20.11
2011

Airlink: O ônibus que vai do aeroporto de Edimburgo até o centro da cidade

** Post atualizado em agosto de 2017.

Entre todas as opções de transporte publico existente para ir do Aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade, uma das mais usadas é o ônibus Airlink – Número 100.

airlink 100 (3)

Esse ônibus é exclusivo, ou seja, só funciona nessa rota entre o aeroporto e o centro da cidade. Funciona todos os dias da semana, das 04:30 até a 00:35. E atualmente, o trajeto é feito em aproximadamente 1 hora. As saídas são frequentes, a cada 10 minutos tem um ônibus partindo. 

airlink 100 (2)

Os tickets podem ser comprados tanto no guichê no aeroporto, direto com o motorista ou pelo site oficial.

airlink edimburgo

Esse ônibus é um típico ônibus inglês, aqueeeles com dois andares. Esse ônibus tem lugar especifico para colocar as malas no andar inferior. E se caso não tiver mais banco disponível no primeiro andar, no ônibus tem uma câmera de segurança direcionada para o lugar onde estão as malas.  No segundo andar tem uma tv que mostra em tempo real essas imagens. É bem seguro. Ninguém precisa se preocupar com as malas, pq é só acompanhar pela tvzinha.

a41

Tanto no andar inferior quanto no superior, tem uma tv que informa as paradas e o tempo que falta para o próximo destino e/ou destino final.

Além de ser anunciado a cada pouco qual vai ser a próxima parada, de uns tempos pra cá, estão anunciando também alguns hotéis que ficam próximos de cada ponto desembarque, facilitando a vida dos turistas.

DSC02290

No andar superior, alguns bancos tem mesinhas onde da pra usar o notebook, tem tomadas também se precisar carregar o celular ou qualquer outro aparelho, além é claro, de wi-fi gratuito. Eu testei esses dias atrás e a internet funciona super bem, a velocidade é boa e não caiu nenhuma vez.

DSC02651

Quanto aos valores, atualmente o single ticket está custando 4,50 libras e se for o return ticket o valor é de 7,50 libras (valor referente a agosto de 2017). Lembrando que o ticket da volta tem que ser usado em até 6 meses contados a partir da data da primeira validação.

IF

Os ônibus partem do aeroporto de Edimburgo exatamente em frente ao local de desembarque, o Domestic Arrivals. Já quem for pegar o ônibus no centro de Edimburgo, a primeira parada é em frente a estação de trem Waverley.

airlinkk

Obs.: Desde maio de 2014, Edimburgo tem mais uma modalidade de transporte publico para ir do aeroporto ao centro da cidade ou vice-versa: o Tram. Quem quiser ver esse post, é só clicar aqui -> Tram: a mais nova opção de transporte publico de Edimburgo.

DSC02652

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aeroporto, Edimburgo, Escócia, Transporte público - , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
12 comentários em "Airlink: O ônibus que vai do aeroporto de Edimburgo até o centro da cidade"
  1. Andréia   21/11/11 • 23h12

    Oi Bruna! Muito legal seu blog!!
    É fácil conseguir transporte do centro de Edimburgo até o aeroporto no horário da manhã, tipo 06:00h AM? Abraços! :)

  2. Bruna   21/11/11 • 23h53

    Oi Andréia!!

    Obrigadaaa =)

    Sim, é bem tranquilo.. só a frequencia não é a cada 10 minutos, e sim, a cada 20 minutos nesses horários mais cedo da manhã.

  3. ;ida   28/03/13 • 17h07

    Oi Bruna! Parabéns pelo blog, tenho certeza que este post vai me ajudar bastante! Obrigada!

    • Bruna   28/03/13 • 21h21

      Oi Ida,

      Obrigada!! É a melhor opção de deslocamento (e a mais barata tbm) entre o aeroporto e o centro da cidade. =)

  4. Bianca   13/08/13 • 22h08

    Oi Bruna,
    Você sabe se esse ônibus funciona normalmente aos domingos ou se tem frequência reduzida de partidas (do centro para o aeroporto)?

    • Bruna Bartolamei   14/08/13 • 02h25

      Oi, Bianca

      Pelo que eu olhei no site agora continua o mesmo esquema, o Airlink funciona todos os dias da semana e a frequencia é a cada 10 minutos.

      O trajeto sofreu algumas alterações devido as obras do tram. As paradas nesse momento são essas do centro da cidade até o aeroporto: Waverley Bridge, Princes Street, Shandwick Place, Wester Coates, Roseburn Terrace, A8, Corstorphine Road, St. John’s Road, A8 Glasgow Road, Gogar roundabout, Glasgow Road, Eastfield Road, Jubilee Road, Edinburgh Airport.

      Pelo que deu pra ver aqui pelo trajeto, as obras devem estar na Shandwick Place (“continuação” da Princes Street). Apesar de no site eles falarem que o trajeto leva 30 minutos, calcula uns 45 minutos pra não ter problema, principalmente se for perto do meio dia.

      • Aline   22/08/13 • 13h17

        Oi Bruna! Tudo bem? Muito legal teu post! Tenho apenas dois dias inteiros pra conhecem Edimburgo finalzinho de setembro e peguei teu roteiro aqui no blog! Meu voo chega de Dublin as 23:30 em Edimburgo, vc acha que consigo pegar o Airlink essa hora pra ir até meu hostel (Castle Rock) ou é perigoso? Outra dúvida, pra esse roteiro que vc sugeriu, quanto mais ou menos seria bom levar em Libras? Ou posso levar de boa meu debit Card aqui do AIB da Irlanda e pagar lá diretamente em Libras? Desculpa pelas dúvidas bobas mas ainda sou inexperiente…Muito obrigada e beijinhos!

        • Contando as Horas   27/08/13 • 21h33

          Oi, Aline

          Desculpa a demora pra responder, mas o motivo desse desaparecimento foi o blog mesmo. Mas agora que estamos de “casa nova”, tudo certo!

          Se vc chegar a tempo de pegar os ultimos ônibus, eu acho que não tem nenhum problema em vc ir de airlink.

          É só vc desembarcar no ponto final, na Waverley Station e dali vc pode ir a pé, sem problema nenhum. O Castle Rock fica bem perto, uns 10 -15 minutos caminhando.

  5. […] entre o aeroporto e downtown, são os táxis e os ônibus. O trajeto de ônibus é feito pela Airlink linha 100. Esse ônibus pára em alguns pontos da cidade até chegar na Waverley Station que é a […]

  6. […] Antes de viajar pra lá pegamos todas as dicas sobre o transporte do aeroporto até o centro com este post super detalhado do blog Contando as Horas, que fala sobre absolutamente tudo em Edimburgo: Airlink – Como ir do aeroporto de Edimburgo até o centro da cidade. […]

  7. […] entre o aeroporto e downtown, são os táxis e os ônibus. O trajeto de ônibus é feito pela Airlink linha 100. Esse ônibus pára em alguns pontos da cidade até chegar na Waverley Station que é a […]

  8. Hercília Oliveira   05/09/18 • 14h24

    Olá Bruna, Boa tarde!

    Gostaria da sua opinião, por favor. se vale mais a pena ir ao lago LOMOND,ou ao NECH?
    É que, tendo poucos dias em Edimburgo, não tenho hipóteses de ir conhecer os dois; assim sendo, tenho que optar por um deles!
    Fico aguardando sua opinião, tá?
    Desde já agradeço, e lhe dou os parabéns pelo seu excelente blog como muitas e interessantes dicas de viagens.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas