19.11
2018

Portugal: Como ir de Lisboa a Vila Nova de Gaia / Porto no trem de alta velocidade Alfa Pendular

Quem estiver com viagem a Portugal e quiser ir de Lisboa a Vila Nova de Gaia / Porto ou vice-versa de trem, existe a possibilidade de fazer esse trajeto com o trem de alta velocidade português chamado Alfa Pendular.

Obs.: Não esqueça que em Portugal, trem é comboio.

Eu não fazia a menor ideia que existisse um trem de alta velocidade em Portugal e quando vi essa opção, achei a solução para o meu roteiro. 

Meu voo vindo do Brasil chegava em Lisboa (como eu tinha muitas milhas para gastar na Azul, essa era a melhor opção para eu comprar minha passagem), mas eu queria iniciar minha viagem por Vila Nova de Gaia / Porto. Logo que eu desembarquei em Lisboa, passei pela imigração e segui de metro para a Estação do Oriente, onde peguei o trem para Vila Nova de Gaia.

→ Comprando a passagem

A empresa responsavel pelos transportes ferroviários de Portugal é a CP – Comboios de Portugal. Quem estiver com viagem marcada para lá e optar por andar de trem, saiba que é no site dessa empresa onde você deve pesquisar e comprar as passagens.

As passagens podem ser compradas no site / app da CP, nos guiches de atendimento ou nas máquinas nas estações de trem. Eu tentei comprar no site e no app quando ainda estava aqui no Brasil e durante o processo de compra sempre acontecia um erro que impedia que eu chegasse na parte do pagamento. Portanto, a unica opção que me restou foi deixar pra comprar lá na estação de trem, algumas horas antes do trem partir.

Na hora de comprar a passagem, é possível escolher se quer viajar na Primeira Classe ou na Classe Econômica. Ja adianto que a diferença de preços não é muuuito grande, portanto, você pode escolher qualquer opção. Agora em outubro de 2018, os valores eram:

Cada trecho na Primeira Classe: 43,10 euros.

Cada trecho na Segunda Classe: 30,80 euros.

A diferença de valores era de apenas 12,30 euros.

Obs.: Independente do trem partir/chegar de Santa Apolonia ou Oriente, em Lisboa ou partir/chegar em Vila Nova de Gaia Devesas ou Porto Campanhã, o preço do ticket é o mesmo. Não há nenhum tipo de diminuição do valor da passagem por conta disso.

→ Partindo da Estação do Oriente, em Lisboa

Lisboa tem diversas estações de trem, mas esse trajeto feito com o Alfa Pendular tem inicio na estação de Santa Apolonia, mas também é possível embarcar na Estação do Oriente, que foi o que fiz, pois essa estação era a que ficava mais perto do aeroporto.

A Estação do Oriente fica no Parque das Nações, ela tem uma arquitetura toda moderna, obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Essa estação além de ter metro e uma rodoviária, no ultimo andar ficam as plataformas dos trens. Ela tem escadas rolantes em todos os lugares, logo, é bem facil andar com malas por lá.

→ O trem Alfa Pendular (AP)

Para quem nunca tinha ouvido falar, Portugal também tem um trem de alta velocidade chamado Alfa Pendular.  Esse trem cobre grandes distancias, ligando as principais cidades do país (como por exemplo Lisboa, Coimbra, Aveiro, Vila Nova de Gaia, Porto, Braga), faz menos paradas pelo caminho e alcança em alguns momentos da viagem mais de 200 km/h. Esse trem tem duas classes: primeira classe e segunda classe (falo sobre elas com mais detalhes logo abaixo).

Esse trem ja esta precisando de uma reforma urgenteeee!!

A distancia de 315 km que separam Lisboa da cidade do Porto, em media, é perccorida em 2 horas e 50 minutos.

→ Primeira Classe ou Segunda Classe

O trem Alfa Pendular oferece duas opções: Primeira Classe (também chamada de Classe Conforto) e Segunda Classe (tambem chamada de Classe Turistica).

A Primeira Classe tem configuração 2-1, ou seja, 2 poltronas – corredor – 1 poltrona. Os bancos são de couro, bem espaçosos, algumas poltronas tem tomada (na hora de comprar a passagem, você já pode escolher uma poltrona com tomada) e outras poltronas tem mesa. Além disso, bebidas são gratuitas.

A Segunda Classe tem configuração 2-2, ou seja, 2 poltronas – corredor – 2 poltronas. Não sei dizer mais detalhes, pq não viajei nessa classe. Quando tiver essa experiencia, atualizo esse post.

→ O trajeto

Na ida, o trajeto teve inicio em Lisboa, na Estação de Santa Apolonia e faz parada no Oriente (onde eu embarquei), passa por Coimbra – B, por Aveiro, por Vila Nova de Gaia – Devesas (onde eu desembarquei) e termina na estação do Porto Campanhã. O tempo de viagem total é de 2 horas e 50 minutos, mas como eu não peguei o trem na estação inicial e não desembarquei na estação final, o meu tempo de viagem foi de 2 horas e 35 minutos.

Na volta, o trajeto teve inicio no Porto, na Estação de São Bento, onde precisei pegar um trem regional para ir até a Estação de Campanhã (onde embarquei) e fez parada em Vila Nova de Gaia – Devesas, Aveiro, Coimbra-B, Oriente e Santa Apolonia (onde desembarquei). O tempo de viagem foi de 5 minutos em trem urbano entre as estações de Porto São Bento e  Porto Campanhã e de 2 horas e 50 minutos no trem alfa pendular do Porto até Lisboa.

→ A Experiencia

Como eu já falei anteriormente, eu comprei minha passagem nos guiches de atendimento na Estação do Oriente faltando umas 3 horas para o trem sair. Eu peguei o trem das 10:09 em Lisboa e cheguei as 12:45 em Vila Nova de Gaia. O trem saiu com uns 10 minutos de atraso. Fez apenas duas paradas pelo caminho: uma em Coimbra e outra em Aveiro. Essas paradas são super rapidas, coisa de 1 ou 2 minutos, no maximo. Logo que eu embarquei, passaram oferecendo jornais e revistas e na sequencia passaram servindo bebidas (ja incluido no valor da passagem). Um tempo depois, outro funcionario passou distribuindo cardapios, o menu era de cafe da manha, com duas opções com valores variando entre 6,00 e 12,00 euros (pagos na hora do pedido). Eu optei por viajar na Primeira Classe, pq a diferença de preço nao era tão grande e também, pq nesse trecho da viagem, só tinha esse unico banco e ele ficava na Primeira Classe (Deus reservou essa poltrona pra mim! :D). E acreditem, ainda era um dos bancos com tomada (nem todas as poltronas tem tomada). A viagem é bem tranquila, as paisagens são bem bonitas e pra ser bem sincera, nem vi o tempo passar.

Já no trecho de volta, eu também comprei minha passagem na estação de trem de São Bento, no Porto, mas comprei com uns 2 dias de antecedência. Eu escolhi viajar no trem que partia as 11:40 do Porto Campanhã e chegava em Lisboa Santa Apolonia as 14:30. Dessa vez o trem partiu no horario, fez trem paradas pelo caminho: em Aveiro, Coimbra e Oriente. Também foi o mesmo esquema, passaram oferecendo jornais/revistas, logo na sequencia serviram as bebidas e por fim, uma funcionaria passou oferecendo o cardapio do almoço, que também tinham 2 opções (nao cheguei a ver os preços, pq não fazia muito que tinha tomado cafe da manha e ainda nao estava com fome). Eu também optei por viajar na Primeira Classe e por sorte, consegui uma poltrona individual e com tomada.

Ah! Importante: Quem optar por viajar no trem Alfa Pendular, é obrigatorio reservar a poltrona. A reserva do assento é gratuita e é feita no ato da compra. Super tranquilo! Na hora de embarcar, fique atento ao vagão e a poltrona que estão na passagem.

→ Chegando na Estação Devesas, em Vila Nova de Gaia / Estação Campanhã, no Porto

Vila Nova de Gaia tem duas estações de trem, mas a estação que o trem Alfa Pendular para é a de Devesas. Porto também tem duas estações de trem, mas a estação que o trem de alta velocidade chega é a Campanhã.

Ambas tem boa localização, ficam no centro da cidade. Super facil de chegar até elas, seja de taxi ou de transporte publico (trem ou onibus).

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Portugal.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Porto

Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Lisboa, Porto, Portugal, Vila Nova de Gaia - , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas