29.07
2019

Vida em Portugal: O que eu fiz para encontrar um apartamento em Lisboa (e mais algumas dicas)

Quando decidi vir morar em Portugal, sempre pensei em vir para Lisboa. Cheguei a pesquisar outros lugares, como Porto, Cascais e Setúbal, por exemplo, mas conclui que Lisboa seria melhor, principalmente por causa da minha profissão.

Lisboa, além de ser a capital do país, tem muitos voos para todas as partes do mundo, recebe vários voos direitos vindo das mais diversas cidades do Brasil, tem opção de deslocamento de trem também para as principais cidades do país, sempre tem mil coisas acontecendo, enfim, principalmente por esses motivos, resolvi me estabelecer aqui. 

Como todo mundo sabe, Portugal está na moda. E claro que isso reflete muito em tudo na cidade. As atrações e restaurantes estão sempre cheios, a procura por hospedagem é enorme (olha, acho que por aqui não existe mais aquela de viajar na alta ou na baixa temporada, é tudo meio que alta temporada), cruzeiros chegando a todo instante, ou seja, muita gente passando ou vindo para ficar em Lisboa.

E claro que com isso, a oferta e demanda de apartamentos na cidade é uma verdadeira loucura. E já adianto, venha com muita paciência para procurar um apartamento.

Minhas dicas:

– Pesquise bastante na internet sobre a cidade, os bairros (freguesias) ou areas que gostaria de morar. Separe os lugares preferidos.

– Pesquise também os feriados. Eu, por exemplo, cheguei em Lisboa no feriado da Pascoa, mas na semana seguinte, no dia 25 de abril, também era feriado aqui. Com isso, perdi dois dias de visitas a imobiliarias. Evite os feriados.

– Reserve no minimo 2 a 3 semanas para procurar apartamento. Eu tinha separado uns 10 dias para isso, mas não foi suficiente. Eu levei quase 20 dias até encontrar um apartamento do jeito que eu queria, em um bairro bom.

– Se possivel, separe uns 2 ou 3 dias só para andar pelos bairros que mais gostou, pra ver se “ao vivo” você também continua com a mesma boa impressão. Eu, por exemplo, fui caminhar em uma região proxima ao metro de Alameda, e apesar de ser uma região bem recomendada, não gostei. Já descartei de cara, não fui ver nenhum apartamento por ali.

– Já saiba quais requisitos voce não abre mão para alugar um apartamento. Eu, por exemplo, queria um apartamento perto do metro e do mercado e que tivesse ar-condicionado. Essas três coisas eu não abria mão. Também queria, se possivel, um apartamento “a estrear”, como eles dizem aqui, que seria o equivalente a um apartamento novo ou recem reformado, onde eu fosse a primeira moradora. Vejam só, consegui um apartamento com todos esses requisitos (haja paciência!!! sou brasileira e não desisti! haha! :D)

– Apartamento mobiliado: algumas pessoas preferem que o apartamentos esteja 100% pronto para morar, com todos os movéis e eletrodomésticos, eu não me importei tanto com isso. Aqui no meu apartamento tinha apenas o basico, como por exemplo: cozinha completa (com geladeira, fogão, forno, maquina de lavar louça) e banheiro completo (com maquina de lavar e secar roupa), quarto completo (guarda roupa e cama). Apenas a sala não era completa, precisei comprar alguns moveis (estante pra tv, mesa para trabalho, mesa para comer e sofá).

– Eu comecei pesquisando apartamentos em regiões com metro próximo, em: Entre Campos, Parque das Nações, Moscavide, Portela (mas não tinha metro perto, mas fui ver igual), Olivais, Quinta das Conchas, Lumiar, São Sebastião, Saldanha e Campo Pequeno. De todas essas regiões, não gostei muito de Moscavide (achei uma região ainda muito decadente, com prédios novos/reformados, mas com muitos prédios velhos caindo aos pedaços, literalmente) e Portela (gostei da região, mas não tinha metro perto, descartei).

– Quando for as imobiliarias, não deixe de perguntar se as despesas (água, internet, luz e gás) estão incluidas (melhor quando as despesas já estão incluidas), quantos meses adiantado terá que pagar (rendas adiantadas, da para negociar) e quantos meses de caução será necessário pagar (se você tiver fiador, não precisa se preocupar com isso. eu não tinha e me foi cobrado apenas 1 mês caução).

– Como foi a primeira vez que aluguei um apartamento de longa duração fora do Brasil (na Escócia morei em uma residencia estudantil), eu preferi fazer todo o processo atraves de uma imobiliaria, achei mais seguro. Li o contrato, fiz o pagamento e por fim, assinei o contrato. Tudo isso foi feito sempre na presença do pessoal da imobiliaria, dono do apartamento e eu. Recebi as chaves no dia seguinte ao pagamento, no mesmo dia que assinei o contrato. Tudo certo!

– E para finalizar, o mais importante, onde eu pesquisei apartamento: nos aplicativos do Idealista e Imovirtual (coloquei alertas e salvei diversas coisas, esses apps me ajudaram muito), site Green Acres, além de diversos (muitos mesmo!) sites de imobiliárias (Chave Nova, Alta de Lisboa, JLL, Era, Arcada, Remax, Century 21, Castelhana Real Estate, KW Portugal, Quintela e Penalva, Porta Direta, Casas na Hora), e construtoras (JLL, Solyd, Porta da Frente Christie’s, Nobre Oriente, Creinvest, Ocean Level).

Obs.: Essas fotos são de alguns dos apartamentos que visitei aqui em Lisboa.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Portugal.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Vida em Portugal

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Porto

Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Lisboa, Portugal, Vida em Portugal - , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas