Final de semana passado eu fui passear pelas regiões de Stockbridge e Dean Village, na parte norte de Edimburgo. Sendo assim, não poderia deixar de conhecer a Scottish National Gallery of Modern Art e a Dean Gallery.
Os dois museus são relacionados a Arte Moderna, e de acordo com um projeto de renovação das Galerias, elas foram renomeadas e são identificadas como: Modern One (Scottish National Gallery of Modern Art) e Modern Two (Dean Gallery). As duas galerias ficam na mesma área, e são separadas pela Belford Road.
Eu fui primeiro na Dean Gallery e logo na entrada, é possível ver algumas obras espalhadas pelo jardim. O edíficio onde fica a Dean Gallery antigamente era um orfanato, a arquitetura do prédio é realmente super bonita, porém o museu é pequeno.
A Dean Gallery é voltada somente para exibições de artistas Britânicos, principalmente Escoceses como Cadell, Raeburn, Peploe, Watt, entre outros.
O primeiro andar tem apenas duas salas com exibições temporárias e uma ala dedicada ao artista e escultor Escoces (nascido em Edimburgo) Eduardo Paolozzi, onde é possível ver algumas de suas obras e uma réplica de como era o seu Studio de trabalho.
E no segundo andar ficam as exposições pagas, atualmente está em cartaz: The Scottish Colourist Series: FCB Cadell, que começou em 22 de outubro e vai até 18 de março de 2012.
Do outro lado da rua fica a Scottish National Gallery of Modern Art e logo no portão de entrada tem uma escultura do tronco de um homem que parece estar preso no chão.
Nessa Galeria estão em exibição obras de vários artistas internacionais, como Dalí, Miró, Magritte, Picasso, Ernst, entre outros.
No jardim também estão várias esculturas modernas e super coloridas. Mas sem dúvida, o maior destaque fica por conta do jardim, com um lago envolvido por uma especie de colina de vários tamanhos, chamado de Landform (projeto do arquiteto Americano Charles Jencks, que atualmente mora na Escócia), dá pra caminhar pelas curvas dessa “escultura”.. achei super bonito e diferente!!!
O museu também não é tããão grande, e no primeiro andar além de as exibições temporárias gratuitas, ficam as exibições temporárias pagas, qdo estive lá era Tony Cragg, Sculptures and Drawings, que vai de 30 de julho a 06 de novembro de 2011. Já no segundo andar ficam as coleções de obras voltadas para os periodos do surealismo e dadaísmo, com trabalhos de Dalí, Miró, Magritte.. entre outros.
A entrada em ambas as Galerias é gratuita. Abrem todos os dias, das 10:00 as 17:00.
Para chegar lá é bem simples, andando até o “final” da Princes St (sentido West End), procurar pela rua Palmerston Place (onde fica a St Mary Cathedral), seguir andando por essa rua até ela se transformar em Belford Road, dobrando a esquerda, já é possível ver as placas indicando uma das entradas pra Dean Gallery. O trajeto a pé não leva mais do que 15 minutos, mas também é possivel pegar o ônibus número 13 ou um shuttle especial (gratuito) que parte do The Mound.
** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Escócia
Todos os posts sobre Edimburgo
Todos os posts sobre as Highlands
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020