Um certo dia, assistindo ao Jornal do Almoço, vi uma reportagem sobre um concurso realizado pela rede RBS TV, e o prêmio: uma viagem para a Lapônia. Desde então, mesmo quando eu ainda estava sonhando em fazer o tal intercâmbio, um destino eu tinha certeza que iria conhecer: Finlândia!
Finalmente essa viagem aconteceu, digo “finalmente”, pq até ela de fato acontecer tem muita história.
Chegando em Edimburgo, em agosto de 2010, uma das primeiras coisas que fiz foi comprar a passagem para Helsinki. As opções partindo da Escócia não eram muitas e nenhuma empresa operava voo direto, então o que me restou foi escolher se faria escala em Londres ou em Copenhague. Não tive a menor dúvida, e acabei escolhendo Londres, comprando todos os trechos com a British Airways.
Quem acompanhou o caos que a nevasca inesperada causou em todo o Reino Unido em dezembro de 2010, deve lembrar que o Aeroporto de Heathow ficou fechado por quase uma semana.
Mas o que tudo isso tem a ver com a minha tão sonhada viagem a Finlândia? TUDO!! Essa nevasca aconteceu exatamente na semana que minha viagem estava marcada, ou seja, voo cancelado, e sem a menor chance de chegar até Londres, quem diria até Helsinki.
Acabei me conformando, que talvez não fosse a hora ou que talvez a Lapônia ainda fosse um destino muito “cru” (sem muitas informações), ou que talvez q minha viagem não seria tão legal como eu imaginava, ou que talvez a melhor opção teria sido a Dinamarca, ou que simplesmente, eu não tive sorte. Em resumo, o sonho apenas foi adiado!
Em abril do ano passado, depois de renovar o visto e voltar à Edimburgo, a primeira coisa que fiz: comprar a passagem pra Helsinki novamente, mas dessa vez com a Finnair, empresa da Finlândia (e comecei a rezar pra que a neve não atrapalhasse os meus planos, é claro! Os 10 meses de reza funcionaram hehehe)
Em 11 de dezembro de 2011, embarquei para Helsinki, finalmente!
E o roteiro ficou assim:
– Edimburgo, escala (de muitas horas – no minimo umas 6 horas – pra não correr nenhum risco) no Aeroporto de Heathow (Terminal 3), em Londres (que foi alterado de ultima hora) e Helsinki;
– 3 dias em Helsinki,
– 1 dia em Tallinn (que está incluído nos dias em que fiquei em Helsinki);
– 4 dias na Lapônia;
– 1 dia em Helsinki, somente para dormir e no outro dia pegar o voo de volta pra Edimburgo.
A idéia de incluir a Estônia no roteiro, veio por influência da minha vizinha, que morou 1 ano na Finlândia e disse que Tallinn (assim como São Petersburgo) era im-per-dí-vel! No ínicio até achava que seria impossível encontrar informações pra chegar lá, de barco, como ela tinha me sugerido. E pra minha surpresa, eu estava completamente enganada, achei 3, 4 ou até mais blogs que descreviam exatemente tudo o que eu precisava pra chegar até lá!
A Finlândia é um destino extremamente caro (comparado com os demais países nórdicos, talvez fique bem próximo da Noruega), principalmente quando se inclui a Lapônia. Mas sonho é sonho, e de que vale a vida se não realizarmos os sonhos, não é mesmo?!?!?!
mas quanto vc gastou?é que eu estou planejando fazer a mesma viajem,mas queria saber mais ou menos o preço.
Oi, Beatriz
Não lembro exatamente, mas as passagens eu paguei algo em torno de 200,00 libras de Edimburgo a Helsinki e Laponia. Hotel eu não lembro mais. Os passeios ficavam na faixa de 100,00 euros cada.
Bruna, uma dúvida grande que tenho é a seguinte, é possível na Lapônia circular com aquelas calças para esqui ou o pessoal não tem esse hábito? Estou preocupada com o frio! Obrigada
Oi, Ana
Sim sim, eles usam tanto calça de jeans como essas calças de ski, ou ainda, qualquer tipo de calça de tecido impermeável.
Não esqueça das luvas e cachecóis, teve dias que precisei usar dois cachecóis. Mas no geral, eles são bem preparados para esse frio extremo.