Primeira viagem sozinha, sai da Escócia numa sexta-feira a tarde em direção a Oslo. Eu tava com tudo super organizado, acredito que depois do final de semana que passei em Milão, essa foi a viagem que mais organizei.
Talvez por ter sido a primeira viagem, já sai do Brasil com tudo esquematizado, roteiro definido, hotel reservado e pra falar bem a verdade, de tão nervosa que tava com essa viagem, já sabia até o nome e rua do hotel decor, de tantas vezes que tinha lido o meu arquivinho chamado “Oslo”. Parece exagero né, mas foi exatamente assim que aconteceu!
O voo da Norwegian tava no horário, e como Oslo tem uma hora a mais com relação ao horário do Reino Unido, acabei chegando um pouco mais de 23:00 horas lá (e isso eu não tinha me dado conta, até a aeromoça falar do horário local enquanto estavamos no avião ainda, logo depois do pouso).
Oslo é servida por dois aeroportos, e mesmo a cia aérea que voei sendo de baixo-custo, ela voa pro aeroporto principal do país, o Aeroporto Internacional de Oslo-Gardermoen (IATA: OSL).
Como eu só viajei com uma bagagem de mão, segui direto as plaquinhas de exit até sair da área de desembarque. Lá procurei o balão de informações pra ver se ainda era possível comprar e pegar o Flytoget, o trem que liga o aeroporto ao centro da cidade.
A moça me explicou que era só seguir as placas “Airport Express Train”, e lá no final do corredor estavam as máquinas self-service. Como era a primeira vez que ia comprar o ticket e eu não tinha ainda trocado os euros pelos NOK, pedi ajuda pra uma mulher que trabalhava ali. Ela me ajudou a comprar o ticket e a fazer o pagamento, inclusive me mostrou como era pra liberar a catraca para ter acesso ao trem e me explicou mais um monte de coisa que nem tinha pedido. Nem preciso dizer que adorei o atendimento, né?!? E para chegar na plataforma de onde partem os trens, tem que descer uma escada rolante, a estação de trem do aeroporto fica no subsolo!
Depois de esperar alguns poucos minutos, o trem chegou. Esse trem expresso que liga o Aeroporto diretamente a Estação central em Oslo parte a cada 10 minutos e os 47 km que separa o aeroporto do centro são percorridos em exatos 20 minutos.
Não sei se o trem era novíssimo ou o que, mas sei que ele parecia que tinha começado a funcionar no dia anterior, pq estava impecável, nada sujo, manchado ou com vidros lambusados ou pixados (como já vi em outros trens). Fiquei realmente bem impressionada!
No dia da volta, fui até a Estação Central de Oslo, e lá também é bem simples, é só seguir as placas “Airport Express Train”. Tem as maquinas self-service, dessa vez como tinha NOK sobrando e já sabia mexer na máquina, comprei meu ticket sozinha.
Bem ao lado já tem a plataforma de embarque que são alternadas conforme o trem chega e o horário de partida.
Chegando no aeroporto, antes de ter acesso ao aeroporto, temos que passar o ticket na catraca para liberar o acesso. Então, importante manter o ticket até o final!
Ahhh, outra coisa que acabei descobrindo é que quando pegamos o trem na Estação Central até o aeroporto (somente nesse sentido, o inverso não tem como), dá pra entrar no trem sem ter ticket. Quando a pessoa desembarca no aeroporto, tem como ela passar o cartão de crédito (somente com cartão de crédito, com dinheiro não dá), na catraca e o valor é debitado automaticamente. Quem tiver que pagar na hora da chegada no aeroporto, tem que sair da plataforma por esse setor de catracas que está nessa foto ai encima. Quanta modernidade, não é mesmo?!?!
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
maravilhosa sua descrição, resolveu minhas dúvidas
Oi, Fernanda
Obrigada!! Vc vai adorar Oslo.. Uma cidade super organizada, apesar de ser bem cara (uma das mais caras q ja fui até hj). :D
Parabéns pelo seu blog, super,hiper detalhado …as fotos então ..moro na Suíça-Zürich e sempre que posso estou correndo o mundo, amanhã estarei indo para Oslo e suas dicas foram maravilhosas! Obrigadao!
Oi, Grasi
Obrigada!! Aproveite muito, pois Oslo é uma cidade super legal.
Tenho certeza que vc vai gostar.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oi Fernanda.
Eu receberei a visita da minha irma aqui em Oslo em breve. Ela chegou ao seu site e disse que ele a ajudou muito. Parabéns e obrigada por compartilhar informações!
Forte abraço,
Cintia
Oi, Cintia
Obrigada pela visita aqui no blog e pelo comentário! Espero que de tudo certo na viagem da tua irmã! =DD
Show!
Obrigado e Parabéns,
Vladimir.
Oi, Vladimir
Obrigada! :D
Vc vai adorar Oslo, um dos países nórdicos que mais gostei! :D
Boa noite. Esse trem que liga o aeroporto a estação central de Oslo funciona 24h?
Oi, Ligia
Infelizmente não sei. Vc teria que pesquisar no site oficial, lá deve ter essa informação.