Não poderia deixar de visitar uma das cidades mais importantes do litoral sul da Inglaterra: Brighton!! A cidade fica na região de East Sussex e é bem pequena, tem uma população de apenas 155 mil habitantes.
A cidade se tornou muito popular a partir de 1783, quando o então Príncipe Regente ou mais tarde Rei George IV visitou a cidade pela primeira vez. Brighton cresceu rapidamente e logo ganhou fama de de um dos mais sofisticados e elegantes destinos da Inglaterra. Mas o grande “boom” turístico aconteceu mesmo a partir de 1841, quando os trens ligando Londres a Brighton começaram a operar.
Como o dia amanhaceu com sol, eu resolvi aproveitar, sai cedo de Londres e optei por pegar o trem na Estação de London Bridge.
A cidade é relativamente compacta e dá pra percorrer facilmente a pé. Uma das principais ruas (pra facilitar o deslocamento pela cidade) é a Queen’s Road/West Street. Saindo da estação, já é possível ver a Clock Tower (que fica no meio da Queen’s Road e é um ponto de referência), que foi construída para comemorar o Jubileu de Ouro da Rainha Victoria.
A partir do Clock Tower são duas as opções, seguir reto em direção a praia ou dobrar a esquerda em sentido ao Royal Pavilion. Eu fui direto pra praia aproveitar o solzinho…
A praia é completamente atípica pra nós brasileiros, pois ao invés de ter areia, normalmente as praias aqui no Reino Unido tem pedras. E não é atoa que todas as pessoas estavam usando chinelo ou sandálias pra entrar na água.
Brighton concorre diretamente com Blackpool (no litoral norte) como cidade litorânea preferida dos Ingleses. Elas tem praticamente o mesmo estilo, porém eu achei Brighton mais bonita e o estilo indiano do Royal Pavillion é visto em muitas outras partes da cidade, como por exemplo, nos pontos de ônibus ou em quiosques à beira mar.
A cidade tem dois piers, o West Pier é o mais antigo pier da cidade, porém não está mais em “funcionamento”. A alguns anos atrás houve um incêndio que destruiu ele por completo, sua passarela caiu e só restou mesmo o seu esqueleto no meio do mar.
Mas o pier, mesmo em estado de deterioração e má conservação, se tornou um dos principais cartões postais da cidade e aparece em quase todos os lugares com um bonito pôr do sol ao fundo.
Já o Brighton Pier que é um dos piers mais antigos e maiores do mundo, com 524 metros.. tem estilo victoriano e foi inaugurado em 1899. Do pier se tem uma boa visão da costa Francesa, dos White Cliffs e de todo calçadão a beira mar! A entrada é gratuita e o pier é lotado de restaurantes e barzinhos e tem até um mini parque de diversões no final.
Bem próximo dali fica o Royal Pavilion que é sem dúvida alguma, a principal atração da cidade. Vendo o Palácio ao vivo, nem parece que estamos na Inglaterra, tive a impressão de estar na Índia por alguns minutos.
O Palácio antigamente era uma casa de campo e foi comprada pelo Principe Regente anos mais tarde. A casa era relativamente simples para abrigar um Monarca do Reino Unido e foi assim que surgiu a ideia de contratar um arquiteto para transformar o simples casarão em um Palácio.
O arquiteto responsável pela transformação foi John Nash e sua inspiração veio de Palácio construidos em estilo Indo-Sarraceno que predominavam na Índia durante o século XIX, com muitos domos e minaretes. A decoração interna do Palácio não fica devendo em nada pro estilo externo, e foi todo decorado em estilo chines, com moveis e peças de decoração chineses, muitos dragões e cobras em dourado.
A visita é rápida, em torno de 1 hora. E o que é possível visitar no Palácio são: Music Room, Banqueting Room, Royal Bedrooms, Great Kitchen, Royal reception Rooms, Indian Military Hospital Gallery e os jardins (onde fica a Royal Chapel, uma igrejinha anglicana com estilo indiano).
Uma das coisas que mais me chamou a atenção foram os lustres com estilo bem tropical, com muitas colunas em forma de palmeiras e sem duvida a escada principal feita toda com bambu.. compeltamente diferente de todos os Palácios e Castelos que já visitei aqui no Reino Unido.
Outra área da cidade que gostei bastante foi a região chamada The Lanes que não passa de vielas, muito pequenas mesmo, mantendo o padrão das ruas da vila pesqueira orginal da região.. e é cheia de lojas de antiquário, restaurantes, bares, cafés e lojinhas de souvenirs.
A principal estação de trem da cidade é a Brighton Railway Station (BTN) que é até bem grandinh, com 8 plataformas. Para ir de Londres até Brighton são 76 km e a viagem de trem dura aproximadamente 1 hora. Partindo de Londres, é possível pegar o trem da First Capital Connect, na estação de London Bridge.
Olá! Gostei mt do post e gostaria de saber se em janeiro é mt frio em Brighton??? Abraços.
Oi Márcia,
Geralmente é bem frio, mês de janeiro ainda é inverno em todo o Reino Unido. Possívelmente o vento ainda pode deixar a sensação termica um pouco mais baixa ainda.
Tu sabe disser qual é o site do trem, para saber horários de partida dos trens de Londres e preços ?
Estarei em Russel Square , dá para ir de metro até a estação de London Bridge?
Muito obrigada
Martha
Oi, Martha!!
O melhor site pra vc ver essa questão dos trens, como te disse na outra mensagem, é o da National Rail http://www.nationalrail.co.uk/
Quanto a questão do metro em Londres, eu também já escrevi um post sobre esse assunto, acho que pode te ajudar:
http://contandoashoras.com/2012/07/03/mind-the-gap-como-andar-de-metro-em-londres/
Suas dicas foram muito úteis para minha viagem a Brighton. Obrigada!
Oi, Carmem
Sério?? Bom saber!! Obrigada pelo feedback!! =DDD
Brighton foi uma das cidades que mais gostei de conhecer na Inglaterra, tem um estilo bem diferente das demais. Vale muito a pena reservar um dia pra passear por lá.
Olá, gostei muito das dicas. Em Janeiro quero ir 4 semanas para Brighton estudar inglês, por acaso tem alguma escola que recomende?
Obrigada!
Oi, Cátia
A escola que eu estudei inglês no tempo que morei em Edimburgo era a Kaplan. Já escrevi um post sobre ela, que você pode encontrar nessa página aqui:
http://contandoashoras.com/intercambio/
e
http://contandoashoras.com/2012/06/10/intercambio-kaplan-international-colleges-edinburgh/
Infelizmente não sei de nenhuma escola em Brighton, mas vc pode pesquisar nesses sites aqui:
http://www.britishcouncil.org/brasil.htm
http://www.belta.org.br/
E nesse post aaqui eu explico como foi que eu escolhi a minha escola e agência de intercâmbio que me auxiliou no processo:
http://contandoashoras.com/2010/09/01/intercambio-a-hora-das-escolhas/
Oi Bruna, parabéns pelo blog! Revivi minha viagem a Brighton com o teu post, muito legal! Dá uma olhada no Comer, Dormir e Viajar. Lá temos uma série de posts sobre outras cidades na Inglaterra. Gostaremos muito da visita! :)
Oi, Paula
Legal, vou olhar sim!! Brighton é uma cidade bem diferente, comparada com todas as outras que visitei no UK até hoje. Obrigada pela visita aqui no blog! =D
HELP, I NEED HELP! Olá Bruna amei seu post mas ainda preciso de ajuda. Deu a louca na minha mae e estou embarcando rumo ao Reino Unido dia 12 de janeiro fazer intercâmbio, ficarei lá durantes 3 meses. Gostaria muito que voce me ajudasse a “arrumar” a minha mae com dicas, pois nao faço ideia da temperatura! Gostaria de saber sobre como vou para Londres, Paris, Roma e entre outros. Agradeço desde já beijos boa noite
Oi, Leticia
Em janeiro vai estar frio, muito frio. É inverno na Europa toda.
Quanto a melhor forma de ir até essas cidadea é de avião, somente entre Londres e Paris que vc vai poder optar também por pegar trem, o Eurostar.
Obrigada pela visita aqui no blog! :D
Oi Bruna, amei seu post ! Fui a Brighton em fevereiro e já estou louca pra voltar !! A cidade é mesmo muito aconchegante e pelo menos comigo as pessoas foram bem receptivas, além de ser sinalizadas e os ônibus maravilhosos né ? Quero voltar pra estudar inglês e esse post só fez reforçar essa vontade novamente ! hahahaa.
A única coisa não tão boa, é que como fui no fim de fevereiro/inicio de março tava bem frio (e eu sou de salvador, então sofri muito), e só encontrei o píer aberto um dia. Enfim, agora quero voltar no verão !!
Amei relembrar minha viagem !!
Beijo grande.
Oi, Beatriz
Se eu que moro aqui no sul do Brasil acho que nem existe verão na Inglaterra, vc que mora na Bahia vai achar super frio.
Eu estive lá em setembro (fim do verão) e mesmo assim tava um ventinho gelado, tanto que eu tava de calça e jaqueta!!
Mas Brighton é muito legal mesmo! Foi uma das cidades mais diferentes que conheci durante toooodas as minhas andanças pelo UK.
Obrigada pela visita aqui no blog!! =D
Olá, Bruna!
Adoro o seu blog e ele está me dando informações preciosas para planejar minha viagem para o Inglaterra e Escócia no ano que vem! Adorei este post! Quero separar um dos meus dias em Londres para um bate-volta de trem e gostaria da sua opinião. Para onde você iria em um bate-volta de Londres: Cardiff no País de Gales ou Brighton? Desconhecia Brighton, mas depois de ler este seu post me pareceu interessantíssima e bem diferente!
Grande abraço!
Oi, Alex
Que legal! Fico feliz que o blog está te ajudando! :D
Pergunta dificil, hein! Eu gostei bastante dos dois lugares, mas se hoje tivesse que escolher apenas 1, iria a Brighton.
Obrigada pela visita aqui no blog!