12.04
2018

Rio Grande do Norte: Passeio de buggy em Pipa (de Tibau do Sul até Baia Formosa)

Além de aproveitar Pipa e as praias do litoral sul do Rio Grande do Norte, uma das coisas que eu mais queria fazer nessa região era um passeio de buggy.

Dunas e Falésias no litoral sul do RN

Quem estiver no litoral sul pode fazer dois passeios de buggy pela região da Praia da Pipa: um que vai de Tibau do Sul até Baia Formosa (esse que eu fiz) ou outro que vai de Pipa até Natal (também conhecida por Rota do Sol, tema para outro post, eu também fiz esse passeio, mas não foi de buggy e foi a partir de Natal). 

Trajeto entre Tibau do Sul e Baia Formosa – Mapa Google Maps, clique na imagem para ampliar

Nesse post em especifico eu vou falar do passeio de buggy que eu fiz que parte da Praia da Pipa, mas que percorre o trajeto que vai desde a cidade de Tibau do Sul e até o município de Baia Formosa, quase na fronteira com o estado da Paraíba. Ele tem duas opções de duração: 4 horas ou dia todo. Eu optei pelo passeio de 4 horas e cortei algumas coisas ao longo do trecho, pois iria fazer a pé a partir do meu hotel que estava localizado na Praia do Centro, onde fica a Vila de Pipa.

Mas antes de falar sobre todos os pontos principais que eu conheci durante esse passeio, eu queria dizer que a Praia da Pipa é apenas uma das várias praias que pertencem ao município de Tibau do Sul, uma cidade localizada a 77 km ao sul de Natal, localizada entre a Lagoa das Guaraíras e o oceano Altântico. A cidade é pequena, tem por volta de uns 15 mil habitantes.

Dito isso, agora sim, vou falar sobre as atrações que eu conheci durante o passeio de buggy.

→ Tibau do Sul, Praia do Giz e Praia de Cacimbinhas (não inclui no passeio de buggy)

Eu passei por Tibau do Sul no dia que cheguei em Pipa e também no dia que fui ver o por do sol na Lagoa, que fica ali pertinho. Não parei pra visitar a cidade, mas achei ela bem bonitinha. A praia do Giz é a primeira praia dessa rota, ela é uma praia pequena, sem estrutura e fica bem perto do centrinho de Tibau do Sul. A Praia de Cacimbinhas é uma praia maior, mas sem muita estrutura, com dunas e falésias (de onde da pra ter uma vista legal das próximas praias do trajeto).

Essas foram as informações que o bugueiro me passou e também, quando estava indo em direção a lagoa ver o por do sol, passei por aqui e pude constatar que é realmente isso. Eu resolvi cortar esses lugares do meu passeio

→ Praia do Madeiro

Essa praia fica entre a Praia da Cacimbinha e a Praia Baia dos Golfinhos e também é emoldurada por falésias. É considerada uma das melhores em termos de estrutura, com vários bares ao longo de sua extensão. Pela praia também passam ambulantes oferecendo de tudo. Dá pra alugar cadeira e guarda-sol. O mar é um pouquinho agitado.

A vista a partir da escada

O acesso a essa praia é feito por uma escada de madeira gigante falésia abaixo. Mas antes de chegar na escadaria, existem algumas lojinhas por ali.

Essa praia eu inclui no meu roteiro, por ser uma das mais populares da região. Eu fiquei aqui por volta de uns 45 minutos.

→ Praia Baia dos Golfinhos (não inclui no passeio de buggy)

Localizada entre a Praia do Madeiro e a Praia do Centro, essa praia só pode ser acessada caminhando a partir das suas praias vizinhas. As duas vezes que estive lá, eu fui a partir da Praia do Centro, durante a maré baixa. Existem algumas pedras no caminho, mas tem bastante espaço com areia, logo, é bem tranquilo de ir até lá caminhando. Já o acesso através da Praia do Madeiro é mais complicado, pq não há espaço com areia pra caminhar, você deve escalas as pedras e ir andando (e pulando) através delas.

Essa praia foi a minha preferida! Achei ela lindíssima! Ao fundo um paredão de falésias, na praia não há estrutura de bares e nem ambulantes, mas existem cadeira e guarda sol pra alugar, assim como também da pra alugar caiaque e sup. O mar é um pouquinho agitado, mas é tranquilo. Essa é uma praia suuuuper tranquila pra passar o dia.

Essa praia eu deixei de fora do meu roteiro do buggy, preferi ir por conta e fiquei o tempo que a maré baixa permitiu que eu ficasse com segurança para voltar (olhe o horário da maré baixa e coloque duas horas antes e depois, essa é a margem de tempo segura para ficar lá). Se você não souber ou não entender a tábua das marés, pergunte para um funcionário do teu hotel olhar pra você.

→ Praia do Centro – Vila de Pipa (não inclui no passeio de buggy)

Meu hotel ficava de frente para essa praia, a uma quadra da rua principal da Vila de Pipa. E por essa razão, não inclui essa praia no meu roteiro do passeio de buggy. Essa praia não é muito grande, tem estrutura de bares, cadeira e guarda-sol. Quando a maré está baixa, formam pequenas piscinas naturais entre as pedras.

A partir dessa praia, durante a maré baixa, da pra ir até a Praia da Baia dos Golfinhos e a Praia do Amor.

→ Praia do Amor

Considerada a praia mais famosa dessa região, a Praia do Amor tem esse nome pq durante a maré baixa, a água do mar forma a parte de cima de um coração na areia. Nessa praia ficam alguns hotéis, ela tem estrutura de bares e também da pra alugar cadeira e guarda-sol.

O acesso é feito pelas falésias e em período de maré baixa, da pra acessar essa praia a partir da Praia do Centro caminhando. Pra quem gosta de surfar, essa praia é de mar aberto.

→ Mirante do Chapadão

Esse mirante está localizado entre a Praia do Amor e a Praia das Minas. Ele é gigaaaante. De uma das partes da pra ver bem a Praia do Amor e de outra parte a Praia das Minas. E claro, rende ótimas fotos com o mar ao fundo.

Praia do Amor visto do Mirante do Chapadão

Eu fiz 3 paradas ao longo do mirante e cada parada durou mais ou menos uns 10 minutos.

→ Praia das Minas

Depois da Praia da Baia dos Golfinhos, essa foi a praia que mais gostei. Essa praia é deserta, com mar agitando e é considerada uma das principais áreas de desova de tartarugas marinhas no Brasil, protegida pelo Projeto Tamar. Aqui existe um mirante, o Mirante das Tartarugas, pra quem quiser tentar ver esse bichos no mar.

Numa das extremidades da praia existe um pequeno bar rústico que pertence a Pousada Toca da Coruja, para que os hospedes dessa praia possam desfrutar, mas o bar também pode ser frequentado pelo publico em geral.

→ Praia Sibaúma

O passeio de buggy tradicional só vem até aqui nessa praia. Se programe para chegar aqui quando a maré estiver baixa, pois assim da pra aproveitar as piscinas naturais que se formam durante esse período.

→ Travessia pelo rio Catu

Entre a Praia Sibaúma e a Barra do Cunhaú existe um riozinho pequeno, o rio Catu. Para atravessá-lo é necessário pegar uma balsinha de madeira. A travessia não leva nem 3 minutos e não é necessário descer do buggy. Valor de 12,00 reais. Esse valor não está incluído no valor do passeio do buggy.

→ Barra do Cunhaú

Quem optar por continuar o passeio até o município de Baia Formosa, tem a chance de conhecer a Barra do Cunhaú, um lugar super bonito, com muitos coqueiros, localizado entre o rio Catu e o rio Curimataú. Tire um tempinho para apreciar o encontro das águas mais escuras dos rios com a água verde (que lembra muito o Caribe) do mar.

→ Travessia pelo rio Curimataú

Como eu optei por seguir até a cidade de Baia Formosa, o ultimo município do RN antes de chegar na fronteira com o estado da Paraíba, foi necessário atravessar outro rio, o rio Curimataú. Essa travessia é feita em uma outra balsa, mas dessa vez, uma balsa de madeira tamanho maior. Esse rio é mais largo, logo, a travessia leva pelo menos uns 10 minutos. O valor é de 25,00 reais e não está incluído no valor do passeio de buggy.

→ Praia de Baia Formosa

A Praia de Baia Formosa, que pertence ao município de mesmo nome, é liiiinda! É uma praia de extensão gigaaante, emoldurada por dunas e praticamente vazia, não fossem alguns pescadores e seus barcos.

Se entrar na cidade, existe um pequeno mirante de onde da pra ver toda a região do alto. A vista é super bonita!

→ Por do sol na Lagoa de Guaraíras (não inclui no passeio de buggy)

Como eu optei por fazer meu passeio de buggy de meio período (com 4 horas de duração), iniciando as 09:30, era inviável incluir essa parada no roteiro. Final de tarde, por volta das 16:40 eu pedi para o pessoal do hotel chamar um táxi e fui até a Lagoa de Guaraíras por minha conta.

O por do sol no RN (e no Nordeste em geral) acontece super cedo, por volta das 17:20. Eu cheguei lá uns 10 minutos antes do sol se por. Existem vários lugares ao longo da lagoa onde é possível parar para ver o por do sol. Eu não sei bem exatamente onde o taxista parou, mas gostei do lugar.

O por do sol lá é lindíssimo mesmo! Vale incluir no passeio de buggy de dia todo ou ir lá por conta, no final do dia.

→ Importante

O passeio de buggy é feito todos os dias do ano. Existe uma Associação de Bugueiros de Tibau do Sul e de Pipa, portanto, contrate esse passeio com um deles, eles são regulamentados (eles ficam no centrinho da Vila de Pipa ou na Praia do Centro). O bugueiro que eu contratei era o Nilson, fiz isso através do hotel e ele foi me buscar as 09:30 e me deixou no hotel por volta de 13:40. Gostei do trabalho dele, ele é super tranquilo, fez todo o passeio com calma, tirou fotos, deu dicas de lugares para paradas para fotos (alguns eu parei, outros não).

O buggy tem capacidade para 4 pessoas, mas como eu fiz o passeio privativo e estava sozinho, obviamente tive que pagar o valor cheio sem dividir com ninguém. Os valores começam em 300,00 reais e podem ir até 450,00 reais, mas esse valor depende muito do tempo que você for fazer o passeio (4 horas ou dia todo) e quais paradas vai incluir no roteiro. O pagamento só pode ser feito em dinheiro.

** Solicite seu roteiro personalizado para o Rio Grande do Norte aqui.

** Reserve seu hotel na Praia da Pipa aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Rio Grande do Norte

Todos os posts sobre Natal

Todos os posts sobre Pipa

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Pipa, Rio Grande do Norte - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
3 comentários em "Rio Grande do Norte: Passeio de buggy em Pipa (de Tibau do Sul até Baia Formosa)"
  1. Viajento   01/05/18 • 11h06

    Fiz esse passeio há alguns anos. Eu nem sabia que ele podia ser personalizado para as necessidades de cada um, ótima dica!

  2. Paula Brant   20/02/19 • 11h37

    Olá! Estou com viagem marcada pra Pipa e o que tem me preocupado é que li que para acessar as praias precisa descer escadas. A escadaria da Praia do Madeiro é muito complicada? E o acesso até a Praia do Centro precisa descer e subir escadas também? Tenho problemas nos joelhos e quadris e agradeço muito se puder me informar dando dicas sobre acessibilidade. Abraços!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Continuando a falar sobre a viagem da semana passada a algumas das Aldeias Históricas de Portugal..
.
No segundo dia passamos por Piódão, Belmonte e Sortelha.
.
Gostei de todos os lugares por onde passamos nesse dia, em especial esse ai da foto: Piódão, com menos de 200 habitantes e localizada na Serra do Açor, essa é aldeia mais diferente de todas, pq não tem castelo e também não é cercada por muralha.
.
Hoje completou 5 meses que cheguei em Portugal. ☺️
.
📍Piódão, Portugal 🇵🇹
.
#piodao #piódão #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Contando as Horas