Durante todo o ano de 2011, Tallinn (junto com Turku, na Finlândia) foi a Capital Européia da Cultura. O evento, trouxe um pouco mais de destaque não só a capital, mas para o país e tudo o que está relacionado ao Báltico também!
A Estônia é um dos países Bálticos, e assim como a Letônia e Lituânia, conseguiram sua Independência da Rússia a pouco tempo, em 1991.
Tallinn, com apenas 400 mil habitantes, é uma daquelas cidades que parece ter parado no tempo. As muralhas que protegem a Cidade Antiga, se mantiveram exatamente igual como eram a mais de 800 anos atrás, quando a cidade ainda era uma vila de pescadores, e as muralhas os protegiam do ataque dos inimigos de países vizinhos.
A entrada principal da Cidade Antiga ainda é feita pelo Portão Viru e andar pelas suas ruas estreitas e feitas de pedra, deixa a impressão de que estamos literalmente voltando no tempo por algumas horas..
Para se locomover pela cidade é super fácil.. Pikk é a principal rua da cidade.
Como todas as cidades da Europa, Tallinn não fica pra trás e também tem várias igrejas espalhadas pela cidade, e uma das mais visitadas é a Igreja de São Olaf, com apenas uma torre de 124 metros, é a mais antiga da cidade, e foi construida ainda em 1264. A Igreja recebeu esse nome, em homenagem ao Rei da Noruega Olaf II.
Caminhando “sem direção” entre suas ruas, acabei chegando em um Parque e dali, segui para a parte alta da cidade..
A primeira parada obviamente tinha que ser na Catedral Ortodoxa Russa Alexander Nevski com seus domos pretos com forma de cebola, que ficam no alto de uma colina, é impossível não ver.
Como todas as demais Catedrais em estilo ortodoxo russo que visitei, essa também é muito bem trabalhada e seus detalhes são super bonitos!
Bem em frente a Catedral, fica o Parlamento da Estônia, que está localizado no antigo Castelo de Toompea. Ainda é possível ver 3 torres que permaneceram intactas, sendo a principal delas, a Torre Pikk Hermann, onde está hasteada a bandeira do país.
Do lado do Parlamento tem um pequeno jardim…
Andando pelas ruas da parte alta da cidade…
passei por outras Igrejas tão ou mais bonitas quando as que visitei, também passei por muitas Embaixadas..
e até que por acaso cheguei numa espécie de mirante, de onde consegui uma das minhas melhores fotos da cidade. Tallinn do alto é ainda muito mais bonita!!!
Ainda tive tempo para conhecer a Raekoja plats, a praça principal da cidade, e é onde está a Prefeitura de Tallinn. A prefeitura tem uma torre de mais de 60 metros de altura, e que pode ser vista de praticamente todos os lugares.
E é justamente ali, ao redor da Prefeitura que acontece todos os anos o Mercado de Natal da cidade. Além de lojinhas e barraquinhas de comida, esse ano tinha até uma Casa do Papai Noel e um cercadinho com duas Renas, levei o maior susto ao ver que elas eram de verdade! =)
Obs.: a moeda local é ainda a Coroa Estoniana (EEK), mas o Euro é aceito em quase todos os lugares, tranquilamente!
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Bruna, morri de rir com a Rena! rs
A gente tá indo agora em dezembro pra lá – na verdade pra Russia e emendamos uns dias nos bálticos. Vc foi em que mês? Já era dezembro? Acho que vou adorar Tallinn, acho as fotos dela enfeitada pro natal tão fofas! Pena a gente não te runs dias a mais pra ir a Helsinque =(
bjs!
Oi, Jackie
Sim, era dezembro. Duas semanas antes do Natal e antes de eu ir pra Lapônia.
Vcs vão gostar de Tallinn, a cidade é muito lindinha, sem falar que a decoração de natal e o mercadinho de natal na praça deixaram a cidade ainda mais bonitinha!!!
Desculpa a demora pra responder, mas com a loucura do referendo da Escócia e os últimos dias da viagem, foi uma correria sem fim!
Obrigada pela visita aqui no blog!! :D