01.01
2012

Portugal: Informações práticas

Quando resolvi fazer meu intercâmbio na Escócia, três países eu fiz muita questão de conhecer: Alemanha, Itália e Portugal. Motivo? Esses são os países de onde tenho decendência e portanto, nada mais justo do que ir conhecer as “origens”.

E minha ultima viagem antes de voltar ao Brasil não poderia ter sido outra: Portugal! A viagem foi rápida, mas já deu pra ter um gostinho de como é o país que tem mais ligação com a nossa história. 

→ Meu roteiro

Quando meu intercâmbio na Escócia chegou ao fim, meu voo de volta para o Brasil partia de Lisboa e claro, eu não iria perder a oportunidade de conhecer Portugal, mesmo que fosse por pouquíssimos dias.

Fiquei apenas 3 dias em Lisboa, onde em um desses dias eu fui conhecer Sintra. Apesar de ter ficado pouquissimo, gostei muito de tudo que vi!

Eu cheguei em Lisboa em um domingo e fiquei a tarde por lá. Na segunda-feira fui a Sintra e na terça fiquei o dia todo em Lisboa. Quarta-feira foi dia de ir ao aeroporto, pois ia pegar meu voo de volta para o Brasil.

→ Localização

Portugal é considerado o mais mais ocidental da Europa. A parte continental de Portugal está localizada na Peninsula Ibérica, fazendo fronteira terrestre apenas com a Espanha. Além disso, Portugal tem ainda outras duas regiões autonomas: Açores e Madeira. O país tem apenas 10,5 milhões de habitantes. Sua capital é Lisboa.

→ Vistos e vacinas

Portugal faz parte da União Européia e também faz parte do Acordo de Schengen (que permite a livre circulação por outros paises europeus, exceto UK e a Irlanda). Brasileiros que viajam a Portugal a turismo, negocio e cobertura jornalistica não precisam de visto e podem permanecer lá por até 90 dias. O unico documento aceito para entrar no país é o passaporte. O passaporte deve ter validade minima de 6 meses.

Portugal não exige nenhuma vacina de brasileiros.

→ Como ir até Portugal

Quem estiver no Brasil, as unicas cias aéreas com voos diretos para Portugal, são: a Azul e a TAP. Mas claro que também é possivel chegar fazendo conexão em qualquer capital ou grande cidade européia.

→ Chegando em Lisboa – Aeroporto de Lisboa (IATA: LIS)

O Aeroporto Humberto Delgado, mais conhecido por Aeroporto de Lisboa, é um dos principais aeroportos de Portugal (junto com o Aeroporto do Porto) e está localizado a 10 km de distância do centro de Lisboa, o que dá mais ou menos uns 20 minutos. É considerado o maior aeroporto de Portugal em numero de passageiros. Ele tem dois terminais, um para destinos dentro da União Européia (T2) e outro para destinos em outros continentes (T1). Existe um ônibus especial que faz a ligação entre esses dois terminais de forma gratuita.

Para ir do aeroporto ao centro da cidade, existem diversas opções, como: táxi, ônibus (de linha ou Aerobus) ou metro. Quando eu estive lá, no dia que cheguei peguei o metro e no dia de ir embora, fui de taxi (valor de aproximadamente 15,00 – 20,00 euros).

→ Imigração em Lisboa

Eu já passei algumas vezes na imigração em Portugal, nunca tive problema. Sempre me pediram coisas basicas, do tipo: quantos dias vai ficar em Portugal? Qual o motivo da viagem? E em alguns poucos casos, me pediram para ver a passagem de volta.

→ Idioma

Como todo mundo já sabe, o idioma oficial do país é o Português e apesar de falarmos a mesma lingua, é preciso ficar atento a algumas palavras, pois elas tem significados diferentes. Além disso, o sotaque português é bem diferente do sotaque brasileiro. No inicio a gente estranha um pouco, mas logo se acostuma.

Uma vez em Portugal, algumas palavrinhas geram um pouco de confusão e assim, é importante saber que:

– Bondes são chamados de Eléctrico,

– Ponto de ônibus é Paragem,

– Ônibus é chamado de Autocarro e;

– Trens são os Comboios.

→ Diferença de fuso horário

Durante os meses de verão na Europa (de março até outubro), quando está em vigor o horario de verão, a diferença de horário com o Brasil é de 4 horas, ou seja, são 4 horas a mais em Portugal. Já durante os meses de inverno na Europa (de novembro até março), a diferença de horário cai para duas horas, ou seja, são apenas 2 horas a mais em Portugal.

→ Tomadas

Se você tem eletronicos com aquelas tomadas antigas de dois pinos redondidos aqui do Brasil, não se preocupe, pois as tomadas em Portugal tem exatamente essa configuração.

→ Dinheiro

A antiga moeda de Portugal era o Escudo, mas em 2002 foi adotado o euro. Desde então, a moeda oficial do país é o Euro. Tenha sempre em mãos euros, não adianta querer usar outra moeda (libra, dolar ou qualquer outra coisa), pois não é aceito em nenhum lugar.

→ Os portugueses

A fama dos portugueses (assim como a dos franceses) entre brasileiros não é muito boa, mas juro que não entendi o motivo. Enquanto fazia minhas pesquisas para montar meu roteiro, li muitas pessoas falando que os portugueses não gostam de brasileiros (em especial as brasileiras), que são impacientes, preconceituosos e blablablá. A minha experiência foi totalmente diferente disso. Em todos os lugares que fui, sempre fui bem tratada, 90% dos portugueses com quem conversei sempre foram muito simpaticos comigo, ja os outros 10% foram normais. Não sofri nenhum preconceito por ser brasileira, muito pelo contrario, sempre quando percebiam pelo sotaque que eu era brasileira, ficam conversando comigo (se eu deixasse, por horas).

→ Segurança

Ao contrario do Brasil, eu tive uma ótima impressão de Portugal com relação a esse assunto. Nunca, em momento algum, me senti insegura andando por lá, fosse de dia ou a noite. Claro que não andei até muito tarde da noite, mas pelas areas mais turisticas por onde passei, não tive nenhum problema. Não lembro de ter visto mendigos ou pessoas atoas (aquelas que ficam analisando turistas para ver quem será o proximo alvo). Logico que não dá pra dar bobeira, mas em comparação com o Brasil, é super tranquilo.

** Solicite seu roteiro personalizado para Portugal aqui.

** Reserve seu hotel em Portugal aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Sintra

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Lisboa, Portugal, Sintra - , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
1 comentário em "Portugal: Informações práticas"
  1. Joanna   08/02/12 • 03h47

    Bruna,
    Adorei também esse mini-dicionário, será muito útil em minha viagem, acredito que todos os brasileiros confundem um pouco essas palavras.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Contando as Horas