23.05
2018

Ushuaia: Trilhas na Reserva Natural Cerro Alarkén

Ushuaia é um destino com milhares de opções de passeios para fazer. Alguns são mais populares e considerados imperdíveis, já outros, são completamente desconhecidos.

A maioria das pessoas que vão a Ushuaia não sabem da existência das trilhas na Reserva Natural Cerro Alarkén, uma reserva natural com mais de 100 hectares, localizada em uma pequena montanha no centro da cidade e super fácil de ser identificada, afinal, é aqui onde fica o Arakur Ushuaia Resort & Spa

Tá vendo aquela construção verde no alto da montanha? Esse é o Hotel Arakur

Essa Reserva Natural tem 4 trilhas que podem ser percorridas sem maiores esforços e que proporcionam contato com diversas espécies de flora (arvores de lenga, ñires, barba de viejo, pan de indio, calafate, entre outros) e fauna (raposas e varias espécies de aves) da região. E se o tempo tiver bom, em uma das trilhas da até para ter uma vista panorâmica de toda a área, incluindo a Baia de Ushuaia, Canal Beagle, cadeias de montanhas Martial e Vinciguerra, Montes Olivia e Cerro Cinco Hermanos, entre outros.

Nas duas ultimas vezes que estive lá, em setembro de 2017 (inverno) e em fevereiro de 2018 (verão) eu fiz questão de fazer essas trilhas. Nesse post eu mostro um pouquinho mais como elas são.

As 4 trilhas, são:

→ Circuito Cumbre del Cerro Alarkén: Essa trilha é identificada pela cor azul. Ela é considerada uma trilha de dificuldade baixa e tem duração de uns 15 minutos ou menos até. É essa trilha que, como o próprio nome já diz, leva ao ponto mais alto do Cerro Alarkén e do alto de uma pedra, é de onde se tem uma vista 360 graus de toda a região. Imperdível!

No verão

A vista

No inverno

A vista

→ Circuito Turbal: Essa trilha é identificada pela cor amarela.  Ela também é considerada de uma trilha de dificuldade baixa e tem duração de uns 20 a 30 minutos. Como o próprio nome já indica, ela circunda uma área onde tem um turbal (uma área com consistência esponjosa formada pela decomposição de plantas).

No verão

A vista

No inverno

A vista

→ Circuito Bosque y Mirador de la Bahia: Identificado pela cor vermelha, essa trilha também tem nivel de dificuldade baixa. Quem optar por fazer ela por completo, vai levar em torno de uns 50 a 60 minutos. Eu não fiz ela por completo, apenas a parte localizada perto do Mirante que da para a Baia de Ushuaia e Canal de Beagle e acho que levou em torno de uns 30 minutos. Essa caminhada é feita por um bosque de lengas (arvores típicas dessa região da Patagônia). Durante o inverno, como essas arvores ficam sem folhas, o cenário parece de um filme de terror, já no verão, com as arvores com folhas, parece um lugar totalmente diferente.

No verão

No inverno

A vista

→ Circuito Valle del Río Chico: Essa trilha é identificada pela cor roxa e tem nível de dificuldade média. Essa também é considerada a maior trilha da Reserva Natural e a que tem maior duração. Infelizmente, nessas ultimas duas vezes que estive lá, a trilha estava fechada, portanto, não sei dar mais detalhes de como ela é.

→ Outras informações

Como dá pra ver pelas três primeiras trilhas, se alguém se interessar em fazer esses circuitos, é totalmente viável em um período do dia, como por exemplo, em uma manhã.

As trilhas são totalmente identificadas, portanto, não acho que seja necessário o acompanhamento de um guia. A primeira vez eu fui com os guias do hotel Arakur, mas na segunda vez, fui sozinha. Não tive maiores problemas.

Como sugestão, nesse mesmo dia, é possível fazer também o passeio ao Glaciar Martial (por conta) ou a trilha a Laguna Esmeralda (com guia).

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagonia Argentina aqui.

** Reserve seu hotel em Ushuaia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Buenos Aires

Todos os posts sobre Bariloche

Todos os posts sobre El Calafate

Todos os posts sobre Ushuaia

Todos os posts sobre Villa la Angostura

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Argentina, Ushuaia - , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Continuando a falar sobre a viagem da semana passada a algumas das Aldeias Históricas de Portugal..
.
No segundo dia passamos por Piódão, Belmonte e Sortelha.
.
Gostei de todos os lugares por onde passamos nesse dia, em especial esse ai da foto: Piódão, com menos de 200 habitantes e localizada na Serra do Açor, essa é aldeia mais diferente de todas, pq não tem castelo e também não é cercada por muralha.
.
📍Piódão, Portugal 🇵🇹
.
#piodao #piódão #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Para quem nasceu mais próximo da Argentina do que do mar (😆😆), estou adorando viver aqui em Lisboa, onde as opções de boas praias nos arredores são muitas.
.
E quem diria que em Portugal existia uma praia nivel Caribe?!?! 💚💙
.
O acesso a essa praia pode ser feito por trilha (com mirantes) ou de barco (valor de 5,00 euros, com saída a partir de Sesimbra).
.
Nós fomos pela trilha (o sol da manhã é favorável para as fotos) e voltamos final da tarde de barco (trajeto dura uns 10 minutinhos).
.
Obs.: Levar tenis, a partir daqui não dá pra continuar de chinelo.
.
📍Sesimbra, Portugal 🇵🇹
.
#praiadaribeiradocavalo #sesimbra #portugal #trilha #trilhas #trilhos #praiasportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #sol #amoviajar #viajar #nature #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal
#tbt Uma pausa nas fotos de Portugal para recordar um dos destinos que eu mais gostei de conhecer: Patagônia (já perdi as contas de quantas vezes estive lá!).
.
Localizada no Canal de Beagle, essa é a Isla Martillo, considerando o melhor lugar para ver pinguins em Ushuaia. 🐧🧡
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#pinguins #pinguinera #islamartillo #ushuaia #elijoushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #sudamerica #brasileirosemushuaia #piratour #aerolineasargentinas #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaargentina #viagens #sourbbv #tierraturismo
Hoje completa 4 meses que estou aqui em Portugal! 🇵🇹 O tempo está passando muito rápido. 😬😲☺️
.
Esse mês tive minha autorização de residência aprovada, mas tbm tive duas péssimas experiências (uma hr dessas, quem sabe, eu conto mais detalhes no stories). Vida na Europa definitivamente não é só glamour! 🙄😑
.
Esse é o castelo localizado no vilarejo de Monsaraz, um dos meus preferidos durante os dias que fui passear com a familia no Alentejo.
.
📍Monsaraz, Portugal 🇵🇹
.
#castelodemonsaraz #monsaraz #alentejo #visitalentejo #alentejoportugal #castelosportugueses  #amar_alentejo #portugaltravel #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #cahemportugal #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #portugalovers #moraremportugal  #portugal2019
Autorização de residência aprovada!! 🎉🎈🎊🎈🎉
.
Em dezembro do ano passado eu solicitei um pré-visto de trabalho no Consulado de Portugal, em São Paulo. Esse pré-visto tinha validade de 4 meses, com direito a 2 entradas apenas. Por esse motivo as viagens à Escócia e à Rússia precisaram ser adiadas, além de ouuuutra viagem a Escócia e as Ilhas Faroe, que teriam acontecido na última semana.
.
Quando cheguei em Lisboa em abril 2019, algumas semanas depois, a validade do meu visto expirou. O que me deixava em situação legal no país era o agendamento que eu havia feito no SEF no dia que cheguei em Portugal.
.
Agora, depois de ter feito a entrevista no SEF, minha Autorização de residencia foi concedida na hora. Isso significa que, posso ficar mais 1 ano em Portugal, mas dessa vez, meu visto é de multiplas entradas.
.
Meu passaporte está ansioso para passear poraí e eu estou louca pra colocar meus pés em um aeroporto. 😂😂😂
.
Europaaa (e Mundo), finalmente, vamos poder continuar nos conhecendo!! 😁😁😁
.
📍Alentejo, Portugal 🇵🇹
.
#arportugal #vistod2 #vistod2portugal #monsaraz #alentejo #amar_alentejo #portugal #turismodeportugal  #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal  #viveremportugal
Contando as Horas