08.04
2018

Rio Grande do Norte: Informações práticas

A primeira vez que estive no Nordeste foi em 2016, naquela oportunidade, conheci um pouco da Paraíba e de Pernambuco. Ano passado era pra eu ter ido novamente (Paraíba e Alagoas), mas fiquei doente e cancelei a viagem. Mas finalmente esse ano eu consegui voltar e o estado escolhido para essa ultima viagem foi o Rio Grande do Norte.

Eu passei exatamente 1 semana em terra potiguar, onde dividi minha estadia entre Pipa e Natal (mais adiante eu conto todos os detalhes).

→ Localização

O Rio Grande do Norte é conhecido como a “esquina do Brasil” e devido a sua localização, faz fronteira somente com o Ceará (ao norte) e a Paraíba (ao sul). Sua capital é Natal, localizada no litoral, garantindo facilidade de deslocamento, seja para o litoral norte (não tããão conhecido) como para o litoral sul (onde fica Pipa).

→ Melhor época (estações do ano)

O Nordeste tem duas estações: a seca e a chuvosa. Os meses de seca geralmente vão de outubro a março, enquanto a estação chuvosa vai de abril a setembro. A maioria das pessoas me falaram que os meses que mais chovem no RN são abril, maio e junho (costuma chover mais que o normal e a água do mar fica turva). Já os meses mais recomendados foram março, outubro e novembro.

Outro detalhe importantíssimo para quem vai ao Nordeste é ficar atento a tábua das marés e as fases da lua, afinal, ambos interferem nas condições do mar e de alguns passeios. Portanto, dependendo do passeio que quiser fazer, procure pesquisar se é importante levar em consideração ou não a tábua das marés e procure viajar nas semanas em que ela esteja favorável.

Morro do Careca, em Natal

Eu estive no RN agora no final de março, o clima estava ótimo (peguei muito sol e calor), a semana que estive lá não era a mais favorável na tábua das marés, mas eu não me preocupei muito com isso, pq realmente, não pretendia fazer nenhum passeio que dependesse dela pra acontecer. Meu foco foi mais fazer passeios de buggy nas dunas, ver falésias e aproveitar as praias (além de ir aos eventos de turismo, principal motivo que me fez viajar para lá).

Importante: o dia começa cedíssimo no RN (e no Nordeste em geral). Por volta das 05:30 da manhã já tem sol e o por do sol também acontece super cedo, lá pelas 17:30.

→ Diferença de fuso horário

A maior parte do ano tem o mesmo fuso horário que aqui no sul do Brasil, exceto quanto entra em vigor o horário de verão. Portanto, quando os estados aqui do sul estão com o horário de verão em vigor, a diferença de horário é de 1 hora, ou seja, no RN (e Nordeste em geral) é 1 hora a menos que aqui no sul do Brasil.

Maior Cajueiro do mundo em Pirangi

→ Como ir até o Rio Grande do Norte

Obviamente que quem não mora no Nordeste certamente chegará ao RN de avião. E foi isso que aconteceu comigo, cheguei lá de avião. O RN (comparado com Pernambuco, Bahia e Ceará) não recebe taaaantos voos diretos aqui do sul do Brasil, portanto, a maioria dos voos vão exigir uma conexão pelo caminho, que geralmente acontece em São Paulo. E por esse motivo, o preço das passagens não são nada baratos.

No meu caso, eu comprei minhas passagens com milhas e meu roteiro ficou assim:

– Trecho de ida Sao Paulo Guarulhos – Natal, voo direto com a Gol, 18 mil milhas.

– Trecho de volta Natal – São Paulo Guarulhos, voo direto com a Gol, 12 mil milhas e de São Paulo Guarulhos – Chapecó – SC com a Avianca, 398,00 reais (tarifa que dava direito a uma bagagem despachada).

Em resumo, eu gastei 30 mil milhas (+  taxa de embarque) + 398,000 reais.

→ Chegando em Natal – Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves

O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves (IATA: NAT), considerado o principal aeroporto do RN, está localizado na cidade vizinha de São Gonçalo do Amarante. Ele é um aeroporto privatizado e foi inaugurado em junho de 2014, um pouco antes da Copa do Mundo que aconteceu aqui no Brasil. Ele fica a 23 km do centro de Natal e a 40 km de Ponta Negra (principal região hoteleira da cidade).

O aeroporto é beeem moderninho, tem apenas um único terminal. Esse terminal tem dois andares, onde no térreo é onde acontece o desembarque e no andar superior é onde acontece o check-in e o embarque, além de ter algumas lojinhas e lanchonetes.

→ Como ir do Aeroporto até Praia da Pipa

Existem diversas formas de ir do aeroporto diretamente para a Praia da Pipa, no litoral sul, como por exemplo: de ônibus (com a empresa Expresso Oceano), alugando um carro ou pegando um transfer. Eu optei por pegar um transfer. Meu voo chegava em Natal as 13:10 e o transfer saiu para Pipa as 15:30 (nesse meio tempo aproveitei pra comer alguma coisa ali no aeroporto). A empresa a Vip Pipa Transfer, tem seu escritorio localizado logo no desembarque do aeroporto. Quem quiser, pode reservar diretamente com eles ali na hora ou ainda, pode fazer como eu fiz, reservar por whatsapp alguns dias antes. Ah! Eles também fazem o trecho da volta, de Pipa para o bairro de Ponta Negra ou para o aeroporto. Eu peguei o transfer de volta, entre Pipa e Ponta Negra com eles também, eles me deixaram direto no meu hotel em Natal.

O transfer é feito em uma van com 20 lugares e custa 60,00 reais / pessoa / trecho (referente a março de 2018). Esse valor pode ser pago lá na hora, em dinheiro ou cartão de credito. Eles avisam no ato da reserva o horário que a van sai do aeroporto ou do hotel em Pipa.

→ Como ir do Aeroporto até o centro de Natal

Existem diversas formas de ir do aeroporto ao centro de Natal e vice-versa, como por exemplo: táxi, uber, ônibus, alugando um carro e transfer. Como eu vi que o aeroporto ficava longe de Natal e meu voo saia as 04:00 da madrugada, eu achei mais seguro reservar outro transfer. Dessa vez, a empresa escolhida foi a Mar Azul Receptivo.

O transfer pode ser feito em uma van ou em um carro (dependendo do numero de pessoas). No dia que eu fui, estava eu e mais outros 3 passageiros, portanto, fomos de carro. Eles avisam um dia antes por whatsapp ou ligam para informar qual será o horário que vão buscar no hotel. O valor é de 50,00 reais (referente a março de 2018) e precisa ser pago no ato da reserva.

→ Se deslocando por Natal

Quem estiver sem carro em Natal, poderá se deslocar pela cidade de táxi, de ônibus ou a pé.

Eu fiquei em Natal 5 dias, nos dois dias que fiz passeios, as empresas me buscaram no hotel. Para ir nos Eventos de Turismo eu sempre optei por ir de táxi. E quando quis sair pra jantar, fui de a pé ou de táxi. Não andei nenhuma vez de ônibus, portanto, não sei dizer como é.

→ Hospedagem em Natal

Natal é uma cidade relativamente grande e pelas minhas pesquisas, cheguei a conclusão que é possivel dividir a cidade em 3 areas de hospedagem: Centro (menos indicada, fica longe de tudo), Via Costeira (onde ficam os hotéis estilo resort) e Ponta Negra (com facil acesso a praia e restaurantes).

Eu optei por me hospedar no bairro de Ponta Negra e gostei bastante de ter escolhido essa opção. O fato de eu estar hospedada ali, facilitou muitos os passeios (todas as empresas passam buscar), os deslocamentos até o Centro de Convenções de Natal e também, a minha ida aos restaurantes para jantar.

Durante os 5 dias que fiquei em Natal, eu me hospedei em apenas um hotel, o Hotel Best Western Premier Majestic Ponta Negra (para ver esse post, clique aqui – em breve).

Outras opções de hospedagem que considerei, foram: Hotel Golden Tulip Natal Ponta Negra, Coral Plaza Apart Hotel, Vila Bonita Pousada Boutique, Manary Praia Hotel e Serhs Natal Grand Hotel.

→ Quantos dias ficar em Natal e em Pipa

Essas perguntas são sempre as mais difíceis de responder. Eu fiquei 2 dias em Pipa e 5 dias em Natal. Meu propósito nessa viagem era aproveitar as praias em Pipa e fazer o passeio de buggy, já em Natal, foram 5 dias entre passeios e eventos.

Pra quem vai de férias, sugiro 3 dias em Pipa e 3 dias em Natal e se caso quiser conhecer algo no litoral norte, talvez mais uns 3 dias (eu não conheço nada no litoral norte, mas pelo pouco que pesquisei, essa seria a quantidade de dias que ficaria lá).

Passeio de buggy nas Dunas perto de Natal

→ Os Potiguares

Como já disse no inicio desse post, essa foi minha segunda vez no Nordeste. Aqui também tive oportunidade de conviver diretamente com vários potiguares. Gostei bastante da convivência. Realmente não tenho do que reclamar, todo mundo sempre me tratou super bem, mesmo quando achavam que eu era estrangeira (ahahha) ou quando sabiam que eu era brasileira. Adorei!

Por do sol na Lagoa Guaraíras, perto da Praia da Pipa

→ Segurança

Esse é um assunto que sempre deixa todo mundo apreensivo em qualquer parte do Brasil. E claro, eu também estava beeeem apreensiva. O que posso dizer é o seguinte (essa foi a impressão que tive): em Pipa achei tudo muito tranquilo, andei pelo centrinho da cidade a noite, fui na praia, fiz passeios, não tive problema algum. Em Natal também foi a mesma coisa, foi tudo muito tranquilo. Em Natal, varias pessoas me aconselharam a tomar muito cuidado, e claro, eu segui esse conselho. Sempre quando queria ir a algum lugar a pé, pedia a opinião dos funcionários do hotel e se queria fazer algo, também pedia a opinião deles. Fiquei o tempo todo bem alerta, felizmente não tive nenhum problema, deu tudo certo nessa viagem!

** Solicite seu roteiro personalizado para o Rio Grande do Norte aqui.

** Reserve seu hotel no Rio Grande do Norte aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Rio Grande do Norte

Todos os posts sobre Natal

Todos os posts sobre Pipa

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Postado em Brasil, Natal, Pipa, Rio Grande do Norte - , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
Melhor experiência de vida!
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
🌏Budapeste, Hungria
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
🌏Moscou, Rússia
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
🌏Moscou, Rússia
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
🌏Moscou, Rússia
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa