07.03
2018

Ushuaia: Trilha até a Cascata Lasifashaj, Pesca de Centolla e Almoço Gourmet

Ushuaia é um destino com várias opções de passeios diferentes. E um dos mais novos tours na cidade é justamente esse aqui: Trilha até a Cascata Lasifashaj, Pesca de Centolla e Almoço Gourmet.

Eu fiz esse passeio com a empresa que o criou, a Tierra Turismo. Esse é um tour de dia todo, com inicio as 09:00 e termino as 17:00. Pra quem gosta de trilhas, paisagens bonitas e boa gastronomia, é uma excelente opção! 

→ Laguna Victoria

O tour começa com uma parada para tomar um café as margens da Laguna Victoria, local onde acontece reprodução de trutas, as margens da ruta J.

Em direção a Laguna Victoria

A laguna fica em um lugar muito bonito, cercado de montanhas, que dependendo da época, podem estar com seus picos nevados. A parada aqui é rápida, coisa de uns 10 a 15 minutos.

→ Trilha até a Cascata Lasifashaj

Seguindo o passeio, quando estamos chegando quase perto do Canal Beagle, entramos no vale do rio Lasifashaj.

Aqui é feito uma caminhada com duração de 2 horas (ida e volta). Primeiro caminhamos em um campo aberto e depois seguimos caminhando pelas margens do rio Lasifashaj, em meio a um Bosques de Lengas (arvores típicas dessa região).

Pra quem nunca tinha ouvido falar nesse rio, ele é um dos mais importantes da Ilha Grande de Tierra del Fuego. Ele nasce entre os Cerros Alvear e Cerro Cornú e os seus 70 km de comprimento é preenchido por água de desgelo, desembocando no Canal Beagle.

As cores do outono começando a aparecer! :D

Na parte mais próxima ao Canal Beagle é onde fica a Cascata Lasifashaj. Segundo o guia, a cascata não estava na sua melhor forma, afinal, esse ano o verão foi bem quente em Ushuaia, mas mesmo assim, eu achei ela linda!

A trilha é de nivel fácil, bem tranquila de ser percorrida, com várias paisagens bonitas pelo caminho. Não deixe de reparar, no caminho aparecem calafate, maçãzinhas da Patagonia e também frutillas (espécie de morango com aparência de framboesa), típicos dessa região. Ah, e claro, sem contar que, agora na ultima semana de fevereiro, o bosque já estava começando a ganhar as cores do outono. Coisa mais liiinda!

 

→ Mirante Natural

Quando terminou a trilha, passamos por um lugar com uma vista panoramica espetacular do Canal Beagle, Ilha Navarino e Puerto Almanza.

→ Puerto Almanza

Localizado nos arredores de Ushuaia, Puerto Almanza é uma comunidade onde vivem os pescadores locais. E como da pra imaginar, é aqui onde são pescados/capturados mexilhões, peixes (entre eles, salmões selvagens!!) e as famosas centollas, os caranguejos gigantes da Patagônia.

→ Pesca de Centolla

Em Puerto Almanza, considerado o porto mais austral da Argentina, é onde fomos capturar centollas no Canal de Beagle.

Se você nunca ouviu falar de centolla, é um crustáceo que vive nas águas frias do oceano Pacifico e do Canal Beagle, no sul da Argentina e do Chile.

Os postos onde as centollas são capturadas ficam perto da costa, portanto, o trajeto feito em um pequeno bote é rápido, coisa de uns 15 a 20 minutos de duração. Quem quiser, pode participar da captura das centollas e quem não tiver coragem (euu!!), pode ficar só olhando e fotografando. Nunca tinha feito nada parecido na vida (só pesquei piranhas no rio Negro, no Amazonas)!

Com as centollas (e as vezes, até centollon, outra espécie de caranguejo, só que menor), voltamos ao Puerto Almanza, onde o almoço será preparado e servido.

→ Almoço Gourmet 

Depois de pescar as centollas, voltamos para o refugio onde o almoço foi preparado. As mesmas centollas que foram capturadas são as que serão servidas no almoço.

É possível acompanhar a preparação da centolla ao estilo patagonico (a forma como ela é cozida). Com a centolla pronta, é hora de aprender como comer esses bichos. Eu não sou muito coordenada para fazer essas coisas, preferi ficar olhando. Mas pra quem tem mais habilidades na cozinha, é uma experiência interessante.

Além da centolla ao estilo pagatonico, foi servido de entradinha um patê de centolla. Toda a refeição foi acompanhada de cerveja local (mas existem outras opções de bebidas também). De sobremesa, mousse de chocolate.

E claro, não posso deixar de mencionar.. o almoço tem vista para o Canal Beagle. Sensacional!

→ Importante

Esse passeio foi feito com a empresa Tierra Turismo, em fevereiro de 2018. Esse passeio acontece as segundas, quartas e sextas, de outubro a abril, das 09:00 as 17:00. Valor de 190,00 dólares / pessoa com almoço incluído (centolla e bebidas).

Como sempre me perguntam, você pode usar qualquer tipo de roupa para esse passeio, como calça de academia, calça jeans ou calça impermeável, dependendo de como tiver o clima. Acho interessante levar boné ou uma faixa para proteger a cabeça e orelhas, pq costuma ter muito vento nessa região. A trilha pode ser percorrida tanto com  tenis de trekking (o mais recomendado) ou de galochas (caso o tempo esteja chuvoso, é a melhor opção nesse caso).

Pra quem gosta de tranquilidade e quer ter uma experiência de se sentir literalmente no “Fim do Mundo”, esse passeio é o ideal. Durante todo o passeio, não vi uma pessoa, ou seja, nenhum outro turista.

** Esse tour foi uma cortesia da empresa Tierra Turismo, porém eu relato nesse post exatamente como foi minha experiência.

** O blog Contando as Horas também é uma Agência de Viagens. Se você se interessou por fazer esse mesmo passeio, mande um email para brunab@contandoashorasviagens.com pedindo um orçamento. Eu te envio as datas, horários e valores atualizados.

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagonia Argentina aqui.

** Reserve seu hotel em Ushuaia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Buenos Aires

Todos os posts sobre Bariloche

Todos os posts sobre El Calafate

Todos os posts sobre Ushuaia

Todos os posts sobre Villa la Angostura

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Argentina, Ushuaia - , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
Contando as Horas