21.12
2011

O Lado B de Edimburgo: Portobello, a praia de Edimburgo

A previsão do tempo estava marcando um dia lindíssimo (coisa que até então eu tava duvidando que pudesse ser possível) e sem ir muito além do que eu já imaginava, o tempo maravilhoso não apareceu! Mas mesmo assim eu resolvi ir até a Praia… e começar o ritual de despedida da cidade (falta muito pouco pra eu voltar pro Brasil!!)

Como eu moro do “outro lado” de Edimburgo, já fui logo de cara na parte mais longe daqui de casa.. e é justamente a única praia da cidade, Portobello.

Porty, como é chamada pelos locais, fica na entrada do Firth of Forth e diferente da grande maioria das praias britanicas e até algumas européias, essa, tem areia de verdade (e não pedras)!!!

A orla é enooooorme (aproximadamente 4 km), acho que para ir de um lado até o outro o trajeto é de aproximadamente 1 hora ou um pouquinho mais até!!

De super, hiper, master e mega turistico a região não tem nada.. mas vale a pena ir só pra sentir o clima de “cidadezinha de interior” dentro da “cidade grande”.

A praia, durante o verão é principalmente invadida pelo pessoal de Glasgow e é totalmente apropriada para banho de mar, isse se alguém tiver coragem de colocar os pés naquela agua geladíssima.

Para chegar a Portobello, é possível ir caminhando (aproximadamente uns 30 minutos) partindo do Arthur’s Seat, e também dá pra pegar o ônibus numero 26 da empresa Lothian Buses.

A principal rua do bairro se resume a High Street, onde ficam varias lojinhas, pubs, cafés e restaurantes.

Saindo do borburinho do centro da High Street, quando ver uma placa indicando o Portobello Swim Centre, com o único Turkish Baths da cidade, é só dobrar a esquerda e logo já dá pra avistar o mar.

Mas antes de chegar no mar, da pra visitar a Old Church de Portobello, uma igrejinha super bonitinha..

O calçadão é amplo e super bem sinalizado, com plaquinhas (um pouco mal conservadas) que indicam onde estão as atrações do local, assim como placas e mapas mostrando o que há de mais interessante pela região..

Seguindo pro lado esquerdo, além de avistar uma Torre Medieval, dá pra ver a arcada de dois parques de diversões, o Fun City e o Tower Amusements.

A torre da St James Church dá pra ver de todos os lugares…

Mas eu acho que o grande destaque são os 3 Pilares que ficam na beira-mar, e que faziam parte dos Jardins da Argyle House que foram feitos de ceramica ainda no século 18.

E foi assim que passei o dia, andando pelo Promenade, com algumas paradas para olhar as pessoas e os muuuitos cachorros passarem, alguns corajosos velejando pelo Firth, e pensando na vida (e nas “cenas dos próximos capítulos”)…

Ah, e ainda tem a casa onde morou o única pessoa que conseguiu atravessar o Canal da Mancha a nado (ida e volta).. corajoso hein?!?!

O “Lado B de Edimburgo” é uma série de posts que vou publicar nos próximos meses, falando somente de lugares pouco conhecidos por turistas, mas que com toda a certeza, valem muito a pena serem incluídos em um próximo roteiro de viagem a Edimburgo!

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)

Postado em Atrações turísticas, Edimburgo, Escócia - ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
9 comentários em "O Lado B de Edimburgo: Portobello, a praia de Edimburgo"
  1. Rafael Flores   04/06/13 • 08h32

    Muito bons os posts, estou aproveitando bastante, obrigado! Vou para Edimburgo daqui a uns dias e só quem está montando um roteiro por conta própria sabe como esses posts ajudam…

    • Bruna Bartolamei   04/06/13 • 15h54

      Oi, Rafael!

      Obrigadaaa!! =D Fico feliz que estão te ajudando. Se precisar de algo, é só falar!

  2. Martha Miranda Lacerda   17/07/13 • 23h49

    Bruna,
    Que legal este post! Sou carioca e adoro uma praia!
    Vou no dia 01 de Setembro, nesta época o tempo é bom para ir a praia/ qual é a temperatura nesta epoca do ano ?
    Obrigada,
    Martha

    • Bruna Bartolamei   19/07/13 • 01h23

      Oi, Martha!

      Em setembro teoricamente é verão na Escócia. Pode ser que vc pegue uma onda de calor totalmente atipica como está acontecendo agora nesse exato momento. Inclusive faz 2 semanas que não chove em Edimburgo! To chocada! hehehe

      Mas normalmente não costuma ser tão quente assim por lá não. Mas o negócio é ir acompanhando a previsão do tempo no site da BBC Scotland. Era o que eu sempre fazia. Eles quase sempre acertam as previsões.

      Não sei se vc já vai estar em Edimburgo no dia 01 de setembro (domingo), mas se me permite sugerir, não deixe de ver esse “Festival” qdo estiver lá. Se te interesar, claro!
      http://contandoashoras.com/2011/09/06/fireworks-no-encerramento-dos-festivais-em-edimburgo/

  3. Martha Miranda Lacerda   19/07/13 • 21h31

    Mais uma vez muito obrigada, pela resposta rápida!
    E saiba que estou lendo todos as postagens e comentários, passo a passo . EXCELENTE !
    Só estarei em Edimburgo no dia 02 de Setembro , na parte da tarde .
    Mas, de qualquer forma , muito obrigada pela dica .!
    Martha.

  4. Lara Araujo   02/11/13 • 21h45

    Estou apaixonada por Edimburgo, Quero muito fazer intercambio la.. Queria saber quanto e a moeda la??

  5. Daniela Fontes   11/12/15 • 16h57

    Oi! Super obrigada!! Fui p/ Londres, York, agora em Edimburgo e depois Dublin “”amei suas dicas””…. seguindo várias viu!! que bacana!!

    • Contando as Horas   11/12/15 • 21h29

      Oi, Daniela

      Que legal! Obrigada pelo feedback! Sempre bom receber comentários assim!! =D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas