23.05
2018

Ushuaia: Trilhas na Reserva Natural Cerro Alarkén

Ushuaia é um destino com milhares de opções de passeios para fazer. Alguns são mais populares e considerados imperdíveis, já outros, são completamente desconhecidos.

A maioria das pessoas que vão a Ushuaia não sabem da existência das trilhas na Reserva Natural Cerro Alarkén, uma reserva natural com mais de 100 hectares, localizada em uma pequena montanha no centro da cidade e super fácil de ser identificada, afinal, é aqui onde fica o Arakur Ushuaia Resort & Spa

Tá vendo aquela construção verde no alto da montanha? Esse é o Hotel Arakur

Essa Reserva Natural tem 4 trilhas que podem ser percorridas sem maiores esforços e que proporcionam contato com diversas espécies de flora (arvores de lenga, ñires, barba de viejo, pan de indio, calafate, entre outros) e fauna (raposas e varias espécies de aves) da região. E se o tempo tiver bom, em uma das trilhas da até para ter uma vista panorâmica de toda a área, incluindo a Baia de Ushuaia, Canal Beagle, cadeias de montanhas Martial e Vinciguerra, Montes Olivia e Cerro Cinco Hermanos, entre outros.

Nas duas ultimas vezes que estive lá, em setembro de 2017 (inverno) e em fevereiro de 2018 (verão) eu fiz questão de fazer essas trilhas. Nesse post eu mostro um pouquinho mais como elas são.

As 4 trilhas, são:

→ Circuito Cumbre del Cerro Alarkén: Essa trilha é identificada pela cor azul. Ela é considerada uma trilha de dificuldade baixa e tem duração de uns 15 minutos ou menos até. É essa trilha que, como o próprio nome já diz, leva ao ponto mais alto do Cerro Alarkén e do alto de uma pedra, é de onde se tem uma vista 360 graus de toda a região. Imperdível!

No verão

A vista

No inverno

A vista

→ Circuito Turbal: Essa trilha é identificada pela cor amarela.  Ela também é considerada de uma trilha de dificuldade baixa e tem duração de uns 20 a 30 minutos. Como o próprio nome já indica, ela circunda uma área onde tem um turbal (uma área com consistência esponjosa formada pela decomposição de plantas).

No verão

A vista

No inverno

A vista

→ Circuito Bosque y Mirador de la Bahia: Identificado pela cor vermelha, essa trilha também tem nivel de dificuldade baixa. Quem optar por fazer ela por completo, vai levar em torno de uns 50 a 60 minutos. Eu não fiz ela por completo, apenas a parte localizada perto do Mirante que da para a Baia de Ushuaia e Canal de Beagle e acho que levou em torno de uns 30 minutos. Essa caminhada é feita por um bosque de lengas (arvores típicas dessa região da Patagônia). Durante o inverno, como essas arvores ficam sem folhas, o cenário parece de um filme de terror, já no verão, com as arvores com folhas, parece um lugar totalmente diferente.

No verão