17.04
2018

Puerto Natales: a porta de entrada para o Parque Nacional Torres del Paine

Minha segunda parada na Patagônia Chilena foi na cidade de Puerto Natales, localizada a 250 km ao norte de Punta Arenas.

E como o titulo desse post já indica, ela é a melhor opção de lugar para montar base para conhecer o Parque Nacional Torres del Paine e fazer outros passeios nos arredores (pra quem não vai fazer os circuitos O e W e nem vai se hospedar dentro de alguns dos hotéis de luxo dentro do parque). 

Eu fiquei 5 dias em Puerto Natales e achei q esse período foi bem ok. Agora que voltei de viagem e entendi como as coisas por lá funcionam, teria feito algumas coisas diferentes no meu roteiro. Coisas que antes da viagem, mesmo depois de pesquisar muito, eu não tinha entendido direito e claro, como tudo custa muito caro nessa região, preferi não arriscar fazer.

Maaaas… deixando isso de lado, nesse post eu vou falar um pouquinhos sobre Puerto Natales, uma cidadezinha que me surpreendeu muito positivamente.

Considerada a quarta maior cidade da Patagônia Chilena, com apenas 20 mil habitantes, ela está localizada na província Ultima Esperanza, que faz parte da região de Magallanes y de la Antártica Chilena.

Puerto Natales é cercada pela Cordilheira dos Andes e está localizada as margens do Canal Señoret, que faz parte do Seno Ultima Esperanza.

Mesmo sendo uma cidade pequena, Puerto Natales tem alguns atrativos. Não há necessidade de separar um período do dia pra conhecê-los, é possível fazer isso em questão de um pouco mais de uma hora, logo após voltar de algum dos passeios do Parque Nacional Torres del Paine.

Peça para o guia do passeio te deixar na rótula onde fica a estátua do dinossauro Milodón, um antigo habitante dessas terras.

Se o dia estiver bom, é bem agradável caminhar no calçadão a beira mar. Ao longo desse trajeto existem alguns monumentos, mas os mais importantes são:

O Monumento a la Mano é um daqueles monumentos que seguem o mesmo estilo das mãos que existem em Punta del Este e no Deserto do Atacama. Só que aqui tem um pequeno problema, eles colocaram o monumento em uma área com vários postes de iluminação publica e fica muito difícil de tirar uma foto legal (talvez por esse motivo, esse monumento não seja tão conhecido e nem fotografado).

Um pouco mais adiante fica o Muelle Historico de Puerto Natales, uma espécie de trapiche que dava acesso aos barcos que chegam nessa região. Hoje em dia, o que vemos são os restos do que ele já foi um dia.

Se você parar aqui para apreciar um pouco da paisagem, vai perceber que existem várias montanhas nevadas e que no lado direito, é possível ver o Puerto Boris, que teve sua área transformada no The Singular Patagonia Puerto Bories Hotel, um hotel 5 estrelas que ficava colado no segundo hotel em que me hospedei na cidade, o Hotel Simple Patagonia (para ver o post sobre esse hotel, clique aqui – em breve!). Aqui nessa região, considerada a entrada/saída de acesso ao Parque Nacional Torres del Paine, ficam alguns dos melhores hotéis da região.

E continuando o passeio pelo calçadão, logo chegamos a outro pier com vista para as montanhas.

E ao lado, é possível ver o Monumento al Viento, o monumento mais fotografado da cidade. Todos os dias que estive em Puerto Natales passei ali pra fotografar. Gostei bastante da sacada que eles tiveram pra criar esse monumento.

E por fim, porém não menos importante, perto do primeiro hotel que me hospedei em Puerto Natales (para ver o post sobre esse hotel, clique aqui) fica a Plaza de Armas Arturo Prat, considerada a principal praça da cidade. Nessa praça é possivel encontrar a Locomotora Mc Lleland em uma as extremidades. Além disso, nos arredores da praça ficam alguns bares e restaurantes.

Pertinho da praça fica a Igreja Maria Auxiliadora também conhecida por Catedral de Puerto Natales. Apesar de ser uma igreja simples, vale dar uma olhadinha.

E pra quem ainda quiser conhecer mais coisas, existem dois museus na cidade: o Museu Historico Municipalidad Natales e o Museo Historico e Industrial Puerto Bories. Eu preferi não conhecer nenhum, mas fica a dica.

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagônia Chilena aqui.

** Reserve seu hotel em Puerto Natales aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Chile

Todos os posts sobre Santiago

Todos os posts sobre Punta Arenas

Todos os posts sobre Puerto Natales

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Chile, Puerto Natales, Torres del Paine - , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas