15.04
2012

Um fim de tarde em Malmö, na Suécia

Enquando ainda estavamos na Rundetårn, acabamos avistando a ponte de Øresund láááá looonge. Convesa vai, convesa vem, surgiu a idéia.. Vamos até Malmö, agora????? Todo mundo gostou da idéia!! Ainda era relativamente cedo, e como nos meses de verão costuma escurecer bem mais tarde, achamos que seria uma oportunidade perfeita! Então, já que estavamos ali tão perto, pq não aproveitarmos para atravessar uma das maiores pontes da Europa, com mais de 7 mil metros de comprimento, e ainda de quebra, conheceriamos um pouco da Suécia?!?!

Fomos direto até a Estação Central de Copenhagen, a København H, compramos nossos tickets no guiches de atendimento (mas também dá pra comprar diretamente nas máquinas). Acabamos comprando nos guiches, pq não pesquisamos nada sobre o passeio e não sabiamos nem qual trem pegar.

A atendente foi bem simpática e nos disse que o trajeto que liga a Dinamarca a Suécia era feita com o trem Öresundståg. Esse trem é de uma empresa sueca e foi justamente ele que nos levou, em pouco menos de 30 minutos, até Malmö, na Suécia.

(Para quem chega em Copenhagen de avião, o trajeto entre o centro e o aeroporto também é feito por esse trem).

O trem é super novinho e como esperado, além de pontual, por sorte também não estava lotado naquele horário.

Para entender um pouco de como é essa região… a Dinamarca é separada da Suécia pelo estreito de  Øresund. Ainda na década de 90, os governos dos dois países acharam que seria interessante ter um meio terrestre que ligasse a Dinamarca aos demais países escadinavos, e foi assim que surgiu a idéia de construir essa ponte. O projeto não foi fácil, vieram vários especialistas de todas as partes do mundo ajudar na confecção do projeto, que foi comandado por uma empresa dinamarquesa, a Dissing+Weitling.

Vários fatores tiveram relevância e exigiram muitas pesquisas antes de simplesmente chegar lá e começar a construir a ponte.

Os engenheiros tiveram que pesquisar uma forma como construir a ponte sem que ela viesse a sofrer impacto com a força do vento, tiveram que levar em consideração a passagem de embarcações (navios de grande porte) que atravessam o estreito com grande frequencia, sem esquecer também, que ali perto ficava o aeroporto que serve Copenhagen, e assim a ponte também não poderia ter suas astes muito altas para não acontecer acidentes com aviões.  Tiveram ainda que se preocupar em como otimizar a contrução ao máximo e além de incluir os trilhos de trem, teveram que construir estradas para que os carros, ônibus e caminhões pudessem atravessar a ponte. E além disso tudo, ainda havia mais uma preocupação: nos meses de inverno, a quantidade de neve acumulada na ponte poderia trazer instabilidade para estrutura? E os blocos de gelo que as vezes se formam no mar, atrapalhariam a passagem dos navios pela ponte?

Dá pra perceber que a obra foi bem complexa e assim, os gastos também foram elevados.

E não dá pra deixar de comentar que a travessia é beeem curiosa. Enquanto estamos saindo da Dinamarca, estamos ainda em terra, entramos na ponte e lá pela metade do trajeto, simplesmente tudo fica escuro, isso pq o trecho mais próximo da Suécia é feita por baixo do mar, entramos em um tunel, semelhando ao eurotunel no canal da mancha, aqueeele que liga o Reino Unido ao continente Europeu.

Pra quem gosta dessas modernidades da engenharia, o passeio já vale só por atravessar a ponte.

Desembarcamos em Malmö na Estação Central, que fica bem próximo ao centrinho da cidade e a uma curta caminhada do porto. Mesmo sendo a terceira maior cidade da Suécia, a cidade é pequena, tem uma população de apenas 250 mil habitantes.

Uma coisa que de cara já nos chamou a atenção foi a quantidade de bicicletas. Assim como a Dinamarca, exite até estacionamento exclusivo só para elas.

Caminhar pela cidade é bem agradável, todas as principais atrações (que não são muitas) ficam pertinho da Estação Central.

Primeiro fomos visitar a Igreja de St Petri, que com seu estilo gótico e sua torre em forma de agulha da pra ve-la de todas as partes da cidade.

Depois de caminhar pelas ruazinhas exclusivas para pedestres, e entrar em algumas lojinhas.. seguimos caminhando para o Porto da cidade. O porto passou por uma revitalização recentemente e agora está cheia de lojas e restaurantes.

 

Ali, além de ver um por-do-sol imperdível e o farol da cidade, vimos uma das mais novas obras do arquiteto Santiago Calatrava, o edificio Turning Torso, que é considerado o maior edificio de toda a Suécia, com 190 metros de altura. A arquitetura, digamos que é um pouco diferente do que estamos acostumados a ver por ai e o que mais chama a atenção, é que o edificio lembra cubos gigantes empilhados.

Voltamos para Copenhagen um pouco antes de começar a escurecer, e fizemos o mesmo trajeto na volta, atravessamos a ponte de Øresund novamente. Fica mais uma opção de visita para quem for a Copenhagen!!

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Malmö, Suécia - ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
59 comentários em "Um fim de tarde em Malmö, na Suécia"
  1. Verônica Freire de Medeiros Negreiros   02/04/13 • 20h22

    Ola! Gostei muito dos seus relatos, gostaria de saber : o trem que liga Copenhague a Malmo transporta bicicleta?
    Obrigada
    Verônica

    • Bruna   02/04/13 • 21h25

      Oi, Verônica

      Obrigada pela visita aqui no blog. Então, o trem que liga Copenhague a Malmo é o Öresundståg (no site vc pode encontrar mais informações http://www.oresundstag.se/en/Start/)

      Sim, é permitido carregar bicicleta, mas não sei te dizer se existe um ticket diferenciado que vc precise comprar. Tem um vagão exclusivo pra quem está com bicicleta e carrinho de bebê.

  2. ton   27/05/13 • 14h22

    Oi, tudo bem? e voce saberia me informar se os trens de Malmo a Copenhagen e vice versa há varios horarios durante o dia ? obrigado

  3. Bruna Bartolamei   28/05/13 • 22h59

    Oi, Ton!

    Sim, existem varios trens por hora. Eu acho que esse é um dos trajetos mais movimentados do país, pq passa pelo aeroporto de Kastrup (principal aeroporto da Dinamarca).

  4. Regina Brito   28/07/13 • 10h01

    Bruna, primeiramente parabéns pelo seu blog. Vc poderia me informar a que horas escurece em Copenhagem no mês de agosto?

  5. Douglas   15/12/13 • 00h17

    Hej:
    Hur mär du?
    A que hora anoitece mais ou menos na Suécia em dezembro (inverno) e em junho (verão)? Especificamente em Malmö?
    Parabéns pelo blog, muito bom e esclarecedor!

  6. TERESA DUARTE   02/03/14 • 19h26

    Oi Bruna adorei seu blog.Vi pelas fotos que você ainda é uma garota e linda. Eu e mais 2 amigas, todas já maduras, já com filhos criados e independentes adoramos viajar, embora enfrentemos dificuldades, pois não falamos sequer inglês, bem, mas isso nunca foi empecilho para desbravarmos o mundo. Agora, estamos planejando uma viagem pela Escandinávia e a Rússia para agosto. Viajaremos para Estocolmo, Copenhagen, Bergen, Oslo, Helsinque, São Petersburgo e Moscou. Você conhece algum guia nesses lugares que fale português para nos acompanhar?

    • Contando as Horas   03/03/14 • 19h41

      Oi, Teresa

      Obrigada pelos elogios.

      Infelizmente vou ficar te devendo essa info, pois realmente não utilizei guia em nenhuma das viagens que fiz por esses países (exceto Rússia, que não fui ainda). Talvez vc possa encontrar alguma informação sobre isso no TripAdvisor, as vezes tem algum forum sobrr esses assuntos. Quando eu preciso achar empresas de turismo ou algo do tipo, sempre procuro nesse site.

  7. maria Helena l   05/03/14 • 21h23

    Fiz EXATAMENTE o trajeto que você relatou e amei
    Sou acostumada a viajar,mas parecia que era a primeira vez de tanto encantamento.
    que povo lindo,simpático e que linda cidadezinha.
    Fiz amizades,conversei com muita gente,comprei coisas e voltei encantada.
    Estou indo no final de abril novamente para Copenhague e quero ir para Moscow,conhecer a Praça Vermelha.
    Como vou sozinha, apesar de falar Inglês fluente,para minha segurança quero ir num mine cruzeiro ou num vôo,voltando no mesmo dia.
    Me ajude…..

    • Contando as Horas   07/03/14 • 16h56

      Oi, Maria Helena

      Sabe que tbm gostei muito? Gostei tanto da Suècia que depois voltei pra conhecer Estocolmo. As pessoas são atenciosas, mas não cheguei a achar eles super simpáticos. Eu diria até que eles são muito reservados. Sem duvida, em todos os países nórdicos que passei, a grande maioria das pessoas são muito bonitas mesmo. Acho que td mundo que vai até lá acha isso!

      A Russia não esta numa época muito favoravel pra visitas (assim eu imagino, por conta dessas confusões com a Ucrania), mas já a Dinamarca, vc não vai ter nenhum problema em ir sozinha, è td muito seguro por lá.

  8. maria Helena l   22/03/14 • 14h45

    Vc me respondeu lindamente.
    QUANTA GENTILEZA!!!!!
    gostaria que Vc me ajudasse a encontrar uma mine excursão, curta muito curta,copenhaguem – moscow,para conhecer a praça Vermelha.
    sei que encontrarei em agências de viagem em Copenhague,mas se Vc conseguir antes da minha viagem,seria ótimo.
    Pode se avião,trem,bus,navio mas tem que ser mine
    obrigada

    • Contando as Horas   23/03/14 • 19h47

      Oi, Maria Helena

      Vc já tentou ver os sites dessas agencias de viagens mais famosas ou ate mesmo nos sites das empresas de cruzeiros diretamente?

      Difícil procurar algo sem saber exatamente o que vc gostaria de conhecer em cada lugar.

  9. Maria   12/04/14 • 14h23

    Gostava muito de saber o nome das paradas do aeroporto de Copenhaga até á estação central, me pode ajudar?, obrigado

  10. Roberta   26/05/14 • 09h41

    Olá, Bruna!
    Bom dia!
    Gostei muito das dicas do seu blog. Se Deus permitir, visitarei em julho Copenhague e pretendo fazer o passeio de um dia por Malmö.
    Entrei no site da companhia de trem que vc indicou e lá, tentando simular o trajeto entre Copenhague e Malmö, tive dúvida quanto à estação em q devo descer. Olhei a estação de Malmö que consta no seu bilhete, mas não a encontrei dentre as opções. Vc poderia me informar qual o nome da estação/parada em que devo descer em Malmö? Poderia tb me dizer se o centrinho de Malmö com as lojas, pontos turísticos e porto ficam próximos dessa estação? E se são acessíveis a pé?
    Grata,
    Roberta

    • Contando as Horas   28/05/14 • 00h30

      Oi, Roberta

      Esse site é meio confuso, pq mesmo na versão sueca a gente tem que digitar o nome das cidades em dinamarques (Kobenhavn). A estação é a “Malmö C” (que é a estação central da cidade).

      Sim, fica tudo bem perto. A cidade é super pequena e a estação de trem fica literalmente entre o centrinho da cidade e o porto. Quando vc desembarcar lá, vc já vai ver praticamente tudo.

  11. Luiz Lins   18/07/14 • 10h20

    Oi Bruna , muito legal o seu bolg .

    Só uma pergunta !!!!!! Se você está em Copenhagem , para entrar em Malmo , brasileiro precisa de visto ?

    Abraço e obrigado .

    Lins

    • Contando as Horas   18/07/14 • 12h08

      Oi, Luiz

      Então, brasileiros não precisam de visto a turismo pra visitar a Dinamarca e nem a Suécia. Pode viajar tranquilo quanto a isso.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  12. luisa gonçalves   14/03/15 • 14h33

    Olá Bruna. vou fazer um cruzeiro de Malmo pelas capitais do Baltico. Vamos chegar a malmo por volta das 10 horas, mas só devemos estar disponiveis pra passear depois das 13h e temos que regressar ao barco por volta das 19h. Qual a sua opinião, ficamos para conhecer Malmo ou vale a pena ir a Copenhaga? e deixar de ver Malmo?
    Um abraço, obrigada

    • Contando as Horas   16/03/15 • 22h56

      Oi, Luisa

      Então, na minha opinião, uma tarde é muito pouco para Copenhague, mas pode ser uma boa idéia pra Malmo. A cidade é pequena e bem bonitinha. Mas assim, se tiver algo que vc faça muita questão de conhecer em Copenhague, tbm vale muito a pena. Eu gostei bastante da cidade. Mas vc deve se programar bem, pra dar tempo de voltar no horario para o navio.

  13. glaydes   06/04/15 • 14h25

    Olá, preciso muito de um guia falando portugues em Copenhagen

  14. glaydes   06/04/15 • 14h26

    Olá! Vc saberia nos indeicar um guia que fale pportugues em copenhagen? Obrigada!

    • Contando as Horas   07/04/15 • 00h11

      Oi, Glaydes

      Infelizmente não conheço. Quando estivemos lá, nos viajamos por conta própria, não precisamos de guia.
      Vou ficar te devendo essa info. De qqer forma, obrigada pela visita aqui no blog!

  15. Liége D.   16/04/15 • 08h59

    Olá! Gostei muito desse post! Gostaria de saber se o ticket família para 2 pessoas é ida e volta ou vc precisa comprar 2? Vc postou 2 né? Valor total pra duas pessoas seria mais ou menos 500 DKK??? Muito obrigada pela informação! :)

    • Contando as Horas   20/04/15 • 00h37

      Oi, Liége

      Infelizmente eu não lembro mais dos detalhes, pq foi o meu irmão que comprou essas passagens la na estação em Copenhague. Mas nos estavamos em 4 pessoas. Provavelmente essas duas passagens que eu postei são ida e volta, a minha e a do meu irmao.

  16. maria do carmo   30/04/15 • 23h45

    amei essa dica estou indo pra Dinamarca em dezembro, sei que é frio nesta época do ano, mas minhas férias começam em dezembro, vi que você foi no verão…com essa dica maravilhosa de atravessar a ponte, irei de trem até Suécia!

    • Contando as Horas   04/05/15 • 11h07

      Oi, Maria

      A gente foi no verão, mas imagino que no inverno vc nao tenha problema em atravessar essa ponte pra ir ate a Suécia. É um passeio bem legal! :D

  17. Keity   21/05/15 • 22h09

    Oi,
    Procurei um voo saindo de Copenhague p/ Cracovia e o aeroporto com melhor preço era Malmo Sturup. Mas pelo que entendi, Malmo fica ao aposto. Faz sentido?

    • Contando as Horas   22/05/15 • 00h09

      Oi, Keity

      Malmo fica do outro lado do estreito de Oresund, em questão de minutos vc vai de Copenhague a Malmo de trem.

  18. Luciely   25/05/15 • 17h13

    Oi, gostaria de saber se existe alguma facilidade para estrangeiros estudarem ai na cidade de Malmo? O governo da algum auxílio? É muito frio?

    • Contando as Horas   25/05/15 • 22h55

      Oi, Luciely

      Infelizmente não sei te dizer se eles facilitam ou não a vida de brasileiros pra morar e estudar lá não.

      Nesses países costuma ser muito frio sim, inclusive no verão. Aquelas fotos que a gente vê com suecos de vestido e bermuda, é puro exagero. Não chega a fazer calor como aqui no Brasil por lá não. Mas também, pra quem passa 6 meses vendo neve, quando a temperatura chega nos 18, 20 graus, deve ser realmente muito quente pra eles.

  19. […] dois idiomas no título acima) quando li sobre a viagem bate e volta de Copenhague a Malmo que a Bruna fez. Eu estava pesquisando antes de fazer a minha viagem a Copenhague e não sabia que era […]

  20. ANTÓNIO GRACIANO FREITAS   16/05/16 • 12h40

    Olá Bruna. Sou português e vou fazer um cruzeiro aos Fiordes. Poderá me informar pf., se é muito caro o preço de táxi entre o aeroporto de Copenhaga e o porto de cruzeiros? Muito obrigado.

    • Contando as Horas   19/05/16 • 12h52

      Oi, Antonio

      Infelizmente não sei te dizer. Praticamente só caminhamos e andamos de transporte publico em Copenhague, então não sei te dizer. Talvez o Google Maps possa te dar a distancia e ai você pode ter uma ideia.

  21. MOISÉS MARTINS DE MIRANDA JÚNIOR   19/07/16 • 11h35

    Farei esse trajeto em setembro agora, muito bom seu relato!

  22. tiago   23/09/16 • 11h47

    essa ponte não é a maior da europa :)
    a ponte vasco da gama em portugal tem 17km…

    • Contando as Horas   02/10/16 • 19h11

      Oi, Tiago

      Vc tem razão, já arrumei a info no post. Pesquisando no Wikipédia, a Pomte Vasco da Gama tem 12 km. Obrigada pela visita aqui no blog!

  23. cecilia   15/12/16 • 15h32

    ola Bruna, poderia me informar se o ticket até malmo precisa ser validado como nos trens da italia.

    obrigada!

    • Contando as Horas   21/12/16 • 16h13

      Oi, Cecilia

      Não lembro mais dessa info, mas acho que precisa sim. Se não tiver nada escrito no post sobre isso em especifico, te aconselho a pedir info na estação de trem antes de embarcar. Vou ficar te devendo essa info, mas essa viagem aconteceu ja faz alguns anos, foi em 2010 e não lembro mais.

  24. sol   18/01/17 • 15h17

    Olá, adorei seu blog, muito entusiasmante e cheio de maravilhas.
    Vc poderia me ajudar numa dúvida: meu vôo chega em Copenhaguem às 14:55 hs e sai no outro dia às 15:20 hs, tenho apenas um pernoite na cidade. Vc acha que dá para eu dar uma conhecida na cidade durante o resto da tarde e noite e ainda ir até Malmo no outro dia pela parte da manhã? Grata e parabéns pelo blog

    • Contando as Horas   27/01/17 • 19h42

      Oi, Sol

      Obrigada! :D
      Acho muito corrido. Copenhague é uma cidade que merece muito mais que poucas horas. Vc vai ver! Aproveita esse tempo e conhece Copenhague.

  25. Fernando Rodrigues e Silva   24/03/17 • 00h45

    Saindo de Copenhague, depois de comprar o Ticket eu tenho que validar? Existe alguma maquina que faz isso ou valida na compra? Se comprar o Ticket pela internet tem que validar? Tenho que levar passaporte? Obrigado

    • Contando as Horas   26/03/17 • 13h25

      Oi, Fernando

      Não lembro mais se precisa ou não validar. Se não tiver escrito nada sobre isso no post, vou ficar te devendo essa info. Teoricamente vc precisa andar sempre com um documento, mas se vc estiver se questionando por questão de imigração pra ir de um país pro outro, não é necessário (mas recomendo levar).

  26. Catharina ohana   14/07/17 • 13h38

    Oi ! Gostei muito das dicas, quanto você pagou nos tickets de ida e volta ?

    • Contando as Horas   16/07/17 • 20h41

      Oi, Catharina

      Obrigada! Pelo que diz ali na foto com a passagem, pagamos 256 DKK / 4 pessoas, mas isso foi em 2011.

  27. Maria Cristina   21/10/17 • 15h35

    Oii Bruna , vc sabe me dizer se a moeda q vou usar em Copenhague eu posso usar em Malmo? Ou tem q ser diferentes ? Obrigada

    • Contando as Horas   21/10/17 • 17h30

      Oi, Maria

      São diferentes. Na Dinamarca é usado a Coroa Dinamarquesa e na Suécia a Coroa Sueca.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  28. Cris   28/12/17 • 22h18

    Oi Bruna, como vai?

    Vi no google maps que o aeroporto de Copenhague fica próximo à ponte que leva até Malmo. A estação de trem tbm fica nas proximidades do aeroporto? O ideal seria comprar a passagem de trem até Malmo pelo site? Parabéns pelo seu blog, ajuda bastante !

    • Contando as Horas   09/01/18 • 15h31

      Oi, Cris

      Sim, fica bem perto mesmo. Pelo que lembro, no aeroporto tem uma estação de trem. Você pode comprar a passagem la mesmo ou pelo site.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Ótimo ano de 2018 pra você!

  29. Felipe Caliman   02/01/19 • 18h14

    Olá, primeiramente obrigado pelas informações! Tenho uma dúvida: é possível realizar esse trajeto através de carro alugado?

    Abraço!

    • Contando as Horas   28/01/19 • 15h05

      Oi, Felipe

      Sim, claro. Mas não sei te dar mais detalhes sobre como é ir de carro até a Suécia, se tem pedagio ou coisas do tipo.

  30. […] uma esticadinha pra conhecer Malmo, que já é na Suécia mas muito perto de Copenhague (a Bruna do blog Contando as Horas esteve lá e fez um post) ou então teria ido conhecer alguns dos outros castelos e palácios nos […]

  31. Suzana   02/02/20 • 18h05

    Olá Bruna! Obrigada pelas suas dicas! Vc sabe dizer sobre a travessia de ônibus, se fornece uma vista melhor do que a de trem? Obrigada!

    • Contando as Horas   06/02/20 • 09h39

      Oi, Suzana

      Infelizmente não sei te dizer, mas acredito que a vista não deve ser ruim não.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas