Quando resolvi fazer meu intercâmbio na Escócia, três países eu fiz muita questão de conhecer: Alemanha, Itália e Portugal. Motivo? Esses são os países de onde tenho decendência e portanto, nada mais justo do que ir conhecer as “origens”.
E minha ultima viagem antes de voltar ao Brasil não poderia ter sido outra: Portugal! A viagem foi rápida, mas já deu pra ter um gostinho de como é o país que tem mais ligação com a nossa história.
→ Meu roteiro
Quando meu intercâmbio na Escócia chegou ao fim, meu voo de volta para o Brasil partia de Lisboa e claro, eu não iria perder a oportunidade de conhecer Portugal, mesmo que fosse por pouquíssimos dias.
Fiquei apenas 3 dias em Lisboa, onde em um desses dias eu fui conhecer Sintra. Apesar de ter ficado pouquissimo, gostei muito de tudo que vi!
Eu cheguei em Lisboa em um domingo e fiquei a tarde por lá. Na segunda-feira fui a Sintra e na terça fiquei o dia todo em Lisboa. Quarta-feira foi dia de ir ao aeroporto, pois ia pegar meu voo de volta para o Brasil.
→ Localização
Portugal é considerado o mais mais ocidental da Europa. A parte continental de Portugal está localizada na Peninsula Ibérica, fazendo fronteira terrestre apenas com a Espanha. Além disso, Portugal tem ainda outras duas regiões autonomas: Açores e Madeira. O país tem apenas 10,5 milhões de habitantes. Sua capital é Lisboa.
→ Vistos e vacinas
Portugal faz parte da União Européia e também faz parte do Acordo de Schengen (que permite a livre circulação por outros paises europeus, exceto UK e a Irlanda). Brasileiros que viajam a Portugal a turismo, negocio e cobertura jornalistica não precisam de visto e podem permanecer lá por até 90 dias. O unico documento aceito para entrar no país é o passaporte. O passaporte deve ter validade minima de 6 meses.
Portugal não exige nenhuma vacina de brasileiros.
→ Como ir até Portugal
Quem estiver no Brasil, as unicas cias aéreas com voos diretos para Portugal, são: a Azul e a TAP. Mas claro que também é possivel chegar fazendo conexão em qualquer capital ou grande cidade européia.
→ Chegando em Lisboa – Aeroporto de Lisboa (IATA: LIS)
O Aeroporto Humberto Delgado, mais conhecido por Aeroporto de Lisboa, é um dos principais aeroportos de Portugal (junto com o Aeroporto do Porto) e está localizado a 10 km de distância do centro de Lisboa, o que dá mais ou menos uns 20 minutos. É considerado o maior aeroporto de Portugal em numero de passageiros. Ele tem dois terminais, um para destinos dentro da União Européia (T2) e outro para destinos em outros continentes (T1). Existe um ônibus especial que faz a ligação entre esses dois terminais de forma gratuita.
Para ir do aeroporto ao centro da cidade, existem diversas opções, como: táxi, ônibus (de linha ou Aerobus) ou metro. Quando eu estive lá, no dia que cheguei peguei o metro e no dia de ir embora, fui de taxi (valor de aproximadamente 15,00 – 20,00 euros).
→ Imigração em Lisboa
Eu já passei algumas vezes na imigração em Portugal, nunca tive problema. Sempre me pediram coisas basicas, do tipo: quantos dias vai ficar em Portugal? Qual o motivo da viagem? E em alguns poucos casos, me pediram para ver a passagem de volta.
→ Idioma
Como todo mundo já sabe, o idioma oficial do país é o Português e apesar de falarmos a mesma lingua, é preciso ficar atento a algumas palavras, pois elas tem significados diferentes. Além disso, o sotaque português é bem diferente do sotaque brasileiro. No inicio a gente estranha um pouco, mas logo se acostuma.
Uma vez em Portugal, algumas palavrinhas geram um pouco de confusão e assim, é importante saber que:
– Bondes são chamados de Eléctrico,
– Ponto de ônibus é Paragem,
– Ônibus é chamado de Autocarro e;
– Trens são os Comboios.
→ Diferença de fuso horário
Durante os meses de verão na Europa (de março até outubro), quando está em vigor o horario de verão, a diferença de horário com o Brasil é de 4 horas, ou seja, são 4 horas a mais em Portugal. Já durante os meses de inverno na Europa (de novembro até março), a diferença de horário cai para duas horas, ou seja, são apenas 2 horas a mais em Portugal.
→ Tomadas
Se você tem eletronicos com aquelas tomadas antigas de dois pinos redondidos aqui do Brasil, não se preocupe, pois as tomadas em Portugal tem exatamente essa configuração.
→ Dinheiro
A antiga moeda de Portugal era o Escudo, mas em 2002 foi adotado o euro. Desde então, a moeda oficial do país é o Euro. Tenha sempre em mãos euros, não adianta querer usar outra moeda (libra, dolar ou qualquer outra coisa), pois não é aceito em nenhum lugar.
→ Os portugueses
A fama dos portugueses (assim como a dos franceses) entre brasileiros não é muito boa, mas juro que não entendi o motivo. Enquanto fazia minhas pesquisas para montar meu roteiro, li muitas pessoas falando que os portugueses não gostam de brasileiros (em especial as brasileiras), que são impacientes, preconceituosos e blablablá. A minha experiência foi totalmente diferente disso. Em todos os lugares que fui, sempre fui bem tratada, 90% dos portugueses com quem conversei sempre foram muito simpaticos comigo, ja os outros 10% foram normais. Não sofri nenhum preconceito por ser brasileira, muito pelo contrario, sempre quando percebiam pelo sotaque que eu era brasileira, ficam conversando comigo (se eu deixasse, por horas).
→ Segurança
Ao contrario do Brasil, eu tive uma ótima impressão de Portugal com relação a esse assunto. Nunca, em momento algum, me senti insegura andando por lá, fosse de dia ou a noite. Claro que não andei até muito tarde da noite, mas pelas areas mais turisticas por onde passei, não tive nenhum problema. Não lembro de ter visto mendigos ou pessoas atoas (aquelas que ficam analisando turistas para ver quem será o proximo alvo). Logico que não dá pra dar bobeira, mas em comparação com o Brasil, é super tranquilo.
** Solicite seu roteiro personalizado para Portugal aqui.
** Reserve seu hotel em Portugal aqui.
** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.
** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Bruna,
Adorei também esse mini-dicionário, será muito útil em minha viagem, acredito que todos os brasileiros confundem um pouco essas palavras.