04.12
2018

Viajando de Helsinki a São Petersburgo no trem de alta velocidade Allegro

A Rússia conta com dois trens de alta velocidade: o Sapsan (liga Moscou a São Petersburgo e vice-versa) e o trem Allegro (liga Helsinki, na Finlândia a São Petersburgo e vice-versa). Desde a sua inauguração, se tornou a melhor opção de deslocamento entre as duas cidades/dois países.

O trem Allegro foi inaugurado em dezembro de 2010 e conta com 8 trens diários, sendo 4 horarios em cada sentido. O trem é formado por sete vagões, sendo um vagão para 1 classe e seis vagões para a 2 classe. 

→ Trecho percorrido e Distância

A unica vez que andei no trem de alta velocidade Allegro foi agora em novembro de 2018, partido de Helsinki, na Finlândia com destino a São Petersburgo, na Rússia. A distancia de 300 km é percorrida em 3 horas e 30 minutos, onde a maior parte do tempo a velocidade media fica em torno de 220km/h. O trem é direto, havendo apenas três rapidas paradas no caminho, que não duram mais que uns 2 minutos.

→ Estações de trem em Helsinki e em São Petersburgo

Em Helsinki tem apenas uma estação central, e é daqui onde parte o trem de alta velocidade Allegro. Já quem estiver  em  São Petersburgo, o trem Allegro chega e parte da Finljandski Vokzal.

→ Helsinki Central Station ou Helsinki C ou em finlandes Helsingin päärautatieasema, em Helsinki

A Estação Central de Helsinki ou Helsingin paarautatieasema é a principal estação de trem da capital da Finlândia. Fica na região de Kluuvi, no centro da cidade. É usada tanto para trens domésticos (inclusive os trens que ligam ao aeroporto), como para trens com destinos internacionais, como por exemplo, o trem Allegro que vai até São Petersburgo. Junto a estação de trem fica a estação de metro Rautatientorin metroasema.

 Finljandski Vokzal também conhecida por Sankt-Peterburg-Finljandski ou em russo Финля́ндский вокзал, em São Petersburgo

São Petersburgo tem três estações de trem principais, sendo que esta é a estação usada para quem viaja para o norte do país e para a Finlândia. Essa estação está localizada na Praça Lenin, no distrito de Kalininsky. Junto a essa estação de trem fica a estação de metro Ploshchad Lenina (linha vermelha). 

Como essa estação fica no outro lado do rio Neva, é conveniente pegar o metro para ir ao centro da cidade. O acesso a estação de metro é feito por fora da estação. Ao sair do trem, é só seguir o fluxo maior de pessoas, praticamente todo mundo vai para a estação de metro.

→ Comprando a passagem

As passagens são vendidas com exatos 60 dias de antecedência da data desejada. Ela pode ser comprada diretamente nos guiches das estações de trem citadas acima em Helsinki e São Petersburgo, nas Agencias Russas (cobras taxas de serviço altissimas) ou pelo site da VR (site oficial das ferrovias finlandesas). Eu comprei minha passagem no site da VR, na versão em ingles (obviamente) e foi muito tranquilo.

→ Imigração e Alfandega

A imigração e alfandega acontecem dentro do trem em movimento, logo depois do trem partir de qualquer um dos destinos.

Quem iniciar a viagem na Filândia, um tempo depois que o trem partir, um oficial da Finlândia vai passar na tua poltrona e vai pedir para ver o passaporte, vai fazer algumas perguntas (por onde você entrou na UE, quanto tempo ficou em Helsinki e qual o motivo da viagem a Russia – foram essas as perguntas que ele me fez), vai carimbar o passaporte e vai entregar um formulario que você precisa preencher para entrar na Russia.

Antes de cruzar a fronteira com a Russia, o trem diminui muito a velocidade, parece que vai parar a qualquer momento. É nessa hora em que estamos atravessando a fronteira entre Finlândia e Russia. Na proxima parada dentro do territorio russo, entram os oficiais de imigração. Eles entram em 2 pessoas que passam conferindo os passaportes e formulários e mais outras 2 pessoas que ficam em cada extremidade do vagão, não permitindo que ninguem circule/vá ao banheiro nesse momento.

Preencha os dois lados exatamente igual, o lado esquerdo fica na imigração de entrada e o do lado direito você precisa entregar na imigração de saida, quando estiver indo embora da Rússia

Quando o oficial russo vier a tua poltrona, entregue o formulário preenchido (as duas partes) e o passaporte. Ele vai fazer umas 2 ou 3 perguntas basicas (é a primeira vez na Russia, qual o motivo da viagem e quantos dias vai ficar – Foram essas perguntas que me fizeram), vai olhar folha por folha do passaporte e vai carimbar o passaporte e uma das partes do formulario e vai te entregar uma das partes desse formulário. A parte do formulario que oficial de imigração te entregar, vc deve guardar junto com o passaporte, pq ele precisará ser entregue no momento que você passar pela imigração para deixar o país (seja no aeroporto ou de trem).

Além disso, depois da imigração, passam outros oficiais fazendo perguntas sobre a tua bagagem. Perguntam o que você leva, se tem dinheiro contigo (em quais moedas e o valor aproximado e a cor e tamanho da mala) e podem pedir pra você abrir ou não a mala, mas vão pedir para você mostrar qual é a tua mala se ela estiver no lugar especifico para guardar mala.

→ O trem

O trem Allegro tem 2 classes: Primeira Classe ou First Class (configuração 2-1) e Segunda Classe ou Economy Class (configuração 2-2).

Imagem retirada do site da VR

Tem um restaurante, Bistro Allegro, serve pratos tipicos da Finlândia e da Rússia. As moedas de pagamento aceitas, são: euro, rublo e cartão de credito. Os funcionarios falam finlândes, russo e ingles. Tem area para crianças, sala de reunião (para quem estiver na First Class) e banheiros em cada vagao.

O trem oferece em todas as classes: tomadas, wifi e lugar para colocar as malas gratuito. Quem for na Primeira Classe, ainda tem a disposição: jornais, lanche servido na poltrona (já incluido no valor da passagem) e bebidas a vontade (chá, café e agua).

→ Internet wifi

O trem Allegro oferece internet wifi gratuita. Meu trem partiu de Helsinki e foi até São Petersburgo. No trecho em que o trem estava na Finlândia, o wifi funcionou perfeitamente bem, mas quando entramos em territorio russo, foi preciso fazer outro acesso, e desde então, o wifi não funcionou mais. Essa foi minha experiencia. Portanto, recomendo já ter o mapa do metro e endereço do hotel salvos no celular, assim evita problema.

→ Reserva de assentos

Ao comprar a passagem para andar nesse trem em especifico é obrigatorio reservar poltrona. Depois de selecionar o horario que vai querer viajar, na proxima pagina, ao clicar em Select Seats, você pode escolher a sua poltrona. Repare que vão haver poltronas com mesinhas e poltronas sem mesinhas. É possivel escolher também se quer viajar no sentido que o trem se desloca ou o contrario ou proximo ou longe do banheiro.

→ Experiencia de viajar no trem Allegro

O acesso a plataforma só é indicado cerca de 20 minutos antes do horário de partida. E é a partir desse momento que também conseguimos acesso aos vagões. Repare que proximo a porta de entrada de cada vagão vai haver um painel onde estara indicado se o vagão é primeira classe ou segunda classe e mais algumas informações.

Na porta do vagão tem um funcionario, ele pede para ver o passaporte e a passagem. Depois de conferir as infos, o funcionario libera a entrada. Ele também ajuda a colocar a mala dentro do trem. Se tiver mala grande, já deixe no local especifico para esse tipo de mala e só depois se dirija a tua poltrona. A poltrona esta indicada na passagem e na lateral do encosto da cabeça. Bem simples.

Depois que o trem partir, vem uma funcionaria entregando jornais. Logo na sequencia é entregue o cardapio. E alguns minutos depois, uma funcionaria passa pedindo o que você vai querer pedir para comer.

Enquanto a comida não chega, o oficial de imigração da Finlândia passa para carimbar a saida da UE no passaporte. Um tempo depois a comida é servida. Há tempo suficiente para comer sem pressa antes do funcionario passar para recolher o lixo (odeio quando ainda não terminei de comer e já passam recolhendo as coisas hehe).

O trem se desloca bastante tempo, até que a velocidade diminui para quase zero. É nesse momento que estamos atravessando a fronteira entre os dois paises. Logo na primeira parada em territorio russo, entram os oficiais de imigração e de alfandega.

O trem segue por mais um tempo, até chegar em São Petersburgo. No desembarque do trem, os funcionarios ja direcionam a saida para um portão lateral, não ha necessidade de passar por nenhum controle de segurança. Saindo a esquerda desse portão, no final da quadra fica o acesso a estação de metro.

→ Bagagens

Não é especificado uma quantidade maxima ou minima de babagem, mas é importante saber que você mesmo precisa carregar sua bagagem, portanto, geralmente, as pessoas viajam com uma bagagem de mão pequena ou com até duas bagagens (uma mala maior e uma mala de mão). As malas maiores precisam ser colocadas em lugares especificos dentro de cada vagão, normalmente esse espaço fica proximo ao banheiro e logo ao lado da porta do vagão. As malas menores podem ser colocadas no espaço acima da poltrona e para as mulheres que andam com bolsas, ela pode ser colocada no chão ou você precisa levar no colo.

→ Minha opinião

Essa não foi a primeira vez que andei de trem na Russia, eu já andei no outro trem de alta velocidade, o Sapsan e também, já andei em trens domésticos normais. Tanto na outra viagem que aconteceu em setembro de 2016, como nessa viagem, eu gostei da experiencia. Não vou negar que dá um medinho na hora que chegam os oficiais russos, pq eles estão sempre com cara de poucos amigos, mas se tiver feito tudo de acordo (tiver o formulario preenchido e tiver o passaporte em mãos), não haverá maiores problemas.

Foi muito facil comprar a passagem no site da VR, ao chegar na estação de trem de Helsinki o acesso a estação e a plataforma é direta, não há necessidade de passar por controle de segurança. A experiencia em viajar nesse trem foi muito boa, exceto pelo wifi que não funcionou quando passamos a fronteira para a Russia. O atendimento dos funcionarios no trem foi otimo, todos falavam ingles. A comida era boa. O trem estava limpo e bem conservado. Não posso falar muito sobre as paisagens, pq meu trem partiu as 15:00 e a partir das 16:30 já estava escuro, logo, não vi muita coisa. O pouco que vi na Finlândia, achei interessante.

Se você estiver em duvida se vale a pena ou nao viajar nesse trem, eu recomendo. Gostei da experiencia!

→ Outras infos

Além do trem Allegro, a Rússia tem outro trem de alta velocidade, o Sapsan, que liga Moscou a São Petersburgo ou vice versa em aproximadamente 4 horas e 30 minutos.

Desde junho de 2014 é proibido fumar dentro dos trens e nas estações de trem em toda a Rússia.

Todos os anúncios dentro do trem são feitos na seguinte ordem: finlândes, russo e ingles, portanto, tenha paciencia e não se desespere.

Pra terminar o post, se teu trem partir de Helsinki, não há necessidade de chegar a estação com muita antecedência, a plataforma e o acesso ao trem só é liberado 20 minutos antes do trem partir. Se o trem partir de São Petersburgo, recomendo chegar com mais tempo (uns 40 a 50 minutos), pq as estações de trem são enormes e ainda, é necessário passar por dois controles de segurança, um para ter acesso a estação de trem e outro para ter acesso as plataformas.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Helsinki.

** Hotel em São Petersburgo.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Finlândia

Todos os posts sobre Helsinki

Todos os posts sobre Lapônia

Todos os posts sobre a Rússia

Todos os posts sobre Moscou

Todos os posts sobre São Petersburgo

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem, Finlândia, Helsinki, Rússia, St Petersburgo - , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
8 comentários em "Viajando de Helsinki a São Petersburgo no trem de alta velocidade Allegro"
  1. Diógenes   10/12/18 • 13h37

    Que loucura essa imigração. Será que a Finlândia e a Rússia não se sentaram e pensaram em criar um ponto de imigração antes do embarque como é feito no Eutrostar Paris/Londres e vice-versa? Quando os 4 oficiais russos entram no vagão, dois fiscalizando e dois bloqueando as portas, aquela mini tensão aparece.

    • Contando as Horas   13/12/18 • 12h51

      Oi, Diógenes

      Quando fui reservar a passagem, achei que a imigração era algo tipo Eurostar, mas não. É assim mesmo, dentro do trem em andamento.

      Quando o trem começa a atravessar a fronteira já vai dando aquele frio na barriga hahaha Não sei pq, apesar de ter sido tudo tranquilo, sempre dá um medinho da imigração/oficiais/policiais na Russia né?

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  2. Cristina   12/01/19 • 19h25

    Olá Bruna, vou fazer essa viagem em agosto/2019 e nesse primeiro post do seu blog já percebi o quanto ele vai me ajudar (trem Helsinque/St. Petersburgo) muito completo, com informações bem práticas, estou com medo, mas vou. Viajo sozinha com o meu marido e li uma vez que precisa ter um guia ou fazer o cadastro previamente na autoridade policial russa para entrar no país, é verdade?

    • Contando as Horas   29/01/19 • 13h57

      Oi, Cristina

      Não, não é verdade. Vc não precisa ter um guia obrigatorio contigo, vc contrata se achar necessario por causa do idioma ou pq quer saber mais detalhes durante a tua visita no país.

      Esse cadastro na policia russa não seria o registro dos hotéis? Se for isso, o hotel mesmo providencia isso pra você. Fique tranquila!

      Obrigada pela mensagem e visita aqui no blog! :D

    • AUGUSTO CEZAR   29/06/19 • 14h15

      Olá, nada disso. Estou em San pet. agora. Vim de helsink, com mulher e filhas, somente viajamos sozinhos. A alfândega russa somente cobra o formulário que foi entregue pelo pessoal do trem, fique com os passaportes em mãos, a alfândega russa não contra nada, a polícia pergunta ou não se e turistas. No nosso caso perguntou quais as bagagens e se tinha tax Free.
      Contrate um transporte prévio para lhe pegar na estação, depois da para pedir Uber tranquilamente.

  3. Augusto Coutinho   06/04/19 • 13h54

    Olá Bruna, ótimas informações, estaremos viajando em junho. Sobre a imigração dentro do trem, seria o mesmo procedimento na segunda classe?

    • Contando as Horas   17/07/19 • 10h10

      Oi, Augusto

      Acho que perdi esse teu comentário.
      Acredito que seja igual a imigração em todas as classes sim. Não teria motivo para ser diferente.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Hoje completa 4 meses que estou aqui em Portugal! 🇵🇹 O tempo está passando muito rápido. 😬😲☺️
.
Esse mês tive minha autorização de residência aprovada, mas tbm tive duas péssimas experiências (uma hr dessas, quem sabe, eu conto mais detalhes no stories). Vida na Europa definitivamente não é só glamour! 🙄😑
.
Esse é o castelo localizado no vilarejo de Monsaraz, um dos meus preferidos durante os dias que fui passear com a familia no Alentejo.
.
📍Monsaraz, Portugal 🇵🇹
.
#castelodemonsaraz #monsaraz #alentejo #visitalentejo #alentejoportugal #castelosportugueses  #amar_alentejo #portugaltravel #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #cahemportugal #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #portugalovers #moraremportugal  #portugal2019
Autorização de residência aprovada!! 🎉🎈🎊🎈🎉
.
Em dezembro do ano passado eu solicitei um pré-visto de trabalho no Consulado de Portugal, em São Paulo. Esse pré-visto tinha validade de 4 meses, com direito a 2 entradas apenas. Por esse motivo as viagens à Escócia e à Rússia precisaram ser adiadas, além de ouuuutra viagem a Escócia e as Ilhas Faroe, que teriam acontecido na última semana.
.
Quando cheguei em Lisboa em abril 2019, algumas semanas depois, a validade do meu visto expirou. O que me deixava em situação legal no país era o agendamento que eu havia feito no SEF no dia que cheguei em Portugal.
.
Agora, depois de ter feito a entrevista no SEF, minha Autorização de residencia foi concedida na hora. Isso significa que, posso ficar mais 1 ano em Portugal, mas dessa vez, meu visto é de multiplas entradas.
.
Meu passaporte está ansioso para passear poraí e eu estou louca pra colocar meus pés em um aeroporto. 😂😂😂
.
Europaaa (e Mundo), finalmente, vamos poder continuar nos conhecendo!! 😁😁😁
.
📍Alentejo, Portugal 🇵🇹
.
#arportugal #vistod2 #vistod2portugal #monsaraz #alentejo #amar_alentejo #portugal #turismodeportugal  #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal  #viveremportugal
O mirante (miradouro) Portinho da Arrábida é um dos melhores lugares para ver as praias (Portinho da Arrábida, do Creio, entre outras) e a península de Tróia do alto. 
Vista 😍😍😍 !!
.
📍Parque Natural da Arrábida, Portugal 🇵🇹
.
#portinhodaarrabida #parquenaturaldaarrábida #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #viveremportugal #picoftheday
Sobre ontem: Levando as visitas para passear em Belém.
.
No alto dos 56 metros de altura do Padrão dos Descobrimentos existe um mirante. Vale a visita!
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2019 #eurotrip2019 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes  #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #lisboalive #amoviajar
3 meses em Portugal. 😄
.
Semana passada, pela primeira vez, enquanto esperava o sinal fechar para poder atravessar a rua, me dei conta que estava há algum tempo andando com a bolsa meio aberta pendurada no ombro e celular (telemóvel) na mão.
.
Não sei se essa foi a primeira vez que andei tranquilamente, sem medo de ser assaltada (só quem ja foi assaltado sabe o pânico que da nesse momento - ja fui assaltada 3x), mas fiquei muito feliz de ter percebido que aqui não preciso me preocupar taaanto com isso.
.
Nunca imaginei que já iria estar “vivendo assim” em tão pouco tempo.
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #liberdade #vidaemportugal
Verão, estamos te esperando!!😅
⛱👙☀️
.
Lisboa fica perto de varias praias, muitas delas acessíveis de transporte publico.
.
Pra quem vem morar aqui, o cartão Navegante metropolitano custa 40,00 euros/mes (tem a versão municipal também, custa 30,00 euros/mes) e da acesso ao metro, ônibus (autocarro) e trem (comboio) em toda a região. Super facil ir a qualquer lugar nas redondezas!!
.
📍Praia do Guincho, Portugal 🇵🇹
.
#praiadoguincho #cascais #lisboa #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #praia #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal
Contando as Horas