09.01
2012

Roteiro Básico em Lisboa

Lisboa, capital e maior cidade de Portugal, tem apenas 550 mil habitantes, mas na região metropolitana pode alcançar facilmente os 2,5 milhão de habitantes.

A cidade é super fácil de se localizar e as opções de meios de transporte públicos são enormes, além do metro (com suas 4 linhas), existem os famosos bondinhos, ônibus e funiculares.

Mapa de Lisboa

Infelizmente o cartão Viva Viagem versão Comboio (trem) que usei em Sintra não servia para o transporte público interno em Lisboa, sendo assim, comprei outro cartão para usar pela cidade.  E vale a pena, pois o valor do bilhete que normalmente é de 1,95 euros, sai peraticamente pela metade do preço. Ahh, e como já disse, o valor do cartão é de 0,50 euro, e se não quiser guardar ele de recordação, é possivel pegar o dinheiro de volta!

Os bondinhos!

Como eu só andei no Elevador de Santa Justa e no bondinho para ir e voltar de Belém, só posso dizer que achei super prático, é só validar na maquininha amarela dentro do elevador/bonde e seguir viagem. E nem tente dar uma de espertinho, pois mesmo dentro do bondinho, indo pra Belém, no trajeto da ida, o fiscal passou em todo o bonde conferindo um por um dos cartões (e com certeza a multa é bem salgada, pelo q me lembro era algo absurdo, em torno de 100 vezes o valor do bilhete, então é só fazer as contas de quanto sairia o prejuízo)!!

O dia amanheceu lindíssimo e convenhamos, pra quem está vindo de uma longa temporada na Escócia, impossível não reparar e ficar feliz em ver o céu azul e o sol dando as caras, e o melhor de tudo, o dia todo!!!

Rua Augusta

Detalhes na Rua Augusta

Saindo do hotel, caminhei pela Rua Augusta, que é uma rua só para pedestres com várias lojas e restaurantes, logo cheguei no Elevador Santa Justa. O Elevador, na verdade é uma “torre” de 45 metros de altura e foi projetado por um dos alunos de Gustave Eiffel, aqueeeele da Torre Eiffel em Paris.

Elevador Santa Justa

A fila para subir não estava nada animadora, mas resolvi encarar.. achei que seria uma boa opção ver boa parte da cidade lá do alto, e ainda como bônus o Castelo de São Jorge bem de pertinho!

Praça Dom Pedro IV

Av da Liberdade

Para ter acesso ao elevador, dá pra usar o cartão viva viagem ou dá pra comprar o ticket lá na hora mesmo (valor de 5,00 euros). O trajetinho é super rápido e no elevador não sobem muuuuitas pessoas ao mesmo tempo, então é bem tranquilo!

Rio Tejo e a Praça do Comércio

Catedral da Sé

São “dois” niveis, um onde vemos a cidade através de umas grades de proteção e para ter acesso ao nível superior (terraço), tem uma escadinha.

Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge e suas muralhas

No geral o que vemos é o Bairro do Chiado e da Baixa, e além do imponente Castelo de São Jorge, da pra ver também uma boa parte da Catedral da Sé, o Rio Tejo, Praça do Comércio, Rua Augusta, Av Liberdade lá do alto, muito util pra ter uma visão geral da região e fazer um bom reconhecimento de área, e isso já foi uma previa, pois essas atrações seriam as visitadas na sequencia!

Catedral da Sé

Voltando pela Rua Agusta, fui perguntando pelo caminho como chegar na Catedral da Sé, que fica no meio do caminho pra quem vai até o Castelo de São Jorge. Fiz uma breve parada na Catedral, e segui caminhando.

Miradouro Santa Luzia

A poucos metros da Catedral, acabei encontrando o Miradouro e a Igreja de Santa Luzia, uma breve parada para apreciar mais um pouco de Lisboa, mais especificamente o Bairro de Alfama, que vista do alto e em um dia ensolarado, é imperdível, além, é claro do Rio Tejo.. e segui até o Castelo de São Jorge. Cheguei lá por volta de 12:30 e a fila estava enoooooorme, enorme mesmo, e acabei desistindo, pois o meu principal objetivo, uma vez em Lisboa, era ir a Belém.

Do miradouro se vê o bairro de Alfama

Alfama!

Voltei caminhando pelo mesmo trajeto e fui parar na Praça do Comércio, que é considerada uma das maiores da Europa. E realmente, a praça é enorme,  e fica de frente para o Rio Tejo. Dá até pra considerar o Arco Triunfal como um dos símbolos da cidade!

Praça do Comércio

Fiz uma breve parada para fotos, peguei o Electrico (Bondinho), e segui pra região de Belém

** Solicite seu roteiro personalizado para Portugal aqui.

** Reserve seu hotel em Portugal aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Sintra

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Lisboa, Portugal - , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
8 comentários em "Roteiro Básico em Lisboa"
  1. Joanna   08/02/12 • 03h55

    Você teve muita sorte nessa sua viagem, todas as fotos com um céu azul de dar inveja. Espero que eu tenha a mesma sorte.

  2. Bruna   08/02/12 • 13h14

    Joanna,
    Foram meses de céu cinzento e chuva na Escócia, eu merecia um pouquinho de céu azul!!! heheeheh

  3. Formiga da Terra   26/10/13 • 17h55

    Olá
    Lisboa é uma bela cidade. Até um dia!

    • Contando as Horas   27/10/13 • 19h02

      Realmente, Lisboa é uma cidade muito bonita! Eu gostei muuuito de conhecer!! =D

  4. Barbara   01/03/16 • 10h17

    Bruna, que pena que você não tenha entrado no Castelo de São Jorge… é lindoo e tem uma vista fantástica, ideal para ver o pôr do sol :D

    • Contando as Horas   02/03/16 • 15h38

      Oi, Barbara

      Ah é? Bom saber! Certamente vou incluir uma visita a esse castelo numa próxima vez que for a Portugal. Gostei MUITO do seu país!!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  5. Ednaldo Lima   16/07/17 • 20h56

    Muito legal suas fotos e comentarios was viagens, be Las dicas vou sempre far um a olhadinha!!!!

    • Contando as Horas   16/07/17 • 22h40

      Oi, Ednaldo

      Obrigadaaa!! :D
      Seja bem-vindo! Qqer coisa que precisar, me escreve!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Contando as Horas