08.04
2018

Rio Grande do Norte: Informações práticas

A primeira vez que estive no Nordeste foi em 2016, naquela oportunidade, conheci um pouco da Paraíba e de Pernambuco. Ano passado era pra eu ter ido novamente (Paraíba e Alagoas), mas fiquei doente e cancelei a viagem. Mas finalmente esse ano eu consegui voltar e o estado escolhido para essa ultima viagem foi o Rio Grande do Norte.

Eu passei exatamente 1 semana em terra potiguar, onde dividi minha estadia entre Pipa e Natal (mais adiante eu conto todos os detalhes). 

→ Localização

O Rio Grande do Norte é conhecido como a “esquina do Brasil” e devido a sua localização, faz fronteira somente com o Ceará (ao norte) e a Paraíba (ao sul). Sua capital é Natal, localizada no litoral, garantindo facilidade de deslocamento, seja para o litoral norte (não tããão conhecido) como para o litoral sul (onde fica Pipa).

→ Melhor época (estações do ano)

O Nordeste tem duas estações: a seca e a chuvosa. Os meses de seca geralmente vão de outubro a março, enquanto a estação chuvosa vai de abril a setembro. A maioria das pessoas me falaram que os meses que mais chovem no RN são abril, maio e junho (costuma chover mais que o normal e a água do mar fica turva). Já os meses mais recomendados foram março, outubro e novembro.

Outro detalhe importantíssimo para quem vai ao Nordeste é ficar atento a tábua das marés e as fases da lua, afinal, ambos interferem nas condições do mar e de alguns passeios. Portanto, dependendo do passeio que quiser fazer, procure pesquisar se é importante levar em consideração ou não a tábua das marés e procure viajar nas semanas em que ela esteja favorável.

Morro do Careca, em Natal

Eu estive no RN agora no final de março, o clima estava ótimo (peguei muito sol e calor), a semana que estive lá não era a mais favorável na tábua das marés, mas eu não me preocupei muito com isso, pq realmente, não pretendia fazer nenhum passeio que dependesse dela pra acontecer. Meu foco foi mais fazer passeios de buggy nas dunas, ver falésias e aproveitar as praias (além de ir aos eventos de turismo, principal motivo que me fez viajar para lá).

Importante: o dia começa cedíssimo no RN (e no Nordeste em geral). Por volta das 05:30 da manhã já tem sol e o por do sol também acontece super cedo, lá pelas 17:30.

→ Diferença de fuso horário

A maior parte do ano tem o mesmo fuso horário que aqui no sul do Brasil, exceto quanto entra em vigor o horário de verão. Portanto, quando os estados aqui do sul estão com o horário de verão em vigor, a diferença de horário é de 1 hora, ou seja, no RN (e Nordeste em geral) é 1 hora a menos que aqui no sul do Brasil.

Maior Cajueiro do mundo em Pirangi

→ Como ir até o Rio Grande do Norte

Obviamente que quem não mora no Nordeste certamente chegará ao RN de avião. E foi isso que aconteceu comigo, cheguei lá de avião. O RN (comparado com Pernambuco, Bahia e Ceará) não recebe taaaantos voos diretos aqui do sul do Brasil, portanto, a maioria dos voos vão exigir uma conexão pelo caminho, que geralmente acontece em São Paulo. E por esse motivo, o preço das passagens não são nada baratos.

No meu caso, eu comprei minhas passagens com milhas e meu roteiro ficou assim:

– Trecho de ida Sao Paulo Guarulhos – Natal, voo direto com a Gol, 18 mil milhas.

– Trecho de volta Natal – São Paulo Guarulhos, voo direto com a Gol, 12 mil milhas e de São Paulo Guarulhos – Chapecó – SC com a Avianca, 398,00 reais (tarifa que dava direito a uma bagagem despachada).

Em resumo, eu gastei 30 mil milhas (+  taxa de embarque) + 398,000 reais.

→ Chegando em Natal – Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves

O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves (IATA: NAT), considerado o principal aeroporto do RN, está localizado na cidade vizinha de São Gonçalo do Amarante. Ele é um aeroporto privatizado e foi inaugurado em junho de 2014, um pouco antes da Copa do Mundo que aconteceu aqui no Brasil. Ele fica a 23 km do centro de Natal e a 40 km de Ponta Negra (principal região hoteleira da cidade).

O aeroporto é beeem moderninho, tem apenas um único terminal. Esse terminal tem dois andares, onde no térreo é onde acontece o desembarque e no andar superior é onde acontece o check-in e o embarque, além de ter algumas lojinhas e lanchonetes.

→ Como ir do Aeroporto até Praia da Pipa

Existem diversas formas de ir do aeroporto diretamente para a Praia da Pipa, no litoral sul, como por exemplo: de ônibus (com a empresa Expresso Oceano), alugando um carro ou pegando um transfer. Eu optei por pegar um transfer. Meu voo chegava em Natal as 13:10 e o transfer saiu para Pipa as 15:30 (nesse meio tempo aproveitei pra comer alguma coisa ali no aeroporto). A empresa a Vip Pipa Transfer, tem seu escritorio localizado logo no desembarque do aeroporto. Quem quiser, pode reservar diretamente com eles ali na hora ou ainda, pode fazer como eu fiz, reservar por whatsapp alguns dias antes. Ah! Eles também fazem o trecho da volta, de Pipa para o bairro de Ponta Negra ou para o aeroporto. Eu peguei o transfer de volta, entre Pipa e Ponta Negra com eles também, eles me deixaram direto no meu hotel em Natal.

O transfer é feito em uma van com 20 lugares e custa 60,00 reais / pessoa / trecho (referente a março de 2018). Esse valor pode ser pago lá na hora, em dinheiro ou cartão de credito. Eles avisam no ato da reserva o horário que a van sai do aeroporto ou do hotel em Pipa.

→ Como ir do Aeroporto até o centro de Natal

Existem diversas formas de ir do aeroporto ao centro de Natal e vice-versa, como por exemplo: táxi, uber, ônibus, alugando um carro e transfer. Como eu vi que o aeroporto ficava longe de Natal e meu voo saia as 04:00 da madrugada, eu achei mais seguro reservar outro transfer. Dessa vez, a empresa escolhida foi a Mar Azul Receptivo.

O transfer pode ser feito em uma van ou em um carro (dependendo do numero de pessoas). No dia que eu fui, estava eu e mais outros 3 passageiros, portanto, fomos de carro. Eles avisam um dia antes por whatsapp ou ligam para informar qual será o horário que vão buscar no hotel. O valor é de 50,00 reais (referente a março de 2018) e precisa ser pago no ato da reserva.

→ Se deslocando por Natal

Quem estiver sem carro em Natal, poderá se deslocar pela cidade de táxi, de ônibus ou a pé.

Eu fiquei em Natal 5 dias, nos dois dias que fiz passeios, as empresas me buscaram no hotel. Para ir nos Eventos de Turismo eu sempre optei por ir de táxi. E quando quis sair pra jantar, fui de a pé ou de táxi. Não andei nenhuma vez de ônibus, portanto, não sei dizer como é.

→ Hospedagem em Natal

Natal é uma cidade relativamente grande e pelas minhas pesquisas, cheguei a conclusão que é possivel dividir a cidade em 3 areas de hospedagem: Centro (menos indicada, fica longe de tudo), Via Costeira (onde ficam os hotéis estilo resort) e Ponta Negra (com facil acesso a praia e restaurantes).

Eu optei por me hospedar no bairro de Ponta Negra e gostei bastante de ter escolhido essa opção. O fato de eu estar hospedada ali, facilitou muitos os passeios (todas as empresas passam buscar), os deslocamentos até o Centro de Convenções de Natal e também, a minha ida aos restaurantes para jantar.

Durante os 5 dias que fiquei em Natal, eu me hospedei em apenas um hotel, o Hotel Best Western Premier Majestic Ponta Negra (para ver esse post, clique aqui – em breve).

Outras opções de hospedagem que considerei, foram: Hotel Golden Tulip Natal Ponta Negra, Coral Plaza Apart Hotel, Vila Bonita Pousada Boutique, Manary Praia Hotel e Serhs Natal Grand Hotel.

→ Quantos dias ficar em Natal e em Pipa

Essas perguntas são sempre as mais difíceis de responder. Eu fiquei 2 dias em Pipa e 5 dias em Natal. Meu propósito nessa viagem era aproveitar as praias em Pipa e fazer o passeio de buggy, já em Natal, foram 5 dias entre passeios e eventos.

Pra quem vai de férias, sugiro 3 dias em Pipa e 3 dias em Natal e se caso quiser conhecer algo no litoral norte, talvez mais uns 3 dias (eu não conheço nada no litoral norte, mas pelo pouco que pesquisei, essa seria a quantidade de dias que ficaria lá).

Passeio de buggy nas Dunas perto de Natal

→ Os Potiguares

Como já disse no inicio desse post, essa foi minha segunda vez no Nordeste. Aqui também tive oportunidade de conviver diretamente com vários potiguares. Gostei bastante da convivência. Realmente não tenho do que reclamar, todo mundo sempre me tratou super bem, mesmo quando achavam que eu era estrangeira (ahahha) ou quando sabiam que eu era brasileira. Adorei!

Por do sol na Lagoa Guaraíras, perto da Praia da Pipa

→ Segurança

Esse é um assunto que sempre deixa todo mundo apreensivo em qualquer parte do Brasil. E claro, eu também estava beeeem apreensiva. O que posso dizer é o seguinte (essa foi a impressão que tive): em Pipa achei tudo muito tranquilo, andei pelo centrinho da cidade a noite, fui na praia, fiz passeios, não tive problema algum. Em Natal também foi a mesma coisa, foi tudo muito tranquilo. Em Natal, varias pessoas me aconselharam a tomar muito cuidado, e claro, eu segui esse conselho. Sempre quando queria ir a algum lugar a pé, pedia a opinião dos funcionários do hotel e se queria fazer algo, também pedia a opinião deles. Fiquei o tempo todo bem alerta, felizmente não tive nenhum problema, deu tudo certo nessa viagem!

** Solicite seu roteiro personalizado para o Rio Grande do Norte aqui.

** Reserve seu hotel no Rio Grande do Norte aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Rio Grande do Norte

Todos os posts sobre Natal

Todos os posts sobre Pipa

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Natal, Pipa, Rio Grande do Norte - , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas