguntam, você pode usar calça de academia, calça jeans ou calça impermeável, dependendo de como tiver o clima. Acho interessante levar boné ou uma faixa para proteger a cabeça e orelhas. Dá pra fazer as trilhas com tenis de trekking (o mais recomendado) ou de galochas (caso o tempo esteja chuvoso, é a melhor opção nesse caso).

** Esse tour foi uma cortesia da empresa Tierra Turismo, porém eu relato nesse post exatamente como foi minha experiência.

** O blog Contando as Horas também é uma Agência de Viagens. Se você se interessou por fazer esse mesmo passeio, mande um email para brunab@contandoashorasviagens.com pedindo um orçamento. Eu te envio as datas, horários e valores atualizados.

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagonia Argentina aqui.

** Reserve seu hotel em Ushuaia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Buenos Aires

Todos os posts sobre Bariloche

Todos os posts sobre El Calafate

Todos os posts sobre Ushuaia

Todos os posts sobre Villa la Angostura

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Argentina, Ushuaia - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
1 comentário em "Ushuaia: Tour no Parque Nacional Tierra del Fuego"
  1. Eros   11/02/19 • 21h37

    Também estou contando as horas para a Patagônia e foi uma grata surpresa encontrar o seu relato de passeio. A partir da semana que vem caio na estrada e torço para que o clima contribua para minha estadia de 20 dias por lá. Parabéns pelo blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Continuando a falar sobre a viagem da semana passada a algumas das Aldeias Históricas de Portugal..
.
No segundo dia passamos por Piódão, Belmonte e Sortelha.
.
Gostei de todos os lugares por onde passamos nesse dia, em especial esse ai da foto: Piódão, com menos de 200 habitantes e localizada na Serra do Açor, essa é aldeia mais diferente de todas, pq não tem castelo e também não é cercada por muralha.
.
Hoje completou 5 meses que cheguei em Portugal. ☺️
.
📍Piódão, Portugal 🇵🇹
.
#piodao #piódão #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Contando as Horas