12.07
2011

Jökulsárlón Glacial Lagoon e Parque Nacional Vatnajökull

No segundo dia da  viagem, fiz o tour que vai até Jökulsárlón e faz uma breve parada no Parque Nacional de Vatnajökull ou em islandês Vatnajökulsthjodgardur, que segue pela costa sul do país, e fica perto de Vík.

Glacial de Vatnajökull

As principais paradas durante o tour foram:

– Lagoa Glacial Jökulsárlón;

– Tour de barco pela Lagoa;

– Parque Nacional Vatnajökull;

– Na volta passamos novamente pelas cachoeiras de Seljalandsfoss e Skógafoss.

Passando por Vík e seguindo viagem, a paisagem até a Lagoa é bem peculiar e um tanto quanto diferente, ou melhor, a definição ideal seria: exótico. Tudo é completamente diferente do que estamos acostmados a ver por ai, parece até cena de filme.

As paisagens vão desde montanhas com neve no topo, vulcões, cachoeiras, penhascos, campos de lava, campos de lava com musgo (muitos), estranhas formações rochosas das mais variadas formas e muita praia com areia preta.

Aguardando o próximo tour

Depois de looongos minutos so vendo campos de lava, quando estavamos quase chegando perto da Lagoa a paisagem mudou um pouco.. algumas elevações no campo de lava impediam de ter uma vista completa da Lagoa, porém quando atravessamos a ponte, lá estava ela: a maior Lagoa Glacial da Islândia, cheinha de Icebergs “boiando”  e mostrando uma paisagem única, pelo menos pra mim, que nunca tinha visto nada igual ou parecido até então na vida.

Lá vem vindo o barco-anfíbio

Jökulsárlón é a maior lagoa glacial da Islândia e sua localização exata é na parte sul do no glacial de Breiðamerkurjökull que faz parte do maior glacial do país, o Vatnajökull, que cobre 12% da área total do país. Vatnajökull fica entre o Parque Nacional de Skaftafell e Hofn.

A lagoa começou a se formar durante a década de 30 e o seu tamanho tem aumentado consideravelmente devido aquecimento global e as suas consequências que estão derretendo as geleiras.

O lago é preenchido por icebergs que flutuam formando um labirinto de gelo por onde passamos com o tour de barco-anfibio. O tour é bem rápido, aproximadamente 30 minutos.. a preparação para o barco entrar na água é rapida e enquanto isso a gente recebe os coletes salva-vidas. Durante o tour, a guia explicou sobre a geleiras, as camadas de gelo, sobre a formação da lagoa e teve até uma aula sobre gelo.

Como curiosidade, a guia também comentou que vários filmes foram gravados ali.. sendo os mais  recentes: James Bond 007 (Die Another Day e A View to a Kill), Tomb Raider  e Batman Begins.

Durante o tour, dá quase pra encostar nos pedaços de gelo

No caminho de volta para Reykjavík, teve uma parada de 40 minutos no Parque Nacional Vatnajökull, que é o maior parque nacional da Europa, e cobre cerca de 12% da área da Islândia, ele é composto pelo Glacial Vatnajökull, o Parque Nacional Skaftafell, Parque Nacional Jökulsárgljúfur e o Skriduklaustur. Em algumas partes o gelo pode chegar a medir mais de 1000 metros.

O “engraçado” é que ao chegar lá, por ser um parque nacional, espera-se encontrar muitas árvores, mata nativa fechada e muitos animais, porém esse parque (como tudo na Islândia) é um pouco diferente, existem algumas (poucas) árvores que foram plantadas recentemente na entrada do parque e o restante é só camadas e mais camadas de gelo, água, lagoas e vulcões.

O parque é relativamente recente, foi criado em 2008 e tem um pequeno “museu” e uma área com lanchonete e banheiros.

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Islândia, Jökulsárlón, Reykjavík - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
9 comentários em "Jökulsárlón Glacial Lagoon e Parque Nacional Vatnajökull"
  1. Ariane   12/07/11 • 16h57

    Oi, Bruna, tb vou fazer esse tour. Estou bem empolgada, só ouço maravilhas do país (exceto os preços que dizer que td é muito caro), Beijos, Ari

    • bruna   12/07/11 • 23h59

      Oiiii!!
      Vc vai adorar!!
      Boa viagem!!! =)

  2. Ariane   02/08/11 • 16h22

    Simplesmente demais a Islandia, Bruna
    Estou até agora sem acreditar que estive lá, pretendo voltar muito em breve para explorar as demais belezas naturais desse país. Fazer as caminhadas nas geleiras é uma experiência unica, e da um certo medo também, indo com guia e equipamentos corretos nao tem erro.
    Eu vou deixar aqui o nome da empresa que contratamos para esse tour caso mais alguém esteja indo para lá e se interesse.

    • Bruna   06/08/11 • 11h19

      Se não fosse tãããão longe eu tbm iria de novo!!! Tbm gostei muuuito.. tudo bem diferente do que vemos tanto no Brasil como aqui nos países da Europa.. Sim, pode deixar o link ai, sem problemas!! =)

  3. Margareth Elias   23/01/14 • 18h06

    Oi Bruna. Adorei as informações do teu blog. Essa excursão Lagoa Glacial Jökulsárlón tem duração de 14h? Ela é cansativa?
    Estou na dúvida se vale a pena fazer esse passeio, pois já fiz a excursão de “Todos os Glaciais” na Patagônia e estou achando a paisagem muito parecida. Não sei se compensa esse passeio. Estou pensando fazer a lagoa azul. O que mais vc recomenda? Vc ficou em hotel ou apartamento? Me dê mais algumas dicas.
    Desde já, obrigada. Margareth

    • Contando as Horas   23/01/14 • 23h02

      Oi, Margareth

      Olha, a excursão é um pouco demorada sim, não lembro exatamente quantas horas eram, mas foi o dia td. Não achei cansativa, pq a gente nem vê o tempo passar, pois a paisagem é unica. Tudo muito diferente do que ja tinha visto até então.

      O passeio da Blue Lagoon eu optei por não fazer, mas é uma boa idéia, se vc gostar desse tipo de coisa.

      Fiquei em um apto, bem no centro de Reykjavik, vou procurar o link e depois posto aqui. Os preços do hoteis eu achei muuuito altos, achei que compensava mais ficar em um apto.

  4. Margareth   23/01/14 • 18h19

    Oi Bruna. Gostaria de saber se é fácil ir dos hotéis para a lagoa azul ou outros passeios próximos ou é melhor fazer excursão Estou achando as excursões caras. A do Glacial jokulsarlon esta custando R$ 523,00 por pax. a da lagoa azul e os geiseres custa R$ 262,00 e não estão incluídos os ingressos!!!!
    Vc conseguiu fazer algumas excursões por conta própria? Obrigada. Margareth

    • Contando as Horas   23/01/14 • 23h17

      Então, qdo eu fui não achei muita info sobre transporte publico e tal, optei pelas excursões. Mas imagino que deve ter onibus que leve ate esses lugares, mas geralmente as pessoas costumam alugar carros pra ter mais mobilidade. Eu nao quis alugar carro, pq sou meio medrosa pra pegar a estrada, só dirijo dentro da cidade mesmo.

      Quanto aos preços, tudo na Islândia é super caro. A ilha é muito isolada e eles não tem produção própria de quase nada, então é td muito caro mesmo. Eu sempre digo, de todos os lugares que viajei ate hj, a Islândia, a Noruega e a Suíça foram os mais caros.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas