Edimburgo, Edinburgh ou em gaélico escocês Dùn Èideann é a capital da Escócia desde 1492. Atualmente a cidade tem uma população de mais ou menos 500 mil habitantes, perdendo apenas para Glasgow, a maior cidade do país, com aproximadamente 800 mil habitantes.
Uma coisa que chama bastante a atenção é que, o nome Edinburgh, não é pronunciado dessa forma e sim, algo como “Édinbrá”. Isso mesmo! Ninguém diz “Edinburgh Castle” e sim “Édinbrá Castle”. Pode reparar!
A cidade está localizada no estuário do rio Forth, no Firth of Forth (que é aquela região onde o Mar do Norte entra nas terras escocesas).

O centro da cidade de Edimburgo.. repare que a New Town é mais organizada e na Old Town as ruas são mais curvas.
A cidade basicamente é dividida em 4 partes pelo Princes Street Gardens: New Town, Old Town, Port of Leith e Financial Center.
As duas principais ruas da cidade são: a Royal Mile (localizada na Old Town, onde estão grande parte dos estabelecimentos políticos do país) e a Princes Street (que fica na New Town,uma área para diversão e compras, incluindo também, o West End, onde estão vários teatros e cinemas).
O Princes Street Gardens antigamente era um pântano, o North Loch ou Nor’ Loch, que em 1820 foi transformado em jardim. E é justamente esse jardim que separa a New Town da Old Town e fica entre a Princes Street e a Royal Mile. Para ligar a parte nova com a parte velha foi construída uma colina artificial com um trajeto meio curvo, o The Mound.
No Princes Street Gardens estão várias estátuas e alguns monumentos (como o Scott Monument, a Ross Fountain, o Memorial Escocês da Guerra Americana e um relógio de flores – que marca as horas de verdade).
Na área do The Mound é onde ficam a National Gallery of Scotland, Royal Scottish Academy, New College, General Assembly Hall of the Church of Scotland e Bank of Scotland.
A Old Town de Edimburgo com seus traços medievais, foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1995. A rua tem aproximadamente 2 km, indo do Castelo de Edimburgo até o Palácio de Holyroodhouse (Residência oficial da Rainha Elizabeth na Escócia). A Royal Mile é um pouco grandinha e ao longo do seu trajeto recebe 4 nomes diferentes: Castlehill, Lawnmarket, High Street e Canongate.
Já na New Town de Edimburgo uma coisa que chama atenção, o seu planejamento urbano. As ruas são mais retas e com muitas praças (sendo as principais, a Charlotte Square e a St Andrew Square). Também foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco junto com a Old Town de Edimburgo em 1995.
Mesmo sendo chamada de Cidade Nova, foi construída entre 1765 e 1850, o que não seria tão nova assim (para nós, brasileiros!!). Para que ela fosse contruida, houve um concurso público e o vencedor foi o arquiteto James Craig. As ruas principais foram nomeadas para homenagear a realeza (é claro), como.. Princes Street, George Street (em homenagem ao Rei George III), Queen Street, entre outros.
O Leith é o porto da cidade, que recentemente passou por um processo de revitalização, e de uns tempos pra cá virou atração na cidade. Na região há muuuitos restaurantes, lojas, cinema e até um shopping.
Existem várias empresas de cruzeiros marítimos que fazem passeios para os países Escandinavos, Alemanha e Holanda e saem diariamente do porto. Além disso, tem o Her Majesty’s Yacht Britannia, um navio que pertence a Realeza Britânica.
O Centro financeiro da cidade, como o próprio nome sugere, ficam sedes de bancos e Embaixadas e é pra esse lado da cidade onde está o Aeroporto de Edimburgo. E é também onde fica o Edinburgh International Conference Centre, o principal centro de eventos e conferências da cidade.
Essa é a visão geral de Edimburgo, nos próximos posts começo a publicar mais detalhes sobre as partes mais turísticas da cidade.
** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Escócia
Todos os posts sobre Edimburgo
Todos os posts sobre Highlands
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Essa cidade deve ser maneira!!!!
Bruna, Quanto dias são necessários p/ conhecer bem a cidade?
Obrigada, Fran
Olá!!!
Olha, pra conhecer bem a cidade 3 dias são suficientes!! Se quiser passear por outras cidades dai tem que ficar um pouco mais… Dá pra ir pra Glasgow e Stirling.. St Andrews tbm… Mas a cidade de Edimburgo é pequena e acho q 2 dias (meio corrido) ou 3 dias (mais folgado) dá pra ver tudo!!
=)
Olá Bruna…
Sou a Lenice e moro em Mossoró-RN/Brasil…
Etou indo com meu namorado para Edimburgo, Zurich, Paris e Londres. Quantos graus está em Edimburgo neste período…
Adorei seu site…estou imprimindo tooooooooooodas as dicas…
Bjin…
Oi, Lenice!
Mes de janeiro e fevereiro são bem frios, geralmente temperaturas negativas (até -5 graus) ou, quando positivas, não passam dos 5 ou 6 graus.
Mas o que torna o tempo mais frio, é a proximidade com o mar, então venta muuuuuuuuuito na cidade e qdo esta ventando muito, fica beeem mais frio.
Um site bom pra olhar a previsão do tempo é o da BBC Scotland.
=)
Bruna, vim aqui dar uma última xeretada nos seus (ótimos!) posts da Escócia; amanhã embarco, feliz da vida, com suas dicas todas anotadinhas ;)
Oi Mari,
Vai mesmo então??? Que legal! Aproveite! Depois quero ler teus relatos sobre Edimburgo e a Escócia! =)))
Pretendemos, eu e minha esposa, na segunda quinzena abril, passar duas semanas em Edimburgo estudando a lingua inglesa. Vc recomenda alguma escola? E lugar para ficarmos? o que acha que podemos fazer (digo sair da cidade) no final de semana que passaremos ai?
Muito obrigado
Oi Bertrand,
Desculpa a demora pra responder.
Olha, eu escrevi esse post sobre algumas escolas de inglês em Edimburgo, não sei se vc viu?!?!?
http://contandoashoras.com/2012/06/07/intercambio-as-escolas-de-ingles-em-edimburgo/
Eu optei por estudar na Kaplan, mas vc pode dar uma olhada no site dessas escolas e ver o que te interessa.
Como opçao de hospedagem, vcs podem alugar um apartamento ou tbm um quarto em um hostel já que seria apenas duas semanas. Existem alguns hostels pela cidade que trabalham alugando por periodos maiores, como 1 ou 2 semanas ou até um mês e o valor é acessivel.
Como opção de passeios, acredito que seria interessante ir até as Highlands e fazer o passeio pelo lago Ness, vc pode visitar alguma destilaria de whisky ou ainda conhecer alguns castelos pela região ou até mesmo ir conhecer a Roslyn Chapel, aqueeela do Codigo da Vinci.
:)
Oi Bruna.
Excelente seu blog, estou “viajando” por ele há uma semana, uma delicia.
Vou de ferias para Londres, Liverpool e Edimburgo em março/2013 e, como sempre faço, vou elaborando os roteiros com antecedência, a partir das informações colhidas na internet, de preferência com as pessoas que moram ou já estiveram nas cidades para onde eu pretendo ir.
Parabéns, um abraço
Thais
Oi Thais,
Ahh, legal!! Que bom que o blog esta te ajudando! Eu tbm tenho o mesmo costume de procurar em blogs por ai.. Ja conhece o site da rbbv?? (rbbv.com.br) da uma olhada la, tem muito mais dicas de viagens! :)
Olá Bruna
Muito grata pela dica, não conhecia esse site, gostei muito.
Percebo que vc é sempre atencisa com todos que fazem contato e está sempre disposta a ajudar os “viajantes”. Muito legal.
Vou te mandar um email com algumas dúvidas que tenho, espero contar com seu apoio.
Um abraço,
Thais
Oi Thais,
Pode mandar sim. O email do blog é brunab @ contandoashoras.com
:)
[…] | escócia – scotland – alba | LINK 44. @contandoashoras | edimburgo a capital da escócia | LINK 45. @contandoashoras | euro x libra e o reino unido | LINK 46. @contandoashoras | edinburgh pass | […]
Edimburgo é encantadora.
Eu sou suspeita em falar qqer coisa! Amo Edimburgo, por mim voltava pra lá hj mesmo! :)))
Olá,
Encontrei seu blog , por acaso e gostei muito das dicas .
No entanto, gostaria de lhe fazer algumas perguntas , ok !
1- Qual é o preço da entrada do castelo de Edimburgo e do Palacio de Holyrood ?
2- Qual a linha de onibus que passa lá ou perto ?
3- Como chego no PUB , mais antigo do Reino Unido ? The White Hart Inn . Qual é a linha de onibus que passa lá? E o endereço ?
4-Compramos uma excursão no Rio de Janeiro , antes de conhecermos seu Blog! Que pena , já me arrependi horrores !!!! Mas, já está feito ! Então, deveremos ficar num desses hoteis : Holiday Inn ou Jurys Inn City Centre. Eles tem boa localização? Ficam na New Town ou na Old Town?
Passa onibus perto? Tem supermercado perto ?
5- Só mais uma questão : minha passagem é Rio/Londres/ Edimburgo/Dublin/Londres/Rio de Janeiro. Pensei em ficar alguns dias em Edimburgo antes da excursão começar e alguns dia em Dublin , onde a excursão termina. Acontece que , eu comprei esta passagem em uma agencia de viagem separado da terrestre . Minha pergunta , tu tens ideia de quanto é a multa para trocar as datas da viagem? A empresa é British. é possível fazer esta operação, sem custos ?
Bem, vou aguardar sua resposta .
E parabéns , pelo seu Blog !
Norma.
Oi, Norma!!
1- Você pode encontrar os preços do Castelo de Edimburgo e do Holyrood Palace diretamente nos sites oficiais: http://www.edinburghcastle.gov.uk/ e http://www.royalcollection.org.uk/visit/palaceofholyroodhouse/plan-your-visit
2- Na verdade vc não precisa pegar ônibus pra ir do Castelo de Edimburgo até o Holyrood House. A Royal Mile (rua que liga uma extremidade a outra) é bem tranquila de ter percorrida a pé. Eu já escrevi um post sobre a Royal Mile, dá uma olhada: http://contandoashoras.com/2012/10/15/edimburgo-um-tour-pela-royal-mile/
3- Para vc ir até lá, vc pode fazer um passeio pelo Holyrood Park, onde fica o ARthur’s Seat e seguir o passeio. Já escrevi tbm sobre esses assuntos, vc pode ver nesses posts aqui:
http://contandoashoras.com/2012/11/28/edimburgo-arthurs-seat-e-as-trilhas-no-holyrood-park/
e
O Pub mais antigo do Reino Unido, fica em Duddingston Village, pode se dizer que é uma continuação do Holyrood Park, e o nome do pub é Sheep’s Heid Inn
http://contandoashoras.com/2012/11/29/duddingston-village/
O Pub White Hart Inn fica na Grassmarket, tbm já escrevi sobre essa região
http://contandoashoras.com/2012/09/18/grassmarket-a-rua-dos-pubs-em-edimburgo/
4- Existem vários Holyday Inn em Edimburgo, eu preciso saber do endereço dele pra te dizer onde exatamente ele fica. Quanto ao Jurys Inn, ele fica bem próximo a Estação de Waverley, umas 2 quadras e está muito bem localizado. Voce não vai precisar de ônibus pra se locomover pela cidade. Acredite, Edimburgo é uma cidade super pequena, dá pra ir a pé por quase tudo.
5- Possível é, mas tem custo. Ano passado quando foi a Londres, eu quis alterar minha passagem, fiz isso quando já estava em Londres e fui no aeroporto pra fazer essa alteração. Paguei 74,00 libras pra aumentar o tempo em 5 dias. Fazendo isso aqui do Brasil ainda, é possivel sim, mas não sei te dizer em quanto ficaria o valor, vc teria que ver com a agência que te vendeu as passagens.
Por fim, deixo a página onde estão a maioria dos posts que escrevi sobre Edimburgo (os mais recentes ainda não inclui), dá uma olhada:
http://contandoashoras.com/escocia/edimburgo/
Também escrevi um post sobre hotéis e localizações em Edimburgo, caso não tenha reservado ainda:
http://contandoashoras.com/2013/03/31/edimburgo-onde-e-melhor-se-hospedar/
oi Bruna
Obrigada pelas respostas.
Um último help: você pode indicar algum site que dê dicas sobre Dublin?
Norma
Oi, Norma!
Vc pode olhar aqui no site da RBBV, um site que reune varios blog e posts que estao separados por continente e paises.
http://www.rbbv.com.br/destinos-de-viagens/europa/europa-norte/irlanda/
Tem tbm o blog da Tarsila, ela mora lá em Dublin. Apesar dela escrever mais sobre intercambio, escolas e tal.. Ela também escreve sobre outras coisas relacionadas a Irlanda.
http://www.vidanairlanda.com/
Olá Bruna
Muito obrigada pelas informações. Foi de grande valia. Já consegui trocar a passagem e vamos ficar 5 dias em Edimburgo e 5 dias em Dublim. Tenho certeza que com suas informções vamos aproveitar bastante.
Um abraço
Norma
Oi, Norma!!
Que bom, fico feliz! Aproveite muito a viagem, tenho certeza que vc vai gostar. :D
Olá, Bruna!!!
Gostaria de fazer uma pergunta, “se passa pela imigração, indo de Londres para Edinburgh, de trem?”
Desde já agradeço.
Laryssa
Oi, Laryssa
Não. Vc só passa na imigração se vc estiver vindo de avião, trem, onibus, barco de outro pais qualquer para o Reino Unido. Entre Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte não tem imigração. Apesar de serem paises diferentes, eles fazem parte do Reino Unido. Uma vez dentro de qualquer lugar dentro do Reino Unido vc não precisa passar pela imigração pra ir da Inglaterra para Escócia, por exemplo.
Muito obrigada, Bruna!!!!
Seu blog é ótimo, me ajudou bastante à programar minha viagem pra Edinburgh. Parabéns!!!
Laryssa.
Olá Bruna!
Esqueci de te perguntar uma coisa: Edinburgh é uma cidade perigosa, ou posso andar tranqüilamente à noite, por exemplo, voltar de um Pub para o hotel? Estou morando em Brighton, e aqui volto pra casa de madrugada sem problemas.
Obrigada!
Laryssa.
Oi, Laryssa
Obrigadaaaa =DDD
De forma alguma, Edimburgo é bem segura sim. No tempo que morei lá, ao menos eu nunca tive nenhum problema. Sempre andei pra lá e pra cá a pé e muitas vezes sozinha e sempre foi bem tranquilo.
Eu costumo dizer apenas que não é recomendado caminhar a noite pelo Meadows Park, pq sempre tem uns desocupados pela área. Então é bom evitar.
Mas no geral, é bem seguro sim. Claro que é importante vc ficar sempre alerta. Se ver algo suspeito, espera um pouco ou muda o caminho.
=DD
‘Brigadão!!!
Um abraço!
Laryssa.
Olá Bruna!
Vou viajar para a Escócia no final do mês que vem e procurando por dicas do que fazer, encontrei o seu blog!
Até agora, não encontrei nada tão completo e detalhado!
Pra gente que ta viajando a primeira vez, esses detalhes são muito importantes!
Já peguei várias dicas, e o que mais gostei foi do Edinburgh em 24hrs, já que será o tempo que terei na cidade! Os outros 3 resolvi fazer um passeio pelas highlands, que era meu sonho!
Obrigada por ter escrito esse blog e parabéns!
:D
Oi, Juliana
Ah, é? Que legal!! Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele tenha te ajudado a organizar a tua viagem a Escócia. Realmente, as Highlands é a região mais bonita do país, merece no mínimo esses 3 dias. Já Edimburgo, um dia é muito pouco, mas dá pra vc ter uma boa noção da cidade seguindo esse roteiro das 24 horas.
Obrigada pela visita aqui no blog! Boa viagem! Quem sabe a gente se encontra lá, pois mês que vem eu tbm vou estar passeando pelo país. hahaha =DDDD
Oi Bruna, quero agradecer todas suas dicas sobre a bela e inesquecível Edimburgo. Elas foram imprescindíveis na minha viagem. Estive lá em agosto e foi sem dúvida um momento mágico pela minha viagem ao Reino Unido.
Quero deixar meu blog pra vc caso queira ler o que vivenciei lá. Não sei se posso postar aqui, caso contrário fique à vontade para apagar…O objetivo de meu blog é apenas narrar minhas aventuras, guardar recordações e ajudar quem for viajar de maneira independente. Grande abraço.http://cireumsonhoadois.blogspot.com.br/2014/09/edimburgo-cidade-magica.html
Oi, Cibele
Que bom que gostou! Impossivel nao gostar de Edimbrá, certo?!? :D Fico feliz que deu tudo certo (exceto o estress com o hotel) e principalmente que vc pegou dias otimos por lá!
Eu já li teu post, inclusive deixei um comentário, mas não sei se foi, pois esse sistema de comentários do blogger não é dos melhores hehe
Oi Bruna…
Que pena, o comentário não apareceu lá e fiquei curiosa, hehehe…..Mas realmente vc tem razão. Edimburgo é uma das cidades que mais me marcou: surpreendente,linda, mágica. Obrigada mais uma vez.
Oi, Cibele
Eu salvei o link do teu post no meu email, quando eu voltar de viagem, eu tento deixar um comentario novamente!
:D
Oi Bruna…
Estou pretendendo ir morar em Edimburgo. Saberia me dizer se o índice de violência lá é baixo, custo de vida é auto??
Obrigado
Oi, Victor
Índice de violência é baixo, muito baixo. Existem alguns casos isolados, mas quase sempre a policia finaliza as investigações de forma satisfatória. Se a gente for comparar com o Brasil, nossa, é como se nem existisse crimes/violência por lá.
O custo de vida em Edimburgo já foi mais baixo, como na época que eu morava lá (2010 e 2011), mas agora já está um pouco mais cara. Mas claro que Edimburgo ainda está longe de ser como Londres, onde realmente o custo de vida é muito alto.
Oi Bruna
achei edinburgo uma cidade fantastica,mas quem pretende ir para morar,encontra com facilidade algum trabalho? e qual seria o valor do salario minimo lá? e as funçoes para executar determinados trabalhos qual seria? e aluguel são valores altos para ficar de vez por lá? qual seria a fonte de renda lá,tipo os empregos mais comuns?
obrigado
Oi, João Paulo
Na época que eu tava lá, o salario minimo era o equivalente a 18.000 libras por ano. Lá eles nao recebem por mês, mas por horas trabalhadas e o calculo é feito para o ano.
Quantos as outras perguntas, depende muito, principalmente se vc vai pra tentar algo na tua area ou se vai pra inicialmente trabalhar em algo mais basico. Também depende se vc tem ou nao cidadania de algum país europeu. Então, é tudo muito relativo.