No domingo, resolvi acordar cedo e aproveitar o maravilhoso dia de sol e calor (tá, o calor não tava tão agradável assim) e fiz o trajeto chamado de Eixo Histórico ou Axe Historique!! O Eixo Histórico passa por quase todos os mais importantes monumentos e ruas da cidade. O Eixo “começa” no Museu do Louvre, passa pela Champs Élysées, pelo Arco do Triunfo e “termina” no Grande Arco, no bairro de La Défense.
O hotel que eu me hospedei foi o mesmo da primeira vez em que estive em Paris e ele fica bem pertinho da Notre-Dame, na região de Saint Germain des Prés.. então, facilitou muito o trajeto.
Mas antes de tudo, fui conhecer a Île Saint Louis. Essa ilha, junto com a Île de la Cité são as duas ilhas naturais que ficam bem no meio do rio Sena.
A Île St Louis é super pequena, bem fácil de percorrer e além das lojinhas com as mais variadas opções de comidas, é possível ver a Igreja St Louis en L’Île e provar um sorvete na tradicional Sorveteria Berthillon.
A Île St Louis é ligada por uma ponte com a Île de la Cité, e a principal atração dessa ilha é a Catedral de Notre-Dame. Como eu já tinha visitado a Catedral da outra vez, apenas observei a movimentação exterior.
E posso dizer, Paris está completamente lo-ta-da!!! Não dava pra caminhar direito na região, tinha muuuuitos turistas e muitos policiais, alguns inclusive com umas metralhadoras (é isso mesmo?), assustadoras!!!
Nessa ilha tbm fica a Pont Neuf, a primeira ponte construída na cidade de Paris!! É impossível não perceber a sua existência, pois além dela ter vários arcos (em números desiguais pra cada margem do rio, sendo 7 de um lado e 5 de outro) em toda sua extensão estão vários “rostos” esculpidos.
Dessa vez eu resolvi ver esses rostos esculpidos beeem de perto e caminhei nas margens do rio Sena.
A próxima parada foi o Museu do Louvre, agora siiim, finalmente cheguei no “início” do trajeto do Eixo Histórico. Como era o primeiro domingo do mês de outubro, neeeem passou pela minha cabeça entrar no Museu novamente.
Todo o primeiro domingo de cada mês a entrada no museu é gratuita, então dá pra imaginar o tamanho da fila, enooooorme!!
Nessa região, parado de frente para o Arc de Triomphe du Carrousel se tem uma das melhores vistas da cidade, na minha opinião. Além de ver a Torre Eiffel, os Jardins des Tuileries!
Na outra vez que estive em Paris era auge do inverno e com certeza dessa vez o jardim estava bem mais bonito e deu pra aproveitar mais e conhecer cada cantinho. São várias estátuas, fontes, e muuuuitas flores. E tinha muitas pessoas aproveitando o sol pra pegar um bronze tbm!!
Antes de chegar na Champs Élysées, tem uma outra paradinha obrigatória, o Obelisco de Luxor, que fica bem no meio da Praça de la Concorde.
E bem pertinho fica uma das pontes mais bonitas da cidade, a Ponte Alexandre III, cheia de ninfas, querubins, cavalos e sem contar nas luminárias, que são perfeitas!! Essa ponte também fica de frente para o Grand e Petit Palais.
Da Place de la Concorde até o Arco do Triunfo, a caminhada segue pela Champs Élysées, que dispensa qualquer apresentação. Em toda a sua extensão estão várias lojas, restaurantes, bares e casas de shows.
Na outra extremidade da avenida fica o Arco do Triunfo e ali, seguindo pro lado direito, peguei o metro até o bairro de La Défense.
Para chegar lá é bem simples, o trajeto é direto e demora uns 15 minutos mais ou menos. A linha do metro é a número 1, cor amarela (também da pra ir de RER – linha A, cor vermelha!! Descendo do metro, já sai de frente pro Grande Arco de La Défense!!! E que vistaaa!!
La Défense é o maior centro financeiro de Paris e é justamente lá, que me senti não estando em Paris por algumas horas. O lugar é tão moderno e com prédios de vidro super altos que nada lembram o tradicional e super clássicos edifícios do centro da cidade. Nesse bairro também tem 2 shoppings, o Les Quatre Temps e o CNIT, que oferecem além das lojas, cinemas e restaurantes!!
Mas a maior atração do lugar, é sem duvida o Arco, e realmente ele é enorme (112 metros de altura)!! E do alto das suas escadarias de mármore branco, dá pra ter uma das melhores vistas de toda a cidade e do Eixo Histórico!! Dá pra ver bem direitinho o Arco do Trinfo!! Mas foi uma pena o Arco estar fechado para visitas, pois lá do alto a vista deveria ser muito melhor!!!
O Grande Arco foi construído e inaugurado em 1989, pra comemorar o bicentenário da Revolução Francesa!!
Depois de visitar La Défense, dá pra concordar que o moderno e o clássico, podem sim, fazer parte de uma mesma cidade em perfeita harmonia!!