23.04
2018

Puerto Natales: Tour Full Day no Parque Nacional Torres del Paine

Quem estiver com viagem marcada para a Patagônia Chilena e tiver incluído Puerto Natales no roteiro, recomendo muito fazer por primeiro o tour Full Day no Parque Nacional Torres del Paine.

Esse tour, como o próprio nome já indica, além de ser um dos mais populares, passa pela maioria das grandes atrações e é uma ótima forma de ter um panorama geral do parque. 

O Parque Nacional Torres del Paine fica a 80 km ao norte de Puerto Natales. Esse trajeto é percorrido em mais ou menos 1 hora e 30 minutos. Tanto na ida como na volta, para evitar que a viagem fique cansativa, existe uma parada em uma lanchonete/loja de souvenirs no vilarejo de Cerro Castillo. Não deixe de reparar que boa parte desse trajeto margeia o Lago del Toro, considerado o maior lago dessa região da Patagônia Chilena.

Entre as principais atrações vistas no tour Full Day, estão:

→ Mirador Lago Sarmiento 

Considerado um dos maiores lagos de sistema fechado (é um lago que não se conecta com nenhum outro rio ou lago) do parque, com 90 km, ele é formado apenas por água da chuva e tem uma cor azul impressionante totalmente cercado por uma borda branca feita de carbonato de cálcio. Se o tempo colaborar, a partir daqui da pra ver As Torres e o Monte Almirante Nieto.

Não é possível chegar bem próximo ao lago, pelo que entendi, ele está situado em uma area privada localizada na divisa com o parque, mas é feita uma parada de uns 10 a 15 minutos para observar o lago e a paisagem a partir de um mirante.

→ Laguna Amarga 

Essa lagoa tem esse nome por ter na composição de sua água sulfato de magnésio. Outra característica que é possível observar é que, nas margens dessa lagoa existe uma grande quantidade de sal. Muitos pesquisadores acreditam que no futuro aqui poderá existir um pequeno salar. Se você tiver sorte, é possível ver flamingos. Eu consegui ver, não no dia que fiz esse tour, mas em um outro dia, fazendo outro passeio. Se o tempo estiver bom, a partir daqui é possível ver As Torres e o Monte Almirante Nieto também. É possível caminhar até as margens da lagoa, a parada aqui dura aproximadamente uns 15 a 20 minutos.

→ Cascata do rio Paine

Outra atração muito popular no parque é essa cascata localizada no rio Paine. Pra quem não sabe (eu não sabia, descobri isso durante o tour), é esse rio que dá nome ao parque. Para ver a cascata, existem dois mirantes: o maior, onde se ve a cascata de lado e outro no lado esquerdo, de onde se ve a cascata de frente. Se o dia estiver bom, da pra ver as Torres del Paine ao fundo (liiindaaaas!!!). Ah! É bem comum ver guanacos por essa região entre a cascata e as torres. É possível caminhar lado lado com o rio e ver a cascata bem de pertinho. A parada aqui também é de uns 15 a 20 minutos.

→ Lago Nordenskjold

Esse lago de coloração verde é o que tem o nome mais difícil. Mas tem uma explicação: no final do século 19, o sueco Otto Nordenskjold estava em uma expedição nessa região e foi ele quem descobriu esse lago, por isso essa homenagem. Esse lago é gigaaaante e a sua localização dentro do parque é espetacular, fica aos pés das montanhas Los Cuernos.

→ Cascata Salto Grande

O ponto final do lago Nordenskjold é a Salto Grande, uma cascata com 10 metros de altura, que desagua para formar o Lago Pehoe. Aqui também existe um mirante, de onde dá pra ver a cascata do alto e bem de pertinho.

Trilha Mirador Los Cuernos

Aproveitando a mesma parada feita junto a Cascata Salto Grande, aqui é possível iniciar a trilha que leva até o Mirador Los Cuernos, Paine Grande e Vale do Frances. Essa trilha é totalmente demarcada, com cascalho, com poucos sobe e desce e bem simples de ser percorrida. Quem tiver interesse em percorrer essa trilha, ela dura mais ou menos por volta de 2 horas, já contando um 20 minutos para sentar, descansar e apreciar a vista do Lago Nordenskjold e as montanhas Los Cuernos.

→ Lago Pehoe

No caminho para a próxima parada, passamos pelo Puerto Pudeto (de onde partem os catamaras Hielos Patagonicos que cruzam esse lago em direção a um refugio pra quem for fazer trekking no Glaciar Grey). No centro desse lago existe um hotel e um restaurante e geralmente é aqui onde acontece a parada para o almoço de quem faz esse tour Full Day. A partir daqui é possivel ver o Vale Frances, as montanhas Los Cuernos e claro, o Lago Pehoe. Se tiver sol nesse dia, a cor desse lago é um verde surreal.

→ Lago Grey

Nossa ultima parada do dia segue margeando o rio Grey, que mais adiante se transforma em Lago Grey (esse lago é alimentado tanto por agua do rio como por água de desgelo). Para ir até as margens do Lago Grey é necessário percorrer uma pequena trilha cruzando uma ponte suspensa que atravessa o rio Pingo e um pequeno bosque. Essa trilha leva aproximadamente uns 30 minutos cada trecho e o tempo para ficar ali no lago é de uns 30 a 40 minutos. No lago existem icebergs, mas se quiser ver o Glaciar Grey, é necessário cruzar toda a “praia”. A vista a partir daqui também é muito bonita, de onde se pode ver o Macizo del Paine (Los Cuernos, Paine Grande e Las Torres).

No inicio da trilha que leva ao lago Grey existe uma lanchonete e banheiros, mas quem quiser outra opção, é possível ir até o bar/restaurante do Hotel Grey. Nos fizemos nossa ultima parada do dia lá. A vista a partir do bar/restaurante fica de frente para o Glaciar Grey. Essa foi a melhor forma de terminar esse dia, com essa paisagem fantastica!

→ Outras informações

O valor do ticket para entrar no Parque Nacional para estrangeiros na alta temporada (de outubro a abril) é de 21.000 clp ou o equivalente a 120,00 reais (valor referente a março de 2018). O ticket pode ser pago apenas com dinheiro (pesos chilenos, dólares ou euros). Para ver o valor do ticket atualizado, clique aqui.

Nada mal comprar os tickets com essa vista, né?!?

Dica: Se você for voltar ao parque nos próximos dois dias consecutivos, peça para o teu ticket ser carimbado, pois assim, ele dá direito a voltar nesses dois dias usando esse mesmo ticket. Não esqueça de levar o passaporte, pois você precisa preencher seu nome e numero do passaporte na hora de receber esse carimbo.

→ Importante

Esse passeio foi feito com a empresa TDF Patagonia Tour em parceria com a Tierra Turismo, em março de 2018. Acontece todos os dias, de outubro a abril, das 07:30 as 19:00. É um tour feito em dois idiomas, inglês e espanhol (mas é possível consultar a disponibilidade de uma guia falando português também). Valor de 150,00 dólares / pessoa com lanche (2 sanduíches e 1 barra de cereal) e uma bebida incluídos (o valor de entrada do Parque Nacional não está incluído nesse valor).

O tour pode ser reservado pelo email office@tdfpatagoniatour.com ou pelo whatsapp +56 986361772.

Como sempre me perguntam, você pode usar qualquer tipo de roupa nesse tour, como calça de academia, calça jeans ou calça impermeável, dependendo de como estiver o clima. Recomendo levar touca ou faixa para proteger a cabeça e orelhas, pq costuma ter muito vento nessa região. É interessante levar luvas também, faz frio. Quanto aos calçados, se o tempo estiver bom, tênis de trekking (o mais recomendado) ou se estiver chovendo, galochas (é a melhor opção nesse caso).

** Esse tour foi uma cortesia da empresa TDF Patagonia Tour, porém eu relato nesse post exatamente como foi minha experiência.

** O blog Contando as Horas também é uma Agência de Viagens. Se você se interessou por fazer esse mesmo passeio, mande um email para brunab@contandoashorasviagens.com pedindo um orçamento. Eu te envio as datas, horários e valores atualizados.

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagônia Chilena aqui.

** Reserve seu hotel em Puerto Natales aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Chile

Todos os posts sobre Santiago

Todos os posts sobre Punta Arenas

Todos os posts sobre Puerto Natales

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Chile, Puerto Natales, Torres del Paine - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas