23.04
2018

Puerto Natales: Tour Full Day no Parque Nacional Torres del Paine

Quem estiver com viagem marcada para a Patagônia Chilena e tiver incluído Puerto Natales no roteiro, recomendo muito fazer por primeiro o tour Full Day no Parque Nacional Torres del Paine.

Esse tour, como o próprio nome já indica, além de ser um dos mais populares, passa pela maioria das grandes atrações e é uma ótima forma de ter um panorama geral do parque. 

O Parque Nacional Torres del Paine fica a 80 km ao norte de Puerto Natales. Esse trajeto é percorrido em mais ou menos 1 hora e 30 minutos. Tanto na ida como na volta, para evitar que a viagem fique cansativa, existe uma parada em uma lanchonete/loja de souvenirs no vilarejo de Cerro Castillo. Não deixe de reparar que boa parte desse trajeto margeia o Lago del Toro, considerado o maior lago dessa região da Patagônia Chilena.

Entre as principais atrações vistas no tour Full Day, estão:

→ Mirador Lago Sarmiento 

Considerado um dos maiores lagos de sistema fechado (é um lago que não se conecta com nenhum outro rio ou lago) do parque, com 90 km, ele é formado apenas por água da chuva e tem uma cor azul impressionante totalmente cercado por uma borda branca feita de carbonato de cálcio. Se o tempo colaborar, a partir daqui da pra ver As Torres e o Monte Almirante Nieto.

Não é possível chegar bem próximo ao lago, pelo que entendi, ele está situado em uma area privada localizada na divisa com o parque, mas é feita uma parada de uns 10 a 15 minutos para observar o lago e a paisagem a partir de um mirante.

→ Laguna Amarga 

Essa lagoa tem esse nome por ter na composição de sua água sulfato de magnésio. Outra característica que é possível observar é que, nas margens dessa lagoa existe uma grande quantidade de sal. Muitos pesquisadores acreditam que no futuro aqui poderá existir um pequeno salar. Se você tiver sorte, é possível ver flamingos. Eu consegui ver, não no dia que fiz esse tour, mas em um outro dia, fazendo outro passeio. Se o tempo estiver bom, a partir daqui é possível ver As Torres e o Monte Almirante Nieto também. É possível caminhar até as margens da lagoa, a parada aqui dura aproximadamente uns 15 a 20 minutos.

→ Cascata do rio Paine

Outra atração muito popular no parque é essa cascata localizada no rio Paine. Pra quem não sabe (eu não sabia, descobri isso durante o tour), é esse rio que dá nome ao parque. Para ver a cascata, existem dois mirantes: o maior, onde se ve a cascata de lado e outro no lado esquerdo, de onde se ve a cascata de frente. Se o dia estiver bom, da pra ver as Torres del Paine ao fundo (liiindaaaas!!!). Ah! É bem comum ver guanacos por essa região entre a cascata e as torres. É possível caminhar lado lado com o rio e ver a cascata bem de pertinho. A parada aqui também é de uns 15 a 20 minutos.

→ Lago Nordenskjold

Esse lago de coloração verde é o que tem o nome mais difícil. Mas tem uma explicação: no final do século 19, o sueco Otto Nordenskjold estava em uma expedição nessa região e foi ele quem descobriu esse lago, por isso essa homenagem. Esse lago é gigaaaante e a sua localização dentro do parque é espetacular, fica aos pés das montanhas Los Cuernos.

→ Cascata Salto Grande

O ponto final do lago Nordenskjold é a Salto Grande, uma cascata com 10 metros de altura, que desagua para formar o Lago Pehoe. Aqui também existe um mirante, de onde dá pra ver a cascata do alto e bem de pertinho.

Trilha Mirador Los Cuernos

Aproveitando a mesma parada feita junto a Cascata Salto Grande, aqui é possível iniciar a trilha que leva até o Mirador Los Cuernos, Paine Grande e Vale do Frances. Essa trilha é totalmente demarcada, com cascalho, com poucos sobe e desce e bem simples de ser percorrida. Quem tiver interesse em percorrer essa trilha, ela dura mais ou menos por volta de 2 horas, já contando um 20 minutos para sentar, descansar e apreciar a vista do Lago Nordenskjold e as montanhas Los Cuernos.

→ Lago Pehoe

No caminho para a próxima parada, passamos pelo Puerto Pudeto (de onde partem os catamaras Hielos Patagonicos que cruzam esse lago em direção a um refugio pra quem for fazer trekking no Glaciar Grey). No centro desse lago existe um hotel e um restaurante e geralmente é aqui onde acontece a parada para o almoço de quem faz esse tour Full Day. A partir daqui é possivel ver o Vale Frances, as montanhas Los Cuernos e claro, o Lago Pehoe. Se tiver sol nesse dia, a cor desse lago é um verde surreal.

→ Lago Grey

Nossa ultima parada do dia segue margeando o rio Grey, que mais adiante se transforma em Lago Grey (esse lago é alimentado tanto por agua do rio como por água de desgelo). Para ir até as margens do Lago Grey é necessário percorrer uma pequena trilha cruzando uma ponte suspensa que atravessa o rio Pingo e um pequeno bosque. Essa trilha leva aproximadamente uns 30 minutos cada trecho e o tempo para ficar ali no lago é de uns 30 a 40 minutos. No lago existem icebergs, mas se quiser ver o Glaciar Grey, é necessário cruzar toda a “praia”. A vista a partir daqui também é muito bonita, de onde se pode ver o Macizo del Paine (Los Cuernos, Paine Grande e Las Torres).

No inicio da trilha que leva ao lago Grey existe uma lanchonete e banheiros, mas quem quiser outra opção, é possível ir até o bar/restaurante do Hotel Grey. Nos fizemos nossa ultima parada do dia lá. A vista a partir do bar/restaurante fica de frente para o Glaciar Grey. Essa foi a melhor forma de terminar esse dia, com essa paisagem fantastica!

→ Outras informações

O valor do ticket para entrar no Parque Nacional para estrangeiros na alta temporada (de outubro a abril) é de 21.000 clp ou o equivalente a 120,00 reais (valor referente a março de 2018). O ticket pode ser pago apenas com dinheiro (pesos chilenos, dólares ou euros). Para ver o valor do ticket atualizado, clique aqui.

Nada mal comprar os tickets com essa vista, né?!?

Dica: Se você for voltar ao parque nos próximos dois dias consecutivos, peça para o teu ticket ser carimbado, pois assim, ele dá direito a voltar nesses dois dias usando esse mesmo ticket. Não esqueça de levar o passaporte, pois você precisa preencher seu nome e numero do passaporte na hora de receber esse carimbo.

→ Importante

Esse passeio foi feito com a empresa TDF Patagonia Tour em parceria com a Tierra Turismo, em março de 2018. Acontece todos os dias, de outubro a abril, das 07:30 as 19:00. É um tour feito em dois idiomas, inglês e espanhol (mas é possível consultar a disponibilidade de uma guia falando português também). Valor de 150,00 dólares / pessoa com lanche (2 sanduíches e 1 barra de cereal) e uma bebida incluídos (o valor de entrada do Parque Nacional não está incluído nesse valor).

O tour pode ser reservado pelo email office@tdfpatagoniatour.com ou pelo whatsapp +56 986361772.

Como sempre me perguntam, você pode usar qualquer tipo de roupa nesse tour, como calça de academia, calça jeans ou calça impermeável, dependendo de como estiver o clima. Recomendo levar touca ou faixa para proteger a cabeça e orelhas, pq costuma ter muito vento nessa região. É interessante levar luvas também, faz frio. Quanto aos calçados, se o tempo estiver bom, tênis de trekking (o mais recomendado) ou se estiver chovendo, galochas (é a melhor opção nesse caso).

** Esse tour foi uma cortesia da empresa TDF Patagonia Tour, porém eu relato nesse post exatamente como foi minha experiência.

** O blog Contando as Horas também é uma Agência de Viagens. Se você se interessou por fazer esse mesmo passeio, mande um email para brunab@contandoashorasviagens.com pedindo um orçamento. Eu te envio as datas, horários e valores atualizados.

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagônia Chilena aqui.

** Reserve seu hotel em Puerto Natales aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Chile

Todos os posts sobre Santiago

Todos os posts sobre Punta Arenas

Todos os posts sobre Puerto Natales

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Chile, Puerto Natales, Torres del Paine - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
1 comentário em "Puerto Natales: Tour Full Day no Parque Nacional Torres del Paine"
  1. Margarete   05/04/19 • 14h13

    Excelente relato. Eu gostaria de saber se os passeios full day seguem o mesmo roteiro ou se cada empresa tem o seu?

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
3 meses em Portugal. 😄
.
Semana passada, pela primeira vez, enquanto esperava o sinal fechar para poder atravessar a rua, me dei conta que estava há algum tempo andando com a bolsa meio aberta pendurada no ombro e celular (telemóvel) na mão.
.
Não sei se essa foi a primeira vez que andei tranquilamente, sem medo de ser assaltada (só quem ja foi assaltado sabe o pânico que da nesse momento - ja fui assaltada 3x), mas fiquei muito feliz de ter percebido que aqui não preciso me preocupar taaanto com isso.
.
Nunca imaginei que já iria estar “vivendo assim” em tão pouco tempo.
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #liberdade #vidaemportugal
Verão, estamos te esperando!!😅
⛱👙☀️
.
Lisboa fica perto de varias praias, muitas delas acessíveis de transporte publico.
.
Pra quem vem morar aqui, o cartão Navegante metropolitano custa 40,00 euros/mes (tem a versão municipal também, custa 30,00 euros/mes) e da acesso ao metro, ônibus (autocarro) e trem (comboio) em toda a região. Super facil ir a qualquer lugar nas redondezas!!
.
📍Praia do Guincho, Portugal 🇵🇹
.
#praiadoguincho #cascais #lisboa #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #praia #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal
Junho é o mês das Festas dos Santos Populares em Portugal.
.
13/06 Dia de Santo Antonio
24/06 Dia de São João
29/06 Dia de São Pedro (hoje!)
.
Aqui em Lisboa (Festas de Lisboa), pelo que pude ver, a parte mais historica e tradicional da cidade fica toda enfeitada, com varias barraquinhas vendendo comidas e bebidas típicas, e ainda acontecem alguns desfiles e procissões.
.
Quem quiser vir a Portugal em uma época super animada e com temperaturas bem amenas, junho parece ser a melhor opção!
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#santospopulares #festasdelisboa #diadesantoantonio #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #lisboa_pt #amoviajar
Hoje faz 2 meses que estou aqui em Portugal! 🇵🇹🇵🇹
.
Ao mesmo tempo que parece que ja fiz muita coisa, cada vez que vou ao contador (contabilista) descubro mais coisas que precisam ser feitas. 😅😅
.
Na foto: Cabo da Roca, ponto mais ocidental da Europa. ✔️
.
📍Cabo da Roca, Portugal 🇵🇹
.
#cabodaroca #caperoca #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal
Quase completando dois meses que estou aqui em Portugal. 😲😅
.
Algumas pessoas me pediram para falar sobre outros assuntos além de viagens (inclusive, pra que eu aparecesse mais por aqui também 😳😅).
.
Ao poucos vou tentar começar a falar sobre outras coisas, como por exemplo, as burocracias para morar aqui, como alugar apartamento, preço de móveis, dicas gerais (me pediram dicas.. mas nao sei exatamente sobre o que falar hehehe). Se alguém tiver alguma sugestão, curiosidade ou dica (hahaha).. Me manda?!? 😁
.
Ahh! Pra quem gostou/pediu sobre o colar e o anel, eles são da Morana e da Pandora, respectivamente.
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #selfie #lisboa_pt #amoviajar #moraremportugal
Nunca tinha vindo a Portugal na primavera.. Lisboa está lindíssima toda florida! 💜💜
.
Obs.: O que a gnt não faz por uma foto? Parei no meio de um cruzamento de quatro ruas e por pouco não fui quase atropelada. 😅
.
Hoje completou 1 mes que estou aqui em Portugal! 😲☺️
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #jacarandas #praçadorossio #lisboaportugal #lisbonportugal  #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #primavera #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #lisboa_pt #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal
Contando as Horas