Essa viagem aconteceu semana passada, durante a segunda semana de férias que tive do curso de inglês, de 02 a 11 de setembro de 2011.
A principio a viagem seria Bratislava, Budapeste, Zagreb e Liubliana.. mas a medida que fui tentar organizar o roteiro, principalmente envolvendo os meios de transporte, a “dor de cabeça” começou e tive que mudar os planos.
Procurei por empresas aéreas que fizessem o trecho Escócia – Croácia direto, e só encontrei a Jet2. Porém, eles só operam voo uma vez por semana, no domingo e somente para Dubrovnik, tanto pra ir como pra voltar. No inicio achei que uma semana inteirinha na Croácia seria muito, mas conforme comecei a pesquisar e vi que era possível ir até a Bósnia ou até Montenegro ou até mesmo até a Albania.. deixei os outros países de lado e escolhi a Croácia como destino principal.
Definido isso, o proximo passo seria descobrir como chegar até a Croácia. Então pra facilitar a locomoção, preferi ir até Londres (realmente foi um sacrificio hehehe) e pegar lá o voo pra Split.
O trajeto entre Split e Dubrovnik, fiz de onibus estilo “pinga-pinga”, pois li em alguns sites que é a melhor forma de conhecer bem o litoral croata. E é verdade!!
Assim, quando cheguei em Dubrovnik, fiquei como base lá e fui explorar os demais lugares (Bósnia e Montenegro)… o que facilitou muito, pois o calor e o solzão tavam de matar.
Os trajetos aereos fiz com a Easyjet entre Edimburgo – Londres – Split e na volta o voo era direto entre Dubrovnik – Edimburgo, com a empresa Jet2.
Então, a viagem começou na sexta-feira e ficou assim:
– Londres com day trip para Brighton, no litoral sul da Inglaterra;
– 2 dias em Split, e mais um dia onde fui conhecer Zadar;
– 2 dias em Dubrovnik com mais 2 dias onde fui pra Bósnia e Herzegovina, onde o tour começou na cidade de Neum que é unica cidade litoranea do país, seguindo para Počitelj e a última parada foi em Mostar. E um day trip para o litoral de Montenegro, onde conheci as cidades de Herceg Novi, Bocas de Cattaro, onde fica a cidade de Kotor, que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a ilha de Sv Stefan e a cidade de Budva.
Outro detalhe que deve ser levado em conta é a necessidade ou não de visto pra visitar esses países. Em setembro de 2006, a Croácia e o Brasil assinaram um acordo onde brasileiros não precisam de visto para viajar ao pais se for viagem de carater turistico ou negócios por até 90 dias!!
A Bósnia segue a mesma regra que a Croácia, então também não é necessário visto para brasileiros no periodo de 3 meses, mas como o Brasil não tem representação na Bósnia, é aconselhado pelo site do MRE a entrar em contato antes pois as regras podem mudar a qualquer momento!!
Já a Embaixada do Brasil em Belgrado ainda responde tanto pela Sérvia quanto por Montenegro. Assim, desde 2008, brasileiros também não precisam de visto para entrar em Montenegro por até 90 dias, porém pra visitar a Sérvia é necessário visto.
A idéia dessa viagem surgiu por pura curiosidade mesmo, já que a Croácia vem se destacando e batendo recordes de visitas nos ultimos anos e virou um dos destinos preferido dos Britânicos e Europeus no verão.
As informações que encontrei sobre a Croácia na internet foram digamos que suficientes, porém ainda estão longes de serem facilmente encontradas. Já sobre a Bósnia e Montenegro, então, praticamente encontrei só o essencial.
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
oi, pode me dizer se 5 dias são suficientes para ficar na Croácia? vou para Itália e de lá penso em ir para a Croácia, pode me ajudar?
Oi, Daisy
Depende muito do que vc pretende fazer lá, se for pra fazer esse roteiro como eu fiz, visitando Dubrovnik, Split e Zadar, da tranquilamente. Mas se vc quiser incluir outras partes da Croácia mais ao norte ou até mesmo a capital Zagreb, precisaria alguns dias a mais.
Qual o nome da empresa de bus (?) que vc pegou da Croácia pra Montenegro? Estou procurando e não acho nada…
Oi, Flavia
Eu não peguei um ônibus regular pra ir da Croácia para Montenegro, eu fui com um agencia local, fiz um passeio bate-volta entre Dubrovnik e Montenegro.
Mas se vc quiser ver as empresas de ônibus regulares que usei quando estava na Croácia, as infos estão nesse outro post:
http://contandoashoras.com/2011/10/28/onibus-na-croacia-e-fronteira-entre-croacia-bosnia/
Olá! Vou pra Croácia em julho, chego por Split e vou embora por Dubrovnik.
De Split vou para Hvar, de lá eu havia planejado ir de carro para Budva e dormir 1 noite, no dia seguinte ir de carro para Dubrovnik e dormir 2 noites e depois ir embora.
Mas estou achando a viagem Hvar – Budva muito longa.
Você acha que vale a pena dormir em Montenegro ou a day trip é suficiente para ver tudo?
Obrigada!
Oi, Izabela
Eu te respondi lá no FB, mas na minha opinião, pra evitar sufoco e a coisa ficar muito cansativa, eu dormiria as duas noites em Dubrovnik e faria um day trip pra Budva. É totalmente possível, mas é interessante vc saber que se caso o deslocamento for feito via terrestre (não sei se existe opção de ferry nesse caso), vc deve sair cedo pra evitar pegar muita fila na fronteira entre os dois países.
Olá, você lembra qual o nome da empresa que você fez o daytrip para Monetengro? E também lembra o valor? Além disso, você passou um dia em Neum? Como foi a estadia na Bósnia? Merece uma pernoite em Neum?
Oi, Livia
Vixi, não lembro mais qual foi a empresa. Eu achei que tinha colocado no post de Montenegro, mas não.
Não passei o dia em Neum, não tem nada pra fazer lá. Apenas fiz uma parada de alguns minutos e fotografei o trechinho de fronteira que corta a Croacia em duas partes e as ilhas que também pertencem a Croácia. De resto, não lembro de ter lido nada dizendo que tinha algo imperdivel por ali não.
Na minha opinião, eu acho que não vale a pena dormir ali não. A não ser que vc pretenta dormir pra seguir viagem pela Bosnia ou algo do tipo.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Feliz 2015 pra ti!