Chegamos num sábado a Brasília, meio tarde, por volta das 22 horas e seguimos direto pro hotel que ficava no Setor Hoteleiro Norte.
No domingo, a maioria das coisas estão abertas para visitação do público no Eixo Monumental. Então, descemos a pé pra caminhar por ali e ir conhecendo com calma.
A Primeira parada foi na Biblioteca Nacional que tem uma coleção de mais de 300 mil itens. Mais a frente fica o Museu Nacional Honestino Guimarães, onde estava acontecendo a II Bienal Brasileira de Design, com exposições de objetos e até 2 protótipos de carros da Fiat. Juntos, a Biblioteca e o Museu Nacional formam o Complexo Cultural da República João Herculino.
Seguimos para Catedral de Brasília que é uma obra de Oscar Niemeyer. Foi inaugurada em maio de 1970. Em frente há quatro estátuas de bronze enooormes, na direita está São João, e na esquerda estão São Mateus, São Lucas e São Marcos. Queria ter visto a réplica da Pietà de Michelangelo, mas como estava tendo uma missa, não podemos circular por lá. A escultura chegou ao Brasil em dezembro de 1989, foi feita pelo Museu do Vaticano e autorizada e abençoada pelo Papa João Paulo II.
Caminhamos um tempão, já era quase meio dia, mas mesmo assim fomos até o Congresso Nacional pq as visitas no final de semana só vão até as 14 horas. O Congresso Nacional também foi projetado por Oscar Niemeyer. Conseguimos pegar a penúltima visita, depois de deixar nossos nomes para visita, recebemos um Cartão Postal com a foto da Câmara dos Deputados que poderiam ser enviados para qualquer lugar do Brasil de graça (que milagre, alguma coisa de graça hehe). Enquanto aguardávamos a visita guiada que sai de uma em uma hora, fomos ver a exposição sobre os 20 anos da última Constituição Brasileira (foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988). O grupo tinha umas 20 pessoas e seguimos para Câmara dos Deputados, que fica a direita, tem o carpete verde musgo e tem a sua cúpula branca virada para cima. E depois seguimos para o Senado que fica a esquerda, o seu carpete é azul escuro e a sua cúpula branca está virada para baixo (detalhes que ajudam na identificação).
Na sequência fomos até o Palácio do Planalto, onde fica o gabinete do Presidente da República. Tinha pesquisado na internet e falava que não seria possível visita interna, somente com agendamento antecipado e blá blá blá.. quando chegamos lá, havia uma pequena fila e resolvemos ver se dava pra fazer o tour. O número máximo de pessoas já estava preenchido, mas como estávamos em quatro pessoas, tentamos convencer o guardinha a liberar a nossa visita… ele concordou!! Oba!! São três andares (se não for contado o térreo, digo isso, pq aqui em SC não temos o costume de contar, como já vi isso em outros estados), no primeiro estão as salas nobres de audiências e salões para coquetéis, no segundo andar fica o gabinete do Presidente que só pode ser visto através de uma porta de vidro e no terceiro andar ficam os gabinetes civis e militares. A troca da guarda é feita a cada duas horas.
Terminado o tour no Palácio do Planalto, seguimos para a Praça dos Três Poderes, que fica logo em frente, e que tem esse nome, pois ali encontram-se os três podres da República: o Palácio do Planalto, Supremos Tribunal Federal e Congresso Nacional. É nessa praça que estão as famosas esculturas Os Guerreiros ou mais popularmente conhecido com “Os Candangos”, de Bruno Giorgi, o Marco Brasília por ter sido considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a escultura A Justiça de Alfredo Ceschiatti que fica bem em frente ao Superior Tribunal Federal (que não estava aberto a visitação na hora em que fomos) e o Mastro da Bandeira, com 100 metros e tem a fama de ser a maior bandeira hasteada do mundo, segundo o Guiness Book. Nesta praça também fica o Espaço Lúcio Costa , este espaço é subterrâneo e lá tem uma maquete gigaaaante da cidade de Brasília, beeeem legal!!
Na volta, pelo lado oposto, seguimos para o Palácio da Justiça, mas só tiramos umas fotos na frente, pois não estava aberto para visitas (pra falar bem a verdade, nem sei se é possível conhecer).
Pegamos um táxi e fomos ao Park Shopping assistir um filme qualquer, pq nossos pés estavam detonados. E acabamos jantamos por lá mesmo, e o restaurante escolhido foi o Outback que fica no térreo desse shopping.
Sempre quis ir num Outback pra ver qual era.. gostei bastante (tirando um drink de vodka + suco de tomate, que pessoas teimosas da minha familia quiseram experimentar.. tente imaginar ketchup com vodka, tá bom, deixa pra lá… é pedir demais, pq não dá pra imaginar hehe).
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
[…] parte 2 | LINK 139. @contandoashoras | brasília patrimônio cultural da humanidade – parte 1 | LINK 140. @blogoutrosares | blog outros ares representa o nordeste no #mtur | LINK 141. @blogoutrosares […]