17.04
2018

Puerto Natales: a porta de entrada para o Parque Nacional Torres del Paine

Minha segunda parada na Patagônia Chilena foi na cidade de Puerto Natales, localizada a 250 km ao norte de Punta Arenas.

E como o titulo desse post já indica, ela é a melhor opção de lugar para montar base para conhecer o Parque Nacional Torres del Paine e fazer outros passeios nos arredores (pra quem não vai fazer os circuitos O e W e nem vai se hospedar dentro de alguns dos hotéis de luxo dentro do parque). 

Eu fiquei 5 dias em Puerto Natales e achei q esse período foi bem ok. Agora que voltei de viagem e entendi como as coisas por lá funcionam, teria feito algumas coisas diferentes no meu roteiro. Coisas que antes da viagem, mesmo depois de pesquisar muito, eu não tinha entendido direito e claro, como tudo custa muito caro nessa região, preferi não arriscar fazer.

Maaaas… deixando isso de lado, nesse post eu vou falar um pouquinhos sobre Puerto Natales, uma cidadezinha que me surpreendeu muito positivamente.

Considerada a quarta maior cidade da Patagônia Chilena, com apenas 20 mil habitantes, ela está localizada na província Ultima Esperanza, que faz parte da região de Magallanes y de la Antártica Chilena.

Puerto Natales é cercada pela Cordilheira dos Andes e está localizada as margens do Canal Señoret, que faz parte do Seno Ultima Esperanza.

Mesmo sendo uma cidade pequena, Puerto Natales tem alguns atrativos. Não há necessidade de separar um período do dia pra conhecê-los, é possível fazer isso em questão de um pouco mais de uma hora, logo após voltar de algum dos passeios do Parque Nacional Torres del Paine.

Peça para o guia do passeio te deixar na rótula onde fica a estátua do dinossauro Milodón, um antigo habitante dessas terras.

Se o dia estiver bom, é bem agradável caminhar no calçadão a beira mar. Ao longo desse trajeto existem alguns monumentos, mas os mais importantes são:

O Monumento a la Mano é um daqueles monumentos que seguem o mesmo estilo das mãos que existem em Punta del Este e no Deserto do Atacama. Só que aqui tem um pequeno problema, eles colocaram o monumento em uma área com vários postes de iluminação publica e fica muito difícil de tirar uma foto legal (talvez por esse motivo, esse monumento não seja tão conhecido e nem fotografado).

Um pouco mais adiante fica o Muelle Historico de Puerto Natales, uma espécie de trapiche que dava acesso aos barcos que chegam nessa região. Hoje em dia, o que vemos são os restos do que ele já foi um dia.

Se você parar aqui para apreciar um pouco da paisagem, vai perceber que existem várias montanhas nevadas e que no lado direito, é possível ver o Puerto Boris, que teve sua área transformada no The Singular Patagonia Puerto Bories Hotel, um hotel 5 estrelas que ficava colado no segundo hotel em que me hospedei na cidade, o Hotel Simple Patagonia (para ver o post sobre esse hotel, clique aqui – em breve!). Aqui nessa região, considerada a entrada/saída de acesso ao Parque Nacional Torres del Paine, ficam alguns dos melhores hotéis da região.

E continuando o passeio pelo calçadão, logo chegamos a outro pier com vista para as montanhas.

E ao lado, é possível ver o Monumento al Viento, o monumento mais fotografado da cidade. Todos os dias que estive em Puerto Natales passei ali pra fotografar. Gostei bastante da sacada que eles tiveram pra criar esse monumento.

E por fim, porém não menos importante, perto do primeiro hotel que me hospedei em Puerto Natales (para ver o post sobre esse hotel, clique aqui) fica a Plaza de Armas Arturo Prat, considerada a principal praça da cidade. Nessa praça é possivel encontrar a Locomotora Mc Lleland em uma as extremidades. Além disso, nos arredores da praça ficam alguns bares e restaurantes.

Pertinho da praça fica a Igreja Maria Auxiliadora também conhecida por Catedral de Puerto Natales. Apesar de ser uma igreja simples, vale dar uma olhadinha.

E pra quem ainda quiser conhecer mais coisas, existem dois museus na cidade: o Museu Historico Municipalidad Natales e o Museo Historico e Industrial Puerto Bories. Eu preferi não conhecer nenhum, mas fica a dica.

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagônia Chilena aqui.

** Reserve seu hotel em Puerto Natales aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Chile

Todos os posts sobre Santiago

Todos os posts sobre Punta Arenas

Todos os posts sobre Puerto Natales

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Chile, Puerto Natales, Torres del Paine - , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Puerto Natales: a porta de entrada para o Parque Nacional Torres del Paine"
  1. Najla n martins   07/02/19 • 11h26

    OI BRUNA . VOU PARA PUERTO NATALES EM FEVEREIRO. CHEGO EM PUNTA ARENAS DIA 25/02 E SIGA PARA NATALES AS 21H. CHEGANDO LÁ A MEIA NOITE. RETORNO PARA SANTIAGO DIA 05/03 AS 10:30 H. VOCÊ ACHA QUE VALE MAIS A PENA FICAR EM NATALES OU EL CALAFATE?

    • Contando as Horas   07/02/19 • 13h27

      Oi, Najla

      Depende muito do que vc quer fazer em cada uma dessas cidades. Não aconselho fazer bate-volta entre uma e outra. O ideal é vc dividir a hospedagem de acordo com os passeios que vc vai fazer em cada cidade. Acredito ser melhor assim.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Para quem nasceu mais próximo da Argentina do que do mar (😆😆), estou adorando viver aqui em Lisboa, onde as opções de boas praias nos arredores são muitas.
.
E quem diria que em Portugal existia uma praia nivel Caribe?!?! 💚💙
.
O acesso a essa praia pode ser feito por trilha (com mirantes) ou de barco (valor de 5,00 euros, com saída a partir de Sesimbra).
.
Nós fomos pela trilha (o sol da manhã é favorável para as fotos) e voltamos final da tarde de barco (trajeto dura uns 10 minutinhos).
.
Obs.: Levar tenis, a partir daqui não dá pra continuar de chinelo.
.
📍Sesimbra, Portugal 🇵🇹
.
#praiadaribeiradocavalo #sesimbra #portugal #trilha #trilhas #trilhos #praiasportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #sol #amoviajar #viajar #nature #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal
#tbt Uma pausa nas fotos de Portugal para recordar um dos destinos que eu mais gostei de conhecer: Patagônia (já perdi as contas de quantas vezes estive lá!).
.
Localizada no Canal de Beagle, essa é a Isla Martillo, considerando o melhor lugar para ver pinguins em Ushuaia. 🐧🧡
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#pinguins #pinguinera #islamartillo #ushuaia #elijoushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #sudamerica #brasileirosemushuaia #piratour #aerolineasargentinas #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaargentina #viagens #sourbbv #tierraturismo
Hoje completa 4 meses que estou aqui em Portugal! 🇵🇹 O tempo está passando muito rápido. 😬😲☺️
.
Esse mês tive minha autorização de residência aprovada, mas tbm tive duas péssimas experiências (uma hr dessas, quem sabe, eu conto mais detalhes no stories). Vida na Europa definitivamente não é só glamour! 🙄😑
.
Esse é o castelo localizado no vilarejo de Monsaraz, um dos meus preferidos durante os dias que fui passear com a familia no Alentejo.
.
📍Monsaraz, Portugal 🇵🇹
.
#castelodemonsaraz #monsaraz #alentejo #visitalentejo #alentejoportugal #castelosportugueses  #amar_alentejo #portugaltravel #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #cahemportugal #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #portugalovers #moraremportugal  #portugal2019
Autorização de residência aprovada!! 🎉🎈🎊🎈🎉
.
Em dezembro do ano passado eu solicitei um pré-visto de trabalho no Consulado de Portugal, em São Paulo. Esse pré-visto tinha validade de 4 meses, com direito a 2 entradas apenas. Por esse motivo as viagens à Escócia e à Rússia precisaram ser adiadas, além de ouuuutra viagem a Escócia e as Ilhas Faroe, que teriam acontecido na última semana.
.
Quando cheguei em Lisboa em abril 2019, algumas semanas depois, a validade do meu visto expirou. O que me deixava em situação legal no país era o agendamento que eu havia feito no SEF no dia que cheguei em Portugal.
.
Agora, depois de ter feito a entrevista no SEF, minha Autorização de residencia foi concedida na hora. Isso significa que, posso ficar mais 1 ano em Portugal, mas dessa vez, meu visto é de multiplas entradas.
.
Meu passaporte está ansioso para passear poraí e eu estou louca pra colocar meus pés em um aeroporto. 😂😂😂
.
Europaaa (e Mundo), finalmente, vamos poder continuar nos conhecendo!! 😁😁😁
.
📍Alentejo, Portugal 🇵🇹
.
#arportugal #vistod2 #vistod2portugal #monsaraz #alentejo #amar_alentejo #portugal #turismodeportugal  #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal  #viveremportugal
O mirante (miradouro) Portinho da Arrábida é um dos melhores lugares para ver as praias (Portinho da Arrábida, do Creio, entre outras) e a península de Tróia do alto. 
Vista 😍😍😍 !!
.
📍Parque Natural da Arrábida, Portugal 🇵🇹
.
#portinhodaarrabida #parquenaturaldaarrábida #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #viveremportugal #picoftheday
Contando as Horas