20.11
2011

Airlink: O ônibus que vai do aeroporto de Edimburgo até o centro da cidade

** Post atualizado em agosto de 2017.

Entre todas as opções de transporte publico existente para ir do Aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade, uma das mais usadas é o ônibus Airlink – Número 100.

airlink 100 (3)

Esse ônibus é exclusivo, ou seja, só funciona nessa rota entre o aeroporto e o centro da cidade. Funciona todos os dias da semana, das 04:30 até a 00:35. E atualmente, o trajeto é feito em aproximadamente 1 hora. As saídas são frequentes, a cada 10 minutos tem um ônibus partindo. 

airlink 100 (2)

Os tickets podem ser comprados tanto no guichê no aeroporto, direto com o motorista ou pelo site oficial.

airlink edimburgo

Esse ônibus é um típico ônibus inglês, aqueeeles com dois andares. Esse ônibus tem lugar especifico para colocar as malas no andar inferior. E se caso não tiver mais banco disponível no primeiro andar, no ônibus tem uma câmera de segurança direcionada para o lugar onde estão as malas.  No segundo andar tem uma tv que mostra em tempo real essas imagens. É bem seguro. Ninguém precisa se preocupar com as malas, pq é só acompanhar pela tvzinha.

a41

Tanto no andar inferior quanto no superior, tem uma tv que informa as paradas e o tempo que falta para o próximo destino e/ou destino final.

Além de ser anunciado a cada pouco qual vai ser a próxima parada, de uns tempos pra cá, estão anunciando também alguns hotéis que ficam próximos de cada ponto desembarque, facilitando a vida dos turistas.

DSC02290

No andar superior, alguns bancos tem mesinhas onde da pra usar o notebook, tem tomadas também se precisar carregar o celular ou qualquer outro aparelho, além é claro, de wi-fi gratuito. Eu testei esses dias atrás e a internet funciona super bem, a velocidade é boa e não caiu nenhuma vez.

DSC02651

Quanto aos valores, atualmente o single ticket está custando 4,50 libras e se for o return ticket o valor é de 7,50 libras (valor referente a agosto de 2017). Lembrando que o ticket da volta tem que ser usado em até 6 meses contados a partir da data da primeira validação.

IF

Os ônibus partem do aeroporto de Edimburgo exatamente em frente ao local de desembarque, o Domestic Arrivals. Já quem for pegar o ônibus no centro de Edimburgo, a primeira parada é em frente a estação de trem Waverley.

airlinkk

Obs.: Desde maio de 2014, Edimburgo tem mais uma modalidade de transporte publico para ir do aeroporto ao centro da cidade ou vice-versa: o Tram. Quem quiser ver esse post, é só clicar aqui -> Tram: a mais nova opção de transporte publico de Edimburgo.

DSC02652

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aeroporto, Edimburgo, Escócia, Transporte público - , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
12 comentários em "Airlink: O ônibus que vai do aeroporto de Edimburgo até o centro da cidade"
  1. Andréia   21/11/11 • 23h12

    Oi Bruna! Muito legal seu blog!!
    É fácil conseguir transporte do centro de Edimburgo até o aeroporto no horário da manhã, tipo 06:00h AM? Abraços! :)

  2. Bruna   21/11/11 • 23h53

    Oi Andréia!!

    Obrigadaaa =)

    Sim, é bem tranquilo.. só a frequencia não é a cada 10 minutos, e sim, a cada 20 minutos nesses horários mais cedo da manhã.

  3. ;ida   28/03/13 • 17h07

    Oi Bruna! Parabéns pelo blog, tenho certeza que este post vai me ajudar bastante! Obrigada!

    • Bruna   28/03/13 • 21h21

      Oi Ida,

      Obrigada!! É a melhor opção de deslocamento (e a mais barata tbm) entre o aeroporto e o centro da cidade. =)

  4. Bianca   13/08/13 • 22h08

    Oi Bruna,
    Você sabe se esse ônibus funciona normalmente aos domingos ou se tem frequência reduzida de partidas (do centro para o aeroporto)?

    • Bruna Bartolamei   14/08/13 • 02h25

      Oi, Bianca

      Pelo que eu olhei no site agora continua o mesmo esquema, o Airlink funciona todos os dias da semana e a frequencia é a cada 10 minutos.

      O trajeto sofreu algumas alterações devido as obras do tram. As paradas nesse momento são essas do centro da cidade até o aeroporto: Waverley Bridge, Princes Street, Shandwick Place, Wester Coates, Roseburn Terrace, A8, Corstorphine Road, St. John’s Road, A8 Glasgow Road, Gogar roundabout, Glasgow Road, Eastfield Road, Jubilee Road, Edinburgh Airport.

      Pelo que deu pra ver aqui pelo trajeto, as obras devem estar na Shandwick Place (“continuação” da Princes Street). Apesar de no site eles falarem que o trajeto leva 30 minutos, calcula uns 45 minutos pra não ter problema, principalmente se for perto do meio dia.

      • Aline   22/08/13 • 13h17

        Oi Bruna! Tudo bem? Muito legal teu post! Tenho apenas dois dias inteiros pra conhecem Edimburgo finalzinho de setembro e peguei teu roteiro aqui no blog! Meu voo chega de Dublin as 23:30 em Edimburgo, vc acha que consigo pegar o Airlink essa hora pra ir até meu hostel (Castle Rock) ou é perigoso? Outra dúvida, pra esse roteiro que vc sugeriu, quanto mais ou menos seria bom levar em Libras? Ou posso levar de boa meu debit Card aqui do AIB da Irlanda e pagar lá diretamente em Libras? Desculpa pelas dúvidas bobas mas ainda sou inexperiente…Muito obrigada e beijinhos!

        • Contando as Horas   27/08/13 • 21h33

          Oi, Aline

          Desculpa a demora pra responder, mas o motivo desse desaparecimento foi o blog mesmo. Mas agora que estamos de “casa nova”, tudo certo!

          Se vc chegar a tempo de pegar os ultimos ônibus, eu acho que não tem nenhum problema em vc ir de airlink.

          É só vc desembarcar no ponto final, na Waverley Station e dali vc pode ir a pé, sem problema nenhum. O Castle Rock fica bem perto, uns 10 -15 minutos caminhando.

  5. […] entre o aeroporto e downtown, são os táxis e os ônibus. O trajeto de ônibus é feito pela Airlink linha 100. Esse ônibus pára em alguns pontos da cidade até chegar na Waverley Station que é a […]

  6. […] Antes de viajar pra lá pegamos todas as dicas sobre o transporte do aeroporto até o centro com este post super detalhado do blog Contando as Horas, que fala sobre absolutamente tudo em Edimburgo: Airlink – Como ir do aeroporto de Edimburgo até o centro da cidade. […]

  7. […] entre o aeroporto e downtown, são os táxis e os ônibus. O trajeto de ônibus é feito pela Airlink linha 100. Esse ônibus pára em alguns pontos da cidade até chegar na Waverley Station que é a […]

  8. Hercília Oliveira   05/09/18 • 14h24

    Olá Bruna, Boa tarde!

    Gostaria da sua opinião, por favor. se vale mais a pena ir ao lago LOMOND,ou ao NECH?
    É que, tendo poucos dias em Edimburgo, não tenho hipóteses de ir conhecer os dois; assim sendo, tenho que optar por um deles!
    Fico aguardando sua opinião, tá?
    Desde já agradeço, e lhe dou os parabéns pelo seu excelente blog como muitas e interessantes dicas de viagens.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
O verão começa oficialmente na próxima semana e só consigo lembrar da viagem que fiz no inicio do ano ao Nordeste.
.
Esse ano, depois de muito tempo, consegui tomar um banho de mar na praia Baia dos Golfinhos, famosa pelos passeios de barco para ver golfinhos e por suas falésias.
.
A praia não tem estrutura de bares e lojas, mas existem ambulantes vendendo comidas e bebidas. Além disso, existem pessoas que também alugam cadeira, guarda-sol e pranchas de sup.
.
Essa parte da praia (foto) próxima a divisa com a Praia do Madeiro é vazia e tranquila.
.
📍Baia dos Golfinhos, RN, Brasil.
.
#baiadosgolfinhos #golfinhos #pipa #praiadapipa #rn #riograndedonorte #nordeste #litoralsulrn #amoviajar #missaovt #travelgirl #americadosul #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #mtur #viajemais #cahnonordeste #viajepelobrasil #sourbbv #blogdeviagem #travel #travelphotography #viajandosozinha #nordestebrasileiro #nordestegram #piparn #ilovetravel #viagemeturismo #mulheresviajantes #visitbrazil
Uma foto dificil de conseguir: só eu e a Torre de Belém (mas isso durou só 5 segundos 😂😅).
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem
Existe uma parte da Patagonia Argentina pouco explorada, Cabo San Pablo, localizado na costa do oceano Atlantico.
.
Ao contrário de montanhas, aqui vemos campos planos, tambem nao vemos pinguins, mas conseguimos ver guanacos por todos os lados (como esses curiosos ai na foto 😍😍), mas pra quem gosta de trilhas, é uma ótima opção. As duas maiores atrações do passeio: o Farol do Cabo San Pablo e o Navio Desdémona.
.
Esse passeio dura o dia todo e eu fiz com a empresa @tierraturismo . No blog tem o relato completo, inclusive com horarios e valores.
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#ushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #amoviajar #missãovt #travelblogger #essemundoenosso #blogdeviagem #meusroteirosdeviagem #viagens #sourbbv #cabosanoablo #oceanoatlantico #desdemona #lovetravel #travelgirl #tierraturismo #viajante #viajar #travel #mulheresviajantes #amoviajar
Vamos comigo para a Rússia em 2019?
.
Um dos mais novos produtos da minha Agencia de Viagens: um roteiro que inclui Helsinki (Finlândia), São Petersburgo e Moscou (Rússia).
.
Essa viagem será em setembro de 2019. Grupos pequenos e com duas guias russas que falam português do Brasil. Garantia de muitas historias interessantes!
.
Quem tiver interesse ou souber de alguém que quer conhecer a Rússia, pode enviar um email para: brunab@contandoashoras.com Em breve envio todas as informações.
.
O roteiro foi todo elaborado por mim, com caminhadas, uso de transporte publico, deslocamentos de trem e em algumas ocasiões, transfer. Exatamente da maneira como eu costumo viajar!
.
🌏Moscou, Rússia 🇷🇺
.
#moscou #moscow #mockba #russia #missãovt #instaviagem #agenciadeviagem #agenciadeviagens #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #picoftheday #travelgirl #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russia2018 #russia2019 #fall #autumn #mulheresviajantes #travel #instarussia #sourbbv
Por do sol de hoje do alto do Arco da Rua Augusta, em Lisboa. 😍😍
.
🌍 Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#arcodaruaaugusta #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #sourbbv #revistaqualviagem
Hoje fiz um bate volta para Falkirk para conhecer o Helix Park e as estatuas The Kelpies (foto).
.
Falkirk fica a menos de 40 minutos de trem de Edimburgo. Tem duas estações de trem, mas a melhor opção é desembarcar na Falkirk Grahamston.
.
🌏Falkirk, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#falkirk #thehelix #kelpies #escocia #scotland #uk #amoviajar #cahnaescocia #solotravel #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #visitscotland #viagenscine #viajoteca #missãovt #greatbritain #lovegreatbritain #vamosparaescocia #igscotland #helloescocia #mulheresviajantes #mulheresviajandosozinhas #solotravel #agenciadeviagem #revistaviajar #viagensincriveis #viagemeturismo #escocia2018
Contando as Horas