30.04
2018

Viajar sozinha: 05 motivos para viajar sozinha

Quando eu comecei a pensar mais seriamente na ideia de fazer um intercâmbio, uma das coisas que mais me deixava com medo era como eu iria fazer para viajar sozinha para todos os países que eu gostaria de conhecer na Europa.

Eu estive beeeem perto de desistir desse sonho, por puro medo. Não sei exatamente o que aconteceu, até que um belo dia eu resolvi que iria encarar tudo isso sozinha (o intercâmbio e as viagens). Minha sorte que eu não desisiti!

Nesse post eu quero falar sobre 05 motivos para te incentivar a fazer aquela tão sonhada viagem sozinha. Vamos lá? 

→ Escolha do destino é importante

Escolher o destino da viagem é muito importante. Se for uma viagem de férias, eu recomendo escolher um destino aqui perto do Brasil ou um destino que tenha um idioma igual ou parecido com o português. Além disso, também acho interessante não querer ir para um lugar muito exótico, pouco desbravado. É melhor ir a um destino já “manjado”, com bastante informação na internet, isso vai te deixar mais tranquila.

Obs.: Algumas pessoas já me pediram para indicar alguns destinos que eu acho tranquilo para mulheres viajarem sozinhas, falarei sobre eles em um próximo post.

→ Pesquisa e preparação de seu próprio roteiro

Eu recomendo ter bastante tempo para pesquisar e preparar essa viagem. Leia o máximo de coisas possíveis. Eu sempre começo a organizar minhas viagens lendo o Wikipédia (gosto de ter uma visão geral sobre o destino), depois pesquiso o TripAdvisor e os sites oficiais do país / cidade em questão e por fim, leio muitos blogs (de brasileiros ou estrangeiros) para pegar as dicas e aprender um pouco com a experiência de outros viajantes.

Se você tiver bastante tempo para organizar essa viagem, maior será o sucesso dela. Pesquise bem sobre como chegar lá, como é a imigração, qual é o melhor seguro viagem, o que você pode ou não levar na bagagem de mão, qual meio de transporte existe nas cidades que serão visitadas, quais são as melhores regiões para se hospedar, os tipos de hospedagens (escolha um que você mais se identifica – hotel, apartamento, hostel), as atrações que gostaria de visitar, se existem algum restaurante que você gostaria muito de ir, o que fazer a noite (festa, bares), entre outros. Se você mesmo pesquisar tudo isso, com toda a certeza, estará muito bem preparado para a próxima viagem. Essa fase não é fácil, mas vai te deixar muito mais segura. Por esse motivo, ter tempo pra fazer tudo isso é muito importante.

→ Para ter segurança

E por falar em segurança, uma viagem sozinha pode te preparar para te tornar uma pessoa mais segura de si (sem medo de tomar decisões ou arriscar alguma coisa) e claro, também pode fazer com que você se policie melhor e consiga viajar com segurança (sem cair em golpes, pegadinhas ou coisas do tipo).

→ A viagem acontece no teu ritmo

Uma das coisas que eu mais amo em viajar sozinha é o fato de que sei que a viagem vai acontecer totalmente no meu ritmo. Se eu quiser fazer uma viagem insana, parando em mil lugar, eu posso fazer. Agora se eu quiser fazer uma viagem tranquila, sem milhões de coisas pré-reservadas, eu também posso fazer. Tudo vai acontecer exatamente do jeito que eu quiser. E aquela tal liberdade de escolha. Quer fazer tal coisa? Não quer fazer? Quer dormir até mais tarde? Quer incluir uma nova atração no roteiro? Quer ficar sentada em um parque por horas vendo a vida passar? Não quer mais visitar um determinado lugar? Essas escolhas só dependem de você! Não existe coisa melhor do que poder fazer (ou não fazer) o que quiser a hora que for, acredite!

→ Transformação

Depois de fazer uma viagem sozinha, tenho certeza absoluta que você voltará para casa diferente. Além de aprender muitas coisas novas, aprender a se virar em outro idioma, viver novas experiências, conhecer pessoas do mundo todo, entre outras coisas.. É impossível viajar e não sair da zona de conforto. Ter a oportunidade de vivenciar o mundo fora da sua zona de conforto é uma experiência viciante. Certeza que essa será a primeira de muitas viagens sozinhas por esse mundão!

** Solicite seu roteiro personalizado aqui.

** Reserve seu hotel aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Viajar Sozinha

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Viajar sozinha - , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
11 comentários em "Viajar sozinha: 05 motivos para viajar sozinha"
  1. Diógenes   02/05/18 • 14h13

    Eu sou um dos que não perde a viagem por falta de companhia.

    • Contando as Horas   02/05/18 • 16h33

      Oi, Diógenes

      Eu também!!! Depois que fiz meu intercâmbio e viajei muito sozinha (e algumas vezes acompanhada), nunca mais perdi uma única viagem por falta de companhia. Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  2. sara   02/05/18 • 16h16

    oiii,adorei suas dicas e opiniões mas ainda estou confusa em relação ao meu destino pra fazer intercambio,vai ser a minha primeira viagem.

    • Contando as Horas   02/05/18 • 16h35

      Oi, Sara

      Escolher um destino de intercâmbio também não é fácil. Eu passei alguns meses pesquisando (mesmo já sabendo que eu tinha uma forte tendência em escolher o UK, principalmente a Escócia, pq já tinha estado lá e tinha amaaaado).

      Mas não tem muito segredo, o negocio é pesquisar bastante (viajar com aquela impressão que você ja sabe tudo do destino, só falta ir lá ver e tirar as fotos hahaha). Foi essa a tática que usei nas minhas primeiras viagens sozinhas, deu tudo certo.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

    • Diógenes   03/05/18 • 13h14

      Quando escolhi as duas cidades para os meus dois intercâmbio, eu fiquei em dúvida na escolha da 2ª. Na minha primeira experiência, já estava convicto que iria para Toronto. Nem pesquisei outras e li bastante sobre a cidade antes da viagem. No planejamento para o intercâmbio seguinte, eu tinha apenas uma certeza: seria no Reino Unido. Pedi para que a consultora listasse todos os destinos do UK onde seria possível estudar. Ela fez e escolhi Newcastle. A escolha é muito particular. Pesa também o quanto você está disposto(a) a investir.

  3. MARIA CLARA MULLER   02/10/18 • 16h26

    Olá Bruna! Tudo bem? Meu nome é Maria Clara Gruske, tenhom uma agencia de viagens em novo Hamburgo, RS. Estou com 05 pax que estão me pedindo para viajar de Oban (Escócia) até Iona (ilha na Escócia), no dia 30/10, voltando no dia 31/10 com pernoite lá.
    Como faço para orientá-los a chegar lá?
    Tu podes me auxiliar? Agradeço a atenção

    • Contando as Horas   20/12/18 • 19h41

      Oi, Maria Clara

      Desculpe, vc enviou a mensagem quando estava viajando de férias. Agora estou colocando os comentários atrasados em dia.

      De qualquer forma, é possivel ir até lá de trem ou de onibus. Não há muitas opções de horários, mas é tranquilo chegar em Oban, a cidade é relativamente bem conectada com o restante do país!

  4. Claudia Lira   19/12/18 • 13h41

    Seu blog é maravilhoso. Leio tudo. Estou começando a desbravar o mundo sozinha e suas dicas são excelentes. Parabéns

    • Contando as Horas   20/12/18 • 19h39

      Oi, Claudia

      Seja bem vinda ao mundo das mulheres que viajam sozinhas! Espero que esteja gostando das experiencias.

      Obrigada pela mensagem! :D

  5. Thalia   09/06/19 • 00h42

    Olá!! Tudo bem??
    Primeiramente adorei seu post e parabéns pelo trabalho! Vou fazer intercâmbio em Cambridge em março e pretendo ir para Edimburgo de trem assim que meu intercâmbio acabar. Minha dúvida é: pretendo voltar ao Brasil a partir de Edimburgo, tem algum problema eu ter apenas o carimbo da Inglaterra no meu passaporte para poder passar pela imigração da Escócia para poder voltar??
    Grata desde já. :D

    • Contando as Horas   21/06/19 • 21h43

      Oi, Thalia

      Obrigadaaa pela mensagem, fico feliz!

      Nao, de forma alguma. Ao entrar em qualquer um dos 4 paises que formam o UK, vc não precisa mais se preocupar com os deslocamentos internos. Fique tranquila!!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Continuando a falar sobre a viagem da semana passada a algumas das Aldeias Históricas de Portugal..
.
No segundo dia passamos por Piódão, Belmonte e Sortelha.
.
Gostei de todos os lugares por onde passamos nesse dia, em especial esse ai da foto: Piódão, com menos de 200 habitantes e localizada na Serra do Açor, essa é aldeia mais diferente de todas, pq não tem castelo e também não é cercada por muralha.
.
Hoje completou 5 meses que cheguei em Portugal. ☺️
.
📍Piódão, Portugal 🇵🇹
.
#piodao #piódão #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Contando as Horas