30.01
2019

Portugal: Queluz, local onde nasceu e morreu Dom Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil

Lisboa é uma cidade que além de ter suas milhares de atrações, ainda oferece a possibilidade de se fazer diversos passeios bate-volta.

Entre todas as opções, um dos bate-voltas mais procurados, é visitar a cidade de Queluz. Com seus 80 mil habitantes, essa cidade está localizada no concelho de Sintra, dentro do distrito de Lisboa (levei séculos para entender essas nomenclaturas haha), sendo a quarta cidade mais populosa da área metropolitana de Lisboa. 

Claro que eu gostaria de ter conhecido Queluz logo na primeira vez que estive em Portugal, mas não tive dias suficientes para isso. Mas nessa viagem eu não deixei a oportunidade passar e reservei praticamente um dia inteiro só para ir até lá e conhecer tudo com calma.

Mas o que me levou até lá nessa viagem foi a possibilidade de conhecer o Palácio nacional de Queluz, considerado a principal atração da cidade. Além de ser o terceiro palácio mais visitado de Portugal, como o titulo desse post já indica, foi aqui onde nasceu e morreu Dom Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil.

Esse palácio começou a ser construido durante o século 18 a mando de Dom Pedro III e sua esposa, Maria I de Portugal, a Louca (pai de Dom João VI de Portugal e avô de Dom Pedro I), para ser usado como residência de verão da família real portuguesa. Algumas décadas depois, quando o Palácio da Ajuda, em Lisboa, pegou fogo, esse palácio acabou virando residencia oficial da familia real até a invasão francesa em Portugal, que fez com que a monarquia fugisse para o Brasil, em 1807. Quando os franceses foram expulsos do territorio portugues, a familia real volta para Portugal e uma série de coisas acontecem. Para saber mais detalhes, clique aqui (tem um resuminho da história, com fotos).

Foi aqui onde nasceu Dom Pedro IV de Portugal (mais conhecido como Dom Pedro I do Brasil), em 12 de outubro de 1798. Além de ser possivel visitar diversas salas relativamente bem preservadas, como a Sala do Trono, Sala dos Embaixadores, Sala da Musica, Sala de Jantar (uma das mais bonitas, na minha opinião), Capela Real, Aposentos Reais, entre outros.

E também é possivel visitar o Quarto Dom Quixote, local exato onde Dom Pedro I nasceu e faleceu (de tuberculose). Esse quarto tem esse nome pq ali estão 18 pinturas dos episódios do cavaleiro de La Mancha.

Outros dois fatos importantes que aconteceram nesse palácio, foram: A rainha Dona Maria I, a Louca foi confinada aqui devido sua insanidade mental e algum tempo depois, Dona Cartota Joaquina, esposa de Dom João VI, ficou em prisão domiciliar por ter se recusado a jurar a constituição.

Não deixe de parar um tempinho para ver os detalhes no Corredor das Mangas, todo feito de azulejos azuis e amarelos. Lindissimo!

Os jardins também merecem uma visita com calma para ver um lago, estátuas, fontes, canais, chafarizes, estufas, entre outros.

Não deixe de conhecer o Canal dos Azulejos, que como o nome já indica, o rio Jamor (que passa pela cidade de Queluz), é canalizado por 130 metros de comprimento, com paredes todas revestidas de azulejos portugueses.

Ah! Atualmente, existe uma ala do palácio que é usado para hospedar chefes de Estados de outros países que estão em visita oficial em Portugal.

⇒ Infos importantes: o palácio abre todos os dias, mas os horários de aberturas nos meses de verão são diferentes dos horários de abertura nos meses de inverno. Eu estive lá no final de outubro, e o horário era das 09:00 as 18:00. Tem 2 tipos de tickets: visita completa (palácio + jardim) e apenas jardim. Valor de 10,00 euros e 5,00 euros, respectivamente. Quem compra qualquer um dos tickets pelo site, ganha um desconto de 5%.

⇒ Para ir até lá: Queluz fica a 15 km de Lisboa. É possivel ir de ônibus (empresa Vimeca) ou de trem (Comboios de Portugal). Eu optei por ir de trem. Mas é preciso ficar ligado, pq a cidade tem 3 estações de trem: Queluz Monte Abraão, Queluz Belas e Massamá Barcarena. A estação mais proxima do Palácio Nacional de Queluz é a Queluz Belas, são apenas 17 minutos de trajeto de trem a partir da estação do Rossio, em Lisboa. Chegando em Queluz, o trajeto a pé até o palácio leva mais uns 10 minutinhos. Super tranquilo!

Obs.: O palácio está passando por alguns restauros, portanto, algumas areas estão bloqueadas para acesso dos turistas. Caso queira saber o que está sem acesso, veja essas infos no site oficial do palácio.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Lisboa.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Porto

Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Portugal, Queluz - , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Saudade do Caribe!
.
Existe uma ilha no Caribe dividida por dois países: St Martin (pertence à França) e St Maarten (pertence a Holanda).
.
A melhor época para visitar essas ilhas é agora, de novembro a maio, periodo que as chuvas são muito raras.
.
No lado francês ainda existem outras duas pequenas ilhas: Tintamarre e a Pinel (foto).
.
Tintamarre não tem estrutura, Pinel tem beach clubs e barraquinhas que alugam caiaque, sup, entre outros.
.
📍Pinel Island, St Martin 🇫🇷
.
#iletpinel #pinelisland #stmartin #caribe #caribbean #igcaribbean #marcaribe #amoviajar #feriasnocaribe #beachlife #praia #mar #sup #sourbbv #mulheresviajantes #travelgirl #feriaschegando #ferias #picoftheday #viajarépreciso #revistaviajar #missaovt #qualviagem #revistaviajemais #viagemeturismo #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #visitfrance #gopro #goprobrasil
O verão começa oficialmente na próxima semana e só consigo lembrar da viagem que fiz no inicio do ano ao Nordeste.
.
Esse ano, depois de muito tempo, consegui tomar um banho de mar na praia Baia dos Golfinhos, famosa pelos passeios de barco para ver golfinhos e por suas falésias.
.
A praia não tem estrutura de bares e lojas, mas existem ambulantes vendendo comidas e bebidas. Além disso, existem pessoas que também alugam cadeira, guarda-sol e pranchas de sup.
.
Essa parte da praia (foto) próxima a divisa com a Praia do Madeiro é vazia e tranquila.
.
📍Baia dos Golfinhos, RN, Brasil.
.
#baiadosgolfinhos #golfinhos #pipa #praiadapipa #rn #riograndedonorte #nordeste #litoralsulrn #amoviajar #missaovt #travelgirl #americadosul #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #mtur #viajemais #cahnonordeste #viajepelobrasil #sourbbv #blogdeviagem #travel #travelphotography #viajandosozinha #nordestebrasileiro #nordestegram #piparn #ilovetravel #viagemeturismo #mulheresviajantes #visitbrazil
Uma foto dificil de conseguir: só eu e a Torre de Belém (mas isso durou só 5 segundos 😂😅).
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem
Existe uma parte da Patagonia Argentina pouco explorada, Cabo San Pablo, localizado na costa do oceano Atlantico.
.
Ao contrário de montanhas, aqui vemos campos planos, tambem nao vemos pinguins, mas conseguimos ver guanacos por todos os lados (como esses curiosos ai na foto 😍😍), mas pra quem gosta de trilhas, é uma ótima opção. As duas maiores atrações do passeio: o Farol do Cabo San Pablo e o Navio Desdémona.
.
Esse passeio dura o dia todo e eu fiz com a empresa @tierraturismo . No blog tem o relato completo, inclusive com horarios e valores.
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#ushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #amoviajar #missãovt #travelblogger #essemundoenosso #blogdeviagem #meusroteirosdeviagem #viagens #sourbbv #cabosanoablo #oceanoatlantico #desdemona #lovetravel #travelgirl #tierraturismo #viajante #viajar #travel #mulheresviajantes #amoviajar
Vamos comigo para a Rússia em 2019?
.
Um dos mais novos produtos da minha Agencia de Viagens: um roteiro que inclui Helsinki (Finlândia), São Petersburgo e Moscou (Rússia).
.
Essa viagem será em setembro de 2019. Grupos pequenos e com duas guias russas que falam português do Brasil. Garantia de muitas historias interessantes!
.
Quem tiver interesse ou souber de alguém que quer conhecer a Rússia, pode enviar um email para: brunab@contandoashoras.com Em breve envio todas as informações.
.
O roteiro foi todo elaborado por mim, com caminhadas, uso de transporte publico, deslocamentos de trem e em algumas ocasiões, transfer. Exatamente da maneira como eu costumo viajar!
.
🌏Moscou, Rússia 🇷🇺
.
#moscou #moscow #mockba #russia #missãovt #instaviagem #agenciadeviagem #agenciadeviagens #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #picoftheday #travelgirl #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russia2018 #russia2019 #fall #autumn #mulheresviajantes #travel #instarussia #sourbbv
Por do sol de hoje do alto do Arco da Rua Augusta, em Lisboa. 😍😍
.
🌍 Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#arcodaruaaugusta #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #sourbbv #revistaqualviagem
Contando as Horas