05.04
2018

Punta Arenas: Passeio de barco para ver Pinguins nas Ilhas Magdalena e Marta

Quando comecei a organizar essa viagem a Patagônia Chilena e descobri que lá também era possivel ver pinguiiiins, fiquei eufórica!!! Quem me conhece, já sabe: Aaaamoooo pinguins!!! Tive a oportunidade de vê-los por duas vezes em Ushuaia e claro, não iria deixar (outra) oportunidade passar.

Quem estiver com viagem marcada para a Patagônia Chilena, e for incluir Punta Arenas no roteiro, não deixe de fazer o passeio “Pinguinos Islas Magdalena y Marta”. Se quiser saber mais detalhes de como ele é, nesse post vou explicar tudinho. 

Mas antes de qualquer coisa, é importante saber:

1) Esse passeio só acontece nos meses de verão, ou seja, de outubro a abril (essa ultima temporada teve inicio em 01 de outubro de 2017 e foi até 05 de abril de 2018).

2) A única empresa autorizada a fazer esse passeio é a Solo Expediciones, localizada na calle Jose Nogueira, 1255. Fica pertinho da Plaza de Armas, a principal praça da cidade.

3) Esse tour não inclui transporte a partir do hotel. Você mesmo precisa ir até o escritório da Solo Expediciones. O tour tem inicio lá. Eles pedem para chegar com 30 minutos de antecedência. O tour pode ter inicio as 06:30 ou 07:00 da manhã, depende do grupo que você ficar. Eu fiquei no segundo grupo, portanto, eu deveria estar lá as 06:30, pois meu tour tinha inicio as 07:00. Esses 30 minutos que eles pedem pra chegar com antecedência é para que você possa pagar o tour com tranquilidade, eles não cobram nada antecipadamente.

4) Ele custa caro, muito caro, mas vale cada centavo. Agora em março de 2018, o valor do passeio era de 63.000 clp ou mais ou menos uns 350,00 reais. Pode ser pago em dinheiro (pesos chilenos ou dólares) ou com cartão de credito.

As ilhas Magdalena e Marta são duas ilhas localizadas no Estreito de Magalhães, juntas, elas formam o que ficou conhecido como Monumento Natural Los Pinguinos. Essa espécie de “parque” foi criado para preservar o habitat natural de pinguins, cormoranes e leões marinhos.

O passeio começa pontualmente as 07:00 da manhã, em frente ao escritório da empresa Solo Expediciones. O trajeto até o pier onde está o barco leva aproximadamente uns 30 minutos de van. Desembarcando no pier, são entregues os coletes salva-vidas e o logo o acesso ao barco é liberado. O barco com capacidade para 70 pessoas, tem dois andares, um fechado com bancos e outro totalmente aberto.

O primeiro trecho de barco até chegar na primeira parada do passeio na Isla Magdalena, leva mais ou menos uns 45 minutos. Lá o desembarque acontece em um pier de madeira. O tempo de permanência na ilha é de 1 hora. Existe um trajetinho demarcado com cordas por onde devemos caminhar. Exatamente no meio do trajeto fica um farol, o Farol Isla Magdalena, que atualmente é onde fica uma espécie de museu que conta a história da ilha e dos pinguins, e lá também tem banheiros. E claro que, ao longo do trajeto diversos pinguins aparecem, um chegam mais pertinho, outros nem tanto, uns continuam a vida normalmente, outros param tudo o que estão fazendo para nos observar. Eles são muito engraçadinhos, principalmente quando estão caminhando.

O segundo trecho de barco até chegar na próxima parada do passeio, na Isla Marta, é mais rapidinho, leva em torno de uns 15 minutos. Aqui nessa ilha não há desembarque, mas o barco tenta se aproximar o máximo possível para que as pessoas possam ver cormoranes e leões marinhos. Quem tiver interesse, eles permitem que subam no andar aberto, e a guia do passeio vai dando todas as informações enquanto o barco se movimenta pra lá e pra cá para que todos possam ver os animais com tranquilidade.

O terceiro e ultimo trecho de barco nos leva de volta ao mesmo pier onde o passeio começou e também leva aproximadamente uns 45 minutos. Durante o trajeto de volta, a guia dá algumas informações sobre o passeio, é servido um lanchinho (chá, água e café com bolachinhas) e alguns funcionarios do barco resolvem colocar uma musica e brincar com os passageiros (achei essa parte meio desnecessária, afinal, ninguém que estava no passeio era mais criança, maaaas… ok!).

Outras informações

– As ilhas Magdalena e Marta ficam a 40 km de distancia de Punta Arenas.

– Diz que a Isla Magdalena recebe cerca de 150 mil pinguins cada temporada e na Isla Marta vivem cerca de 1.000 leões marinhos.

Ah! Esse passeio só acontece se as condições climáticas e marítimas forem favoráveis, obviamente. No momento da reserva a empresa já pede se você tem interesse no passeio alternativo chamado Vida Silvestre Patagônica que tem o mesmo preço e tempo de duração. Eu não aceitei fazer.

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagônia Chilena aqui.

** Reserve seu hotel em Punta Arenas aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Chile

Todos os posts sobre Santiago

Todos os posts sobre Punta Arenas

Todos os posts sobre Puerto Natales

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Chile, Punta Arenas
Booking.com
Deixe o seu comentário...