Um dos destinos mais procurados aqui na Escócia, depois de Edimburgo, sem dúvida, são as Terras Altas Escocesas, e é justamente lá onde ficam Inverness e o Lago Ness. Algumas pessoas fazem o tour pelas paisagens e/ou até mesmo, somente para tentar “ver” o monstro do Lago Ness.
A lenda do monstro do Lago Ness continua ainda atraindo pessoas até o local e acabou ficando conhecida no mundo todo. Na verdade, foram encontrados registros que datam do século VI, sobre a existencia de um “monstro” nas águas do Lago Ness, porém, o fato que realmente levantou suspeitas de que o monstro poderia realmente existir, foi quando em 1934, um homem, conseguiu tirar uma foto do tal monstro.
Diante desse fato, uma filmagem do monstro saindo da água, anos mais tarde também apareceu.
O governo Escoces resolveu investigar, propondo que fosse feita uma varredura completa em todo o lago (com uma equipe de mergulhadores vasculhando o lago por completo), e anos mais tarde, foi declarado que o montro de fato não existe, não passando de uma lenda.
Lenda ou não, hoje em dia, nas margens do lago Ness ficam ruínas de castelos, como por exemplo o Urquhart Castle.
Confesso que o tour de um dia é bem puxando, mas vale muito a pena. O interior da Escócia e as paisagens que vemos pelo caminho são encantadoras!!
A empresa que escolhemos, a Scotline Tours, tem sua sede na High St, na Royal Mile e entre os vários tours sugeridos (dificil escolher apenas um), o que mais se destaca é este que fizemos.
É possível reservar e pagar o tour ainda no Brasil e quando chegar o dia da viagem, é só ir até a sede da empresa, apresentar o passaporte e o voucher enviado por email e retirar os tickets.
O tour sai pontualmente as 8:00 da manhã. O ônibus é super novinho e bem cuidado (não é possível comer e nem beber nada, exceto água). Tem alguns monitores espalhados pelo ônibus que mostram exatamente por onde estamos passando e o nome dos lugares, das cidades e dos lagos.
Além do “tour básico”, ainda é oferecido um “tour extra” que engloba a visita ao Urquhart Castle + Boat Trip por mais 10,00 libras. Se optar por fazer o “tour extra”, deve fazer os dois, não é possível visitar somente o Castelo sem fazer o Tour de Barco.
A primeira parada é na vila de Kilmahog para o café da manhã, comprar produtos típicos escoceses e ver os famosos Highland Bulls ou também conhecidas por “Vaquinhas Cabeludas da Escócia”.
Seguimos pelo Rob Roy Country, uma espécie de Parque Nacional, de lá é possível ver a Highland Boundary Fault, uma falha geológica que “separa” as Terras Altas Escocesas das Terras Baixas. O nome Rob Roy Country é em homenagem a Rob Roy MacGregor, um “personagem” que teve grande destaque na história recente da Escócia.
Muito próximo desta região fica um dos lugares mais bonitos da Escócia, o vale de Glencoe. Mas a beleza fica por conta da natureza, pois a muitos anos atrás, em 1692, foi justamente ali onde aconteceu o Massacre de Glencoe. No massacre, 38 membros do clã MacDonalds, que dominava região naquela época, foram mortos por pessoas que pediram abrigo por uns dias durante o Inveno Escoces.
A parada para ver o Vale de Glencoe foi breve, uns 20 minutos, somente para umas fotos rapidinho.
Passamos pelo vilarejo de Fort William, que fica no caminho para o Glen Nevis, o vale onde está localizado o Ben Nevis, a maior montanha do Reino Unido, com 1344 metros de altura.
Uma pequena parada para o almoço, restaurante/loja/lanchonete Spean Bridge Mill, onde provamos algumas comidas e bebidas típicas do país, como por exemplo Haggis, sopa de peixe, Irn Bru e cervejas escocesas. Ah, e compramos alguns souvenirs também, é claro!
Agora vem a parte mais esperada do tour..
Seguindo viagem, passamos pelo vilarejo de Spean Bridge, fazendo uma parada para conhecer o Commando Memorial, que foi construído para homenagear os soldados voluntários que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial, para defender o país contra depredações feitas pelos Alemães em toda a Europa.
Passamos também pelo Caledonian Canal, um canal parte natural (formado por lagos) e parte construido pelo homem. O canal foi construido para ligar a região leste com a região oeste do país.
E agora sim, finalmente chegamos ao vilarejo de Drumnadrochit, onde está localizado o Urquhart Castle.
É nessa hora em que temos que decidir (e pagar) se vamos fazer ou não o “tour extra”. Nos optamos por fazer, e achei que acertamos na escolha.
Junto com o Castelo, visitamos um pequeno museu que conta a história do próprio castelo e das váárias batalhas entre Ingleses e Escoceses que ocorreram na região.
Também assistimos um video, com uma duração não mais do que 15 minutos. Enquanto estamos vendo o filminho, quando ele termina, vem uma das melhores partes do tour, dali, sentado numa mini arquibancada, se tem uma das melhores visões do Castelo e do Lago Ness! Foi uma surpresa totalmente inesperada!
Depois de percorrer as trilhas do pátio do castelo, também é permitido subir numa parte de suas ruínas, e de lá, se tem uma boa visão de toda a região, e podem acreditar, rendem ótimas fotos!
Terminando de visitar o Castelo, seguimos para a beira do lago, numa espécie de pier. Ficamos ali esperando o barco chegar. Mas enquanto isso, resolvemos ir até as margens do Lago Ness, pra ver ele de pertinho, sentir o gelo de suas águas e ver como ele é limpído.
As pessoas que escolheram por não fazer o tour, ficaram no ônibos por aproximadamente 2 horas, esperando nós e mais outras várias pessoas que optaram por fazer o tour.
O tour de barco atravessa toda a extensão do Lago, num trajeto de aproximadamente 30 minutos, que fica muito próximo a cidade de Inverness, a capital das Highlands!
A única coisa que tenho a reclamar é que, quando achei que iriamos parar um pouquinho em Inverness, seguimos o tour, e somente passamos pelas margens do Rio Ness (a cidade fica nas margens do rio, e não nas margens do lago).
Tivemos mais uma parada para um lanchinho rápido e seguimos viagem. A volta foi feita por outro caminho, cruzamos a região de Perthshire, e assim, foi possível passar pela Forth Road Bridge e ver beeem de pertinho, um dos símbolos da Escócia, a Forth Rail Bridge.
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Olá Bruna..
Adorei o seu site, esse post sobre a escócia me empolgou muito, eu estou indo pra lá na próxima semana.
Eu tenho um blog tb das minhas viagens, estava abandonado mas estou voltando a postar com essa viagem a escócia, está convidada para me visitar lá rss.. http://www.turisticamentecorreto.blogspot.com.br
Parabéns pelo site..
Oi Julio,
Legal!! :)
Quando voltar ao Brasil vou dar uma olhadinha com calma no teu blog! Aproveite a Escócia!
Estarei em Londres em março 2013 será que vale a pena a visita de um dia até a Escócia ?
Oi Israel,
Hum, dificil essa tua pergunta. Pq depende de como vai ser o teu deslocamento, em que epoca do ano vai ser (se for inverno, é completamente inviavel, pq escurece muuuito cedo), mas já posso te adiantar que vai ser bem corrido.
De qualquer forma, deixo um um roteiro que fiz com sugestao do que fazer em 24 horas em Edimburgo.. Não sei se vc já viu?!?!?
http://contandoashoras.com/2012/04/09/24-horas-em-edimburgo/
Oi Bruna,
Acho interessante informar que quando fui para Edimburgo em novembro, fiz uma reserva com essa empresa de turismo (Scotline Tour) para ir para o Lago Ness e um dia antes da viagem recebi um e-mail deles me informando que não seria possível fazer o passeio porque não tinha o mínimo de passageiros para isso que eram 8 pessoas. Fiquei um pouco desesperada porque eu só tinha mais um dia em Edimburgo e queria muito ir até o Lago Ness. Acabei contratando outra empresa lá no Centro de Informações ao Turista.
Oi Juliana,
Ah é??? Eu fui em agosto, mês de maior movimento na cidade, então foi bem tranquilo nesse sentido, não precisamos nos preocupar com essa questão de cancelamento/numero de pessoas no tour.
Inclusive, foi bom vc alertar isso, pq eu nunca tinha passado por uma situação dessas. Obrigada!
Bruna, Iremo sem Julho e ficaremos 4 dias em Edinburgh. Estamos pensando em fazer o day tour que vc sugere, mas fiquei com a impressão de que se fica muito tempo no onibus e pouco em cada lugar. É isso mesmo? Você acha que seria melhor ficar 1 dia em Inverness? Qualquer dica é bem-vinda! Obrigada!
Oi Claudia,
A gnt fica um determinado tempo que até pode ser considerado grandinho dentro do onibus, mas o tempo pre determinado para visitar os lugares é bem bom, bem tranquilo mesmo. Não é necessario fazer nada correndo.
Inverness é a principal cidade das highlands. A cidade em si é minuscula. Eu apenas passei por lá, entao nao posso afirmar ou até mesmo desconsiderar um dia a mais para Inverness.
OI Bruna, tb vou em julho para Edinbourg com meu marido e dois filhos ( 9 e 5 anos) e queríamos muito conhecer Inverness e fazer esta day trip, são muitas horas de ônibus?? Vc acha que dá para comprar lá ou é melhor já sair do Brasil com a day trip comprada?? Adorei seu blog!! Obrigada. Bia Botelho
Oi Bia,
A gnt fica um tempinho consideravel dentro do ônibus sim, mas como existem algumas paradas pelo caminho e as paisagens são super bonitas, a gnt nem vê o tempo passar.
Existem varias empresas de turismo q oferecem tour para as Highlands.. Esse que eu fiz não parou em Inverness, mas alguns param pra uma visita rapida.
Esses dias eu escrevi um post sobre as empresas de turismo q oferecem tours partindo de Edimburgo, não sei se vc já viu?!?!?
http://contandoashoras.com/tag/empresas-de-turismo-em-edimburgo/
Bruna obrigada pela resposta! Acho que vou deixar para comprar lá mesmo e ver todas as possibilidades! Como vou no verão acho que não terei muitos problemas, né? Devem ter muitas opções! Mais uma vez obrigada e parabéns pelo blog! Bia
Olá, Bruna! Queria pegar uma carona nesse roteiro, mas fazer umas até adaptações. Talvez você possa me ajudar. Minha ideia é ir de trem de Edinburgh até Glasgow, conhecer a cidade, e de lá partir de carro alugado rumo às Highlands, passando pelo Loch Lomond. Daí para o Vale de Glencoe e, em seguida, Fort William. Aqui é que reside minha dúvida. Em vários blogs que li sobre a Escócia, foi mencionado que, estando nas Highlands, é obrigatório ver a beleza das Ilhas Skye. Então não sei se devo parar em Fort William, dormir, passar o dia seguinte nas Skye e só então seguir o resto do percurso para Inverness pela estrada que margeia o Loch Ness, ou se vou direto até Inverness e de lá faço esse passeio para as Skye. O que você sugere? Desde já te agradeço. Rosana
PS: Seu blog é show!
Oi, Rosana
Pelo tanto que já li por ai sobre esse assunto, na minha opinião, eu iria primeiro a Inverness e depois seguiria para Skye. Pelo que entendi, la termina tua viagem, certo? Ou vc tem interesse em ir em mais alguma ilha que faz parte das Hebrides?
Acho que dessa forma o trajeto fica mais sensato. :D
Ola! Estarei visitando Edimburgo nos proximos dias e gostaria de saber o valor e nome da companhia que faz o tour pela highlands.
Obrigada!
Oi, Michele
O nome da empresa é esse que aparece na foto do post. Essa é a fachada do escritório dessa empresa que está localizada na Royal Mile.
O valor exato do tour vc pode ver no próprio site deles, pq eu não sei se é ainda o mesmo valor.
Eu também ja escrevi um post com opções de outras empresas que fazem tours pela Escócia partindo de Edimburgo.. Não sei se vc já viu?!?!?
http://contandoashoras.com/tag/empresas-de-turismo-em-edimburgo/
Oi Bruna, tudo bem?
Você sabe se esse tour é realizado todos os dias da semana? Estava querendo fazer num sábado, mas não sei se os passeios ocorrem normalmente nesse dia…
Oi, Bianca
Quando eu fiz, esse tour tinha todos os dias da semana sim. Eu acredito que ainda tenha todos os dias, pq com toda a certeza esse é um dos tours mais populares da Escócia. Mas vc pode olhar no site pra confirmar, pq dependendo da estação do ano os dias e horários mudam.
Oi Bruna, parabéns pelo blog, muito interessante! Uma dúvida, em qual mês você fez este tour? Parece que não estava tão frio, certo?
Obrigada!
Oi, Mira
Fiz em agosto, em pleno verão escoces. Nesse dia não tava frio, pq não tinha vento, mas qdo tem vento, a coisa muda de figura.
Oi Bruna….estou amando as suas dicas!!!
Gostaria de saber se esse day trip sai de edimburgo , tipo um bate e volta até as terras altas e volta pra edimburgo em um dia.
Grata pela atenção e parabéns pelos posts!!!!
Oi, Ana
Sim, esse tour sai de Edimburgo. Existem outros tours e outras empresas que também fazem esse mesmo tour a partir de outras cidades. Eu já escrevi um post com algumas dicas sobre outras empresas, não sei se vc já viu!?!?
http://contandoashoras.com/2013/02/06/empresas-que-oferecem-tours-pela-escocia-partindo-de-edimburgo/
Boa tarde,
Gostaria de saber o tempo que demora a viagem de Edimburgo etá ao lago ness e o valor total da viagem de autocarro e o passeio de barco e a visita ao Castelo. Irei visitar a Escocia em Setembro.
Nuno Gomes
Oi, Nuno
O tempo de viagem de trem é de 3 horas e pouco, se for de excursão, demora o dia todo, pois são feitas paradas pelo caminho. Para saber o valor dessa viagem, vc deve olhar no site da empresa, pq acho que já deve ter alterado o valor comparado com a época que fiz o passeio.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oi, Bruna!
Eu tô pensando em fazer essas day trips em dezembro. Será que é muita roubada pela questão frio/escurecer?
Muito obrigado!
Oi, Caio
Dependendo do tempo, pode ficar meio complicado sim. Não vou te mentir. Mas se o tempo estiver bom, acho que pode ser legal. O ruim na verdade, é quanto tem muito vento e chuva forte. Se tiver apenas o templo nublado ou pelo fato de começar a escurecer mais cedo, eu acho que isso não impede, pois eles devem dar prioridade pro passeio de barco ser durante o dia, provavelmente devem inverter a ordem dos passeios ou excluir alguma coisa, eu imagino. Mas no geral, acho que vale pelas paisagens!
Obrigada pela visita aqui no blog!
Boa tarde,
Com exceção das passagens e custos de hotéis, cerca de quanto em R$ (reais) eu precisaria para fazer tais passeios na semana entre natal e ano novo?
É possível chutar um valor ao menos aproximado?
grato.
Oi, Junior
Esses passeios de 1 dia com empresas de turismo custam na faixa de umas 40,00 libras/pessoa (165,00 reais). Alguns podem custar um pouco mais, outros um pouco menos. Mas seria mais ou menos nessa faixa.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Vamos passar 03 dias em edimburgo e, gostaria saber com fazer a rota do whisky, de ônibus num roteiro rápido.
agradeço a sua ajuda
Antenor
Oi, Antenor
Hum.. A rota do whisky que vc se refere é a que fica entre Inverness e Aberdeen? Se sim, vc ate consegue visitar algumas destilarias por conta própria, usando ônibus. Se quiser visitar mais destilarias, vc tem q procurar uma empresa local que ofereça esses tours. Ainda não fiz esse passeio, mas quem sabe um dia farei.
Se a rota do whisky que vc se refere for as das ilhas na costa oeste, eu acho que não tem como fazer de forma rápida, pois as ilhas são mais isoladas e vc precisa programar melhor o roteiro reservando pelo menos uns 2 ou 3 dias pra isso.
Bruna, gosto muito do seu site. já peguei várias dicas para minha próxima viagem. Estarei em Glasgow entre os dias 27 e 31/05 e queria saber se alguma dessas empresas tem guia que fale portugues. obrigada.
Oi, Sandra
Infelizmente nao sei te dizer se eles tem guia em português, mas eu acho que não. Ao mens eu nunca aoube. Talvez vc ate encontre guia em espanhol, mas em português é muito difícil.
Acho que não ajudei muito, né?!? De qqer forma, obrigada pela visita aqui no blog!!
Olá Bruna, continuarei perturbando você nos meus preparativos para a Escócia no próximo ano. O seu blog é completo e fantástico. Além desse passeio que pretendo fazer, vi que uma visita ao Castelo de Stirling pode ser interessante também. O que você acha dessa ideia? Vale realmente a pena?
Otto,
Olha, vou ser bem sincera com vc.. Quando fui lá em 2008, não gostei muito do que vi não. Acho que tem castelos muito mais interessantes. Mas também devo te dizer que o Castelo passou por reformas depois dessa minha visita, então não sei te dizer se algo mudou por lá ou não. Vale a pena conhecer a cidade e ver a região 360 graus lá do alto, isso realmente é legal de fazer.
Oi Bruna,
Vou passar o Hogmanay em Edimburgo essa ano (2015-2016), e um pouco antes estou pensando em fazer um tour de 2 dias pelas Highlands, Lago Ness e Inverness. Você sabe me dizer se esse tour adicional pelo Castelo e passeio de barco também está disponível nessa época do ano, tipo muuuutio frio?
Obrigada e parabéns pelo blog!
Oi, Bárbara
Eu fiz esse passeio no Lago Ness em agosto, mas eu acredito que sim, mas ai depende das condições climáticas. Nesse post aqui eu falo sobre a empresa que fiz o tour, vc pode enviar um email pra eles e pedir mais detalhes.
http://contandoashoras.com/2014/11/24/inverness-como-fazer-um-passeio-de-barco-pelo-loch-ness/
Frio com certeza vai estar, pq se no verão já tava, imagina no inverno hehe Mas isso não é problema, é só colocar um jaquetão, luvas e cachecol e tá tudo certo. O barco, ao menos nessa empresa que fiz o tour, tem uma parte coberta e fechada, então vc não vai passar frio.
Oi Bruna, estou aqui planejando para abril do ano que vem e seu blog está me ajudando muito. Fiquei com uma dúvida. Vale a pena só o one day tou ou o 3 day com inverness e ilha skye compensa ? A libra não está barata. Pensei em ficar 3 dias completos em Edimburgo, ir sábado de trem para Glasgow, ficar sábado e domingo, segunda pegar o 3 day tour, voltar na quarta a Glasgow, ficar quinta inteira, e sexta ou voltar a Edimburgo ou conhecer o norte da Inglaterra (york, e outras até chegar em Londres) o que acha ? Obrigado
Oi, Daniel
Então, como comentei em algum outro post sobre a Ilha de
Skye, eu acho que muitos tour não vão por toda Ilha de Skye. Normalmente eles vão apenas ate os The Cuillin (Red e Black) e só. Esse é o caso desse tour de 3 dias que vc comentou. Na verdade, vc vai ficar muito mais tempo nas Highlands na Ilha principal e pouquíssimo tempo na ilha de Skye. Não sei quais atrações vc faz questão de ver por lá, portanto, depende muito disso pra vc escolher a melhor opção de passeio.
Sobre o restante do roteiro, me pareceu que está bem legal!
Obrigada pela visita aqui no blog! :D
Bruna, decidimos fazer o seguinte: do aeroporto de EDI, onde chegaremos bem cedinho, vamos direto para Inverness. No primeiro dia lá só daremos um rolê pela cidade à noite pois chegaremos exaustos. No dia seguinte, faremos um day-trip(qual você recomendaria que não cubra a região de Portree?).
A idéia é logo depois do retorno dessa excursão, seguir para Portree e dormir lá. Na manhã seguinte, faremos um day-trip por essa região partindo dessa cidadezinha charmosa.
O que acha dessa idéia? Sugere algum day-trip específico nesses dois lugares? Qual seria a melhor forma de locomoção? Trem mesmo?
Abraços.
Oi, Edson
Vocês podem ir ao Loch Ness e Urquhart Castle, Peninsula de Applecross, Campo de batalha de Culloden, Aviemore, tem uma serie de bate-voltas possíveis a partir de Inverness.
Só uma coisa.. vcs chegam em Edi vindos de onde?
Ih, Skye não é tão simples assim. Tem q ver direitinho o horario do onibus (acho a melhor opcão), eles não são tão abundantes.