23.04
2018

Puerto Natales: Tour Full Day no Parque Nacional Torres del Paine

Quem estiver com viagem marcada para a Patagônia Chilena e tiver incluído Puerto Natales no roteiro, recomendo muito fazer por primeiro o tour Full Day no Parque Nacional Torres del Paine.

Esse tour, como o próprio nome já indica, além de ser um dos mais populares, passa pela maioria das grandes atrações e é uma ótima forma de ter um panorama geral do parque. 

O Parque Nacional Torres del Paine fica a 80 km ao norte de Puerto Natales. Esse trajeto é percorrido em mais ou menos 1 hora e 30 minutos. Tanto na ida como na volta, para evitar que a viagem fique cansativa, existe uma parada em uma lanchonete/loja de souvenirs no vilarejo de Cerro Castillo. Não deixe de reparar que boa parte desse trajeto margeia o Lago del Toro, considerado o maior lago dessa região da Patagônia Chilena.

Entre as principais atrações vistas no tour Full Day, estão:

→ Mirador Lago Sarmiento 

Considerado um dos maiores lagos de sistema fechado (é um lago que não se conecta com nenhum outro rio ou lago) do parque, com 90 km, ele é formado apenas por água da chuva e tem uma cor azul impressionante totalmente cercado por uma borda branca feita de carbonato de cálcio. Se o tempo colaborar, a partir daqui da pra ver As Torres e o Monte Almirante Nieto.

Não é possível chegar bem próximo ao lago, pelo que entendi, ele está situado em uma area privada localizada na divisa com o parque, mas é feita uma parada de uns 10 a 15 minutos para observar o lago e a paisagem a partir de um mirante.

→ Laguna Amarga 

Essa lagoa tem esse nome por ter na composição de sua água sulfato de magnésio. Outra característica que é possível observar é que, nas margens dessa lagoa existe uma grande quantidade de sal. Muitos pesquisadores acreditam que no futuro aqui poderá existir um pequeno salar. Se você tiver sorte, é possível ver flamingos. Eu consegui ver, não no dia que fiz esse tour, mas em um outro dia, fazendo outro passeio. Se o tempo estiver bom, a partir daqui é possível ver As Torres e o Monte Almirante Nieto também. É possível caminhar até as margens da lagoa, a parada aqui dura aproximadamente uns 15 a 20 minutos.

→ Cascata do rio Paine

Outra atração muito popular no parque é essa cascata localizada no rio Paine. Pra quem não sabe (eu não sabia, descobri isso durante o tour), é esse rio que dá nome ao parque. Para ver a cascata, existem dois mirantes: o maior, onde se ve a cascata de lado e outro no lado esquerdo, de onde se ve a cascata de frente. Se o dia estiver bom, da pra ver as Torres del Paine ao fundo (liiindaaaas!!!). Ah! É bem comum ver guanacos por essa região entre a cascata e as torres. É possível caminhar lado lado com o rio e ver a cascata bem de pertinho. A parada aqui também é de uns 15 a 20 minutos.

→ Lago Nordenskjold

Esse lago de coloração verde é o que tem o nome mais difícil. Mas tem uma explicação: no final do século 19, o sueco Otto Nordenskjold estava em uma expedição nessa região e foi ele quem descobriu esse lago, por isso essa homenagem. Esse lago é gigaaaante e a sua localização dentro do parque é espetacular, fica aos pés das montanhas Los Cuernos.

→ Cascata Salto Grande

O ponto final do lago Nordenskjold é a Salto Grande, uma cascata com 10 metros de altura, que desagua para formar o Lago Pehoe. Aqui também existe um mirante, de onde dá pra ver a cascata do alto e bem de pertinho.

Trilha Mirador Los Cuernos

Aproveitando a mesma parada feita junto a Cascata Salto Grande, aqui é possível iniciar a trilha que leva até o Mirador Los Cuernos, Paine Grande e Vale do Frances. Essa trilha é totalmente demarcada, com cascalho, com poucos sobe e desce e bem simples de ser percorrida. Quem tiver interesse em percorrer essa trilha, ela dura mais ou menos por volta de 2 horas, já contando um 20 minutos para sentar, descansar e apreciar a vista do Lago Nordenskjold e as montanhas Los Cuernos.

→ Lago Pehoe

No caminho para a próxima parada, passamos pelo Puerto Pudeto (de onde partem os catamaras Hielos Patagonicos que cruzam esse lago em direção a um refugio pra quem for fazer trekking no Glaciar Grey). No centro desse lago existe um hotel e um restaurante e geralmente é aqui onde acontece a parada para o almoço de quem faz esse tour Full Day. A partir daqui é possivel ver o Vale Frances, as montanhas Los Cuernos e claro, o Lago Pehoe. Se tiver sol nesse dia, a cor desse lago é um verde surreal.

→ Lago Grey

Nossa ultima parada do dia segue margeando o rio Grey, que mais adiante se transforma em Lago Grey (esse lago é alimentado tanto por agua do rio como por água de desgelo). Para ir até as margens do Lago Grey é necessário percorrer uma pequena trilha cruzando uma ponte suspensa que atravessa o rio Pingo e um pequeno bosque. Essa trilha leva aproximadamente uns 30 minutos cada trecho e o tempo para ficar ali no lago é de uns 30 a 40 minutos. No lago existem icebergs, mas se quiser ver o Glaciar Grey, é necessário cruzar toda a “praia”. A vista a partir daqui também é muito bonita, de onde se pode ver o Macizo del Paine (Los Cuernos, Paine Grande e Las Torres).

No inicio da trilha que leva ao lago Grey existe uma lanchonete e banheiros, mas quem quiser outra opção, é possível ir até o bar/restaurante do Hotel Grey. Nos fizemos nossa ultima parada do dia lá. A vista a partir do bar/restaurante fica de frente para o Glaciar Grey. Essa foi a melhor forma de terminar esse dia, com essa paisagem fantastica!

→ Outras informações

O valor do ticket para entrar no Parque Nacional para estrangeiros na alta temporada (de outubro a abril) é de 21.000 clp ou o equivalente a 120,00 reais (valor referente a março de 2018). O ticket pode ser pago apenas com dinheiro (pesos chilenos, dólares ou euros). Para ver o valor do ticket atualizado, clique aqui.

Nada mal comprar os tickets com essa vista, né?!?

Dica: Se você for voltar ao parque nos próximos dois dias consecutivos, peça para o teu ticket ser carimbado, pois assim, ele dá direito a voltar nesses dois dias usando esse mesmo ticket. Não esqueça de levar o passaporte, pois você precisa preencher seu nome e numero do passaporte na hora de receber esse carimbo.

→ Importante

Esse passeio foi feito com a empresa TDF Patagonia Tour em parceria com a Tierra Turismo, em março de 2018. Acontece todos os dias, de outubro a abril, das 07:30 as 19:00. É um tour feito em dois idiomas, inglês e espanhol (mas é possível consultar a disponibilidade de uma guia falando português também). Valor de 150,00 dólares / pessoa com lanche (2 sanduíches e 1 barra de cereal) e uma bebida incluídos (o valor de entrada do Parque Nacional não está incluído nesse valor).

O tour pode ser reservado pelo email office@tdfpatagoniatour.com ou pelo whatsapp +56 986361772.

Como sempre me perguntam, você pode usar qualquer tipo de roupa nesse tour, como calça de academia, calça jeans ou calça impermeável, dependendo de como estiver o clima. Recomendo levar touca ou faixa para proteger a cabeça e orelhas, pq costuma ter muito vento nessa região. É interessante levar luvas também, faz frio. Quanto aos calçados, se o tempo estiver bom, tênis de trekking (o mais recomendado) ou se estiver chovendo, galochas (é a melhor opção nesse caso).

** Esse tour foi uma cortesia da empresa TDF Patagonia Tour, porém eu relato nesse post exatamente como foi minha experiência.

** O blog Contando as Horas também é uma Agência de Viagens. Se você se interessou por fazer esse mesmo passeio, mande um email para brunab@contandoashorasviagens.com pedindo um orçamento. Eu te envio as datas, horários e valores atualizados.

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagônia Chilena aqui.

** Reserve seu hotel em Puerto Natales aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Chile

Todos os posts sobre Santiago

Todos os posts sobre Punta Arenas

Todos os posts sobre Puerto Natales

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Chile, Puerto Natales, Torres del Paine - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Mais uma cidade para a minha listinha de preferidas: Moscou! ❤️🇷🇺
.
Essa viagem a Russia estava nos nossos planos a muitos anos, mas finalmente ela aconteceu em setembro de 2016. As expectativas eram altissimas e ainda assim, ficamos surpreendidos com tudo q vimos lá.
.
Ta ai um lugar que certamente voltarei um dia. E se nao fosse o idioma russo, ate cogitava morar la por algum tempo. 😁😁
.
Se alguém estiver se perguntando se é um lugar seguro para viajar sozinha (o), a resposta é siiiim!!! Ao menos nos lugares onde estivemos, Moscou e São Petersburgo (e mais algumas cidades nos arredores) foi super tranquilo!
.
🌏 Moscou, Rússia
.
#moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #russia_ru #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajemais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russiaphoto #russiagram #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
A Copa do Mundo na Rússia já está quase chegando. Ela acontecerá de 14 de junho a 15 de julho de 2018. 🇷🇺 🇷🇺
.
Os três primeiros jogos do Brasil na primeira fase, serão:
- 🇧🇷🇨🇭17/06 (domingo) as 15:00 contra a Suíça, em Rostov;
- 🇧🇷 🇨🇷 22/06 (sexta) as 09:00 contra a Costa Rica, em São Petersburgo;
- 🇧🇷 🇷🇸 27/06 (quarta) as 15:00 contra a Sérvia, em Moscou.
.
Na foto: a Catedral de Cristo Salvador, onde acontecem os principais eventos da Igreja Ortodoxa Russa, em Moscou. Diferente das igrejas catolicas, as igrejas russas tem iconostases, um paredão com diversos ícones religiosos. Elas também não tem bancos, portanto, se vc quiser conhecer as igrejas e descansar um pouquinho, nao será possivel. 😂😁
.
Importante: quando for visitar essas igrejas na Rússia, mulheres devem usar um lenço na cabeça, em sinal de respeito.
.
🌏 Moscou, Rússia
.
#catedraldecristosalvador #igrejaortodoxarussa #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #russia_ru #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russiaphoto #russiagram #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
O Parque Barigui é um dos mais famosos de Curitiba, mas o meu preferido é esse ai da foto, o Parque Tanguá.
.
Esse parque tem duas partes: a parte alta (onde fica o jardim Poty Lazzarotto e o mirante) e a parte baixa (onde ficam dois lagos, um túnel que atravessa uma rocha, pista de caminhada/corrida/ciclovia).
.
Aqui também é um otimo lugar para ver as cores do outono e as cerejeiras (normalmente, no inicio de julho).
.
🍁🍂🍁🍂🍁🍂
.
🌎Curitiba, Brasil 🇧🇷
.
#parquetangua #parquescuritiba #curitiba #brasil #brazil #americadosul #southamerica #curitilover #curitibapr #curitibacool #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #viajoteca #sourbbv #mtur #missãovt #amoviajar #viajepelobrasil #viajar #brasil2018 #suldobrasil #travelgirl #picoftheday #instacuritiba #revistaviajar #qualviagem #gazetadopovo #outono #autumn #autumnleaves
Quase 40 dias em Curitiba e apenas 3 dias de chuva (e olha que em nenhum desses dias choveu mais do poucos minutos / algumas horas).
.
🍁🍂🍁🍂🍁🍂
.
Essa foto é desse ultimo final de semana com as cores do outono, que estão deixando a cidade ainda mais bonita.❤️🧡💛
.
🍁🍂🍁🍂🍁🍂
.
🌎Curitiba, Brasil 🇧🇷
.
#curitiba #brasil #brazil #jardimbotanico #jardimbotanicocuritiba #americadosul  #southamerica #curitilover #curitibapr #curitibacool #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #viajoteca #viagenscine #mtur #missãovt #amoviajar #viajepelobrasil #viajar #brasil2018 #suldobrasil #travelgirl #picoftheday #instacuritiba #revistaviajar #qualviagem #gazetadopovo #outono #autumn #autumnleaves
O que restou das cores do outono aqui no Jardim Botânico (depois daquela ventania da madrugada). 🍂 🍂
.
🌎Curitiba, Brasil 🇧🇷
.
#curitiba #cwb #brasil #brazil #jardimbotanico #jardimbotanicocuritiba #sol #americadosul #southamerica #curitilover #curitibapr #curitibacool #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #viajoteca #viagenscine #mtur #missãovt #amoviajar #viajepelobrasil #viajar #brasil2018 #suldobrasil #travelgirl #picoftheday #instacuritiba #curitiba_pmc #outono #autumn #autumnleaves
{continuação...} Além de lagos por todas as partes, é possivel fazer algumas pequenas caminhadas e uma trilha que leva até o Mirador Los Cuernos (com 2 horas de duração).
.
Na foto: uma caminhada de uns 5 minutos para ver o Lago de nome dificílimo, o Nordenskjöld e ter a visão lateral das montanhas Los Cuernos del Paine.
.
Essa é mais uma das paradas do tour Full Day Torres del Paine que eu fiz com a empresa @tdfpatagoniatour via @tierraturismo em março desse ano.
.
🌎Parque Nacional Torres del Paine, Chile 🇨🇱
.
#puertonatales #lagonordenskjöld #loscuernosdelpaine #cuernosdelpaine #torresdelpaine #fulldaytorresdelpaine #patagonia #patagoniachilena #chile #amoviajar #missaovt #travelgirl #americadosul #southamerica #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #viajoteca #viajemais #cahnochile #chilegram #sourbbv #blogdeviagem #travel #traveler #travelphotography #picoftheday #visitchile #chichichilelele #thisispatagonia #chiletravel
Contando as Horas