Se alguém algum dia me dissesse que eu iria chegar no Círculo Polar Ártico, eu iria chamar de louco! Depois dessa viagem, não teve uma pessoa que não tenha dito que na verdade a única louca era eu!!
2011 foi um ano extremamente atípico pra mim, primeiro foi a Islândia, um local fora do comum, completamente diferente de tudo que já tinha visto até então.
E em questão de alguns meses, lá estava eu, me aventurando em um outro lugar tão ou mais diferente, a região da Lapônia!
Logicamente que estive nesses dois lugares em estações do ano completamente diferentes, na Islândia fui no verão (que nem era tããão verão assim) e na Lapônia, pra ter graça, na minha opinião, o ideal era ir no inverno.
Engraçado como nesse ano tudo acabou acontecendo da forma como eu tinha planejado!
E quem nunca ouviu falar na latitude 66º 32’ 35″?!?!??! É justamente por onde passa a linha imaginaria do Círculo Polar Ártico.
Essa linha fica ao norte da cidade de Rovaniemi, passando dentro da Vila do Papai Noel, e inclusive passa pelo aeroporto!
Mas afinal de contas, o que é o Circulo Polar Ártico? Além de ser o nome de uma das linhas imaginárias que cortam o nosso planeta em partes, ele tem duas “caras” dependendo da estação.
Se for inverno, o sol não passa da linha do horizonte durante as 3 a 4 horas que se tem luz natural nessa época. Já no verão, o sol fica o tempo todo acima da linha do horizonte, fazendo com que durante esses meses, não exista noite, até pode ficar menos claro, mas totalmente escuro nunca.
E no momento em que eu estava cruzando essa linha, fiquei pensando… talvez esse seja o lugar mais longe onde já coloquei meus pés (isso se um dia eu ainda não for até a Groelândia ou Alaska)!
E eu acabei entrando na onda e achei que seria legal ter uma recordação desse momento.. e com isso agora tenho um carimbo no meu passaporte, dizendo que eu atravessei o Círculo Polar Ártico.
E nem em sonho, eu um dia sequer, imaginei que isso iria acontecer!!! =)
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Onde vc carimbou o passaporte no Circulo Polar Artico.
Estou indo a Rovaniemi e gostaria de carimbar o meu. Ja tenho o carimbo no Ushuaia..
Sds.
Marcio
Oi, Marcio
Eu carimbei dentro da Vila do Papai Noel, na lojinha de souvenirs principal de lá, que fica bem em frente a entrada. Se vc for até lá de ônibus partindo de Rovaniemi, o ônibus vai te deixar bem na frente.
Ola
Vi que você conhece a laponia e estou pensando em ir no próximo inverno, exclusivamente para ficar em um iglu e ver a aurora boreal, passear de trenó e esquiar. Eu sempre viajo sozinha, por isso procuro saber como é o local para ir bem preparada. Também gostaria de saber qual o melhor local para ver a aurora boreal, se na lapônia ou tromso na noruega, que é mais ao norte do círculo polar ártico. Como você, também já visitei islândia, adorei. Obrigada
Oi, Maria
Meuu sonho é ver a Aurora Boreal! Acho q ambos os lugares sao bons, mas precisa ter muuta sorte de pegar o céu sem nuvens. Não sei te dizer o de seria melhor, mas da pra arriscar qqer um. Essa semana, por exemplo, deu pra ver Aurora Boreal em Edimburgo, na Escócia.
A Islândia é sensacional, né? Pena ser tao longe e tao caro hehehe
Obrigada pela visita aqui no blog!
Olá
Estou pensando em passar o Natal em Rovaniemi e gostaria de ter mais informações sobre a noite do dia 24.
Você foi pra lá em qual época? Tem alguma dica sobre a comemoração da noite de Natal?
Obrigada
Oi, Roberta
Quando você enviou a mensagem eu estava de férias, e ao poucos estou respondendo os comentarios atrasados.
Eu estive na Laponia no inicio de dezembro. Nos dias de Natal, era muito mais caro, preferi antes. Clima de Natal so tem graça antes do Natal, eu acho.
Sobre restaurantes para a noite de 24, não tenho nenhuma sugestão. Acredito que hoje em dia já existam muitas novas opções. Da uma olhada no TripAdvisor.
OBrigada pela visita aqui no blog!