12.08
2019

Vida em Portugal: Autorização de residência aprovada

Uhuuulll!! A melhor notícia de 2019 finalmente chegou!!! :D

Um dos momentos mais aguardados por todas as pessoas que resolvem viver em outro país é ter o visto aprovado.

Quando eu ainda estava no Brasil, eu tive um pré visto aprovado. Quando cheguei em Portugal, precisei fazer um agendamento no SEF para conseguir transformar esse pré visto em Autorização de Residencia. O dia da entrevista chegou!

Juntei todos os documentos que são solicitados na página do SEF, e ainda, por conta propria, achei conveninente levar mais alguns, só para garantir. 

Minha entrevista estava marcada para as 11:30. Eu cheguei no SEF de Lisboa 40 minutos antes do horário marcado. É necessário ir até a recepção, dizer o motivo de estar ali, o horario agendado e apresentar o passaporte. Quem tiver horario agendado para Autorização de Residência vai receber senha A, relativa a triagem de documentos com agendamento.

Quando chegou minha vez, a atendente (muito simpatica) iniciou a entrevista pedindo:

– Se eu trabalhava de forma independente

– E o que eu fazia exatamente (era para eu explicar como era o meu trabalho).

Na sequencia, me pediu os seguintes documentos:

– Passaporte

– NIF (definitivo, já com endereço português e não aquele primeiro nif com o endereço do Brasil).

– Formulário do SEF preenchido e assinado (preencher só a parte dos dados pessoais, o restante, a atendente preencheu lá na hora). Você pode ir no SEF bucar o formulário, pode baixar no site do SEF ou ainda, pode deixar para pegar lá no dia da entrevista. Eu preferi baixar o formulário no site do SEF, preencher em casa com calma. No meu caso, meu visto é o de empreendedor, mais conhecido como Visto D2. Formulário que apresentei foi esse (eu levei três formulários diferentes preenchidos, pq não sabia qual era para o meu caso, no dia da entrevista descobri que era esse): Pedido de Autorização de Residência Temporária / Permanente; Estatuto Residente Longa Duração; Autorização de Residência para Investimento; Cartão Azul UE; Reagrupamento Familiar. Para baixar o arquivo, clique aqui.

– Declaração de Inicio de Atividade da Empresa.

– Inscrição na Segurança Social.

Ela digitalizou todos esses documentos, e digitou varias coisas no sistema.

Na sequencia, me pediu mais os seguintes documentos:

– Comprovante de morada (Eu apresentei os dois comprovantes. O antigo, referente ao ano passado, quando estive em Portugal para fazer a abertura da empresa, esse documento foi emitido pela Junta de Freguesia. E o atual, o contrato de arrendamento, referente a esse ano, quando aluguei meu apartamento aqui em Lisboa).

– Extrato das minhas duas contas em Portugal (conta pessoal e a conta da empresa). Eu peguei extrato referente somente ao mês de agosto (mes da minha entrevista, foi esse extrato que foi solicitado), mas também levei outro extrato com as movimentações dos ultimos 30 dias.

Obs.: Ela também solicitou o IRS de Portugal, equivalente ao Imposto de Renda no Brasil. Como minha empresa começou a funcionar em novembro de 2018 e funcionou por apenas 2 meses em 2018, sem renda, ela disse para eu ir as Finanças e ver como ficaria essa situação para o proximo ano.  Dispensou a apresentação do IRS dessa vez.

Foi só isso.

Logo depois dessa parte, fui encaminhada para coleta dos dados biométricos. A foto, as digitais (dos dois dedos indicadores) e a assinatura foram feitas de forma virtual.

Recebi o numero de protocolo e o comprovante de que meu visto foi concedido. Conferi todos os dados e assinei. Fiquei com uma copia desse documento.

Ultima parte: o pagamento do visto e do envio pelo correio. O valor que paguei foi de 47,60 euros (referente a agosto de 2019). Paguei em dinheiro.

Foi um processo demorado, não fui atendida no horário marcado, alias, fui atendida quase 3 horas depois, e apesar disso, foi tudo muito simples e sem complicação.

O prazo para que eu receba o cartão de residente em casa é de 3 a 4 semanas, até lá, preciso andar com esse comprovante de que meu visto foi concedido, caso seja necessário apresentar em algum lugar para comprovar que estou em situação legal em Portugal.

O meu agendamento foi marcado no SEF de Lisboa localizado no endereço Av. António Augusto de Aguiar, 20. Estações de metro mais próximas: Parque (linha azul) e Marques de Pombal (linha amarela e azul).

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Portugal.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Vida em Portugal

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Porto

Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Lisboa, Portugal, Vida em Portugal - , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Continuando a falar sobre a viagem da semana passada a algumas das Aldeias Históricas de Portugal..
.
No segundo dia passamos por Piódão, Belmonte e Sortelha.
.
Gostei de todos os lugares por onde passamos nesse dia, em especial esse ai da foto: Piódão, com menos de 200 habitantes e localizada na Serra do Açor, essa é aldeia mais diferente de todas, pq não tem castelo e também não é cercada por muralha.
.
Hoje completou 5 meses que cheguei em Portugal. ☺️
.
📍Piódão, Portugal 🇵🇹
.
#piodao #piódão #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Contando as Horas