23.04
2018

Puerto Natales: Tour Full Day no Parque Nacional Torres del Paine

Quem estiver com viagem marcada para a Patagônia Chilena e tiver incluído Puerto Natales no roteiro, recomendo muito fazer por primeiro o tour Full Day no Parque Nacional Torres del Paine.

Esse tour, como o próprio nome já indica, além de ser um dos mais populares, passa pela maioria das grandes atrações e é uma ótima forma de ter um panorama geral do parque. 

O Parque Nacional Torres del Paine fica a 80 km ao norte de Puerto Natales. Esse trajeto é percorrido em mais ou menos 1 hora e 30 minutos. Tanto na ida como na volta, para evitar que a viagem fique cansativa, existe uma parada em uma lanchonete/loja de souvenirs no vilarejo de Cerro Castillo. Não deixe de reparar que boa parte desse trajeto margeia o Lago del Toro, considerado o maior lago dessa região da Patagônia Chilena.

Entre as principais atrações vistas no tour Full Day, estão:

→ Mirador Lago Sarmiento 

Considerado um dos maiores lagos de sistema fechado (é um lago que não se conecta com nenhum outro rio ou lago) do parque, com 90 km, ele é formado apenas por água da chuva e tem uma cor azul impressionante totalmente cercado por uma borda branca feita de carbonato de cálcio. Se o tempo colaborar, a partir daqui da pra ver As Torres e o Monte Almirante Nieto.

Não é possível chegar bem próximo ao lago, pelo que entendi, ele está situado em uma area privada localizada na divisa com o parque, mas é feita uma parada de uns 10 a 15 minutos para observar o lago e a paisagem a partir de um mirante.

→ Laguna Amarga 

Essa lagoa tem esse nome por ter na composição de sua água sulfato de magnésio. Outra característica que é possível observar é que, nas margens dessa lagoa existe uma grande quantidade de sal. Muitos pesquisadores acreditam que no futuro aqui poderá existir um pequeno salar. Se você tiver sorte, é possível ver flamingos. Eu consegui ver, não no dia que fiz esse tour, mas em um outro dia, fazendo outro passeio. Se o tempo estiver bom, a partir daqui é possível ver As Torres e o Monte Almirante Nieto também. É possível caminhar até as margens da lagoa, a parada aqui dura aproximadamente uns 15 a 20 minutos.

→ Cascata do rio Paine

Outra atração muito popular no parque é essa cascata localizada no rio Paine. Pra quem não sabe (eu não sabia, descobri isso durante o tour), é esse rio que dá nome ao parque. Para ver a cascata, existem dois mirantes: o maior, onde se ve a cascata de lado e outro no lado esquerdo, de onde se ve a cascata de frente. Se o dia estiver bom, da pra ver as Torres del Paine ao fundo (liiindaaaas!!!). Ah! É bem comum ver guanacos por essa região entre a cascata e as torres. É possível caminhar lado lado com o rio e ver a cascata bem de pertinho. A parada aqui também é de uns 15 a 20 minutos.

→ Lago Nordenskjold

Esse lago de coloração verde é o que tem o nome mais difícil. Mas tem uma explicação: no final do século 19, o sueco Otto Nordenskjold estava em uma expedição nessa região e foi ele quem descobriu esse lago, por isso essa homenagem. Esse lago é gigaaaante e a sua localização dentro do parque é espetacular, fica aos pés das montanhas Los Cuernos.

→ Cascata Salto Grande

O ponto final do lago Nordenskjold é a Salto Grande, uma cascata com 10 metros de altura, que desagua para formar o Lago Pehoe. Aqui também existe um mirante, de onde dá pra ver a cascata do alto e bem de pertinho.

Trilha Mirador Los Cuernos

Aproveitando a mesma parada feita junto a Cascata Salto Grande, aqui é possível iniciar a trilha que leva até o Mirador Los Cuernos, Paine Grande e Vale do Frances. Essa trilha é totalmente demarcada, com cascalho, com poucos sobe e desce e bem simples de ser percorrida. Quem tiver interesse em percorrer essa trilha, ela dura mais ou menos por volta de 2 horas, já contando um 20 minutos para sentar, descansar e apreciar a vista do Lago Nordenskjold e as montanhas Los Cuernos.

→ Lago Pehoe

No caminho para a próxima parada, passamos pelo Puerto Pudeto (de onde partem os catamaras Hielos Patagonicos que cruzam esse lago em direção a um refugio pra quem for fazer trekking no Glaciar Grey). No centro desse lago existe um hotel e um restaurante e geralmente é aqui onde acontece a parada para o almoço de quem faz esse tour Full Day. A partir daqui é possivel ver o Vale Frances, as montanhas Los Cuernos e claro, o Lago Pehoe. Se tiver sol nesse dia, a cor desse lago é um verde surreal.

→ Lago Grey

Nossa ultima parada do dia segue margeando o rio Grey, que mais adiante se transforma em Lago Grey (esse lago é alimentado tanto por agua do rio como por água de desgelo). Para ir até as margens do Lago Grey é necessário percorrer uma pequena trilha cruzando uma ponte suspensa que atravessa o rio Pingo e um pequeno bosque. Essa trilha leva aproximadamente uns 30 minutos cada trecho e o tempo para ficar ali no lago é de uns 30 a 40 minutos. No lago existem icebergs, mas se quiser ver o Glaciar Grey, é necessário cruzar toda a “praia”. A vista a partir daqui também é muito bonita, de onde se pode ver o Macizo del Paine (Los Cuernos, Paine Grande e Las Torres).

No inicio da trilha que leva ao lago Grey existe uma lanchonete e banheiros, mas quem quiser outra opção, é possível ir até o bar/restaurante do Hotel Grey. Nos fizemos nossa ultima parada do dia lá. A vista a partir do bar/restaurante fica de frente para o Glaciar Grey. Essa foi a melhor forma de terminar esse dia, com essa paisagem fantastica!

→ Outras informações

O valor do ticket para entrar no Parque Nacional para estrangeiros na alta temporada (de outubro a abril) é de 21.000 clp ou o equivalente a 120,00 reais (valor referente a março de 2018). O ticket pode ser pago apenas com dinheiro (pesos chilenos, dólares ou euros). Para ver o valor do ticket atualizado, clique aqui.

Nada mal comprar os tickets com essa vista, né?!?

Dica: Se você for voltar ao parque nos próximos dois dias consecutivos, peça para o teu ticket ser carimbado, pois assim, ele dá direito a voltar nesses dois dias usando esse mesmo ticket. Não esqueça de levar o passaporte, pois você precisa preencher seu nome e numero do passaporte na hora de receber esse carimbo.

→ Importante

Esse passeio foi feito com a empresa TDF Patagonia Tour em parceria com a Tierra Turismo, em março de 2018. Acontece todos os dias, de outubro a abril, das 07:30 as 19:00. É um tour feito em dois idiomas, inglês e espanhol (mas é possível consultar a disponibilidade de uma guia falando português também). Valor de 150,00 dólares / pessoa com lanche (2 sanduíches e 1 barra de cereal) e uma bebida incluídos (o valor de entrada do Parque Nacional não está incluído nesse valor).

O tour pode ser reservado pelo email office@tdfpatagoniatour.com ou pelo whatsapp +56 986361772.

Como sempre me perguntam, você pode usar qualquer tipo de roupa nesse tour, como calça de academia, calça jeans ou calça impermeável, dependendo de como estiver o clima. Recomendo levar touca ou faixa para proteger a cabeça e orelhas, pq costuma ter muito vento nessa região. É interessante levar luvas também, faz frio. Quanto aos calçados, se o tempo estiver bom, tênis de trekking (o mais recomendado) ou se estiver chovendo, galochas (é a melhor opção nesse caso).

** Esse tour foi uma cortesia da empresa TDF Patagonia Tour, porém eu relato nesse post exatamente como foi minha experiência.

** O blog Contando as Horas também é uma Agência de Viagens. Se você se interessou por fazer esse mesmo passeio, mande um email para brunab@contandoashorasviagens.com pedindo um orçamento. Eu te envio as datas, horários e valores atualizados.

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagônia Chilena aqui.

** Reserve seu hotel em Puerto Natales aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Chile

Todos os posts sobre Santiago

Todos os posts sobre Punta Arenas

Todos os posts sobre Puerto Natales

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Chile, Puerto Natales, Torres del Paine - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
1 comentário em "Puerto Natales: Tour Full Day no Parque Nacional Torres del Paine"
  1. Margarete   05/04/19 • 14h13

    Excelente relato. Eu gostaria de saber se os passeios full day seguem o mesmo roteiro ou se cada empresa tem o seu?

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Continuando a falar sobre a viagem da semana passada a algumas das Aldeias Históricas de Portugal..
.
No segundo dia passamos por Piódão, Belmonte e Sortelha.
.
Gostei de todos os lugares por onde passamos nesse dia, em especial esse ai da foto: Piódão, com menos de 200 habitantes e localizada na Serra do Açor, essa é aldeia mais diferente de todas, pq não tem castelo e também não é cercada por muralha.
.
Hoje completou 5 meses que cheguei em Portugal. ☺️
.
📍Piódão, Portugal 🇵🇹
.
#piodao #piódão #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Contando as Horas