05.04
2018

Punta Arenas: Passeio de barco para ver Pinguins nas Ilhas Magdalena e Marta

Quando comecei a organizar essa viagem a Patagônia Chilena e descobri que lá também era possivel ver pinguiiiins, fiquei eufórica!!! Quem me conhece, já sabe: Aaaamoooo pinguins!!! Tive a oportunidade de vê-los por duas vezes em Ushuaia e claro, não iria deixar (outra) oportunidade passar.

Quem estiver com viagem marcada para a Patagônia Chilena, e for incluir Punta Arenas no roteiro, não deixe de fazer o passeio “Pinguinos Islas Magdalena y Marta”. Se quiser saber mais detalhes de como ele é, nesse post vou explicar tudinho. 

Mas antes de qualquer coisa, é importante saber:

1) Esse passeio só acontece nos meses de verão, ou seja, de outubro a abril (essa ultima temporada teve inicio em 01 de outubro de 2017 e foi até 05 de abril de 2018).

2) A única empresa autorizada a fazer esse passeio é a Solo Expediciones, localizada na calle Jose Nogueira, 1255. Fica pertinho da Plaza de Armas, a principal praça da cidade.

3) Esse tour não inclui transporte a partir do hotel. Você mesmo precisa ir até o escritório da Solo Expediciones. O tour tem inicio lá. Eles pedem para chegar com 30 minutos de antecedência. O tour pode ter inicio as 06:30 ou 07:00 da manhã, depende do grupo que você ficar. Eu fiquei no segundo grupo, portanto, eu deveria estar lá as 06:30, pois meu tour tinha inicio as 07:00. Esses 30 minutos que eles pedem pra chegar com antecedência é para que você possa pagar o tour com tranquilidade, eles não cobram nada antecipadamente.

4) Ele custa caro, muito caro, mas vale cada centavo. Agora em março de 2018, o valor do passeio era de 63.000 clp ou mais ou menos uns 350,00 reais. Pode ser pago em dinheiro (pesos chilenos ou dólares) ou com cartão de credito.

As ilhas Magdalena e Marta são duas ilhas localizadas no Estreito de Magalhães, juntas, elas formam o que ficou conhecido como Monumento Natural Los Pinguinos. Essa espécie de “parque” foi criado para preservar o habitat natural de pinguins, cormoranes e leões marinhos.

O passeio começa pontualmente as 07:00 da manhã, em frente ao escritório da empresa Solo Expediciones. O trajeto até o pier onde está o barco leva aproximadamente uns 30 minutos de van. Desembarcando no pier, são entregues os coletes salva-vidas e o logo o acesso ao barco é liberado. O barco com capacidade para 70 pessoas, tem dois andares, um fechado com bancos e outro totalmente aberto.

O primeiro trecho de barco até chegar na primeira parada do passeio na Isla Magdalena, leva mais ou menos uns 45 minutos. Lá o desembarque acontece em um pier de madeira. O tempo de permanência na ilha é de 1 hora. Existe um trajetinho demarcado com cordas por onde devemos caminhar. Exatamente no meio do trajeto fica um farol, o Farol Isla Magdalena, que atualmente é onde fica uma espécie de museu que conta a história da ilha e dos pinguins, e lá também tem banheiros. E claro que, ao longo do trajeto diversos pinguins aparecem, um chegam mais pertinho, outros nem tanto, uns continuam a vida normalmente, outros param tudo o que estão fazendo para nos observar. Eles são muito engraçadinhos, principalmente quando estão caminhando.

O segundo trecho de barco até chegar na próxima parada do passeio, na Isla Marta, é mais rapidinho, leva em torno de uns 15 minutos. Aqui nessa ilha não há desembarque, mas o barco tenta se aproximar o máximo possível para que as pessoas possam ver cormoranes e leões marinhos. Quem tiver interesse, eles permitem que subam no andar aberto, e a guia do passeio vai dando todas as informações enquanto o barco se movimenta pra lá e pra cá para que todos possam ver os animais com tranquilidade.

O terceiro e ultimo trecho de barco nos leva de volta ao mesmo pier onde o passeio começou e também leva aproximadamente uns 45 minutos. Durante o trajeto de volta, a guia dá algumas informações sobre o passeio, é servido um lanchinho (chá, água e café com bolachinhas) e alguns funcionarios do barco resolvem colocar uma musica e brincar com os passageiros (achei essa parte meio desnecessária, afinal, ninguém que estava no passeio era mais criança, maaaas… ok!).

Outras informações

– As ilhas Magdalena e Marta ficam a 40 km de distancia de Punta Arenas.

– Diz que a Isla Magdalena recebe cerca de 150 mil pinguins cada temporada e na Isla Marta vivem cerca de 1.000 leões marinhos.

Ah! Esse passeio só acontece se as condições climáticas e marítimas forem favoráveis, obviamente. No momento da reserva a empresa já pede se você tem interesse no passeio alternativo chamado Vida Silvestre Patagônica que tem o mesmo preço e tempo de duração. Eu não aceitei fazer.

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagônia Chilena aqui.

** Reserve seu hotel em Punta Arenas aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Chile

Todos os posts sobre Santiago

Todos os posts sobre Punta Arenas

Todos os posts sobre Puerto Natales

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Chile, Punta Arenas - , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Punta Arenas: Passeio de barco para ver Pinguins nas Ilhas Magdalena e Marta"
  1. Andrea Pereira   16/01/19 • 17h01

    Olá, adorei seus relatos. Estou indo em março para Patagônia Argentina e Chilena. Você acha que vale a pena fazer o passeio de Pinguins nas Ilhas Magdalena e Marta e também a caminhada de pinguins em Ushuaia? Tem diferença? Qual recomenda

    • Contando as Horas   29/01/19 • 14h19

      Oi, Andrea

      Olha, eu sou supeita para falar qualquer coisa, pq amo pinguins e sempre fiz esses passeios (pra ter uma ideia, em Ushuaia ja fiz 2x). Mas assim, o passeio em si são parecidos, mas não são totalmente iguais, exceto pela parte de desembarque nas ilhas onde estão os pinguins.

      Depende muito de como está a disponibilidade do teu roteiro. Ah, sem contar que esses passeios são bem caros. Mas se é algo que vc faz muita questão, se der pra fazer os dois, sempre recomendo.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Continuando a falar sobre a viagem da semana passada a algumas das Aldeias Históricas de Portugal..
.
No segundo dia passamos por Piódão, Belmonte e Sortelha.
.
Gostei de todos os lugares por onde passamos nesse dia, em especial esse ai da foto: Piódão, com menos de 200 habitantes e localizada na Serra do Açor, essa é aldeia mais diferente de todas, pq não tem castelo e também não é cercada por muralha.
.
📍Piódão, Portugal 🇵🇹
.
#piodao #piódão #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Para quem nasceu mais próximo da Argentina do que do mar (😆😆), estou adorando viver aqui em Lisboa, onde as opções de boas praias nos arredores são muitas.
.
E quem diria que em Portugal existia uma praia nivel Caribe?!?! 💚💙
.
O acesso a essa praia pode ser feito por trilha (com mirantes) ou de barco (valor de 5,00 euros, com saída a partir de Sesimbra).
.
Nós fomos pela trilha (o sol da manhã é favorável para as fotos) e voltamos final da tarde de barco (trajeto dura uns 10 minutinhos).
.
Obs.: Levar tenis, a partir daqui não dá pra continuar de chinelo.
.
📍Sesimbra, Portugal 🇵🇹
.
#praiadaribeiradocavalo #sesimbra #portugal #trilha #trilhas #trilhos #praiasportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #sol #amoviajar #viajar #nature #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal
#tbt Uma pausa nas fotos de Portugal para recordar um dos destinos que eu mais gostei de conhecer: Patagônia (já perdi as contas de quantas vezes estive lá!).
.
Localizada no Canal de Beagle, essa é a Isla Martillo, considerando o melhor lugar para ver pinguins em Ushuaia. 🐧🧡
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#pinguins #pinguinera #islamartillo #ushuaia #elijoushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #sudamerica #brasileirosemushuaia #piratour #aerolineasargentinas #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaargentina #viagens #sourbbv #tierraturismo
Hoje completa 4 meses que estou aqui em Portugal! 🇵🇹 O tempo está passando muito rápido. 😬😲☺️
.
Esse mês tive minha autorização de residência aprovada, mas tbm tive duas péssimas experiências (uma hr dessas, quem sabe, eu conto mais detalhes no stories). Vida na Europa definitivamente não é só glamour! 🙄😑
.
Esse é o castelo localizado no vilarejo de Monsaraz, um dos meus preferidos durante os dias que fui passear com a familia no Alentejo.
.
📍Monsaraz, Portugal 🇵🇹
.
#castelodemonsaraz #monsaraz #alentejo #visitalentejo #alentejoportugal #castelosportugueses  #amar_alentejo #portugaltravel #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #cahemportugal #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #portugalovers #moraremportugal  #portugal2019
Autorização de residência aprovada!! 🎉🎈🎊🎈🎉
.
Em dezembro do ano passado eu solicitei um pré-visto de trabalho no Consulado de Portugal, em São Paulo. Esse pré-visto tinha validade de 4 meses, com direito a 2 entradas apenas. Por esse motivo as viagens à Escócia e à Rússia precisaram ser adiadas, além de ouuuutra viagem a Escócia e as Ilhas Faroe, que teriam acontecido na última semana.
.
Quando cheguei em Lisboa em abril 2019, algumas semanas depois, a validade do meu visto expirou. O que me deixava em situação legal no país era o agendamento que eu havia feito no SEF no dia que cheguei em Portugal.
.
Agora, depois de ter feito a entrevista no SEF, minha Autorização de residencia foi concedida na hora. Isso significa que, posso ficar mais 1 ano em Portugal, mas dessa vez, meu visto é de multiplas entradas.
.
Meu passaporte está ansioso para passear poraí e eu estou louca pra colocar meus pés em um aeroporto. 😂😂😂
.
Europaaa (e Mundo), finalmente, vamos poder continuar nos conhecendo!! 😁😁😁
.
📍Alentejo, Portugal 🇵🇹
.
#arportugal #vistod2 #vistod2portugal #monsaraz #alentejo #amar_alentejo #portugal #turismodeportugal  #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal  #viveremportugal
Contando as Horas