25.07
2019

Vida em Portugal: Passes Navegante em Lisboa

Quem estiver vindo para Portugal para morar em Lisboa e arredores e optar por andar de transporte público, logo que chegar aqui, deve providenciar o Cartão Lisboa Viva (um cartão personalizado, com nome, foto e data de validade) e carregar todos os meses com um dos cinco tipos de passes Navegante.

Desde o dia 01 de abril de 2019, Lisboa tem um novo sistema de passe para os transportes públicos (metro, ônibus, trem e barco) na Área Metropolitana de Lisboa

Existem 5 tipos de Passes Navegante: o Metropolitano, o Municipal, Navegante 12, Navegante +65 e Navegante Metropolitano Família (entrou em vigor há poucos dias).

→ Metropolitano: 40,00 euros/mês

Da direito a andar em todos os meios de transportes existentes em todos os 18 municípios da região metropolitana de Lisboa. Os municipios, são: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

→ Municipal: 30,00 euros/mês

Da direito a andar em todos os meios de transportes existentes, mas apenas em um dos município que compõem a região metropolitana de Lisboa. Então, por exemplo, eu que estou morando em Lisboa, só posso usar esse passe aqui.

→ Navegante 12: Gratuito

Da direito a crianças até 12 anos (até o ultimo dia antes de completar 13 anos) a andar em todos os meios de transportes existentes nos 18 municípios da região metropolitana de Lisboa.

→ Navegante +65: 20,00 euros/mês

Dá direito a pessoas maiores de 65 anos, aposentados (reformados) e pensionistas a usarem todos os meios de transportes publicos dos 18 municipios da area metropolitana de Lisboa. Para aposentados e pensionistas, existem algumas regras especificas para conseguir adquirir esse passe.

→ Navegante Metropolitano e Municipal Família: 80,00 e 60,00 euros/mês respectivamente

Começou a ser comercializado em 22 de julho de 2019. Dá direito a pelo menos 3 pessoas (casados ou parentes) que vivam em um mesmo endereço localizado em qualquer um dos 18 municipios da area metropolitana de Lisboa a pagarem o valor máximo a dois passes, que pode ser tanto na versão municipal quanto na versão metropolitano. Existem algumas regras especificas para conseguir esses passes.

Imagem retirada do site Transportes Sul do Tejo

Como eu estou vivendo sozinha aqui em Lisboa, tem meses que opto apenas por carregar meu cartão Lisboa Viva com o passe municipal, mas agora nos meses de verão que estou aproveitando para ir as praias, tenho carregado com o passe metropolitano.

O cartão Lisboa Viva pode ser feito em diversos lugares, mas eu optei por fazer o meu no Cais do Sodré. Para isso, é necessário preencher um formulário e levar uma foto 3×4 colorida com fundo branco.

Em um dia qualquer eu passei na estação para pegar o formulario (fui nos guiches de venda de passagens dos trens/comboios). Preferi preencher o formulario em casa, com calma. Procure não dobrar ou amassar esse formulário (tem um aviso na folha sobre isso).

Apoio ao Cliente – Cais do Sodré (retirar senha nessas maquininhas vermelha e azul, localizadas junto a porta)

No Cais do Sodré, na parte onde é feito o transportes de barcos, existe um escritório de Apoio ao Cliente. É aqui onde são feitos os procedimentos para obtenção do cartão Lisboa Viva e dos passes Navegantes.

Chegue cedo, de preferencia com bastante tempo, pq costuma ter fila. Eu cheguei por volta das 10:00 e fiquei quase 3 horas na fila até chegar minha vez de ser atendida.

Quando fui atendida, apresentei o formulário preenchido, entreguei a foto 3×4 e apresentei um comprovante de morada (pode ser uma declaração da junta de freguesia ou o contrato de arrendamento).

Quem optar por receber o cartão em casa, paga 7,00 euros para ser emitido (demora uns 10 dias para ser entregue) ou quem já quiser sair com o cartão na hora, paga 12,00 euros. Eu optei por sair com o cartão na hora, paguei os 12,00 euros (em dinheiro, não sei se aceitam cartão de crédito).

Ao sair do escritório de Apoio ao Cliente, é só ir até uma das máquinas ou guiches de atendimentos localizados na parte onde partem os metros na estação do Cais do Sodré (ou em qualquer outra estação de metro) e carregar o cartão com o passe na versão metropolitano ou municipal. Quem tiver que habilitar/carregar o cartão com os demais passes, deve ser as regras especificas para cada um desses outros passes).

O cartão deve ser carregado todo dia 01 de cada mês e é valido até o ultimo dia de cada mês. Com esse cartão, é possivel andar de forma ilimitada em todos os meios de transportes (onibus, metro, trem e barco) de Lisboa ou região metropolitana de Lisboa.

Obs.1: Quem ainda tiver alguma duvida, foi criado o Espaço Navegante nas seguintes estações de metro: Alameda, Entre Campos e Jardim Zoológico.

Obs.2: Pelo que fiquei sabendo, somente no Apoio ao Cliente no Cais do Sodré é possível fazer o cartão na hora.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Portugal.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Vida em Portugal

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Porto

Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Lisboa, Portugal, Vida em Portugal - , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Hoje completa 4 meses que estou aqui em Portugal! 🇵🇹 O tempo está passando muito rápido. 😬😲☺️
.
Esse mês tive minha autorização de residência aprovada, mas tbm tive duas péssimas experiências (uma hr dessas, quem sabe, eu conto mais detalhes no stories). Vida na Europa definitivamente não é só glamour! 🙄😑
.
Esse é o castelo localizado no vilarejo de Monsaraz, um dos meus preferidos durante os dias que fui passear com a familia no Alentejo.
.
📍Monsaraz, Portugal 🇵🇹
.
#castelodemonsaraz #monsaraz #alentejo #visitalentejo #alentejoportugal #castelosportugueses  #amar_alentejo #portugaltravel #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #cahemportugal #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #portugalovers #moraremportugal  #portugal2019
Autorização de residência aprovada!! 🎉🎈🎊🎈🎉
.
Em dezembro do ano passado eu solicitei um pré-visto de trabalho no Consulado de Portugal, em São Paulo. Esse pré-visto tinha validade de 4 meses, com direito a 2 entradas apenas. Por esse motivo as viagens à Escócia e à Rússia precisaram ser adiadas, além de ouuuutra viagem a Escócia e as Ilhas Faroe, que teriam acontecido na última semana.
.
Quando cheguei em Lisboa em abril 2019, algumas semanas depois, a validade do meu visto expirou. O que me deixava em situação legal no país era o agendamento que eu havia feito no SEF no dia que cheguei em Portugal.
.
Agora, depois de ter feito a entrevista no SEF, minha Autorização de residencia foi concedida na hora. Isso significa que, posso ficar mais 1 ano em Portugal, mas dessa vez, meu visto é de multiplas entradas.
.
Meu passaporte está ansioso para passear poraí e eu estou louca pra colocar meus pés em um aeroporto. 😂😂😂
.
Europaaa (e Mundo), finalmente, vamos poder continuar nos conhecendo!! 😁😁😁
.
📍Alentejo, Portugal 🇵🇹
.
#arportugal #vistod2 #vistod2portugal #monsaraz #alentejo #amar_alentejo #portugal #turismodeportugal  #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal  #viveremportugal
O mirante (miradouro) Portinho da Arrábida é um dos melhores lugares para ver as praias (Portinho da Arrábida, do Creio, entre outras) e a península de Tróia do alto. 
Vista 😍😍😍 !!
.
📍Parque Natural da Arrábida, Portugal 🇵🇹
.
#portinhodaarrabida #parquenaturaldaarrábida #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #viveremportugal #picoftheday
Sobre ontem: Levando as visitas para passear em Belém.
.
No alto dos 56 metros de altura do Padrão dos Descobrimentos existe um mirante. Vale a visita!
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2019 #eurotrip2019 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes  #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #lisboalive #amoviajar
3 meses em Portugal. 😄
.
Semana passada, pela primeira vez, enquanto esperava o sinal fechar para poder atravessar a rua, me dei conta que estava há algum tempo andando com a bolsa meio aberta pendurada no ombro e celular (telemóvel) na mão.
.
Não sei se essa foi a primeira vez que andei tranquilamente, sem medo de ser assaltada (só quem ja foi assaltado sabe o pânico que da nesse momento - ja fui assaltada 3x), mas fiquei muito feliz de ter percebido que aqui não preciso me preocupar taaanto com isso.
.
Nunca imaginei que já iria estar “vivendo assim” em tão pouco tempo.
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #liberdade #vidaemportugal
Verão, estamos te esperando!!😅
⛱👙☀️
.
Lisboa fica perto de varias praias, muitas delas acessíveis de transporte publico.
.
Pra quem vem morar aqui, o cartão Navegante metropolitano custa 40,00 euros/mes (tem a versão municipal também, custa 30,00 euros/mes) e da acesso ao metro, ônibus (autocarro) e trem (comboio) em toda a região. Super facil ir a qualquer lugar nas redondezas!!
.
📍Praia do Guincho, Portugal 🇵🇹
.
#praiadoguincho #cascais #lisboa #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #praia #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal
Contando as Horas