15.04
2018

Patagônia Chilena: Como ir de Punta Arenas a Puerto Natales e vice-versa

Todo mundo que pretende conhecer a Patagônia Chilena pode chegar de avião até Punta Arenas. A cidade tem ótima ligação com Santiago e também, com algumas cidades na Patagônia Argentina.

Como meu voo tinha destino final em Punta Arenas (vindo de São Paulo com uma conexão em Santiago), eu optei por ficar dois dias aqui, antes de seguir para Puerto Natales, onde fiquei mais 5 dias.

Quem precisar se deslocar entre Punta Arenas e Puerto Natales ou vice-versa, as unicas opções que existem, são: alugar um carro, contratar um transfer privado ou ir de ônibus. Eu optei por ir de ônibus. 

No mapa: Punta Arenas ao sul e Puerto Natales ao norte. Mapa Google Maps, clique na imagem para ampliar

Punta Arenas fica a 250 km ao sul de Puerto Natales. Quem assim como eu optar por fazer esse trajeto de ônibus, existem 3 empresas: a BusSur (tem bastante opções de horários e da pra comprar a passagem pela internet e escolher o assento), Buses Pacheco (tem apenas 2 horários e não dá pra comprar a passagem pela internet) e Buses Fernández (tem bastante horários também e da para comprar a passagem pelo site). Eu optei por ir com a BusSur.

Meu trechos foram os seguintes:

1) De Punta Arenas (Terminal BusSur) para Puerto Natales (Rodoviária) as 15:15 com chegada as 18:15.

2) De Puerto Natales (Rodoviária) para o Aeroporto de Punta Arenas (Área de Embarque) as 07:00 com chegada as 09:45. Meu voo de Punta Arenas para Santiago saia as 11:16. Deu pra fazer tudo com muita tranqüilidade, o aeroporto é minúsculo.

Então, em resumo… O trajeto de ida foi percorridos em 3 horas e 15 minutos na ida e na volta, como fui de Puerto Natales direto ao Aeroporto de Punta Arenas, o trajeto levou 2 horas e 45 minutos.

A distancia entre as duas cidades é de 250 km percorrido totalmente na Ruta 9, a principal estrada dessa região da Patagônia Chilena. Essa é uma estrada em excelente estado, com vista de um lado para o mar e do outro lado pelos campos planos da Patagônia (em cada trecho da viagem eu vi paisagens diferentes).

→ Trecho de ida: de Punta Arenas a Puerto Natales

A BusSur tem um terminal próprio no centro de Punta Arenas. O local é pequeno, mas tem bancos pra sentar e esperar, tomadas pra carregar eletrônicos e internet wifi que funciona super bem. Ali também tem banheiros (já precisando urgente de uma reforma).

O embarque é anunciado 15 minutos antes do horário marcado para o ônibus partir. Procure chegar com pelo menos uns 20 minutos de antecedência, pra fazer tudo com calma. Se tiver mala e mochilas, elas precisam ser despachadas. Quando for despachar a bagagem é entregue um comprovante, que deve ser devolvido na hora de retirar a bagagem no destino final.

Após de despachar a bagagem, é só apresentar a passagem ao motorista e procurar pela sua poltrona (todo mundo já tem a poltrona reservada, portanto, respeite e sente no seu lugar).

Depois que ônibus parte, um funcionário passa novamente conferindo as passagens. Não entendi muito bem pq essa segunda conferencia, mas ok.

Vale dizer que o trajeto é super tranquilo, as estradas são ótimas e as paisagens são bonitas. Os ônibus da BusSur são novíssimos, bem modernos (com tomadas e tudo). Os onibus tem banheiros também.

Durante todo o trajeto um funcionário fica passando pra lá e pra cá dentro do ônibus, acredito eu que pra ver se está tudo em ordem e também, para recolher lixos, caso alguém esteja comendo e bebendo algo.

→ Trecho de volta: de Puerto Natales ao Aeroporto de Punta Arenas

Os ônibus da BusSur partem da Rodoviária. A rodoviária de Puerto Natales é super pequena e bem bonitinha. Lá também existem os guiches de várias empresas, dá pra comprar as passagens lá, caso alguém preferir. Tem banheiros bem arrumadinhos e limpos.

Esse onibus que faz o trecho da volta sai pontualmente, portanto, chegue com pelo menos uns 15 a 20 minutos de antecedencia. Eu digo isso pq quando deu 07:00 nos partimos e teve uma mulher que chegou desesperada correndo, mas o motorista parou pra ela embarcar. Pra não correr o risco de perder o onibus, seja pontual.

O trajeto é feito pela mesma estrada do trecho da ida, portanto, é tudo exatamente igual. O ônibus desse trajeto também era novíssimo.

A chegada no Aeroporto de Punta Arenas foi pontual e o desembarque é feito bem em frente a porta localizada em frente aos balcões de check-in. Eu fiz meu check-in nas máquinas e como estava viajando com uma bagagem de mão, já subi direto para o segundo andar, onde tem o controle de segurança e onde ficam os portões de embarque.

→ Importante

– Quando eu comprei as minhas passagens pela internet, no site da empresa, com cerca de uns 25 dias de antecedência da data da viagem. Ainda tinham bastante lugares, acho que tinha apenas uns 10 a 12 lugares reservados. Se quiser pegar um lugar bom (longe do banheiro e da porta de entrada do onibus) e quiser janela, aconselho a comprar a passagem o quanto antes.

– O valor da passagem (ambos os trechos) foi o mesmo, 8.000 clp, que dá mais ou menos uns 45,00 reais (valor referente a março de 2018).

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagônia Chilena aqui.

** Reserve seu hotel em Puerto Natales aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Chile

Todos os posts sobre Santiago

Todos os posts sobre Punta Arenas

Todos os posts sobre Puerto Natales

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Chile, Puerto Natales, Punta Arenas - , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Patagônia Chilena: Como ir de Punta Arenas a Puerto Natales e vice-versa"
  1. Luis   18/08/18 • 14h19

    Obrigado pelas informações. Tirou muitas dúvidas que eu estava quanto aos deslocamentos.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas