04.04
2018

Punta Arenas: Parque do Estreito de Magalhães (mais Monumento Hito Mitad de Chile e Ponto mais Austral do Continente Americano)

Todo mundo que vai a Punta Arenas inclui no roteiro uma visita ao Parque do Estreito de Magalhães (Parque del Estrecho de Magallanes) e claro, eu fiz o mesmo.

Esse parque está localizado em uma pequena península cercada por águas do Estreito de Magalhães (uma passagem natural navegável que pertence ao Chile, tornando possível a ligação dos oceanos Pacifico e Atlântico). 

Esse parque é relativamente pequeno e pode ser percorrido de carro, com uma empresa de turismo local (foi o que eu escolhi) ou para quem for mais ativo, até a pé.

A estrada é de chão batido e tem apenas um unico sentido, ida e volta acontece pelo mesmo caminho. Portanto, é bem tranquilo conhecer esse parque.

O parque tem 6 atrações:

1) Porteria Laguna Honda: Aqui é a entrada oficial do parque. É aqui onde os ingressos devem ser comprados e é aqui também onde um dos funcionários da uma explicação geral sobre o parque e como tudo funciona. Tem um mapa que mostra como está a distribuição de todas as atrações, fica mais facil entender tudo.

2) Los Torreones: é tipo um pórtico feito com duas torres de madeira. Não tem nada em especifico pra visitar aqui, é só mesmo uma parada pra fotos, caso alguém tenha interesse. Nosso guia não parou aqui para fotos, portanto, não tenho nenhuma imagem.

3) Centro de Interpretación: segue o mesmo estilo de construção da Porteria Laguna Honda. É um lugar com dois andares, bem moderninho, que funciona como uma espécie de museu. Aqui é possivel conhecer um pouco sobre as embarcações que desbravaram essa região no século 16. Existe também uma area mostrando como foram inventados alguns equipamentos usados nas navegações. E ainda, também é possivel conhecer um pouco da história dos nativos dessa região, de alguns navegadores importantes, a fauna e flora da região, entre outros assuntos. O museu é pequeno e bem interessante. Recomendo a visita! Ah! Também existe um mirante, com vista para.. adivinha? O Estreito de Magalhães! :D

4) Fuerte Bulnes: Considerado o primeiro assentamento dessa região do Chile, esse forte foi construido para defender essa area. Passou anos abandonado, até que para celebrar seu centenário, foi reconstruido. É um pequeno museu que conta a sua própria história e ocupação e além disso, da pra conhecer também uma capelinha, ver alguns canhões originais e um farol. É legal que ao longo da sua area existem alguns mirantes, com vistas super legais do Estreito de Magalhães.

5) Sendero Bosque del Viento: é uma pequena trilha que passa por um bosque localizado entre o Forte Bulnes e a extremidade da península onde está localizado esse parque. A trilha é pequena, acho que não leva nem 10 minutos e no final tem um mirante com vista para o Estreito de Magalhães e as montanhas nevadas que o cercam. Muito liiindo!!

6) Sendero de la Costa: essa é outra trilha existente dentro do parque. Ela é uma continuação da trilha anterior, indo do mirante até uma parte mais proxima do Forte Bulnes. Como o próprio nome já indica, ela acompanha as margens do Estreito de Magalhães. Eu percorri apenas uma pequena parte dessa trilha, e achei que també valeu muito a pena. A vista que se tem durante o trajeto é muito bonita!!

Monumento Hito Mitad de Chile:

Ah! Um pouquinho antes do acesso ao Parque do Estreito de Magalhães fica outra atração dessa região, o Monumento Hito Mitad de Chile, ou seja, esse monumento foi construído para indicar exatamente onde fica a metade do território chileno. Eu não tinha entendido muito bem pq esse lugar tinha virado uma atração, mas quando visitei entendi o que levou os chilenos construírem esse monumento.

Na verdade, eles não consideram território chileno apenas a parte continental, eles incluíram o território antártico chileno, ou seja, desde a divisa ao norte com o Peru e ao sul com a Antártida, tem exatamente a mesma quantidade de km, por isso, esse ponto é exatamente a metade do território do Chile.

Punto mais Austral do Continente Americano

No final da Península Brunswick fica o Cabo Froward, considerado o ponto mais austral do Continente Americano, e também, é o ultimo pedaço de terra que pode ser alcançado de carro. A partir desse ponto, ainda é possível ir caminhando até o Farol San Isidoro, que é exatamente o Ponto mais Austral do Continente Americano.

Importante:

Eu fiz esse tour com a empresa Turismo Paisaje Austral. O valor desse tour agora em março de 2018 foi de 15.000 clp ou 85,00 reais.

Essa empresa passa buscar no hotel e no final do passeio, também deixa no hotel. O tour tem duração em torno de 4 a 5 horas. A ordem da visita foi: Parque do Estreito de Magalhães, Punto mais Austral do Continente Americano e Monumento Hito Mitad de Chile (mas devido ao clima, essa ordem pode ser alterada).

O Parque do Estreito de Magalhães abre todos os dias, mas os horários são diferentes no verão e no inverno. A entrada do parque custa 14.000 clp ou 78,00 reais, valores referente a março de 2018. No Centro de Interpretación tem uma lojinha de souvenirs e um café.

Todas essas atrações descritas no post ficam ao sul de Punta Arenas, seguindo pela ruta 9.

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagônia Chilena aqui.

** Reserve seu hotel em Punta Arenas aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Chile

Todos os posts sobre Santiago

Todos os posts sobre Punta Arenas

Todos os posts sobre Puerto Natales

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Chile, Punta Arenas
Booking.com
Deixe o seu comentário...