12.12
2010

Menos de 24 horas em Manchester

Pra ser bem sincera? Tá ai uma cidade que nunca me chamou atenção turisticamente falando! Mas o que acabou me levando até Manchester foi o Show do Belle and Sebastian, e já que estava por lá, pq não aproveitar e dar uma voltinha?!?!

Todo mundo sabe que Manchester é uma das cidades mais importantes do Reino Unido, e destaca mais por ser um grande centro industrial e econômico. Outro grande motivo de indas e vindas a cidade, são os jogos de futebol do Manchester United e Manchester City.

Em 1844, a primeira linha férrea do mundo foi construída justamente para ligar Manchester ao porto de Liverpool.

Como eu tinha apenas algumas poucas horas na cidade antes de pegar o trem de volta pra Edimburgo, e lá fui eu, dar uma voltinha por Manchester!

MOSI – Museu de Ciência e Indústria

O primeiro destino foi o MOSI, o Museu de Ciência e Industria, conhecido também por Museu da Revolução Industrial, tudo o que imaginar sobre máquinas, criações e invenções (antigas ou até as mais recentes) estão em exibição nesse museu.

Pode-se dizer que a Revolução Industrial começou com o uso das máquinas a vapor na Indústria têxtil, que eram alimentadas com carvão, que na época, era considerado o “ouro negro” no século 18!

Com as máquinas a vapor a Revolução Industrial começou

Uma das partes mais legais é a que mostra um pouco como foi a Revolução Industrial na Inglaterra, e o crescimento e desenvolvimento que isso trouxe para a cidade.

Castlefield

Bem próximo dali, fica o Castlefield, uma área onde estão apenas as ruinas do que um dia já foi um Forte Romano, chamado de Mancunium, e foi justamente esse Forte que acabou dando nome a cidade de Manchester.

Nessa região também fica a Bridgewater Canal, o primeiro canal construído para uso exclusivo da Indústria. Por ele, era transportado o carvão, que alimentava as máquinas das Indústrias.

Bridgewater Canal, o primeiro canal construído para transportar o “ouro negro” da época da Revolução Industrial, o carvão!

Nessa altura do tour, eu já não tinha mais muito tempo disponível e acabei indo direto para a Albert Square, uma das praças principais da cidade, onde fica a Prefeitura, considerado um dos símbolos da cidade, com o seu relógio que fica a mais de 80 metros de altura!!

Manchester Town Hall

Na Albert Square, em frente a Town Hall, acontece todos os anos o Mercado de Natal

Como era época pré-Natal, na praça estava acontecendo o Mercado de Natal, lotado de barraquinhas vendendo comidas, produtos tipicos da região, enfeites de Natal.

Manchester Chinatown

No caminho pra Estação de trem, acabei passando atrás da Prefeitura, e é ali onde fica o China Town de Manchester, com um portico bem bonitinho!

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Inglaterra, Manchester - ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
6 comentários em "Menos de 24 horas em Manchester"
  1. Flávia Julio   11/05/15 • 09h26

    Oi Bruna!! Meu sonho é conhecer Manchester ( e se possível assistir a um jogo do United! ) . Achei seu blog na net procurando dicas sobre viagem. Meu plano é ficar 30 dias em Manchester, estudando inglês. Passando só para elogiar o blog, agradecer as dicas e dizer que depois de ver seu blog me deu muita vontade de fazer curso de Turismo,rs Beijo!

    • Contando as Horas   11/05/15 • 20h00

      Oi, Flávia

      Muito obrigada pelas palavras. Manchester foi uma das cidades mais diferentes que conheci na Inglaterra, nem sei explicar direito.. Hehe

      É sempre muito bom quando a gente consegue passar um tempinho fora do Brasil. A gente aprende muita coisa. Tenho certeza que vc vai se surpreender positivamente com o UK.

      Sobre assistir ao jogo, se organiza e procura comprar o ticket o quanto antes, pq esses ingressos sao super disputados.

      Obrigada pela visita aqui no blog!!!

    • Robério de Oliveira Ribeiro   30/03/16 • 14h02

      Flavia, estou indo pra lá este sábado com os mesmos sonhos que você citou. Vou para estudar inglês mas escolhi manchester por causa do futebol. Para conseguir comprar ingressos para o jogo do Man united, tive que virar sócio torcedor (Official MemberShip), pois só assim liberam a compra do ingresso pela internet. Para adultos, o custo do sócio torcedor é de 32 Libras, mas depois do meio da temporada (aproximadamente em janeiro ou fevereiro) eles liberam um outro pacote de sócio torcedor que custa “apenas” 20 libras e que dá direito a comprar os ingressos, mas com validade apenas até 31 de maio. Eu consegui comprar ingresso para assistir Man United x Leiceter pela premier league, mas só após virar sócio. Para os jogos do Man City não precisa virar sócio, eu já comprei 2 ingressos pelo site deles.
      Espero ter ajudado.

      • Contando as Horas   31/03/16 • 17h53

        Oi, Robério

        Obrigada pelas dicas! Certamente vão ajudar várias pessoas. Eu e meu irmão já fomos a diversos jogos de futebol na Europa, porém em Manchester não.

        Obrigada mesmo pelo comentário!

  2. Lorraine Bim   28/06/16 • 12h12

    Oi gente, bom dia!

    Estou indo pra Manchester em breve e amei as dicas! Vocês sabem me dizer como funciona o sistema de transporte publico la? Tem a opção de passes mensais?

    Abraços.

    • Contando as Horas   29/06/16 • 14h04

      Oi, Lorraine

      Não cheguei a andar no transporte publico da cidade, pq a região mais turística fiz tudo a pé. É realmente tudo muito perto. Mas deve existir sim. O transporte publico de cidades do UK costumam ser ótimos, o mesmo deve acontecer em Manchester, uma cidade tão importante.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Contando as Horas