24.02
2012

Chegando na Lapônia

O voo partindo de Helsinki estava no horário, enquanto estava me deslocando pro portão de embarque fiquei imaginando como aquele voo ia ser barulhento e cheio de crianças chorando.

E pra minha surpresa, obviamente tinham algumas crianças, eram tão poucas, que acredite ou não, dava pra contar em apenas uma mão. Isso fez com que eu me sentisse um pouco melhor heeheheh Na verdade, eu tava morrendo de vontade de ir, mas ao mesmo tempo, tava morrendo de vergonha de ir nessa idade, digamos que já estou um pouco grandinha para esse tipo de passeio!!! =)

A espera por esse dia foi graaande, quase 2 anos, e finalmente coloquei meus pés na Lapônia!!!! E a minha primeira impressão? Melhor impossível, mesmo com todo aquele frio, vento e neve!!!

Saindo do avião, a primeira coisa que vi foi uma placa onde estava escrito: “The official airport of Santa Claus”, e as expectativas só aumentaram!

Como meu voo chegou um pouco tarde, por volta das 21:00 horas, nem tive tempo de fazer nada, fui direto pro hotel! 

Na prática, é necessário levar em consideração algumas coisas antes de fazer uma viagem à Lapônia:

– No inverno, os dias são curtíssimos, amanhece por volta das 10:30 e já começa a escurecer as 14:30;

– Botas de neve, nem pense em ir pra Lapônia sem elas!! Pra mim, mesmo com as minhas galochas da Hunter, ainda tinha que me cuidar ao andar na neve, muita quantidade, e assim fica dificil saber se ao caminhar eu ia pisar levemente ou ia afundar, com a neve chegando a bater nos meus joelhos. Mas o ponto alto de tudo isso, foi ver algumas pessoas andando de bicicleta, normalmente, na maior facilidade, como se nem existisse neve no chão! Nem preciso dizer como fiquei me sentido ao ver essa cena! hehehehe

Rovaniemi

– A Lapônia é um destino um pouco mais caro que a média, isso pq além de tudo o que envolve o Natal e a presença do Papai Noel, ao redor de Rovaniemi existem várias estações de esqui;

– Para chegar até a cidade de Rovaniemi, capital da região da Lapônia, não existe voo direto de nenhum lugar da Europa, então, é obrigatório uma parada em Helsinki;

– A única empresa que opera voo para lá é a Finnair, saindo de Helsinki (também há opção pela Norwegian, com escala em Oslo ou Helsinki, e ainda pela AirBaltic, com escala em Riga);

– o número de hotéis e albergues é bem limitado, com poucas opções, então o ideal é organizar a viagem com um pouco mais de antecedência do que o normal.

Depois de saber de tudo isso… ainda tem mais!

O Aeroporto de Rovaniemi (IATA: RVN) é considerado o quarto aeroporto mais movimentado do país em número de passageiros que por lá passam todos os anos. O aeroporto fica bem perto do centro da cidade, a uma distância de apenas 10 km, no norte da cidade, ou seja, a gente já chega atravessando a linha do Circulo Polar Ártico!

Para ir do aeroporto até o centro da cidade, existe duas opções: táxi e o Airport Bus. Eu acabei optando pelo ônibus, que na verdade é uma van, e essa é uma linha especial que nos leva diretamente até a porta do nosso hotel, em apenas 15 minutos!! O ônibus parte 20 minutos após a chegada de cada voo. O valor do ticket é de 7,00 euros cada trajeto.

Caso o hotel ou hostel não esteja na lista que aparece nessa placa, é só falar com o motorista que ele também pode dar uma ajudinha, se não der pra deixar na porta, ao menos ele pode deixar bem perto! (a cidade é super pequena, a primeira impressão parece que os hotéis são super longes um dos outros, mas na verdade, é um do ladinho do outro praticamente)!

Já a volta, partindo do centro da cidade até o aeroporto, é um pouco mais chatinha. O ônibus não é tão frequente, saindo 1 hora antes de cada voo. Lembro que quando usei, eu nem tinha feito o check-in ainda, então eu tava super apreensiva e quase a beira do desespero pra chegar um pouco antes.

No site dizia que era só agendar através da internet o dia e horário que o ônibus passaria no hotel pra nos buscar, fiz isso, mas na prática acabei descobrindo na recepção do hotel, que o esquema é um pouco diferente.

A primeira imagem ao sair do aeroporto!

Uma dica que deixo, é se for usar esse serviço, cuidar no site do aeroporto qual é o voo anterior, e pegar esse onibus! Melhor ser prevenido e ficar esperando no aeroporto, do que acontecer alguma coisa e ainda perder o voo! O aeroporto é minusculo, mas ao menos oferece internet wi-fi gratuita, sem limite de tempo. Alias, é assim em todos os outros aeroportos do país, internet free! Uma maravilha!

Obs.: A rota feita pelo Airport bus entre a cidade e o aeroporto é a seguinte: Bus station – Hotel Scandic – City-Hotel – Hotel Cumulus – Hotel Santa Claus – Hotelli Vaakuna – Hotel Pohjanhovi – Airport.

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Finlândia, Lapônia - ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
24 comentários em "Chegando na Lapônia"
  1. Aline   28/02/12 • 17h43

    Adorei saber um pouco da Lapônia, gostaria muito de um dia ir até lá. Quantos dias seriam ideal? É muito, muito, muito frio? Média de quantos graus?

  2. Bruna   29/02/12 • 17h55

    Oi Aline!!!

    Olha, é muito relativo, pq além da Vila do Papai Noel, existem muitos tours que podem ser feitos pela região. Existe algumas estações de ski também próximas a Rovaniemi. Então, tudo depende do q é interessante pra ti!

    Esse ano não tava tããããão frio, media de -2 a -7.. nada absurdo como costuma fazer normamente no inverno, podendo chegar/ultrapassar os -30 graus!

    • Milena   13/10/12 • 18h31

      Oi Bruna,

      Estou querendo ir à Lapônia, “caçar” a aurora boreal em Setembro de 2013. Lá é bonito nesta época? Onde seria o melhor lugar/cidade/vila para me hospedar considerando o meu objetivo? As atrações relativas ao papai noel também existem nesta época?
      Obrigada

      Milena

      • Bruna   14/10/12 • 21h36

        Oi Milena,

        Eu acredito que a aurora boreal não seja possivel ser vista em setembro ainda. O mais recomendado é a partir de dezembro. Esse ano está meio atipico pq, digamos que é o “ano da aurora boreal”, ela está mais intensa do que em outros anos.

        Eu me hospedei em Rovaniemi, que é a capital da Lapönia, onde fica fácil se locomover e ir pra qualquer lugar na região. Você pode se hospedar ali mesmo e fazer algum tour especifico pra ver a aurora boreal. Normalmente, pelo que me falaram, não é possivel ver na cidade (luz da cidade atrapalha a visualizaçao). Entao essas empresas levam os turistas em acampamentos especificos, longe do centro da cidade e de lá é possivel ver a aurora quando o céu estiver limpo.

        As atrações do Papai Noel, na Vila do Papai Noel, abrem independentemente de ser inverno ou verão. Só que nessa época (setembro) não vai ter neve ainda e não será possivel fazer os safaris (andar de rena), por exemplo.

  3. Ana   09/12/13 • 20h29

    Oi Bruna!
    Estou pensando ir para a Lapônia neste natal, mas estou com medo do frio e, principalmente, das roupas. Existe algum local(loja) que alugue roupas, botas luvas, etc por lá? ou é melhor levar daqui par apoder descer no aeroporto?
    Obrigada

    • Contando as Horas   16/12/13 • 16h27

      Oi, Ana
      Existem lugares pra alugar roupas, mas acho que vc passa bem se levar um jaquetão mais quente e roupas pra usar em camadas mais adequadas (blusa de lã e não blusa de linha, por exemplo). A unica coisa que te aconselho a comprar lá é uma galocha dessas pra neve, pq vai facilitar muito a tua vida, pois andar com os nossos sapatos normais é meio loucura.

  4. Claudia   08/03/14 • 06h53

    Bom dia Bruna
    Adorei seu comentário ! Eu e meu esposo estamos indo para Lapônia agora em Novembro de 2014! Pode nos orientar se devemos procurar uma agencia especifica? ou da para irmos sozinhos? Estamos indo na intenção de ver a Aurora boreal. Pode nos ajudar orientando em quanto devemos levar em especie (Euro) ? e aceitamos suas sugestões !!! obrigada !!!

    • Contando as Horas   09/03/14 • 03h47

      Oi, Claudia

      Vc pode ir por conta própria até lá, mas terá que ir via Helsinki, pois não existem voos diretos pra Rovaniemi de nenhum lugar. Os passeios é melhor vc fazer com agências locais, existem várias. Principalmente pra ver a Aurora Boreal, pois eles tem lugares especificos para isso, com infra, comida e tal.

      Sobre quantidade de dinheiro pra essa viagem, tudo é relativo, pois depende muito do estilo de cada um. Quando eu fui, a passagem e hotel eu paguei antecipado, deixando pra gastar lá apenas com comida (restaurantes) e passeios. Para gastos com passeios, vc pode ter uma idéia no próprio site das agências, já sobre as comidas, as coisas por lá são um pouco mais caras. Lembre-se, que apesar da Finlândia ter adodato o euro, os preços lá são meio carinhos, afinal, o país faz parte dos “nórdicos”. Eu diria que pra almoço e janta vc pode reservar uns 200,00 euros/dia e para os passeios pelo menos uns 100,00 euros/dia.

  5. Diva   25/06/15 • 15h43

    Oi Bruna,
    Eu e meu marido estaremos em Helsinki de 29/10 a 03/11 e gostaríamos de passar uns três dias em Rovaniemi.
    Você acredita que já haverá neve nessa data? O que podemos esperar fazer em Rovaniemi nesse período?
    Um abraço,
    Diva

    • Contando as Horas   28/06/15 • 05h00

      Oi, Diva

      Olha, garantia de neve é difícil dizer, pois o clima anda meio louco ultimamente. Eu acho que no site de turismo de Rovaniemi eles tem aquelas tabelas dizendo como foi o comportamento mês a mês do clima na cidade, se não me falha a memória.

      Se não tiver neve, acho que só os passeios de rena e de snowmobile que ficam comprometidos. Mas existem outras milhares de opções de passeios, certamente vcs não ficarão sem ter o que fazer.

  6. William   08/07/15 • 20h39

    Por gentileza, pretendo ir a Laponia em fevereiro para caçar Aurora Boreal, poderia me informar se essa é uma boa época?

    • Contando as Horas   08/07/15 • 21h33

      Oi, William

      As condições pra ver Aurora Boreal são melhores nessa época de inverno, porém é preciso que a noite esteja limpa, estrelada, sem nuvens. Ai é questão de sorte!

      Eu estive em dezembro na Lapônia, queria muuito ver a Aurora Boreal, mas o clima não ajudou, peguei neve, frio e o tempo tava sempre nublado, o que não favoreceu nenhum pouco pra ver a Aurora.

  7. Maria   19/10/15 • 11h48

    Estou indo para saariselka em 20/03 e estou pensando em ficar 2 dias e um dia rovanieme
    Vc acha que é suficiente para ver a aurora boreal
    Grata
    Mara

    • Contando as Horas   22/10/15 • 21h58

      Oi, Maria

      Aurora Boreal é pura sorte. Eu fiquei 4 dias na Lapônia e não consegui ver. Mas, quem não arrisca, não sabe se conseguiria ou não. O jeito é arriscar!

  8. Katia   12/02/16 • 17h09

    Oi,
    O voo saindo de Helsinki p Rovanieme é no mesmo aeroporto que chegam os voos intercontinentais , ou é aeroporto diferente?
    È possível chegar do Brasil e direto embarcar p Rovaniemi?

    • Contando as Horas   13/02/16 • 19h02

      Oi, Katia

      Depende da cia aérea que vc voar. Se vc pegar um voo com a Finnair sai do mesmo aeroporto sim (foi essa a cia aérea que eu usei pra fazer HEL-RVN).

      Sobre a possilidade de embarcar direto indo do Brasil, depende do horário que vc chegar em Helsinki, vc precisa consultar o site da cia aérea para saber os horários dos voos. Te aconselho a deixar pelo menos 4 horas de intervalo pra fazer essa conexão com tranquilidade.

  9. Natália   31/08/16 • 09h43

    Bruna, acabei de fazer duas viagens, todas com as dicas do teu blog. Estou indo no natal para a Finlândia e amei as dicas!!! Estava com medo de que quatro dias em Rovaniemi fosse muito, mas agora estou tranquila! Beijos e continue postando mil outros pontos turísticos ao redor do mundo!

    • Contando as Horas   31/08/16 • 21h56

      Oi, Natália

      Ah é? Que legaaal!! Espero que tenha dado tudo certo nas tuas viagens e que tenha gostado das dicas.

      Aproveiteee a Laponia! Aquele lugar é sensacional! :D

  10. kelly   19/12/16 • 10h37

    Olá, gostaria de uma ajuda, na verdade, não estou encontrando empresas com voo de Santa Catarina para a Finlândia (Laponia)… você sabe alguma e quanto gastarei em média na passagem?
    Obrigada

    • Contando as Horas   21/12/16 • 16h43

      Oi, Kelly

      Vc vai precisar ir a São Paulo ou Rio de Janeiro e la seguir viagem para alguma capital européia. De lá, ainda é necessário pegar outro voo até Helsinki e depois seguir para a Lapônia, não são todas as capitais europeias que tem voos direto para Rovaniemi.

      As passagens para essa época do ano não costumam ser baratas, eu acredito que sairia em média de uns 3500,00 a 4000,00 reais pelo menos.

  11. Hetel   12/11/17 • 21h44

    Olá Bruna, tu poderias me informar, por favor, se as galochas Hunter são eficientes para manter os pés bem aquecidos em Rovaniemi. Vou em dezembro e provavelmente pegarei baixíssimas temperaturas.
    Obrigada

    • Contando as Horas   13/11/17 • 14h34

      Oi, Hetel

      Ahhhh, que legal!!! To louca pra ir novamente a Laponia!!! Lugar sensacional!

      Não são! hehehe Sério mesmo! Os pés ficam umidos com o passar das horas. O ideal é ter meias termicas pra poder usar as galochas (eu usava duas meias, uma de algodão e outra mais pesada) ou comprar tenis de trekking com tecnologia goretex (não molha e essas botas sim, você fica com os pés bem quentinhos).

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  12. Cris   19/05/19 • 01h32

    Oi Bruna, estou com dificuldade de encontrar roupas tamanho 58 patra ir a Laponia . vc poderia me indicar alguém?
    Amei suas dicas viajo muito e agora chegou a vez de Lapônia. Abtaços fraterno Linda, tb sou de SC.

    • Contando as Horas   21/06/19 • 21h33

      Oi, Cris

      Obrigada pela mensagem. Infelizmente vou ficar te devendo essa info. Aproveite a Lapônia, esse lugar é sensacional.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas