Ushuaia é um destino com milhares de opções de passeios para fazer. Alguns são mais populares e considerados imperdíveis, já outros, são completamente desconhecidos.
A maioria das pessoas que vão a Ushuaia não sabem da existência das trilhas na Reserva Natural Cerro Alarkén, uma reserva natural com mais de 100 hectares, localizada em uma pequena montanha no centro da cidade e super fácil de ser identificada, afinal, é aqui onde fica o Arakur Ushuaia Resort & Spa.
Tá vendo aquela construção verde no alto da montanha? Esse é o Hotel Arakur
Essa Reserva Natural tem 4 trilhas que podem ser percorridas sem maiores esforços e que proporcionam contato com diversas espécies de flora (arvores de lenga, ñires, barba de viejo, pan de indio, calafate, entre outros) e fauna (raposas e varias espécies de aves) da região. E se o tempo tiver bom, em uma das trilhas da até para ter uma vista panorâmica de toda a área, incluindo a Baia de Ushuaia, Canal Beagle, cadeias de montanhas Martial e Vinciguerra, Montes Olivia e Cerro Cinco Hermanos, entre outros.
Nas duas ultimas vezes que estive lá, em setembro de 2017 (inverno) e em fevereiro de 2018 (verão) eu fiz questão de fazer essas trilhas. Nesse post eu mostro um pouquinho mais como elas são.
As 4 trilhas, são:
→ Circuito Cumbre del Cerro Alarkén: Essa trilha é identificada pela cor azul. Ela é considerada uma trilha de dificuldade baixa e tem duração de uns 15 minutos ou menos até. É essa trilha que, como o próprio nome já diz, leva ao ponto mais alto do Cerro Alarkén e do alto de uma pedra, é de onde se tem uma vista 360 graus de toda a região. Imperdível!
No verão
A vista
No inverno
A vista
→ Circuito Turbal: Essa trilha é identificada pela cor amarela. Ela também é considerada de uma trilha de dificuldade baixa e tem duração de uns 20 a 30 minutos. Como o próprio nome já indica, ela circunda uma área onde tem um turbal (uma área com consistência esponjosa formada pela decomposição de plantas).
No verão
A vista
No inverno
A vista
→ Circuito Bosque y Mirador de la Bahia: Identificado pela cor vermelha, essa trilha também tem nivel de dificuldade baixa. Quem optar por fazer ela por completo, vai levar em torno de uns 50 a 60 minutos. Eu não fiz ela por completo, apenas a parte localizada perto do Mirante que da para a Baia de Ushuaia e Canal de Beagle e acho que levou em torno de uns 30 minutos. Essa caminhada é feita por um bosque de lengas (arvores típicas dessa região da Patagônia). Durante o inverno, como essas arvores ficam sem folhas, o cenário parece de um filme de terror, já no verão, com as arvores com folhas, parece um lugar totalmente diferente.
No verão
No inverno
A vista
→ Circuito Valle del Río Chico: Essa trilha é identificada pela cor roxa e tem nível de dificuldade média. Essa também é considerada a maior trilha da Reserva Natural e a que tem maior duração. Infelizmente, nessas ultimas duas vezes que estive lá, a trilha estava fechada, portanto, não sei dar mais detalhes de como ela é.
→ Outras informações
Como dá pra ver pelas três primeiras trilhas, se alguém se interessar em fazer esses circuitos, é totalmente viável em um período do dia, como por exemplo, em uma manhã.
As trilhas são totalmente identificadas, portanto, não acho que seja necessário o acompanhamento de um guia. A primeira vez eu fui com os guias do hotel Arakur, mas na segunda vez, fui sozinha. Não tive maiores problemas.
Como sugestão, nesse mesmo dia, é possível fazer também o passeio ao Glaciar Martial (por conta) ou a trilha a Laguna Esmeralda (com guia).
** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagonia Argentina aqui.
** Reserve seu hotel em Ushuaia aqui.
** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.
** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre Buenos Aires
Todos os posts sobre Bariloche
Todos os posts sobre El Calafate
Todos os posts sobre Villa la Angostura
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras