07.02
2019

Uruguai: Roteiro de 01 dia em Colonia del Sacramento

A maioria das pessoas que visitam o Uruguai ou a Argentina incluem uma visita a Colônia del Sacramento. Essa visita pode ser um bate-volta a partir de Montevidéu ou de Buenos Aires, mas eu recomendo ficar por lá ao menos uma noite (eu passei duas noites na cidade).

Colonia del Sacramento sempre foi muito disputada entre espanhóis e portugueses. Era considerada uma cidade com localização privilegiada, na peninsula de San Gabriel, as margens do rio da Prata, com fácil acesso aos rios e ao oceano Atlantico. 

Foi fundada em janeiro de 1680 por Manuel Lobo, a mando do Império Português (um fato curioso é que, a cidade acabou por se tornar a unica cidade do Uruguai a ser colonizada por portugueses). Atualmente é capital do departamento de Colônia e mesmo tendo apenas 25 mil habitantes e aspecto de uma cidade que parou no tempo, a cidade é um dos principais destinos turisticos do Uruguai.

Anota ai o que você não pode deixar de conferir na cidade:

No Centro Histórico (Casco Histórico como é mais conhecido no Uruguai) ficam as principais atrações da cidade e basicamente é aqui onde passei a maior parte do tempo enquanto estive na cidade. Não deixe de reparar na mistura de estilos colonial portugues e tradicional espanhol, afinal, ambos os países disputaram muito a posse dessa cidade, e claro, deixaram suas marcas por todas as partes.

→ Praça Mayor é considerada a principal praça da cidade. Fica literalmente no meio do Centro Histórico da cidade. Nos arredores ficam varios edificios históricos, que hoje abrigam museus, restaurantes, pousadas, entre outros.

→ Calle de los Suspiros é a rua exclusiva para pedestres mais antiga, famosa e fotografada do Centro Histórico. Ela é minuscula e está localizada entre a Praça Mayor e o rio da Prata. A rua é toda de calçamento de pedra e tem várias casas de estilo portugues/espanhol. Ai você deve estar se perguntando pq essa rua tem esse nome, certo? Também me fiz essa pergunta. Existem duas versões: a primeira diz que essa rua servia de passagem para prisioneiros que iriam ser mortos, e ao passar por aqui, davam o seu ultimo suspiro antes da morte e a segunda versão diz que existiam muitas casas de prostituição, portanto, era comum verem homens e mulheres suspirando por ali. Independente de qual versão vc gostar mais, vale a visita, parece que você foi transportado para outra época.

→ Ruínas do Convento de São Francisco Xavier é um convento franciscano, construido durante o seculo 17 em homenagem a São Francisco Xavier. Sofreu um incendio no final do século 18 e ficou destruido. É possivel caminhar pelas ruínas.

→ Farol de Colonia del Sacramento foi construido junto as ruinas do convento. Esse farol ainda funciona e pode ser visitado. Pra quem gosta de ter uma panoramica geral do alto de uma cidade, é uma otima oportunidade. Esse farol tem 34 metros de altura e prepare as pernas, são 111 degraus até o topo. Abre a partir das 13:00 durante a semana e nos finais de semana a partir das 11:00. O ticket é comprado ali na hora.

Plaza Mayor

Ruínas do Convento

Um dos hotéis onde me hospedei

→ Basílica do Santíssimo Sacramento antigamente no local onde esta localizado essa igreja, ficava a sua primeira versão considerada a primeira igreja construida no Uruguai. Construida durante o século 17, ela foi ampliada e reconstruida diversas vezes. No interior da igreja, não deixe de conhecer as obras de arte de origem colonial. Entrada gratuita.

→ Plaza de Armas fica entre a Basílica e a Av. General Flores. Aqui tem uma passarela por onde é possivel caminhar e ver alguns achados históricos da casa do governador ocupada pelos portugueses que data da época que a cidade foi fundada.

→ Av. General Flores é considerada uma das principais ruas da cidade. É aqui onde muitas pessoas tiram fotos com aquelas arvores gigantes, e também, aproveitam para ir a restaurantes e comercio.

→ Puerta de la Ciudadela é considerada a porta de entrada da cidade antiga. Junto a esse portão fica um fosso com ponte levadiça e logo ao lado, o Bastión de San Miguel.

→ Bastión de San Miguel é uma parte que fazia parte da muralha construida durante o século 18 para defender a cidade de ataques inimigos. Aqui é possivel andar pelo alto da muralha e ver alguns canhões.

→ Muelle 1866 é um pier de onde dá pra ter uma boa visão do rio da Prata e da cidade. Aqui, além de diversos iates e veleiros, muitas pessoas frequentam o lugar para apreciar a paisagem.

→ Museus: Apesar de eu não ter visitado nenhum, Colonia del Sacramento tem diversos museus, como: Museu Municipal, Museu Português, Museu do Azulejo, Museu Espanhol, entre outros. Quem tiver interesse em visitá-los, existe um passe que dá acesso aos 8 museus da cidade. Valor de 50 pesos uruguaios ou aproximadamente 6,00 reais (valor referente a agosto de 2017). O passe deve ser comprado no Museu Municipal, localizado na Plaza Mayor. Ah! Normalmente a maioria dos museus fecham as segundas e quartas.

→ Por do sol no Paseo San Gabriel é um espaço murado a beira-rio considerado um dos melhores lugares para ver o por do sol. Quando estive em Colonia del Sacramento era inverno (mês de agosto) e o por do sol acontecia por volta das 18:30. É um daqueles programas obrigatorios, onde todo mundo (turistas e locais) literalmente param para apreciar o momento (e os uruguaios, claro, sempre acompanhados do mate).

⇒ Para ir até lá: Quem estiver em Montevidéu, pode alugar um carro ou pegar um ônibus (COT ou Turil – Eu fiz esse trejo com a COT). O tempo de viagem é de 2 horas e 30 minutos. Se quiser saber mais sobre essa viagem, clique aqui -> Conhecendo o Uruguai de ônibus. Quem estiver em Buenos Aires, pode ir de ferry (Buquebus, Colonia Express e Seacat). O tempo de viagem é de 1 hora. Nunca fiz esse trajeto a partir de Buenos Aires, então fico devendo maiores informações.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Colonia del Sacramento.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Montevidéu

Todos os posts sobre Punta del Este

Todos os posts sobre Carmelo

Todos os posts sobre Colônia do Sacramento

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Colonia del Sacramento, Uruguai - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Continuando a falar sobre a viagem da semana passada a algumas das Aldeias Históricas de Portugal..
.
No segundo dia passamos por Piódão, Belmonte e Sortelha.
.
Gostei de todos os lugares por onde passamos nesse dia, em especial esse ai da foto: Piódão, com menos de 200 habitantes e localizada na Serra do Açor, essa é aldeia mais diferente de todas, pq não tem castelo e também não é cercada por muralha.
.
Hoje completou 5 meses que cheguei em Portugal. ☺️
.
📍Piódão, Portugal 🇵🇹
.
#piodao #piódão #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Contando as Horas