Dubrovnik está localizada beeeem no sul da Croácia, quase na fronteira com Montenegro. A cidade fica “isolada” do restante do país, pois o território da Croácia é cortado por uma estreita faixa que pertence a Bósnia e Herzegovina. E a cidade tem uma população de apenas 43 mil habitantes.
Na quarta-feira a tarde eu cheguei em Dubrovnik, larguei minhas coisas no hotel e sai para fazer um reconhecimento de área, mas somente na quinta-feira que eu sai pra conhecer bem o lugar.
O meu hotel ficava bem próximo de uma das duas portas da Cidade Antiga, a Porta Pile. Para ter acesso a cidade antiga, antes de chegar na Porta tem uma ponte levadiça de madeira e num dos arcos da Porta fica a estátua de São Brás, o padroeiro da cidade.
A Cidade Antiga de Dubrovnik ou também chamada de Stari grad Dubrovnik, me surpreendeu de primeira. As muralhas e fortificações estão suuuuper bem conservadas e outra coisa que também chama atenção, é o fato das ruas serem feitas de mármore branco (que já não está mais tããão branco) brilhante (e escorregadio).
A rua principal da Cidade Antiga é a Stradun, ela é bem pequena, tem uns 300 metros e fica bem no meio das duas Portas da cidade, a Pile e a Ploče.
Nessa rua estão vááários bares, restaurantes, lojinhas de souvenirs, sorveterias… e algumas atrações turisticas também.

Duas coisas que me chamaram atenção na Stradun foi o estilo dos prédio, todo iguaizinhos e as “portas” das lojinhas, de estilo koljeno, que é uma porta/janela junto, porém a parte da janela é só pela metade e serve de vitrine e/ou balcão.
Na quinta-feira, fui visitar todos os outros pontos turisticos. Bem perto da Porta Pile, fica a Fonte Grande de Onofrio, uma fonte bem diferente das que estamos acostumados a ver por ai, ela tem forma circular e é rodeada por uma serie de “torneiras”. O curioso é que as águas que abastecem a fonte vem de uma nascente que fica a mais de 20 km de Dubrovnik.
Do lado oposto da fonte fica a Igreja de São Spas, tem estilo da epoca da Renascença Dálmata, é super pequena, com um altar bem bonitinho e tem apenas uma pintura, que data de 1528.
Bem do lado dessa Igreja, tem um corredor que dá acesso a Farmácia Medieval ou Stara Ljekarna que é a farmácia mais antiga do mundo, foi fundada em 1317 e ainda esta em funcionamento.
Seguindo pela Stradun, na outra ponta fica a principal Igreja da Cidade Antiga, dedicada ao padroeiro da cidade, São Brás ou Sveti Vlaho. A Igreja de São Brás foi construida no século XVIII. Os vitrais são bem bonitos e é possível visitar de graça e ver os tesouros e reliquias de São Brás.
Bem pertinho dessa Igreja ficam a Fonte Pequena de Onofrio e a Coluna ou Pilar de Orlando. Essa coluna tem história, pois era ali que o governo proclamava seus decretos e além disso, servia como palco das punições públicas.
Ahhh, o braço de Orlando serviu durante muuuito tempo como padrão de medida na região, meio estranho, não?!
E pra terminar.. fui nas Muralhas de Dubrovnik. O ticket é vendido numa lojinha bem em frente a Fonte Grande de Onofrio, e com carteira de estudante, paga menos. O acesso a muralha fica bem do lado da Igreja de São Spas.
O sentido é único e durante o trajeto, o ticket é conferido umas 2 ou 3 vezes, pois a partir de algumas casas dá pra ter acesso as muralhas e assim essa fiscalização excessiva evita os penetras.
A muralha demorou anos pra ficar pronta, no ínicio foi toda construída com madeira e durante os séculos 12 até o 17, a madeira foi substituida por pedra.
Além de ver o mar, as casinhas todas iguais, com seus tetos que chamam bastante atenção, pois alguns ainda possuem marcas da Guerra, porém a grande maioria estão impecáveis, mostrando que foram reconstruidos rescentemente, após a Guerra.. também da pra visitar 4 grandes fortalezas que ficam na Muralha e uma Fortaleza que fica separada, no topo de um rochedo, de onde se tem uma bela vista do por-do-sol.
A primeira Fortaleza é a Bokar, que foi construida para proteger uma das Portas da cidade, a Porta Pile. Tem uma torre redonda e é considerada a Fortaleza mais antiga da Europa construída no estilo Casamata.
A próxima Fortaleza é a de St John que servia para defender o porto da cidade e também defendia a cidade dos ataques maritimos da República de Veneza. Dessa Fortaleza da pra ver várias ilhas do litoral Croata, e a mais próxima é a ilha de Lokrum, isso sem contar nas fotos que da pra tirar dali, com a ilha, o Mar Adriático e da Fortaleza de St Lawrence.
A Fortaleza Revelin é a mais simples de todas e foi construída para também proteger o porto e a Porta de Ploce das invasões de Turcos e Bosnios. Tem um terraço enooorme, e no verão acontecem vários espetáculos teatrais e musicais.
No trajeto entre a Fortaleza Revelin e a Fortaleza Minčeta é um dos melhores lugares para bater foto do teto das casinhas e do por-do-sol.
E a última Fortaleza é a de Minčeta que é a mais imponente da Cidade Antiga, situada na parte norte da Muralha, e tem como background as Montanhas que circundam a cidade. Por ser o ponto mais alto da muralha, da pra ver praticamente toda a cidade e as ilhas do litoral Croata.
São exatos 1.940 metros, que certamente serão percorridos beeeem devagar e o passeio não dura menos que 2 horas e se for no final de tarde.. com o por-do-sol.. ih, dá até pra esquecer da vida.
A Muralha abre todos os dias, das 09:00 as 19:00. O valor é de 30 Kuna.
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Oi
Acompanho tuas viagens pelo blog, muito legal por sinal, e gostaria de saber de vc dicas de hospedagem em SPLIT e Dubrovnik. Vou sozinho em agosto e quero conhecer bem esse país. Obrigado
Oi, Francisco
Por enquanto só escrevi sobre o hotel que me hospedei em Split, vc pode ver sobre ele nesse post aqui. Não sei se vc já viu?!?!
http://contandoashoras.com/2011/11/10/hotel-em-split/
Mas se vc se hospedar nos arredores do Palácio Diocleciano, vc vai estar muito bem hospedado, pois essa parte mais turistica da cidade é super pequena e da pra ir por tudo a pé.
Já em Dubrovnik eu ainda não escrevi sobre o hotel que me hospedei (bem lembrado, preciso agilizar isso!), mas fiquei hospedada fora da muralha e achei muito bom. As opções de hotéis são maiores e eles eram mais baratos.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Bruna, vc acha interessante contratar um guia para conhecer melhor Dubrovnik, visto que terei apenas dois dias na cidade ?? Desde já muito obrigada !!!
Oi, Nathalia
Na minha opinião, depende. Se vc for visitar apenas a parte mais turística da cidade, como é super pequena e vc consegue fazer tudo por conta, talvez um guia não seja necessário. A não ser que vc queira saber mais sobre a historia do lugar, ai nesse caso, um guia é uma ótima opção.
Eu sou guia oficial em Dubrovnik. Pode falar comigo sobre os tours privativos na cidade. Sera um prazer te-la aqui.:)
Oi,
Legal!! Não sabia. Obrigada pela dica! =D
Somos do Rio de Janeiro e estamos fazendo um Cruzeiro com 10 pessoas e estaremos em Dubrovnik em 23 de março de 2016 . O Navio não disponibilizou nenhuma excursão para Dubrovnik e estamos querendo saber o que de melhor se pode fazer em um dia.
Oi, Elson
Eu não sei onde o teu cruzeiro vai parar, mas vc pode pegar um taxi e ir até o centrinho de Dubrovnik que fica dentro da Muralha, inclusive vc pode caminhar nas Muralhas e visitar as principais atrações dessa área. Só isso já vai te ocupar praticamente o dia todo. Também é possível fazer um passeio em um teleférico pra ver Dubrovnik do alto, se tiver interesse, vc pode ver mais infos aqui: http://www.dubrovnikcablecar.com
Olá, Bruna! Tentei entrar em contato com vc através do e-mail fornecido (bruna@contandoashoras.com) e ele retornou… Aconteceu alguma mudança no endereço ?? Obrigada!
Oi, Valnice
O e-mail tá funcionando direitinho… Mas olha la se vc colocou “brunab@contandoashoras.com”, antes do @ é brunab (tem mais um B ali, referente ao meu sobrenome).
Boa Tarde
adorei seu blog, qual é a moeda local, posso pagar o taxi, muralhas e teleférico em euro ou dolar?
Pois estamos indo de cruzeiro e ficaremos apenas 1 dia.
Obrigado
Oi, Francisco
A moeda local é Kuna. Na época que eu fui, a Croácia estava no processo pra adotar o euro, portanto eu usei kuna pra tudo. Mas pelo que já li na internet ultimamente, o pessoal diz que em coisas suuuper turísticas já estão aceitando euros. Nesse caso, vc pode levar euros. Dólar não acho necessário. Caso vc precise conseguir Kuna, acho que se vc tiver euro em mãos será mais fácil.
Oi, adorei as dicas do blog, estou apaixonada por vários lugares! Encontrei sua página pois vou pra Montenegro em julho.. daqui do Brasil, qual trajeto de avião sairia mais barato? Me indicaram pegar um voo até a Croácia e depois ir de ônibus.
Oi, Bruna
Então.. Difícil dizer de onde seria mais barato. Vários lugares tem voos frequentes pra Croácia o ano todo, alguns lugares que voos sazonais. Eu fui de Londres, onde os voos normalmente (dependendo do destino) existem o ano todo. Te aconselho a dar uma olhada no site da Easyjet (cia aérea de baixo custo), assim vc tem uma ideia de preços e lugares de onde vc pode partir pra chegar até na Croácia.
Obrigada pela visita aqui no blog!!
Ps.: Montenegro é sensacional! Me arrependi muito de ter feito apenas um bate-volta, queria ter ficado pelo menos mais uns 2 dias por lá!
Oi você pode me aconselhar seu hotel em Dubrovnick? Obrigada
Oi, Fátima
O hotel que fiquei eu não gostei tanto assim. Era bom, mas preferi não escrever aqui no blog.
vou parar com o navio por 5 hrs…vou ter q correr e nem poder parar p comer……………ahahhahahah
acho q em 4 ou 5 hrs..da ´p se ter uma ideia or not?
Oi, Marcinha
Sim, se vc for sóno centro histórico sim. Se quiser ir no teleférico ou qqer outro lugar, precisa ser melhor calculado e estudado o roteiro.
Atualizando
Estive em Dubrovnik na parada de um cruzeiro hoje. Pegamos um táxi que fez uma volta na cidade por 1 hora.
Custa 50 euros por carro. Somente ao centro histórico custa 13.
A motorista nos levou a lugares lindos no alto, inclusive onde termina o cable car. Esse teleférico custa 25 euros por pessoa !!! Então já valeu a pena.
Depois ela nos deixou no centro histórico onde ficamos por 3 horas. Foi suficiente e até tomamos uma cerveja local muito boa.
Só não subimos nas muralhas por causa do preço: 20 euros por pessoa.
Oi, Nilton
Obrigada pelas infos!! Me arrependi a morte de nao ter visto Dubrovnik lá do alto. E o ingresso pras muralhas custa caro, mas vale cada centavo. Paisagem sensacional a cada passo!
Ola Bruna…achei muito boa essa ideia do taxi…Eu marido (semi – idososKKK) filho e nora iremos em junho 2019 num cruzeiro partindo de Veneza…teremos um dia apenas em Drubovnick…Voce tem algum contato de taxi por la que alem de levar para a cidade faria esse passeio na parte alta…Primeira coisa que pensei foi….no teleférico….mas…caro e filas e filas… se tiver eu agradeço…..Parabens pelo blog…lindas fotos….amei. Muito boa sorte e viagens maravilhosas para voce. Conceição. Sao Paulo Brasil
Ola Nilton….achei muito interessante isso do motorista que alem de levar para a cidade ja faz o passeio ao alto….eu, marido filho e nora vamos em junho 2019…num cruzeiro que sai de Veneza….e vamos ter somente um dia em drubovnick…Eu e marido idosos…kkk…ja pensei …tem que ser no teleférico….mas pelo que vi ate aqui….filas e também bem caro….Pelo que entendi 50 euros pela viagem ou e por pessoa?……Voce teria o contato dessa motorista? Se tiver eu agradeço. Conceiçao.
Ola Bruna…amei seu blog e as lindas fotos…sou de Sao Paulo….eu meu marido filho e nora iremos numa viagem…a Veneza e de la…num cruzeiro …temos um dia…em drubovnick…entao peço por gentileza o que voce sugere….eu e marido…somos idosos…pensei logo que …vou no teleférico…kkk….mas gostaria de saber se por ali por perto tem alguma praia para caminhar um pouco na areia…por pes na agua….nao pretendo fazer passeios de barco pois o tempo e muito curto….quero aproveitar a cidade..Muito boa sorte para voce e ótimas viagens….Obrigada Conceição